Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

1121012111213121512161459

Comentários

  • @Miguel Dias @jubsal

    Nada a acrescentar. Foi perfeito.

    Só quero reforçar o que foi dito na entrega pessoalmente. Não há ganho. Nem na despesa, nem no tempo. Só há riscos nisso. Pode chegar lá e não conseguir entregar. Pode perder o voo. Podem haver imprevistos de toda ordem. Já por DHL, eles cuidam da entrega ponto-a-ponto. e chega lá em 4-5 dias. Muito antes de você botar o pé no avião, o envelope já chegou lá.

  • Muuuuuito obrigado, @jubsal @gandalf


    Um bom finde pra vocês!

  • PAULO AUNPAULO AUN Member
    editado June 2022

    Bom dia.


    A documentação da minha filha consta como pendente (cor laranja - 4

    ). Como @gandalf comentou numa das minhas discussões e não me atentei, não enviei os RG,s dos pais. Farei isso essa semana, mas como não recebi email informando o que está pendente, gostaria de entrar em contato para averiguar. Mandei email para arqc.porto@dgrn.mj.pt mas não respondem. Se eu ligar na Linha de Registros consigo obter a informação?


    Agradeço atenção de todos

  • @PAULO AUN

    Agora chegou o fim de semana, e não adianta mandar e-mails, ainda mais para um endereço que dificilmente irão responder.

    No domingo à noite, mande um e-mail para rcentrais.admin@irn.mj.pt

    Simples, direto, dizendo Prezados Senhores, o processo de minha filha menor, Fulana Aun, Nº xxxx/2022 consta na consulta online como em exigência de documentação. Poderiam por gentileza enviar por e-mail uma cópia da carta de exigência em PDF? Com os melhores cumprimentos, Seu nome completo.

    Se não responderem na segunda feira até 10 da manhã, ligue por Skype para a Linha de Registos, e aguarde 90 minutos para ser atendido. Só falam com um dos pais da menor. Tenha lápis e papel na mão para anotar o que disserem.

    Ponha R$20 pelo cartão no Skype pré-pago, Tel: +351 211 950 500

  • @gandalf @PAULO AUN

    Enviar e-mail para RC não vai adiantar, eles vão reencaminhar para o ACP arquivocentral.porto@irn.mj.pt porque eles não estão dando informação ou enviando cópia da exigência.

    No meu caso, aconteceu assim...Então eu enviei diretamente para o ACP. Depois de alguns dias a conservadora do meu processo respondeu.

    Mas, consegui a informação antes ligando para RC, a pessoa na primeira vez não quis me dá informação. Na segunda tentativa conseguir convencer a me fornecer as informações...

    Tem sido sorte, encontrar um atendente com empatia e paciência...

    Coloque no assunto do seu e-mail o número do processo e informações sobre a exigência, para chamar atenção de quem olha...depois é reencaminhado ao conservador que está com seu processo.

    Boa sorte !

  • @Nandalobao vc enviou email para @arquivocentral.porto?

  • Obrigado @gandalf, farei na segunda.

  • @PAULO AUN , sim. Para o endereço que informei acima. O mesmo que a RC encaminhou...

    Mas se tem pressa, ligue também. Eu consegui a informação na segunda tentativa. Insista, explique a situação, fale do receio de extravio da carta e da sua pressa em responder a exigência.

    No meu caso deu certo... Mas acho que depende muito de quem vai te atender.

    Porque a primeira coisa que elas vão dizer é que não tem essa informação...rsrsrsrs

    Enviar E-mail para RC não adiantou absolutamente nada pra mim. Eles respondem quase que imediato, mas tão somente reencaminhando o email para acp.

  • @gandalf e @Leticialele

    Muito obrigada pelas informações!

    Realmente em SP/capital tá muito difícil antecipar qualquer coisa! Não tem data para agendamento.

    vou fazer isso mesmo: pagar a urgência e levar o print das passagens quando for ao Consulado dia 10/10.

    Só não entendi uma coisa e acho até que tenha algum tópico no fórum falando sobre isso. É a questão do passaporte, pois vou fazer o CC e depois eles mandam pelo Correio e eu devo esperar que me chamem novamente para fazer o passaporte? É assim? Ou eu tenho que agendar outra data? O meu agendamento no Consulado é para os dois documentos. Tem alguma informação aqui no fórum sobre esse segunda ida ao Consulado?

