Certidão de nascimento do RJ sem saber o cartório: como encontrar???

1192022242535

Comentários

  • BrunocaladoBrunocalado Member
    editado July 2022

    Boa tarde poderia me ajudar preciso da certidão de nascimento da minha mãe

    Nome do pai : Paulo Calado

    Nome da mãe: Maria da penha Souza calado

    Nome : Maria de fatima souza calado de lima

    Só sei que o livro dela é 386 folhas 230v data de nascimento 01/04/1958

    Agradeço

  • @Brunocalado

    De onde você tem a informação sobre o livro e folha? O que mais tem nesse documento?

  • Isso foi que o pai da minha mãe anotou no papel de caderno quando ela nasceu mas não colocou mais informações

  • @Brunocalado

    Tem ideia do bairro que ela nasceu? Talvez juntando as informações todas dê para presumir em que cartório foi registrado e depois conferir no Arquivo nacional, pois a maioria das certidões de nascimento do atual município do Rio de Janeiro até 1960 tem cópia lá.

  • Por favor me ajudem a encontrar o cartório onde a minha mãe foi registrada. já estive em alguns da redondeza de onde ela nasceu, fiz buscas mas não foi encontrado em nenhum desses cartórios.

    Madureira, cascadura, Pilares, São João e Inhaúma.

    Ela nasceu no bairro de Rocha Miranda, Rio de janeiro/ RJ.

    Segue os dados dela.

    Dilma Bargani Pereira

    Nascimento :15/11/1942

    Pai: Francisco Ernesto Pereira

    Mãe: Waldemira Bargani Pereira

    Nao temos os dados da certidão de Nascimento dela pois ela alega que quando se casou a primeira vez ficou somente com a certidão de casamento.

    Agradeço qualquer ajuda.

    Obrigado

  • Olá! Sou nova aqui e é um prazer estar com vocês nesse fórum.

    Será que alguém poderia me ajudar a encontrar a Certidão de Nascimento da minha avó, ou pelo menos localizar o cartório em que ela foi registrada?

    Já fiz algumas buscas online e presenciais, mas até o momento não consegui encontrar nada, apenas a certidão de casamento dela no Family Search.


    Seguem os dados dela:

    Nome de solteira: Aurea de Vasconcellos Queiroz

    Nome de casada: Aurea Queiroz Brener

    Nascimento: 21/08/1924 (mas o registro acredito que tenha sido feito apenas em 1927)

    Pai: Antonio de Queiroz (português)

    Mãe: Dina Carignani (brasileira)

    A irmã dela, Emilia de Vasconcellos Queiroz, foi registrada à época no 2° RCPN (atual 3° RCPN no Centro), porém já solicitamos a busca lá e não localizaram.

    Eles moravam em Jacarepaguá na época e a certidão de casamento dela foi registrada em Jacarepaguá (na 12ª Circunscrição, atual 6° RCPN), então talvez a certidão de nascimento também tenha sido registrada lá, mas essa é apenas uma hipótese.

    Ficaria muitíssimo grata se alguém pudesse me dar uma "luz" em relação a essa busca :)

    Agradeço desde já!

  • @claudiacaroll

    Eu achei no Arquivo Nacional o nascimento do irmão Dilson. Nascido em 01/03/1945 e registrado em 27/03/1945 (o que indica que a família não demorava muito para registrar).

    O endereço da família em 1945 era em Colégio, na Rua Jabotiana.

    O sobrenome dele está como Barzani (com Z) Pereira. A mãe está com Valdemira (com V) Barzani (com Z) Pereira. Avós maternos Jacomo Barzani de Marcos e Antonieta Tavares de Marcos.

