Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

1121412151217121912201451

Comentários

  • editado July 2022

    @Miguelfvs

    Seu próximo prazo de interesse (pela planilha) seria nos últimos 2 dias de Setembro, ou no mês de Outubro.

    Estados intermediários da bolinha podem ser lúdicos, mas não têm muito valor na prática. Só quando completam-se os dias da análise, e ou aprova 6-verde, ou tem exigência e volta pra 4-laranja. E isso será na data acima.

    Daí em diante, a partir do 6-verde, mais 2 semanas para sair o assento (se continuar como está atualmente, e nada indica que mudará).

  • @Nandalobao

    Quanto a sua pergunta anterior, SIM, pode entrar em Amsterdã só com o CC. Leve junto seu passaporte brasileiro, mas não devem pedi-lo.

    Só pra alinhar sua expectativa, sua exigência foi importante, atrasou muito sua análise, e pode fazer a auditoria demorar.

    Veja na planilha que tem bastante gente ali já com 30+ dias de atraso no assento. Todos os amarelinhos. E nem tiveram exigência.

    Caindo nesse período de férias, fica imprevisível. Se quer minha opinião pessoal (e não ia querer), não vai conseguir antes da data marcada.

    Acho que devia tentar outra data mais pra frente. Para considerar essa data de 11/07 precisaria já tivesse saído o assento. Literalmente daqui a 1 semana. Todas as suas previsões otimistas até aqui falharam, por que essa seria diferente?

    Mas vai tentando. Não se prenda ao site de consulta apenas. Ligue na LR quarta e sexta, para saber se saiu o assento e tentar obter o número, e se não acontecer, tenha tempo hábil para desmarcar ainda na sexta, para não ser ainda mais penalizada.

    Eu creio que no seu caso, terá de perder 2-3 dias em PT para tirar os documentos. E já deveria fazer os agendamentos em PT desde já, ou pode não conseguir vaga no local e data de sua escolha. No mínimo 60 dias antes de sua chegada em PT, teria que estar com tudo agendado, e seu plano de ação pronto. Comece a trabalhar nele. Seu plano-B está prestes a se tornar o único viável.

  • @deboradias30

    Você entendeu errado na planilha. A previsão do dia 07/07 era para "aprovação" para ficar 6-verde. Ela foi razoavelmente precisa, uma vez que o seu processo acabou aprovando 30/06. Acontece de darem um empurrãozinho nos processos fáceis, para entrar na estatística do mês.

    O seu assento, se seguisse o prazo normal, está na célula da coluna-Q, e ainda faltam 12 dias. Mas como disse para a Nandalobao, os processos nas férias ficam imprevisíveis.

    Acho que deve remarcar sua data para o final de Julho, ou talvez Agosto. Seria mais realista. O seu também não finalizará com 7-verde até quarta-feira que vem. Seria raro um processo finalizar em apenas 7 dias nos tempos atuais, ainda mais nas férias. Aqueles que aparecem em amarelo na col-Q são os que a contagem regressiva passou da marca por aquele número de dias. Os que aparecem em fundo branco, como o seu, a contagem regressiva ainda está em andamento dentro do prazo usual.

  • @JaqueDominguez

    Você deixou escapar a oportunidade de ter feito a sua logo em seguida a da sua mãe. Agora não adianta querer atropelar as coisas.

    Busquei o processo de sua mãe pela planilha mas não vi. Como esse é seu primeiro post, não tenho dados sobre seu caso.

    "posso dar entrada em paralelo, um processo para mim como filha e outro processo para eles como netos?" Pode mas não deve.

    Idealmente 1) sua mãe faz a transcrição do casamento dela, ou você faz por ela em PT; 2) você faz como filha (1C); 3) quando vc tiver seu assento, faz a transcrição de seu casamento; 4) você faz a nacionalidade dos filhos (1C). Tipicamente 5 meses cada geração. A transcrição, se feita no BR leva 3-4 semanas, se for feita pessoalmente por você numa CRCivil em PT, faz no mesmo dia.

    Senão, pedindo como netos (1D), a deles vai levar 3+ anos. Perderão a entrada na escola, plano de saúde, etc.

