Dúvida sobre documento

Olá! Estou entrando com o processo de nacionalização do meu avô. Ele está com 94 anos, lindo e com muita saúde :). Tenho a certidão dos pais dele emitida em Portugal. Gostaria que alguém me tirasse uma dúvida. Na certidão do meu avô de inteiro teor consta que o padrinho dele, com petição despachada pelo juiz, foi quem deu entrada na certidão. Alguém acha que terei problema por isso? Gostaria de ser esclarecida com essa dúvida, antes de dar entrada.
Obrigada pela atenção! 
Anamelia.

Comentários

  • Ana,

            os seus bisavós eram solteiros quando do nascimento do seu avô? O que diz essa petição? 
     

  • Não, os dois eram casados. Tenho a certidão de nascimento com a de casamento deles averbada. No mesmo arquivo tem os passaportes deles desde o ano de 1902. Na certidão de nascimento tem como declarante o pai dele, e na de inteiro teor consta o nome do padrinho dele. E agora??
    Obrigada por tudo! Você é uma benção em nossas vidas.
  • Ana, 
            vc sabe que esta é uma comunidade de leigos onde os membros tentam passar as sua experiências para os demais. 
     
            Vou te passar o meu caso em particular: Meus pais tb eram casados em Portugal, mas o declarante do meu nascimento foi uma pessoa que não fazemos ideia de quem seja; e não tive problemas com isso. Agora no seu caso tem uma petição do juiz, daí... não faço ideia. 
     
            Onde vc pretende dar entrada no processo?
  • Na certidão diz assim:
    "Certifico que no livro...de registro de nascimento desse cartório, folhas... Sob o número de ordem..., consta o de teor seguinte: "aos oito dias do mês de setembro
    De mil novecentos e vinte, em meu cartório apareceu..........exibindo uma petição despachada pelo doutor juiz deste distrito depois pago a multa disse em presença das testemunhas abaixo assinadas que: no dia.... Nasceu...."
    OBS: pagou a multa pq ele registrou um mês depois de nascido.
    Você lembra se a certidão do seu avô também está escrito assim? A pessoa pra gente Tb era estranha, meu avô que falou que era o padrinho dele.
    Estou trocando e-mail com os registros centrais de Lisboa. Você acha melhor darmos entrada por qual?
    Muitíssimo obrigada!
  • *Dos seus pais.
    DESCULPA!!!
  • Ana, 
            dentro da experiência que temos pelo ACPorto parece ser mais rápido, embora nos últimos tempos esse tempo parece que está aumentando. 
     
            Na minha opinião não deve ter problema. Devido a idade do seu avô, aconselho a mandar a documentação pra ontem, independente de algum detalhe que possa prejudicar o processo. 
     
            A certidão de nascimento em questão é a minha, só aparece que o declarante foi fulano de tal.
  • Ok! E os documentos eu envio nominal a alguém?
  • Em um e-mail que mandei sobre a validade da certidão, olha o que a atendente me respondeu:
    "Em aditamento á informação infra, informo que, para a instrução dos processo de nacionalidade portuguesa as certidões não tem prazo, deverão estar devidamente legalizadas nos termos do art. 440º do Código de Processo Civil, através dos serviços consulares portugueses localizados no país emitente (art. 37º nº 8 do mencionado Regulamento)."
    Eu li algo que você escreveu sobre a validade da certidão de inteiro teor. Por favor,você pode me esclarecer?
  • Ana, 
            o que precisa: 
     
            A certidão de nascimento do seu avô de inteiro teor, legalizada pelo Consulado (para o RJ legalizar antes no Itamaraty);
           Cópia autenticada do RG do seu avô;
           O Impresso-modelo 1C preenchido e assinado, devendo a assinatura ser reconhecida presencialmente em Cartório;
            Vale postal no valor de 175,00 EUR.  
     
  • Desculpa tanta pergunta, é que não quero enviar documento errado. Como você falou...é pra ontem!!
    Minha mãe tirou a certidão de inteiro teor do meu avô em 2012. Terei que tirar outra?
    Obrigada Guilherme por sua paciência!
  • Ana, 
             se não está legalizada no consulado, sim. Não sei onde vc está, no Rio de Janeiro são dias úteis, mas talvez levando essa que vc já tem tirem na hora.
  • Guilherme, muito obrigada por seus esclarecimentos. Em breve, em nome de Jesus, darei boas notícias. ;)
    Ana.
  • Bom dia Guilherme! Preciso de mais uma ajuda sua...
    Estou preenchendo o formulário 1C para enviar e preciso saber onde eu encontro na certidão vinda de Portugal o número do assento. Eu sei o número do livro, folha, freguesia e conselho, mas o número do assento não sei. Você pode me ajudar?
    Obrigada!
    Ana
  • Ana,
            tira uma cópia da certidão e envia. Mandando a cópia não precisa preencher. 
     
    "Não sendo apresentada a certidão do registo de nascimento do progenitor que assinalou anteriormente, indicar o
    local e a data de nascimento do mesmo"
  • Mas ela me foi enviada em 2012. Você acha que não terá problema?
  • Ana,
            não tem problema. Essa certidão só serve de referência, vão verificar no livro e impostar os dados no sistema informatizado.
  • Ufa! Você me tranqüilizou!
    Muitíssimo obrigada, Guilherme!! :)
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.