    Muito obrigada mais uma vez! Vai dar tudo certo!

  • Salve meu povo... alguém sabe se há uma alternativa ao pagamento do processo 1c além do cartão de crédito, estamos com problema para pagar com o cartão nubank.

    Grato

  • @PAULO AUN @Nandalobao

    Quando o processo do meu filho caiu em exigência, mandei e-mail pra RC e responderam bem rápido com a cópia da carta de exigência. No e-mail deles constava o redirecionamento pro ACP e a resposta deles com a cópia da carta em pdf.

    Como eu já sabia da exigência (tinha mandado CNH meu e da minha esposa) e já havia enviado documentos novos (passaportes apostilados), liguei pra linha de registos por volta de 9:30 da manhã e fui atendido mais ou menos entre 20 e 30 minutos.

    A atendente (Maria Gomes) foi simpática e atenciosa, me disse que os documentos (passaportes) já haviam chegado ao ACP mas que ainda não haviam sido digitalizados.

    Seis dias depois o processo dele passou de bolinha 4 laranja pra bolinha 6 verde e 7 marrom.

    Resumo: mande o e-mail como o @gandalf sugeriu e aguarde a resposta. Se não responderem ligue na linha de registos.

  • @Rodrigo79 cada um com sua experiência. Em maio/22 não me enviaram nada e disseram que não tinham essa informação.

    Por e-mail e telefone... Como insistir terminaram me dando a informação por telefone e o ACP me enviou alguns dias depois a cópia da exigência.

    Eu acho que é questão de sorte mesmo, sorte em encontrar um atendente de boa vontade.

  • Exatamente, @Nandalobao , depende de sorte também. Sempre bom compartilhar as experiências mas não necessariamente o que funcionou pra um vai funcionar pra todos.

    Fiquei bem preocupado quando esperava ser atendido na linha de registos mas no final deu certo. Tava com tudo em mãos e dei respostas bem diretas.

  • @Rodrigo79 exatamente, por isso relatei o que ocorreu comigo. E vi outros relatos aqui parecidos com o meu.

    Enfim... É sorte. Eu tentei as duas coisas e conseguir informações pelos dois jeitos em tempo diferente.

  • @Rodrigo79

    Creio que minha situação é igual

    Não sabia que não poderia mandar CNH.

    O passaporte precisa estar válido?

  • @carinamb , o documento deve ter menos de 10 anos da sua emissão.

    Se seu passaporte foi emitido até 2012, mas venceu, pois o prazo era de 5 anos, creio que seja mais seguro renovar.

  • @carinamb

    Respondendo aqui ao outro post https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/292660/#Comment_292660

    É como disse o Ricosne acima.

    Há alguns meses atrás passaram a não aceitar mais CNH.

    Só cópia autenticada e apostilada do RG ou Passaporte, válido, menos de 10 anos de emissão, com filiação.

    De ambos os pais que assinam o form-1C, e também do menor se tiver 14 anos ou mais.

    Esses requisitos de ter filiação no documento, você só consegue se o documento for emitido em solo brasileiro. Explique seu caso se você mora no exterior. Fazer um documento novo (RG ou Passaporte) é o caminho mais simples, mas há alternativas quando isso não é possível.

    Você tem prazo para providenciar isso, mas antes deve saber o teor da exigência, porque pode ter algo mais. Precisa também da carta de exigência para mandar a cópia junto com os documentos no envelope.

    Ela vem pelo correio em uns 20 dias (mas muitas se extraviam), ou você pode pedir o PDF por e-mail.

    Escolha um dos dois caminhos:

    a) ligar na Linha de Registos, por Skype. Demora 90 minutos, mas você pode perguntar interativamente, e a atendente vai ler a exigência para voce, e garantidamente você fica sabendo na hora. R$20 pelo cartão no Skype pré-pago, Tel: +351 211 950 500, seg-sex 09-17:00

    b) mandar um e-mail para rcentrais.admin@irn.mj.pt, pedindo uma cópia da carta de exigência em PDF. Com sorte eles respondem.

