Muitas dúvidas se tenho direito - Ajuda

aninha191aninha191 Member
editado August 2022 em Outros assuntos

Tenho duas grandes dúvidas para iniciar esse processo:

  1. Sou neta de portuguesa, porém o filho dela não foi casado legalmente com minha mãe. Meu pai me registrou normalmente e foi meu declarante conforme minha certidão de nascimento. O fato de meus pais não terem sido casados é impeditivo? Só lembrando que meu pai e meus avós já são falecidos;
  2. Tenho uma cópia da certidão de casamento dos meus avós e lá tenho as informações dela, mas não consigo encontrar nenhum outro documento dela... Avó: belmira da luz esteves - data de nascimento: 29/05/1920 - PAIS: MARIA DAS DORES OU DOS DORES E JOSÉ PAIS DE FIGUEIREDO - CIDADE: VISEU
«1

Comentários

  • @aninha191

    1. não é impeditivo...
    2. sua avó se casou com quem e quando?



  • Minha avó casou com Henrique Esteves (meu avô) , casaram no Brasil em 1943, só lembrando que apenas ela era imigrante.

    Meu avô também tem origem portuguesa, seus pais (no caso , meus bisavôs) , mas ele já nasceu no Brasil, em 23/07/1915;

    Quais documentos vou precisar para esse processo?


    Muuuuito obrigada!

  • @aninha191 , tem que pedir a certidão de nascimento de sua avó portuguesa ao civil online, ao custo de 10 euros - https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/10973/como-solicitar-certidoes-pelo-civilonline-guia/p1

    Se foi seu avô brasileiro o declarante do nascimento do seu pai, terá que transcrever o casamento deles em Portugal, se este ocorreu no Brasil.

    Para isso, vai precisar da certidão de casamento deles e da certidão de nascimento dos dois.

  • certo! vou tentar começar por ai e conto aqui ....mas muito obrigada!!

  • editado August 2022

    @aninha191

    entre em contato com arquivo distrital de Viseu (ou conservatoria) por email com os dados da Belmira mencionando que possivelmente ela era de Viseu - Santa Comba Dão - Nossa Senhora da Assunção.

    Vai por esta linha...

  • mais uma coisa: essa certidão de casamento de meus avós, deve ser de algum tipo especifico? inteiro teor, apostilada... qual devo solicitar ao cartório?

    e alguém sabe por onde posso começar a procurar o cartório de registro de nascimento do meu avô, sei que é de Distrito Federal, 23/07/1915.

  • editado August 2022

    @aninha191 , a certidão de casamento dos avós tem que ser inteiro teor, apostilada.

    Henrique Esteves, 23/07/1915 - https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HY-6P99-R3V?i=66&cc=1582573

    Registro 1373

    Fl 66

    Livro 123

    Freguesia da Glória (4ª Cisrcunscrição) - Atual 4º RCPN - R. Corrêa Dutra, 75 B - Flamengo, Rio de Janeiro - RJ, 22210-050

  • nossa!!!! Vocês são incríveis!!

    a certidão de nascimento do meu avô é uma simples ou também deve ser apostilada e de inteiro teor?


    E obrigada pela dica do conselho e da freguesia vou tentar por ai também.

  • @aninha191 , para a transcrição do casamento, mande a certidão de nascimento inteiro teor, apostilada, do seu avô.

  • 1.Com ajuda de vocês já consegui solicitar a segunda via de todos os documentos e estou no aguardo das devoluções dos cartórios. Agora vou a parte que talvez seja a mais difícil que é localizar os documentos de minha avó. Já havia tentado pelo family search há algum tempo e nada, no próprio site do distrito de Viseu. Aqui me indicaram solicitar pelo civil on line mas, não conclui o pedido... alguém poderia me ajudar ....

    Avó: belmira da luz (nome de solteira) - data de nascimento: 29/05/1920 - PAIS: MARIA DAS DORES OU DOS DORES E JOSÉ PAIS DE FIGUEIREDO - CIDADE PROVAVEL : VISEU

    2.Como faço para solicitar a transcrição do casamento, qual o caminho?

  • @aninha191

    leu meu comentário acima??? pra vc entrar em contato com o arquivo distrital de Viseu?

    1920... não está online, portanto não tem como pesquisar pra vc. E não se sabe a freguesia... vc tem que fazer busca no arquivo distrital (serviço pago às vezes)

  • e como faço isso? pelo CRAV... tenho que fazer esse cadastro?

  • editado August 2022

    @aninha191

    envie email para: mail.advis@advis.dglab.gov.pt

    O CRAV "novo", é um pouco chatinho de usar. Vc pode pedir as informações no CRAV antigo.

    Envie as informações que vc já tem e as que te passei acima.

