Ajuda para localizar certidão de nascimento

Boa tarde galera,

Estou tentando localizar a certidão de nascimento da minha bisavó em Portugal para iniciar o processo de cidadania, porém não estou sabendo como seguir.

Eu possuo alguns dados dela, porém não consegui encontrar a certidão.

Segue abaixo:

Nome: Maria Brites na lista de passageiros do vapor e Maria Candida Pinto no registro de imigrantes que localizei.

Nome do Pai: Aires Brites

Nome da Mãe: Maria Jacinto (Jacintho ou jacintha também localizei algumas informações)

Nascimento: 08/08/1907

Desembarque: Porto de Santos - 24/02/1916

Se fixou em São Paulo, bairro da Mooca.

Ela tinha apenas 9 anos quando veio para o Brasil e veio no navio com o Pai, Mãe e 2 irmãos (Floriana Brites e Felisberto Brites)

Sobre o local de origem, aparentemente é do distrito de Guarda no concelho de Trancoso e Freguesia da Granja, mas não tenho 100% de certeza quanto a essa informação.

Tenho também o número do RG dela aqui no Brasil (733803), mas não sei se ajudaria em algo.


Qualquer ajuda ou direcionamento é bem vindo.

Obrigado!!

«1

Comentários

  • @Kanaamlrr

    Eu arriscaria pedir uma pesquisa ao Arquivo Distrital de Guarda usando essa freguesia e data de nascimento. acrescentado que não pode pesquisar diretamente pois os livros de batismo dessa freguesia só estão online até 1890:

    https://tombo.pt/f/tcs14

    https://digitarq.adgrd.arquivos.pt/oservices

    Caso não tenha visto ainda. aqui está o registro do passaporte para o embarque da família para o Brasil; passaporte 211 no TIF 074:

    https://digitarq.adgrd.arquivos.pt/viewer?id=1231629

    Notei que o marido de Maria Candida, Antonio Pinto, também é português. E se casaram no Brasil. Já tem esse casamento? Talvez precise transcrever o casamento em PT. No nascimento do filho em 1930, diz que "casados há quatro anos neste distrito". Belenzinho, São Paulo capital.

  • Complementando o topico do Kanaam, achamos o assento do Ayres Brites na Granja, nascido em 1874, e por isso supomos que a Maria Candida tenha sido batizada na mesma paroquia, porem no ano de 1907. Consultando o arquivo digital de trancoso e da granja, parece que o livro do ano não esta digitilizado.

  • Carlos, muito obrigado pelas informações.

    Eu entrei ontem no arquivo da Guarda para pedir ajuda. Hj me responderam pedindo alguns dados. Vamos ver se tenho retorno.

    Referente ao Passaporte, temos esse arquivo que vc postou, inclusive me intrigou que de fato apenas o chefe de familia teria direito ao passaporte.

    Em relação ao casamento de Antonio Pinto e Maria Cândida, temos em posse a certidão de casamento, pelo jeito só falta transcrever.

    Pensei tambem em pedir para desarquivarem o processo de casamento pra ver se achamos algo.

    Pq não temos quase nada de informação do Antonio Pinto. Só que é do porto, nasceu em 22 de abril de 1902, a data de desembarque dele ta embranco, no registro geral ta dizendo que a naturalidade é de Teixeira. Vi que existe Teixeira no Concelho de Baião, mas nao encontrei nada relevante.

  • @GabrielAyresPinto

    No desembarque a Maria tem 9 anos e nasceu em 1906.

    Qual a filiação de António Pinto?

    Existem outras freguesias de Teixeira:

    https://tombo.pt/search?keys=Teixeira

  • @GabrielAyresPinto @Guilherme Moreira

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:6XZS-K69C

    no registro do filho Diamantino a filiação do Antônio consta José Alves e Balbina Pinto

    encontrei esse Antônio nº48 de 1893 https://pesquisa.adporto.arquivos.pt/viewer?id=542175 ...m0027.tif de Teixeira / Baião

    talvez ampliar período de pesquisa

  • @Leticialele , mto obrigado pela orientação, ja enviei um pedido para ver se localizam o documento, inclusive foi vendo um comentario seu, que preenchi o cadastro, dizendo que a portuguesa tivesse nascido depois de 1911, e coloquei na obs que ela nasceu em 1907.


