Bisneta de Portugueses e avô falecido

Estou lendo o fórum a dias para entender a minha situação para adquirir nacionalidade Portuguesa.

Meus Bisavós maternos

Luciano da Costa e Silva batizado na Paróquia de Covelas em 1905 ( tenho o arquivo pdf da certidão n899/2013 emitido pelo arquivo distrital do Porto ) Natural de Campo São Martinho concelho de Santo Tirso

Guilhermina Custódia nascimento 10/01/1913 na freguesia de São Tomé do Castelo no concelho de Vila Real ( tenho o pdf emitido pela conservatória do Registo Civil de Vila Real de 2013 )

Se casaram em Guarulhos, SP com a transcrição do casamento e óbito deles no Consulado Geral de Portugal São Paulo ( tenho os Pdfs)

Eram pais de Oswaldo da Costa e Silva meu avô ( falecido ).

Será que possível pedir a nacionalidade para ele, depois para minha mãe (viva) e depois a minha ?

Eu tenho os arquivos pois um primo da minha mãe tirou a nacionalidade mesmo assim

Devo pedir copias desses documentos em PORTUGAL para dar inicio ao processo?

Depois pedir os documentos do Brasil como já explicado aqui no fórum

Obrigada Luciana

Comentários

  • editado July 2022

    @LucianaCosta

    Somente pessoas vivas podem requerer nacionalidade.

    Você pedirá então para sua mãe, como neta de português. Leva uns 3 anos. Aqui a lista de documentos:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/278271/#Comment_278271

    Aqui o tópico específico para dúvidas de processos de netos; coloque as que tiver lá:

    Uma vez sua mãe obtendo a nacionalidade, você faz o seu como filha, que leva uns 6 meses na ACP Porto.

  • @CarlosASP

    Obrigada,

    já comecei a ler esse tópico mais especifico

  • @CarlosASP

    Tudo bem ?

    O casamento e o óbito dos bisavós portugueses foram transcritos em 2014 no Consulado em São Paulo ( tenho a cópia simples com o assento do casamento)

    Devo solicitar a Certidão de casamento em inteiro teor certificado no consulado de São Paulo através do Requerimento de atos não presenciais Pedido de Certidão/Certificados ?

    Estou insegura de solicitar coisa errada $$

  • @LucianaCosta , mande cópia simples da certidão de nascimento com o casamento averbado. A certidão é informatizada e os Conservadores têm condições de verificar a veracidade no Sistema.

  • guimossguimoss Beta
    editado July 2022

    @LucianaCosta

    Se vc tem os dois assentos (casamento e óbito) , pode enviar a cópia simples de ambos os documentos.

    Os batismos devem ser as Reproduções originais.

    Eu me preocupo com a validade dos batismos e dos assentos de casamento e óbito, pois eles têm quase 10 anos da emissão.

    Vc pode arriscar, mas eu consideraria pedir novos assentos.

    No caso dos batismos, pode ser de um só. Geralmente, o antepassado homem é o escolhido.

    Se vc pedir com a certificação digital* custa 15 euros e vc poderá imprimir pela internet.

    * O pessoal fica meio cauteloso, mas as PGRs portuguesas e o Consulado do Rio aceitam. Não ha relatos a respeito das Conservatórias.

    Ou 21 (15 + 6 - correio registado - possui código de rastreio) euros, se vc pedir com a certificação analógica e receber em casa pelos correios.

    O assento de casamento custa 10 euros pelo civilonline. O pgto é por cartão de crédito físico com liberação para compras internacionais ou virtual pelo app.

    O óbito dos portugueses não é necessário.

    Tire xerox de tudo o que for enviar e mencione o assento de casamento no campo "outros docs", bem como o email de recebimento do formulário, cuja cópia simples tb deve ser enviada.

    Os guias:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/17071/roteiro-para-solicitar-certidoes-nos-arquivos-distritais/p1

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/10973/como-solicitar-certidoes-pelo-civilonline-guia/p1

    A decisão é sua!

    Espero ter ajudado e boa sorte no seu caso!

    ===

    Para marcar alguém, é só digitar "@"+letras do apelido até a pessoa que você deseja ficar em 1° na lista que irá aparecer. Clique nela e se a combinação "@"+apelido ficar colorida, estará certo.

    Desse jeito, o sistema avisa que há uma msg nova.

  • @LucianaCosta

    Olhe a lista de documentos de netos:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/278271/#Comment_278271

    A 2a parte é o que te interessa.

    Abraços

  • @LucianaCosta

    Na lista acima menciona, mas é bom ressaltar que, pelo fato de a Requerente ser mulher, é necessário o envio de uma certidão de casamento em inteiro teor (apostilada, por segurança) dela, se houve mudança de nome.

    Isso é para bater com o nome de casada no RG.

  • @Leticialele eu estava pensando nisso, na margem do documento tem que eles se casaram e faleceram,

    você foi muito rápida em me responder obrigada

    @guimoss Pedi hoje a certidão de batismo analógica, com rastreio para fora da Europa

    Muito obrigada

  • @LucianaCosta

    O código de rastreio funciona no site dos correios do Brasil e no de Portugal.

  • @guimoss

    Bom dia, hj vou pagar a taxa do formulário e ir na Dhl

    Devo vou mandar a Copia simples do casamento dos bisavós portugueses feita no consulado aqui de SP

    E preencher em outros documentos como havia dito, já coloquei nesse campo o Documento de identificação

    Sendo que na certidão narrativa de nascimento do meu bisavô que chegou do Porto, consta que se casou e ficou viuvo e que o assentos estão no consulado de São Paulo

    O que acha ?

  • Acabei de ver, que deveria ter pago o formulario antes de reconhecer firma, mas imprimi o formulario novamente o que consta os dados do pagamento e o e mail com o recibo e vou enviar junto

  • guimossguimoss Beta
    editado September 2022

    @LucianaCosta

    Muitas das suas dúvidas já estão respondidas acima.

    Se o casamento já está averbado, não precisa enviar o casamento nem enviar mencioná-lo no campo "outros docs".

    ===

    Acabei de ver, que deveria ter pago o formulario antes de reconhecer firma, mas imprimi o formulario novamente o que consta os dados do pagamento e o e mail com o recibo e vou enviar junto

    Já houve relatos de pessoas que fizeram o que vc esta descrevendo.

    Mas, eu imprimiria e preencheria um outro formulário e faria o reconhecimento de firma por autenticidade nele, pois não é um ato notarial muito caro.

    Só faria desse jeito se o Requerente for idoso, tiver dificuldades de deslocamento ou ambos.

    Cuidado com as rasuras e cuidado onde colocar o selo da reconhecimento de firma por autenticidade.

    Os melhores lugares são ao lado da assinatura ou abaixo do aviso legal, no final do formulário.

    Mas, a decisão é sua.

    Abraços

  • @guimoss

    Acabei não vendo a sua resposta aqui, e acabei mandando ambos formularios, o com comprovante de pagamento e o preenchido. Vamos ver no que vai dar..

    Mandeu pela dhl, chegou lá dia 04/10/2022 e recebi a senha dia 30/01/2023

    Vou acompanhar o andamento para ver ..

    Muito obrigada, pela ajuda

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.