    Ele foi registrado na sucursal de Madureira da antiga 14a circunscrição. Hoje em dia isso seria o 14 RCPN, que cobre a seguinte área:

    14° RCPN - Vila Militar, Campo dos Afonsos, Anchieta, Parque Anchieta, Marechal Hermes (trecho), Deodoro, Ricardo de Albuquerque, Anchieta, Guadalupe, Pavuna (trecho), Costa Barros, Barros Filho, Bento Ribeiro (trecho), Oswaldo Cruz (trecho), Madureira, Vicente de Carvalho, Vaz Lobo, Irajá (trecho), Turiaçú, Rocha Miranda, Honório Gurgel, Coelho Neto, Colégio (trecho);

    Porém... tem uma parte de Colégio que era antes 11a circunscrição ( depois 11 RCPN). Mas no fim de 2021 justamente essa parte foi para o novo 15 RCPN. Já tentou lá?

    15° RCPN - Vila Kosmos, Vila da Penha, Vicente de Carvalho (trecho), Penha Circular, Penha, Bras de Pina, Vista Alegre, Cordovil, Colegio (parte), Irajá, Parada de Lucas, Vigário Geral, Jardim América, Acari, Parque Columbia, Pavuna, Olaria;

    O 15º Registro Civil, criado a partir de um desmembramento da área do 11º Registro Civil, funcionará no Penha Shopping, na Av. Brás de Pina, nº 150. O cartório abrangerá atendimentos dos bairros de Vila Kosmos, Vila da Penha, um trecho de Vicente de Carvalho, Penha Circular, Penha, Brás de Pina, Vista Alegre, Cordovil, uma parte de Colégio, Irajá, Parada de Lucas, Vigário Geral, Jardim América, Acari, Parque Columbia, Pavuna e Olaria.

  • editado July 2022

    @nandyyyyy

    Aqui está:

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HT-6WLW-G8K?i=37&wc=9GRR-PY3%3A113334201%2C120190503%2C122073301&cc=1582573

    É na antiga 2a circunscrição mesmo, freguesia do Sacramento (atual 3 RCPN) ; registrada em 1924 pouco depois de nascer. Consta uma averbação de 1939 (?) - a legitimação (depois de os pais casarem talvez). Mas o português foi o declarante, o que é bom para seu processo.

  • @CarlosASP

    Muito obrigada!

    Não cheguei a ir no 15 RCPN, vou amanha.

    Obrigada mesmo pela luz.

  • @CarlosASP

    Vc pode me informar como apareceu o registro do Dilson? Não consegui encontrar.

  • @claudiacaroll

    É pela base de dados do Arquivo Nacional; um sistema que se chama DocJud. Busquei pelo nome do pai e apareceu esse. Mostra aonde no AN está a cópia do nascimento. Depois entrei no AN e olhei o PDF com a cópia da certidão de Dilson. Nesses casos, é fácil achar.

    Esse sistema não é perfeito; tem lacunas e falhas na indexação (erro de ortografia etc). Muitas vezes, como no seu caso, se acha direto só algum irmão. Por exemplo, a diferença de V e W no nome da Valdemira já faz não aparecer por ela na busca; só achei pelo pai.

    Pode até ter a cópia da certidão de sua mãe no AN, mas algum erro de indexação pode impedir de aparecer fácil nas buscas; teria que procurar no braço, olhando um registro após o outro do possível cartório. E se a família demora mais a registrar, vai ficando mais trabalhoso achar, pois tem que ficar vendo página por página.

    O AN tem cópias da maioria dos nascimentos apenas do atual município do Rio de Janeiro, entre 1929 e 1960.

  • @CarlosASP Eu so tinha conseguido encontrar ate hoje o processo de naturalização do meu avô Francisco Ernesto Pereira. Voltei la no AN agora e nao encontrei o registro do Dilson, irmão de minha mãe. Vc pode me mandar o link para eu salvar?