    Controle de danos (por não ter feito a coisa certa quando podia):

    • pedir urgência pelo ACP tem pouco efeito, porque o ciclo já é muito rápido, e não tem muito espaço, mas é possível pedir com algum esforço de sua parte, fazendo um requerimento, e juntando os documentos de seu marido;
    • seu marido indo com visto D2, você e os filhos têm direito a ir como dependentes no visto dele; aguardar em PT até que o processo de vocês fique pronto. É seu melhor caminho. Um visto da esposa e dos filhos como acompanhante do visto D2 (não sei qual visto seria, mas eles sabem, talvez algo como D3);

    O problema de dar entrada por PT, é que terá que levar todos os documentos com você, ou deixar alguém preparado para pedir as certidões apostiladas no momento certo, e mandar para você em PT por DHL (€40). Certidões brasileiras vencem em 1 ano. Seu processo, em princípio, demora 5 meses, mas pode ter exigências. Teria que verificar.

  • @gandalf essa exigência "quebrou minhas pernas" porque acabou com todo meu planejamento.

    Eu sei que estou sendo otimista, mas nessa próxima semana meu processo vai estar com quase 30 dias de espera pelo assento. Imagino que esteja próximo do fim... Quero crê!

    Então o mais seguro seria passagem para outubro? 10/10? Rsrsrs acredito que eu consiga trocar por essa data sem custos...

  • @Nandalobao

    Eu não tenho conhecimento da sua situação para opinar o que deve ou não fazer.

    Nem tenho bola de cristal para dizer se seu assento sairá até sexta ou não. Estou apenas tentando reorientar suas expectativas, porque elas tendem a ser sempre pouco realistas. É pouco provável, uns 70% de chances de não conseguir, mas não seria impossível.

    Ligue na LR na quarta. Se não tiver, sua chance de sucesso já caiu de 30% para 5%. Ligue na sexta por desencargo de consciência. Vamos que vc deu uma ultra sorte? Mas se não saiu até sexta 11 da manhã no BR, já desmarque o agendamento da segunda, e tente outro para o fim do mês. Você ainda não chegou no stress de ter sua biometria feita, e ficar às cegas, refém de chegar seu CC e carta-PIN, para ativar. E depois disso esperar pelo PEP e correios. Não sei sobre Salvador. Cada consulado tem um modus-operandi diferente, e um tempo diferente.

    Como eu disse, tente até sexta, mas comece a estruturar seu plano-B. Busque saber como funciona para tirar os documentos em PT em 3 dias. Vai te custar €35 de taxa de urgência-aeroporto, deslocamentos, estadia, mas é viável tirar os documentos lá em 2-3 dias. Tem que fazer os agendamentos já, ou não conseguirá. Chegue 1 dia antes, e saia 1 dia depois, para se prevenir contra imprevistos, e ajustar os horários.

    Se quiser passear por lá, tem que ter tempo extra além dos 3 dias só para os documentos. Você vai gastar o dia todo em filas quilométricas, vendo idosos e advogados passar na sua frente. Estou lhe dizendo porque minha filha fez isso esta semana, para conseguir os documentos para o marido. Mesmo com tudo agendado 45 dias de antecedência, só tinha poucas vagas. Lá passou o dia inteiro em filas intermináveis, foi em 3 lugares (2 conservatórias, + o aeroporto). Levou 2 dias pra se recuperar da experiência traumática, mas ele veio documentado.

    Voltou com todos os vôos sendo cancelados pela greve. Muita dificuldade de transporte em UK, FR, PT. Teve que trocar de trem na ida, e por pouco não consegue. Na volta, ficou 3h na fila para despachar 5 pessoas que estavam na frente dela. O check-in abriu com 2h de atraso. Chegou no aeroporto 4,5h antes, e quem não foi cedo como ela, perdeu o vôo. Gente dormindo no chão do aeroporto, pq não tem hotel.

    São imprevistos de viagem. Uma greve no transporte público, trens, metros, aeroportos, em vários países da UE. Acontece. Ela não sabia disso quando marcou. Foi informada dos cancelamentos por SMS dias antes de embarcar. Passou a noite refazendo todos os planos, e ajustando reservas de hotéis. Quando vc for, a greve já terá acabado, mas podem ter outros imprevistos.