    @Guilherme Moreira, sim eu vi alguma divergencia de 1 ano nas idades dos filhos, no mesmo documento mostra que uma das irmas, floriana teria 5 anos, e depois 6 anos.

    Porém pode ser que seja em 1906 tb, eu presumi que poderia ser 1907, pq no RE dela, ta dizendo 8 de agosto de 1902, e na certidao de casamento tb.

    A filiação dele é como o Kleber citou, Jose Alves, e Balbina Pinto


    @Kleber Silva Aguiar cara que genial, vc encontrar o doc de nascimento do meu avô, nem imaginava que poderia achar tal documento.

    Em relação ao antonio de 1893, os dados são muito parecidos, porem o nascimento dele nos documento do BR, estão como 1902.

    Será que teria uma variação tao grande de anos?


    certidão de casamento de Antonio e Maria

    Como nao temos a precisão da idade da Balbina, mãe do Antonio, procurei de 1870 ate 1900 na freguesia de Teixeira do concelho de Baião,

    Essa foi a unica Balbina que achei, mas como ter certeza que seria o Assento dela ou nao?


  • @GabrielAyresPinto

    A Balbina que você achou é filha ilegítima de Joaquina Pinto.

    Não é a mesma Balbina, mãe de Antonio (nascido em 1893), pois os avós maternos de Antonio são José de Araújo e Anna Pinto. Para essa Balbina, você pode procurar o casamento com José Alves Paiva na mesma paróquia e achar mais informações sobre ela. No batismo de Antonio consta que ambos os pais são "naturais desta freguesia e aqui recebidos" (casados).

    Também consta que Antonio é "segundo do nome", ou seja, tem um Antonio mais velho, filho do mesmo casal (provavelmente falecido antes do nascimento do segundo).

  • @Kleber Silva Aguiar

    Acredito que seja o batismo do Antônio Pinto mesmo.

    Não tínhamos muitas informações sobre ele.

    Talvez seja possível localizar mais partindo desse documento

    Muito obrigado!!


    @Leticialele

    Obrigado pela orientação.

    Vamos seguir os passos para solicitação do documento.

  • @CarlosASP obrigado amigo

    procurei o casamento do José Alves com a balbina, desde 1875 até o ano de nascimento do Antônio, mas não achei nada, continuarei na procura

  • Boa noite pessoal

    vc conseguiriam me ajudar nessa?


    Nesse documento seria

    Antonio Pinto? E abaixo?

    Balbina Pinto?

    e a idade do lado esquerdo 21?

    agradeço desde já

  • @GabrielAyresPinto , Paulino Pinto?

    Antonio Pinto, 21 anos, natural de Baião, solteiro, trabalhador

  • @Leticialele tem alguma chance de ser balbina? Rs

    é o nome que procuro, seria a mãe dele como ela era viuva, pensei na possibilidade

    achei o passaporte da balbina Pinto 2 páginas antes dessa

    achei o vapor mas ela veio só com a filha

    acho que ele veio sozinho ao que parece


    pode ser então que não seja esse Antônio

  • editado May 2022

    @GabrielAyresPinto , com essa letra horrorosa, até pode ser!

    Já procurou o assento de batismo desse Antonio?

    De que Freguesia é a Balbina que você encontrou? Também de Baião?

    Sabe o nome do marido da Balbina? E da outra filha?

  • @Leticialele kkkk dificil mesmo a grafia

    Estamos nos baseando naquele Antonio nº48 de 1983 (de Baião) que o @Kleber Silva Aguiar postou acima, pq tem chance de ser ele, muitos dados batem.

    Essa Balbina que eu encontrei é de Baião tb, tem 54 anos, bate muito com o documento que temos do casamento do Antonio aqui no BR, dizendo que ela tinha 66 anos, e era viuva

    Segue passaporte dela

    A filha é Anna Pinto (ja achei o batismo dela tb), e o marido Jose Alves Paiva (achei batismo e óbito dele)

  • editado May 2022

    @GabrielAyresPinto , em que Freguesia nasceu a Anna?

