Muitas dúvidas se tenho direito - Ajuda

aninha191aninha191 Member
editado August 3 em Outros assuntos

Tenho duas grandes dúvidas para iniciar esse processo:

1. Sou neta de portuguesa, porém o filho dela não foi casado legalmente com minha mãe. Meu pai me registrou normalmente e foi meu declarante conforme minha certidão de nascimento. O fato de meus pais não terem sido casados é impeditivo? Só lembrando que meu pai e meus avós já são falecidos;
  2. Tenho uma cópia da certidão de casamento dos meus avós e lá tenho as informações dela, mas não consigo encontrar nenhum outro documento dela... Avó: belmira da luz esteves - data de nascimento: 29/05/1920 - PAIS: MARIA DAS DORES OU DOS DORES E JOSÉ PAIS DE FIGUEIREDO - CIDADE: VISEU

Comentários

• mabegomabego Member

@aninha191

1. não é impeditivo...
    2. sua avó se casou com quem e quando?

• Minha avó casou com Henrique Esteves (meu avô) , casaram no Brasil em 1943, só lembrando que apenas ela era imigrante.

Meu avô também tem origem portuguesa, seus pais (no caso , meus bisavôs) , mas ele já nasceu no Brasil, em 23/07/1915;

Quais documentos vou precisar para esse processo?

Muuuuito obrigada!

• LeticialeleLeticialele Member, Moderator

@aninha191 , tem que pedir a certidão de nascimento de sua avó portuguesa ao civil online, ao custo de 10 euros - https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/10973/como-solicitar-certidoes-pelo-civilonline-guia/p1

Se foi seu avô brasileiro o declarante do nascimento do seu pai, terá que transcrever o casamento deles em Portugal, se este ocorreu no Brasil.

Para isso, vai precisar da certidão de casamento deles e da certidão de nascimento dos dois.

• certo! vou tentar começar por ai e conto aqui ....mas muito obrigada!!

• mabegomabego Member
    editado August 3

@aninha191

entre em contato com arquivo distrital de Viseu (ou conservatoria) por email com os dados da Belmira mencionando que possivelmente ela era de Viseu - Santa Comba Dão - Nossa Senhora da Assunção.

Vai por esta linha...

• mais uma coisa: essa certidão de casamento de meus avós, deve ser de algum tipo especifico? inteiro teor, apostilada... qual devo solicitar ao cartório?

e alguém sabe por onde posso começar a procurar o cartório de registro de nascimento do meu avô, sei que é de Distrito Federal, 23/07/1915.

editado August 4

@aninha191 , a certidão de casamento dos avós tem que ser inteiro teor, apostilada.

Henrique Esteves, 23/07/1915 - https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HY-6P99-R3V?i=66&cc=1582573

Registro 1373

Fl 66

Livro 123

Freguesia da Glória (4ª Cisrcunscrição) - Atual 4º RCPN - R. Corrêa Dutra, 75 B - Flamengo, Rio de Janeiro - RJ, 22210-050

• nossa!!!! Vocês são incríveis!!

a certidão de nascimento do meu avô é uma simples ou também deve ser apostilada e de inteiro teor?

E obrigada pela dica do conselho e da freguesia vou tentar por ai também.

@aninha191 , para a transcrição do casamento, mande a certidão de nascimento inteiro teor, apostilada, do seu avô.

• 1.Com ajuda de vocês já consegui solicitar a segunda via de todos os documentos e estou no aguardo das devoluções dos cartórios. Agora vou a parte que talvez seja a mais difícil que é localizar os documentos de minha avó. Já havia tentado pelo family search há algum tempo e nada, no próprio site do distrito de Viseu. Aqui me indicaram solicitar pelo civil on line mas, não conclui o pedido... alguém poderia me ajudar ....

Avó: belmira da luz (nome de solteira) - data de nascimento: 29/05/1920 - PAIS: MARIA DAS DORES OU DOS DORES E JOSÉ PAIS DE FIGUEIREDO - CIDADE PROVAVEL : VISEU

2.Como faço para solicitar a transcrição do casamento, qual o caminho?

• mabegomabego Member

@aninha191

leu meu comentário acima??? pra vc entrar em contato com o arquivo distrital de Viseu?

1920... não está online, portanto não tem como pesquisar pra vc. E não se sabe a freguesia... vc tem que fazer busca no arquivo distrital (serviço pago às vezes)

• e como faço isso? pelo CRAV... tenho que fazer esse cadastro?

• mabegomabego Member
    editado August 4

@aninha191

envie email para: mail.advis@advis.dglab.gov.pt

O CRAV "novo", é um pouco chatinho de usar. Vc pode pedir as informações no CRAV antigo.

Envie as informações que vc já tem e as que te passei acima.

É uma tentativa de localizar informações da Belmira.

envie também no email esses links... https://digitarq.advis.arquivos.pt/details?id=1265066

https://digitarq.advis.arquivos.pt/details?id=1264674

quando for mencionar alguém específico coloque @ antes do nome e espere ficar colorido para enviar resposta direta

@aninha191 , peça a certidão pelo civil online!! O ano de nascimento tem que ser menor que 100 anos.

Em data do nascimento, coloque 29/05/1925

Em informações adicionais, coloque a data correta - 29/05/1920

Como pedir - https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/10973/como-solicitar-certidoes-pelo-civilonline-guia/p1

• mabegomabego Member

@Leticialele e @aninha191

ela já tem as informações certas? distrito, concelho e freguesia e mais número de certidão? tem certeza da data de nascimento?

Achei que não!! por isso sugeri que pedisse informações primeiro.

Desculpe se entendi errado

editado August 4

@mabego @aninha191 - https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/298386/#Comment_298386

"Avó: belmira da luz (nome de solteira) - data de nascimento: 29/05/1920 - PAIS: MARIA DAS DORES OU DOS DORES E JOSÉ PAIS DE FIGUEIREDO - CIDADE PROVAVEL : VISEU"

No civil online, preencha

Nome - Belmira da Luz

Pai - José Pais de Figueiredo

Mãe - Maria das Dores

Data de nascimento - 29/05/1925

Distrito - Viseu; Concelho - Viseu; Freguesia - Viseu

Em "Informações adicionais" escreva -

"A data de nascimento correta é 29/05/1920; não tenho certeza de Distrito, Concelho e Freguesia e não há como fazer pesquisas online."

• gente, muito obrigada já fiz a solicitação no arquivo distrital de Viseu e vou tentar também no civil on line ... conforme o passo a passo. A resposta demora muito?

• Bom dia!

Recebi uma resposta do CRAV que os livros do ano 1920 ainda se encontram nas conservatórias. A principio tinha solicitado assim... Viseu - Santa Comba Dão - Nossa Senhora da Assunção.

O que devo fazer?

• nossa...os dados estão bem parecidos mas, não sei dizer se ela tinha irmãos.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.