    Seu plano de viagem é independente dos seus documentos. Você marca e vai. Se conseguir docs antes, ótimo. Se não conseguir, vc tem 90 dias de visto de turista, pra dar uma esticada até PT e fazer os documentos. E se não conseguir nos primeiros 2 meses, já começa a se mover, para pedir a prorrogação do visto por mais 90 dias. Se 6 meses não foram suficientes, vc errou feio. Volte para o BR, e refaça seus planos. Terá passado um inverno do cão (pra baiano vai achar que virou esquimó), e sem ter roupa apropriada! Não se esqueça: Roupa e sapatos!

    Para mudar de país, vc tem muita coisa pra se preparar, e não gastar tempo com "pensamento positivo" de que vai dar tudo certo. Expectativas não realistas não vão mudar os fatos. Seguro saúde, roteiros, reservas, roupas apropriadas para a estação que vai chegar, porque quem estava lá, já comprou as roupas dessa estação há 3 meses, ou no ano passado. Nas lojas só têm roupas da próxima estação. Roupas que vc compra no BR, geralmente não funcionam bem para o clima do hemisfério norte. Língua. Moradia. Tudo é novo, diferente, nada dá certo. A cultura. Olha aí Meu Rei. Você não formou um círculo de amigos que te ensinam. Mesmo se tiver, eles trabalham, e têm pouco tempo pra vc.

    Ter os documentos ajuda, e muito. Mas não resolve todas as dificuldades. Quanto mais preparada você estiver, menor o impacto, e maiores suas chances de adaptação na sua nova vida.

  • @gandalf não gostaria de ter esses gastos indo para Portugal. Voo, hospedagem, transporte, alimentação por 3 dias ... O custo quintuplica! E o euro não ajuda em nada!

    Vou reagendar o voo para outubro e. Rezar para até lá esses documentos ficarem prontos.

  • @Roberta Alvarenga

    Se não fez o reconhecimento de firma ainda, refaça no formulário personalizado, e faça o reconhecimento por autenticidade nele.

    Se já fez o reconhecimento de firma, não precisa fazer novamente. Tem como usar o form genérico, mas não é o ideal. Teria instruções extra.

    "Minha filha tem 3 anos e o progenitor brasileiro sumiu do mapa" Isso é um grande problema. Para sua filha menor, ambos os pais têm que assinar o form-1C. Vocês eram casados? Se for o caso, tem que ir ao juizado de menores, explicar o caso, vão fazer sindicância, investigar, entrevistar testemunhas, e só então o juiz lhe dará a guarda exclusiva. Você já tem isso? Precisa mandar no processo essa sentença assinada pelo juiz, autenticada e apostilada.

    Sem a guarda exclusiva, sua filha não passa no aeroporto, por falta de autorização de viagem. Vai ser retida pelo juizado de menores.

    Onde vc mora?

  • editado July 2022

    @Nandalobao

    Quanto mais você adia, mais próximo ao inverno fica. A partir de Novembro, se vc cuspir no chão, ele já estará congelando.

    Busque o calendário de temperaturas médias. O custo extra para tirar os docs a nessa altura, é o menor dos seus problemas. Você não tem que ir de avião. Pode ir de trem, por €35. Hotel e custos em PT são bem menores do que onde quer que vc esteja por lá. Você gasta em PT, mas economiza no outro lugar. Basta fazer um bom planejamento.

    Adiar sua viagem terá um peso, que provavelmente vai te fazer desistir e voltar ao BR. Se for no início do outono, ainda tem chances. Se for no início do inverno, vc vai penar. Desde que vc chegar, as coisas só ficam mais difíceis. Não é acidental que todos planejam as mudanças para o verão. O ciclo da escola, do trabalho. Tudo favorece. Seu plano é ir nos piores momentos, onde tudo vai ficando + difícil. No inverno não acha moradia, porque ninguém lá faz mudança nessa época. Você está considerando o clima baiano, do hemisfério sul. Não é assim q funciona.