    Onde faleceu o José Alves Paiva?

  • @GabrielAyresPinto

    Encontrou o batismo de Maria Cândida?

  • @Leticialele Anna Pinto em abril de 1884 em Baião tb

    Jose Alves Paiva faleceu aos 43 anos em setembro de 1895 em Baião tb, foi sepultado no cemitério da rua da Igreja. Deixou filhos.

    Achei o batismo, e pela informação que estava em lapis no rodapé da pagina, achei o óbito do "primeiro" antonio baseado no que o @CarlosASP mencionou, de ser "segundo do nome".

    Porém a escrita diverge com a data, Antonio teria nascido em 1886 e morrido meses depois como consta na data do óbito, porém diz que ele tinha 3 anos.

    Batismo e Óbito do primeiro Antonio

    @Guilherme Moreira , o @Kanaamlrr mandou uma requisição com ampla pesquisa pro distrito do porto, mas ainda nao respoderam.

    Posteriormente eu havia mandado pra eles com a data exata que consta nos docs 8/8/1907, porém não acharam nada, e ainda perdi 10 euros mais iof kkkkk

  • @GabrielAyresPinto

    Por que solicitaram ao ADPorto?

    Solicitou no civilonline também?

  • editado May 2022

    @Guilherme Moreira

    Solicitamos ao ADGuarda dessa vez, escrevi errado, é tanta informação que misturei as pessoas.

    Eu pedi uma consulta de certidão no civilonline com a data precisa da Maria Candida, mas eu fui ingenuo. pedi no CRC de Trancoso, e eles me encaminharam para a Guarda.

    E como não temos conta no exterior, fiquei receoso de pedir varias consultas caso não encontrem.


  • @Leticialele boa tarde!

    Vc sabe nos dizer se é necessário a certidão do casal portugues? Ou só a de um deles já é valido para iniciar o processo?

  • @GabrielAyresPinto

    Antes de solicitar a nacionalidade portuguesa precisa transcrever o casamento dos portugueses realizado no Brasil. Então precisa do batismo de ambos.

    Não encontrou o batismo da Maria Cândida? Acho que vou conseguir encontrar, talvez amanhã receba uma pista... Vamos ver.

  • @Guilherme Moreira o kanaam pediu a busca na guarda entre 1904 e 1908 e não acharam nada .

  • @GabrielAyresPinto

    Acho que vou conseguir encontrar, talvez amanhã receba uma pista... Vamos ver!

  • Fui ontem no museu do imigrante pra ver se achava algo da chegada do Antônio e me indicaram mandar e-mail pro arquivo nacional, tenho dúvida se o registo de passaporte que postei acima é o dele, pq a idade bate.

    Achei o desembarque da mãe dele (Balbina Pinto) mas ele não tá junto

  • @Guilherme Moreira tomara!! Pq q nossa busca levou um caminho mto distante, parece que achamos mais irmãos do Antônio.

    Tudo parece tão semelhante, tomara que encontre algo, obrigado amigo, de coração.

  • editado May 2022

    Acho que encontrei a Maria Brites

    , só que em Pinhel, registro em 1912, pedi uma pesquisa.

  • MalabaMalaba Member

    Bom dia, meu nome é Rodrigo e estou com dificuldades para encontrar o assento de meu bisavô. Meu bisavô se chama João Gonçalves Martins e nasceu em Terroso, Póvoa de Varzim, até onde eu sei, em 1867.Poderiam me ajudar? Desde já agradeço.

  • editado May 2022

    @Malaba

    Rodrigo,

    Assento no. 11, nascimento em 09/07/1868, freguesia Terroso, concelho Póvoa de Varzim, distrito Porto (clica no tif 27):

    https://pesquisa.adporto.arquivos.pt/viewer?id=916809

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/17071/roteiro-para-solicitar-certidoes-nos-arquivos-distritais/p1

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.