    Desculpa te perturbar e obrigada mais uma vez

  • editado July 2022

    @claudiacaroll

    No link abaixo, é a pagina 14 do PDF (o livro tem 200 páginas de certidões, em ordem cronológica). Mas na numeração manuscrita dentro do livro é a folha 11. O que eu sempre faço depois é imprimir só a página que eu quero como um arquivo PDF separado, para criar de um tamanho bem menor o arquivo:

    http://imagem.sian.an.gov.br/acervo/derivadas/BR_RJANRIO_19/FMAS/LTN/0135/BR_RJANRIO_19_FMAS_LTN_0135_d0001de0001.pdf

    FMAS é o código para a sucursal de Madureira deste cartório. LTN é "livro talão de nascimento". LTN é um livro com o "espelho" de cada certidão quando elas foram emitidas; não é o livro onde foi lançado o registro. Por isso, não contém qualquer averbação ou retificação feita depois do registro inicial.

  • @CarlosASP Ja salvei. Muito obrigada pela gentileza de vcs em nos ajudar.

  • @CarlosASP Carlos, você me ajudou há alguns dias, disse que havia encontrado o registro do irmão do meu avô, que ele havia sido registrado 2 semanas após seu nascimento no 4º RCPN e que os pais deles tinham se casado no 3º RCPN, pedi buscas nos 2 e não foi encontrado nada, estou perdida. Será que você pode me ajudar de novo? Pode me mandar esse registro que vc encontrou do irmão dele e o que vc encontrar mais de informações? Tem horas que acho que o pessoal do cartório tem um pouco de má vontade de procurar mesmo pagando

    NOME: ARMANDO CUSTODIO

    PAI: ABÍLIO CUSTODIO

    MAE: IDALINA RIBEIRO GUIMARÃES

    IRMAO DELE: FRANCISCO DE ASSIS CUSTODIO

  • @nadinirodrigues123

    O casamento é esse:

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HT-6Q4W-MJH?i=282&cc=1582573&personaUrl=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3AQGV9-HWXB

    O do irmão ponho mais tarde, preciso buscar de novo. Esse irmão está vivo? Se estiver, em geral não gosto de postar certidão aqui sem autorização. Eu criaria um PDF com a imagem da certidão e anexaria aqui.

    Outra opção é eu postar o link do livro inteiro (200 páginas), e dizer onde está, como fiz com a claudia carroll (olhe umas respostas atrás aqui)

  • @CarlosASP

    Obrigado pela ajuda, consegui encontrar a certidão de nascimento da minha mãe após pedir uma busca no cartório de Cascadura. Fiquei como uma dúvida: eu pedi um nova certidão dela de inteiro teor, mas nas exigências para a transcrição do casamento diz apenas que é digitada e original. Será que o consulado irá recusar se for inteiro teor?

  • Boa tarde pessoal, preciso encontrar o cartorio que minha sogra foi registrada, para tirar a certidão de nascimento dela.

    Sei que ela foi registrada em 1962.

    Nome : Marina Bezerra de Araujo

    Data de nascimento. 28 de abril de 1962

    Pais.: Manoel Bezerra de Araujo e Francisca Rosa Bezerra.

    Casada no dia 8 de dezembro de 1979 na igreja, mas no cartorio 20 de dezembro de 1979, com Antonio Pires barbosa, ele e português.

  • @AlcinoP , pode mandar a inteiro teor digitada e apostilada, sem problem algum.

  • @CarlosASP Carlos, o irmão é falecido. Tem um desencontro grande informações, meu tio me disse que ele falava que tinha nascido em Campos dos Goytacazes, mas eu procurei lá no Family search e nada e olhei também no Sian, eu tenho um documento dele muito antigo que tem escrito MADUREIRA, também procurei no Family search e no Sian em Madureira e nada. Tô sem opção do que fazer, o que achar manda por favor, te agradeço muito

  • @nadinirodrigues123

    Aqui está:


    Note que a mãe está só como Idalina Guimarães (mas a avó materna é Mariana Ribeiro Guimarães)

  • @CarlosASP Obrigada Carlos! Tem ideia ainda como posso procurar essa certidão? Procurei aqui no Sian perto das datas que o irmão dele foi registrado e nada, um mistério isso

  • @CarlosASP


    Muito obrigada pela sua ajuda!!