    Pode ir "caminhando contra o vento, sem lenço e sem documento" em Salvador, Porto Seguro. Lá em PT e Holanda, o vento congela e te carrega.

    Ou então planeje sua viagem para a primavera, depois de Março/Abril. Ainda estará tudo congelado, mas daí pra frente só melhora.

  • editado July 2022

    @rmarquine

    É difícil fazer a pessoa mudar de idéia quando já pôs uma coisa na cabeça. https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/294018/#Comment_294018

    Não faça procuração. Vai ser custo extra pra você apostilar, e pode ter exigência para refazer a procuração apostilada ao final do processo.

    Mantenha com você o controle sobre seu processo. Se outra pessoa for procurador, toda a conversa com a Conservatória passa por ele.

    1) Peça sua certidão de nascimento por cópia reprográfica (manuscrita) apostilada. Leve com você.

    2) Se for homem e casado, para transcrição de casamento, sua certidão de nascimento inteiro teor (digitada) apostilada, certidão de casamento inteiro teor, apostiladas e a certidão de nascimento do cônjuge, inteiro teor apostilada; seu RG/Passaporte certificado e apostilado. Se for mulher e casada, peça uma certidão de casamento inteiro teor extra para o processo de nacionalidade. Leve com você.

    3) No país onde vai, procure o consulado português + próximo. Faça a notarização dos documentos no consulado português. Não é pra fazer a nacionalidade no consulado. Apenas notarização de documentos. Depois mande por DHL, imagino que para o ACP pelo título do tópico.

    4) Certifique-se de que tem RG (ou Passaporte) recentes, com filiação. Aproveite que o RG está mudando e troque o seu. Ele só pode ser feito em solo brasileiro, e sempre traz a filiação e CPF. Vale por 10 anos. Na maioria dos estados, tem lugar que consegue fazer no mesmo dia. fotos 3x4, certidão de casamento (se casado) ou de nascimento (se solteiro), pagamento da taxa, e preenche um requerimento. Aproveite que tem as certidões prontas.

    5) Se quiser pode fazer cópia autenticada e apostilada do RG/Passaporte no cartório, ou deixar para apresentar o doc original no consulado e a copia sendo autenticada por um oficial português dispensa a apostila. Pode ser mais caro a notarização, mas compensa. O mesmo com o requerimento para a transcrição de seu casamento (que fará depois de sua nacionalidade). Vc decide.

    Eu poderia responder a sua pergunta, mas seria prejuízo pra você. Não faça procuração. Elas são para advogados, ou para um filho fazer a nacionalidade do pai/mãe mais idoso. Não o contrário. Qualquer coisa fora disso, não funciona bem. E mesmo estes são questionáveis.

    Não é só assinar. É se responsabilizar por qualquer defesa do processo daí em diante. Toda a comunicação de/para a conservatória daí em diante, flui por ele. Só ele assina. Tendo um procurador, o lingo da Conservadora muda em cartas de exigência, se torna mais formal, cheio de legalês. Espera respostas mais formais, que talvez estejam fora do alcance de seu pai, ou vc não estaria fazendo a transcrição por ele.

  • editado July 2022

    @gandalf o frio é o menor dos meus problemas. Pra ser sincera, apesar de ser baiana e amar o calor e sol da minha terra, eu curto bastante o frio. Rsrsrs... Psicologicamente eu já estou preparada para viver sem o sol baiano, afinal a maior parte do tempo na Irlanda chove, venta e faz frio. O verão deles é meu inverno mais rigoroso.

    Agora o que eu quero é economizar nesse início, como você mesmo pontuou é muito difícil. Aliás, início é difícil em qualquer lugar do planeta.

    Eu teria que ir de avião, sair de Salvador direto pra Portugal, fazer os documentos de seguir pra Irlanda.

    Entrar como turista na Irlanda significa ter que comprovar passagem de volta, entre outras exigências, como reserva em hotel ou carta convite...enfim burocracias e custos que estou evitando ter.

    Já viu os valores das passagens aéreas? Rsrsrs tá de matar!

    Acredito que o CC fique pronto até lá, o passaporte, dependendo eu deixo pra fazer em Portugal ou no consulado sem pressa. Já que posso entrar no país só com a identidade.