  • @gandalf

    sobre : "@fernandoamaral

    Você pode levar os documentos necessários na CRCivil do Porto. Fazem a transcrição na hora. Não sei se tem que agendar, provavelmente sim.

    No seu caso vale a pena entregar a nacionalidade pessoalmente, ou no ACP, ou no CNAI do Porto, com o mesmo efeito, esse livre de advogados.

    Centro Nacional de Apoio ao Imigrante (CNAI) | Rua do Pinheiro, 9 | 4050-484 | Porto

    Arquivo Central do Porto | Rua Visconde de Setúbal, 328 | 4200-498 - Porto"


    CRCIvil do porto tem que agendar pelo SIGA, mas para o ACP, só tem datas em Setembro :O


    Ao que parece não posso pedir senha diária e ir lá, correto?

    No caso do CNAI, não é uma extensão CRC?

    No CRC Porto:

    Eu não tenho problema em me deslocar para qualquer lugar que seja, mas como no ACP tem sido mais rápido, agora fiquei na dúvida

  • editado June 2022

    @Fernando Amaral

    No caso era para fazer a transcrição de casamento apenas no CRCivil, porque você estava em PT. Pode ser feito em qualquer balcão de Reg Civil. Não precisa ser em Lisboa.

    Preciso que traga de volta o seu caso. Não me lembro mais. Sei que completou um processo de neto em 20/06.

    Qual vai ser a próxima etapa?

    Imagino que seja a transcrição do casamento. Depende de que cidade vc está, mas parece ser Lisboa.

    Depois a nacionalidade de filho pelo ACP, mandando pelo correio. Se estiver no BR mande pela DHL. Se estiver em PT, mande pelo CTT.

    No Campus da Justiça fazem a transcrição pra você, na hora, sem marcação. Só tem que chegar cedo, tipo até 6:30am para conseguir pegar senha às 09:00am, e ser atendido às 11:00am. Terá que buscar qual é o prédio certo, porque lá é enorme, e vc se perde, porque estará tudo fechado, e não tem a quem perguntar.

  • @gandalf moro no Porto, vou fazer a transcrição no dia 07 (já marquei) pois os docs do Brasil chegam no dia 05. Sendo assim queria já dar entrada no meu processo em seguida.

    Quanto a entrada no processo que fiquei com a dúvida, pois moro perto do ACP, mas vi que presencialmente só em setembro :(

    Mas já que correios tem o mesmo efeito farei assim :)

  • @Fernando Amaral

    Já revi o caso. Era isso mesmo.

    O fato de estar perto, e passar na porta do ACP não lhe ajuda muito. Hehe

    O CTT funciona muito bem nesse caso. É só entregar. Mas eu esperaria sair a transcrição do casamento, pra ter certeza que não tem nenhuma coisa que agarre.

    E depois tem que conferir os dados, entre o assento de casamento, e as certidões. Nomes dos pais e dos avós, datas, QRcode das certidões que chegam do BR. (na verdade deviam ser conferidas antes de enviar)

    Se houver divergências é melhor saber logo, e se preciso corrigir antes de iniciar.

  • @gandalf as certidões do Brasil estão conferidas, agora é só mesmo fazer a transcrição e dar entrada na minha :)

  • MUIIIIIIIIIITO OBRIGADO :)

  • editado June 2022

    @Fernando Amaral

    Eu havia lhe indicado fazer a transcrição pelo CRCivil, não pela CRCentrais. A tabela do SIGA do agendamento que vc postou era CRCentrais.

    A CRCentrais nem faz transcrição. O ACP também não.

    Recentemente surgiu Alcobaça que aceita fazer Transcrição de casamento pelo correio, são poucas. https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/279539/#Comment_279539

  • @gandalf obrigado, já corrigi aqui, no siga é o palacete das pestanas:


  • Oi pessoal, minha vó já tem cidadania portuguesa e também já tem a transcrição de casamento. Vou ajudar meu tio a tirar a cidadania dele, eu preciso enviar junto com os outros documentos uma cópia do assento de casamento dela?

  • @gabissmleal O assento atualizado da sua avó já vai constar a transcrição de casamento.

  • gabissmlealgabissmleal Member
    editado June 2022

    @jubsal então nesse caso, o ideal é eu pegar o assento de nascimento dela atualizado pelo civil online?

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.