  • @CarlosASP ,

    Preciso de sua ajuda mais uma vez, estou tentando localizar o cartório onde foi registrado o nascimento em Niterói de :

    Nome: Albino Ferreira Leiroz (ou Leirós) Filho

    Nascimento: 15/09/1912

    Conjuge: Niléia Bastos Leiroz (ou Leirós)

    Filiação:

    Albino Ferreira Leiroz (ou Leirós)

    Alvra-Flor Bastos Leiroz (ou Leirós) (antes Alvra-Flor de Marins Corrêa)

    Cidade: Niterói

    Desde já, muito obrigada pela sua presteza!

  • @Nazira

    Ele foi legitimado pelo casamento dos pais em São Gonçalo em 1931. Na certidão de casamento consta que ele (e outros irmãos) foram registrados na "primeira circunscrição de Niteroi".

    Dá até que foi no "livro 2, folha 136 verso, número 412":

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HY-67BQ-WSR?i=138&cc=1582573

    Só precisa achar qual cartório em Niteroi corresponde a esse lugar hoje em dia.

  • @CarlosASP ,

    Gratidão pela sua ajuda, vc é fantástico!

    Agora vou "correr atrás" do Cartório.

  • Boa tarde pessoal! Gostaria muito da ajuda de vcs, preciso encontrar/localizar a certidão de nascimento do meu avô, ou então o cartório onde foi registrado o nascimento dele, se alguém puder auxiliar ficaria muito grato!

    Seguem os dados:

    Nome: Jorge da Silva Cavadas

    Nascimento: 24/11/1922

    Cônjuge: Rosalina Braz Cavadas

    Cidade: Rio de Janeiro - RJ (RG dele estava como natural da Guanabara)


    Filiação:

    PAI: Manoel da Silva Cavadas

    MÃE: Maria da Silva Cavadas ou Maria Silva Cavadas


    Se necessário mais algum dado, posso conseguir!

    Obrigado!!!!

  • Bom dia Galera, preciso achar a certidão do meu pai, se alguem pudr ajudar agradeço.

    Nome : Julio Cesar da Fonseca Ferreira

    Data Nascimento : 06/01/1955

    Pais: Jose Pires Ferreira e Maria da Piedade da Fonseca Ferreira.

  • @rickcavadas

    Já tentou no atual 7 RCPN?

    Os pais dele se casaram lá - só em 1934, bem depois do nascimento de Jorge. No livro de casamento não faz menção aos filhos (muitas vezes, nessas situações, o casamento lista os filhos que já existiam da união para legitimá-los).

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HT-6LN3-DM1?i=126&cc=1582573&personaUrl=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3AQGV9-N5WW

    Acho que isso abre a possibilidade de Jorge ter sido registrado inicialmente só pela mãe (ou algum parente), com o sobrenome dela (e posteriormente ter sido reconhecido pelo pai e acrescentado o sobrenome paterno). Mas o pai também pode ter registrado como "filho natural" e ele ter o sobrenome paterno desde o início, Menciono isso para, se não achar com o nome atual, examinar essa outra possibilidade. Às vezes é isso que dificulta achar o nascimento.

    Note que no casamento em 1934 é mencionado que os noivos moram em Nova Iguaçu - mas foram se casar no 7 RCPN do Rio. Como você mencionou que o RG de Jorge diz "Guanabara", talvez a família dela fosse dessa região e Jorge teria sido registrado lá.

    Para esse 7 RCPN (que é listado como 7a circunscrição no family search), há livros índices de nascimento por ordem alfabética. Consta o prenome e de quem era filho no índice. Você pode olhar para vários períodos da data de nascimento em diante, olhando com atenção todos os "Jorges"; vai bem rápido:

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HT-DRTW-2L?i=16&owc=9G57-BZ9%3A113334201%2C144695201%3Fcc%3D1582573&wc=9G5G-44Z%3A113334201%2C144695201%2C114215301&cc=1582573

  • @CarlosASP show! ainda não procurei lá no 7RCPN... já é uma luz no fim do túnel.

    Vou intensificar a busca, obrigado pelas ideias propostas!

    Se der certo aviso aqui :) obrigado!!!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.