  • @Nandalobao

    Vc perguntou Amsterdã. Agora mudou pra Irlanda? :-)

    Pode manter seu vôo para Amsterdã, ou para UK, e entrar com passaporte brasileiro. Depois que pegar o CC e PEP faz o ajuste pra fechar.

    De Londres pode ir de RyanAir por uns €40 cada trecho, sem bagagem (uma mochila).

    Se preferir, o EuroTrem para FR, por €35, leva 2h a 360km/h até Paris. De lá toma outro trem até PT. Hotel é €60/dia, (2 diárias).

    Creio que lhe custaria uns €300 tudo, docs inclusive. Como recolhe PEP no aeroporto após 5pm, pode marcar seu vôo para depois das 8-9pm.

  • editado July 2022

    @gandalf a pergunta não foi direcionada a Amisterdã....

    "Vou com escala em amisterdã... Alguém sabe dizer se só com o CC permite entrar nos países do bloco?"

    Eu apenas vou fazer uma escala em Amisterdã, não irei ficar no país.

    €300 são quase R$2.000,00! Não se esqueça que ainda moro no Brasil e ganho em reais! Rsrsrs

    Meu custo é maior porque a passagem aérea mais barata parando em Portugal por 3 dias e seguindo pra Dublin depois é de R$4.500 sem bagagem e só ida. Somando com outros gastos, não sairia por menos R$7000! Valores para setembro/22. O que daria um pouco mais €1000!

  • Muito obrigado por esclarecerem minha dúvida, @Leticialele e @gandalf

  • @gandalf oi! Obrigada pela resposta.

    a princípio, eu só tinha isso em mente pq pra mim era a única forma de eu fazer… por isso já fui com a ideia de procuração. Não sabia que existia outra possibilidade.

    mas desculpe, ainda tenho dúvidas desse processo que vc falou…

    no processo feito aqui no Brasil, eu vou precisar de (sou mulher solteira e estarei na Espanha a turismo):

    1) minha certidão de nascimento em inteiro teor por cópia reprografica e apostilada;

    2) meu RG apostilado;

    3) assento nascimento do meu pai português;

    4) transcrição casamento do meu pai português;

    5) formulário 1C preenchido e pago;

    6) comprovante pagamento da taxa do formulário.


    daí, por favor desculpe a minha ignorância, por que devo fazer essa notarização e o que eu faço depois de fazer a notarização em um consulado português? (da minha certidão de nascimento e do meu RG - que já é no modelo novo, fiz mês passado)

    como faço com o formulário? Como faço pra assinar por autenticidade esse formulário estando na Espanha?


    agradeço a atenção!

  • Boa tarde, pessoal. O ACP exige a prova de vida do requerente a partir de que idade?

  • @rmarquine , para reconhecer a firma por autenticidade na Espanha, leve o formulário para ser assinado em um Consulado português.

    A cópia autenticada e apostilada do RG e a sua certidão por cópia reprográfica apostilada você pede a alguém, no Brasil, para mandar para você.

    Se você só vai a turismo, não tem sentido mandar o processo da Espanha para Portugal!!

    Mande antes (ou depois) da viagem, para o ACP.

  • MiaMia Member

    @Abdou Obrigada!

    Pediste urgencia ou foi tudo natural?

  • editado July 2022

    @gandalf para minha surpresa....

    Processo concluído! Vou tentar ver se acho agendamento para essa semana.

    @Guilherme Jorge @mateusBH @Destefano @Rodrigo79 finalmente concluído ! Rsrsrs

    Por favor atualizem a planilha pra mim. Obrigada!

  • editado July 2022

    Haaaeeeee @Nandalobao , enfim se termina as ansiedades e os cálculos agora só alegria hehehe!!! Parabéns a mais nova portuguesa e no fim como você sempre diz deu tudo certo, atualizei a planilha para você!!

    Que bom que saiu rápido, agora pode manter seu cronograma de viajem se tudo ocorrer bem nos agendamentos no consulado!!

    Mais uma vez parabéns e comemore muito essa conquista, pois vimos o quanto sofreu até chegar nesse momento!!