    É uma tentativa de localizar informações da Belmira.

    envie também no email esses links... https://digitarq.advis.arquivos.pt/details?id=1265066

    https://digitarq.advis.arquivos.pt/details?id=1264674

    _________________________

    quando for mencionar alguém específico coloque @ antes do nome e espere ficar colorido para enviar resposta direta

  • @aninha191 , peça a certidão pelo civil online!! O ano de nascimento tem que ser menor que 100 anos.

    Em data do nascimento, coloque 29/05/1925

    Em informações adicionais, coloque a data correta - 29/05/1920

    Como pedir - https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/10973/como-solicitar-certidoes-pelo-civilonline-guia/p1

  • @Leticialele e @aninha191

    ela já tem as informações certas? distrito, concelho e freguesia e mais número de certidão? tem certeza da data de nascimento?

    Achei que não!! por isso sugeri que pedisse informações primeiro.

    Desculpe se entendi errado

  • editado August 2022

    @mabego @aninha191 - https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/298386/#Comment_298386

    "Avó: belmira da luz (nome de solteira) - data de nascimento: 29/05/1920 - PAIS: MARIA DAS DORES OU DOS DORES E JOSÉ PAIS DE FIGUEIREDO - CIDADE PROVAVEL : VISEU"

    No civil online, preencha

    Nome - Belmira da Luz

    Pai - José Pais de Figueiredo

    Mãe - Maria das Dores

    Data de nascimento - 29/05/1925

    Distrito - Viseu; Concelho - Viseu; Freguesia - Viseu

    Em "Informações adicionais" escreva -

    "A data de nascimento correta é 29/05/1920; não tenho certeza de Distrito, Concelho e Freguesia e não há como fazer pesquisas online."

  • gente, muito obrigada já fiz a solicitação no arquivo distrital de Viseu e vou tentar também no civil on line ... conforme o passo a passo. A resposta demora muito?

  • Bom dia!

    Recebi uma resposta do CRAV que os livros do ano 1920 ainda se encontram nas conservatórias. A principio tinha solicitado assim... Viseu - Santa Comba Dão - Nossa Senhora da Assunção.

    O que devo fazer?

  • nossa...os dados estão bem parecidos mas, não sei dizer se ela tinha irmãos.

  • Boa tarde!

    Pessoal, consegui localizar a certidão de nascimento da minha avó pelo civil online!! Muito feliz aqui...

    Me ajudem para os próximos passos, como devo solicitar a transcrição do casamento deles? onde faço? demora muito? quais os documentos que vou precisar?

  • @aninha191 , terá que transcrever o casamento dela, no Consulado que atenda à região em que você mora (exceto o de São Paulo) ou em alguma Conservatória em Portugal que aceite os documentos pelos Correios.

    Os documentos dependem de para onde você pretende mandar!!

  • eu moro em Maceió...qual seria o mais próximo? Recife?


    tenho disponibilidade de ir ao Rio de janeiro, se isto for mais rápido, quais seriam os documentos lá?

  • @aninha191 , no Rio, fazem em uns 20 dias.

    Mas você tem que reconhecer a assinatura por autenticidade em um cartório no Rio e ter um endereço aqui para receber os documentos!

    Os documentos são - https://riodejaneiro.consuladoportugal.mne.gov.pt/pt/assuntos-consulares/informacao-geral/lista-de-atos-consulares/registo-civil-nacionalidade#transcri%C3%A7%C3%A3o-de-casamento-entre-cidad%C3%A3o-%C3%A3-portugu%C3%AAs-a-e-estrangeiro-a

  • @aninha191

    E qual era o concelho de nascimento de sua avó?

  • @GuilhermeMoreira

    Você estava certo... Mangualde, entretanto a grafia do sobrenome não era PAIS e sim PAES.............como constava na certidão de casamento dela.

    Eu preciso fazer algum tipo de correção?


    Acho que vou preferir Recife ou Salvador... vou entrar em contato para tomar decisão.

  • Bom dia!!

    Sigo aqui na minha saga de coleta de documentos.

    Entretanto, estou com muita dificuldade de contato com 11° RCPN do RJ(Pilares). Alguém tem o contato telefônico deles? algum que funcione...

  • Boa tarde, @aninha191

    Não sei se você já conseguiu contato, mas consegui falar com o 11° RCPN do RJ através do telefone (21) 2480-2064. Também demorou, mas me responderam através do email 11rcpn@infolink.com.br.

    Te desejo sucesso na busca!

  • Bom dia!

    Consegui, mas tive que ir presencialmente solicitar, nenhum canal me respondiam...

    Agora aguardo uma correção para finalmente dá entrada no pedido.

    Grata com toda ajuda dada por aqui!!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.