Neta de portugueses falecidos

Boa noite!


Minha esposa é neta de portugueses, casados em Portugal e já falecidos. (Via paterna)

Filha de Brasileiro, casado no Brasil e também já falecido.


Gostaria de saber se o fato dos avós e o pai dela serem falecidos, tornam o processo mais difícil ?

E nesta caso, quais documentos e certidões precisamos para dar início ao processo ?


Desde já, muito obrigado

Comentários

  • @Wallacedias2006

    O processo de netos é mais complicado em termos do número de documentos necessários e pelo tempo.

    No processo de netos, há mais documentos e o processo dura de 2-3 anos, sem prioridade.

    No de filhos, a duração é de 6 meses, em média, sem prioridade.

    ===

    A lista de documentos:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/291687/#Comment_291687

    A 2a parte da relação é o que te interessa.

    ===

    Se precisar de ajuda para localizar algum documento, é só deixar o nome do registrado, os pais e o lical de residência.

    ===

    Para marcar alguém, é só digitar "@"+letras do apelido até a pessoa que você deseja ficar em 1° na lista que irá aparecer. Clique nela e se a combinação "@"+apelido ficar colorida, estará certo.

    Desse jeito, o sistema avisa que há uma msg nova.

    Abraços

  • Bom dia @guimoss


    Desde já, muito obrigado pela ajuda.

    Minha esposa também é neta de portugues por parte de mãe, porém, minha sogra é brasileira.

    O avô da minha esposa era casado em Portugal com outra pessoa, que não era a mãe da minha sogra.

    Ele registou a mãe da minha esposa.


    Seria mais fácil e rápido, conseguir a cidadania da minha sogra primeiro e depois

    retirar a da minha esposa?


    E quais documentos seriam necessários para a cidadania da minha sogra?



    Desde já, agradeço muito

  • @Wallacedias2006

    Cuidado com a marcação.

    Vc tem que fazer EXATAMENTE como te indiquei acima ou o sistema bao avisa da msg nova.

    ===

    Se a sua sogra estiver viva e for filha de português, é bem mais fácil e rápido pedir por ela e depois, para a sua esposa.

    Se ela tiver 76+ anos, a prioridade é automática. Deve levar até 6 meses, em média no ACP (Porto).

    O link acima nos documentos de neto, tem os documentos do processo de filho (1a parte).

    ===

    O avô da minha esposa era casado em Portugal com outra pessoa, que não era a mãe da minha sogra.

    O que você sabe a respeito dessa esposa? Ela era portuguesa?

    Ela veio para o Brasil?

    Qual o local do falecimento?

    O argumento tradicional diz que vc deveria pesquisar o casamento e o óbito dessa esposa e enviar as certidões no processo.

    Mas, um entendimento (com o qual concordo) da nossa moderadora @Leticialele de que a obrigação de comunicar os atos da vida civil é do Português e não dos seus descendentes.

    Dessa forma, como não houve casamento com a mãe da sua sogra, ela não teria que fazer nada.

    ===

    Ele registou a mãe da minha esposa.

    Esse registro foi antes da filha (a sua sogra) completar 1 ano?

    Se foi e como a esposa era brasileira, a paternidade fica estabelecida.

    Se foi depois, vc terá que enviar documentos cabais que provam a participação do português na vida da filha (sua sogra).

    Servem para isso documentos médicos, escolares e jurídicos, assinados pelo português.

    ===

    Sobre os documentos para o processo da sogra, como filha:

    1) Vc terá que enviar algum documento para fixar o sobrenome do português, se tiver um assento de batismo, emitido pelo Arquivo Distrital.

    Para isso serve, o passaporte do português, o RNE brasileiro, o óbito, entre outros.

    A orientação tradicional é pelo não-apostilamento, mas teve um caso que caiu em exigência (certidão reprográfica ilegível) e foi pedida a certidão em inteiro teor digitada, apostilada.

    Geralmente, quando se envia essa certidão com esse propósito, elas são aceitas sem apostila.

    Por isso, eu estou recomendando a apostila. É o melhor na relação custo-benefício.

    2) Como a Requerente é do sexo feminino, deverá ser enviada uma certidão de casamento em inteiro teor digitada apostilada (mesmo argumento acima para a apostila), se houve mudança de nome.

    É para que nao haja divergência entre o RG (cópia autenticada com menos de 10 anos, com filiação e apostilada) e a certidão de nascimento da Requerente.

    Qualquer dúvida, é só perguntar.

    Abraços

  • @Wallacedias2006

    Reparei que, no link acima, nao havia a listagem do processo de filho:

    Aqui está ela:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/292561/#Comment_292561

    Tb esqueci da prova de vida, feita em cartório e apostilada, a depender da idade.

    Abraços

  • @Wallacedias2006

    Tb esqueci de mencionar que se for assento de batismo, emitido por um Arquivo Distrital, o assento deve ser original e certificado pelo seu diretor com um selo branco e assinatura manuscrita.

    Se for do civilonline, basta a cópia simples. Pode manter quantas cópias quiser.

    É melhor vc deixar a lista de documentos que vc pretende enviar que o fórum avalia para vc.

    Esse é o melhor caminho.

    Abraços

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.