    Quero informar também que o processo da minha filha menor foi entregue na sexta (01/07) e hoje ao abrir meu e-mail já estava lá o e-mail com a chave acesso para acompanhamento. Vou colocar no final da planilha e quem puder por favor alocar no seu lugar certo eu agradeço!

  • @Guilherme Jorge obrigada! Pois é cara, já tenho agendamento para o dia 11/07, acredito que consigo manter o meu voo, graças a Deus! Rsrsrs

    O processo de menor voltou a voar...logo, logo, sua filhota será portuguesa. Boa sorte!

  • Que legal, @Nandalobao

    Parabéns!!!!!

  • @Nandalobao , parabéns!!!

    Agora, pode relaxar!!

    Semana que vem, você vai ao Consulado, paga CC e PEP com urgência e já vai para a Europa documentada!!!!

    Comemore com muito vinho e bacalhau!!

    Boa sorte!!

  • @Leticialele obrigada! Sim, meu planejamento vai dar certo, finalmente! Rsrsrs

    @Rodrigo79 obrigada!

  • @Nandalobao

    Parabéns a nova Tuga de papel passado.

    Depois posta aqui se recebeu o assento por e-mail, ou se vai pedir pelo CivilOnline, e o que está escrito no texto logo abaixo das bolinhas. Seu processo foi finalizado. última notificação enviada para sua morada em dd/mm/2022.

    Como eu lhe disse, tem que ligar na LR. Demora para atualizar no site. Se saiu logo no início da segunda, deve ter concluído sexta. A data do registo vai vir escrita no assento. Depois vc confere. Provavelmente quinta ou sexta, 30/06 ou 01/07.

    Quanto ao post anterior, ainda que vc agora tenha saído do sufoco:

    Se tivesse só o assento, somente entraria como cidadão se a primeira parada fosse em PT, onde o oficial tem como verificar no sistema.

    Se tem escala em Amsterdã, vai ter troca a tripulação. Você fará imigração (e alfândega) lá. Sem o PEP ou CC, entraria como turista. Nesse caso, deveria seguir com seu plano original, até o destino final, e depois, ou fazer uma viagem separada a PT para tirar os documentos, RyanAir sem bagagem, ou tirar pelo consulado português do UK.

    Sempre que o planejamento deu errado, ainda tem como resolver, mas custa mais caro. Ainda bem que vc não precisará mudar seu plano, reserva do consulado, vôo, etc. Deu sorte.

  • editado July 2022

    @gandalf o assento foi enviado pelo e-mail hoje cedo e está com data de 01/07/22.

    Deus é pai ,não é padrasto, ele está acompanhando minha luta. Rsrsrsrs Fé meu amigo, fé!

  • @rmarquine

    É como disse a Leticialele. Se você vai a turismo, ou dê entrada no processo antes de ir, ou quando voltar.

    notarizada é o mesmo que autenticada.

    A sua cópia autenticada e apostilada do RG no cartório, se você for no consulado português, você pede para fazerem uma cópia notarizada do RG (por ter sido autenticada (notarizada) por um oficial português, dispensa apostila).

    A mesma coisa com o formulário, se levar para assinar diante do cônsul, ele notariza por autenticidade. Você assinou presencialmente.

    Sua certidão de nascimento, como só pode ser pedida no cartório do BR, precisa ser apostilada no BR, antes que mandem pra você.

  • @gandalf

    Eu recebi correspondência indicando a necessidade do documento de identificação apostilado.

    Meu passaporte e do meu marido foram emitidos em 2017 e 2015, vencendo em 2027 e 2025

    Posso usa-los, certo?

    Foram emitidos mais de 5 anos, mas ainda estão válidos.....

  • Pessoal.... Alguém sabe de algum modo alternativo de pagamento para o 1C? Estamos a um mês a tentar realizar o pagamento no IRN e sempre aparece que o pagamento foi cancelado, já tentamos pelo nubank e cartões de crédito mastercard e visa e nada! Em 2017 quando demos entrada no processo de meu pai fizemos o pagamento via vale postal, sabem se ainda é possível pagar assim?

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.