Cartão cidadão e passaporte

17810121331

Comentários

  • Boa tarde! Finalizei meu processo de nacionalidade e obtive o meu assento. Gostaria de sanar, encarecidamente, algumas dúvidas em relação ao NIF e ao Número de Utente do meu primeiro cartão cidadão:

    1- O Cartão Cidadão, feito na embaixada de PT em Bsb, vai vir sem o NIF e sem o Número de Utente?

    2- Se eu fizer o meu Cartão Cidadão diretamente na loja do cidadão em Portugal, mesmo não sendo residente em Portugal, ele irá vir com NIF e Utente?

    De antemão, agradeço imensamente!

  • Ola. Estou com o processo encaminhado pelo ACP e estava tentando ver os próximos passos (si, eu sei que faltam meses). Eu tenho algumas consultas que talvez alguém tenha alguma resposta.

    O meu nascimento foi em Porto Alegre. Atualmente resido em Ushuaia, Argentina (coloquei este endereço no formulário enviado) e fiquei com uma dúvida em relação à emissão do CC e PEP. Eu posso solicitar desde Buenos Aires (ou alguma outra cidade aqui da Argentina)?

    No dia que receber o assento, eu vou ter assignado um consulado mais próximo à minha morada (literalmente no fim do mundo)?

    E se eu usar isto tudo como uma desculpa para viajar a Portugal, é possível fazer ambos documentos em um lapso curto de tempo? Ou é necessário estar por terras lusitanas por, sei lá, uma semana?

    Muito obrigado

  • @Brunicos

    O único consulado " de verdade" é em Bs As. Há alguns honorários, mas que normalmente não prestam esses serviços.

    Você pode ver que é necessário agendar com antecedência para BsAs. A próxima data de abertura de agendamento está prevista para fim de julho; pode ir acompanhando e ficar de olho pois se não vai ter que esperar provavelmente mais uns 4 meses para abrir de novo:

    https://buenosaires.embaixadaportugal.mne.gov.pt/pt/

    Sim, dá para tirar rapidamente em PT. O @gandalf pode te explicar melhor.

  • Muito obrigado @CarlosASP

    Tentei ontem a noite e agora pela manhã e nada. Talvez seja a desculpa perfeita para ir à Portugal mesmo. Se tu tiveres alguma info @gandalf seria fantástico. Obrigado novamente a todos do fórum.

  • Olá, gostaria de tirar uma dúvida, por gentileza... Uns dias atrás eu fui no Consulado de Santos para emitir o CC e o PEP, lá eu tirei as fotos e colheram a minha assinatura, eles deveriam ter tirado as digitais também?

  • Ola!

    Estou agendada para tirar o CC +Passaporte. O primeiro, após ser concedido a nacionalidade portuguesa para netos. Finalmente

    Esses documentos virão com meu nome de solteira porém tenho dúvidas a respeito.

    Sou divorciada mas qdo eu casei alterei meu sobrenome e hoje ainda mantenho o sobrenome de casada.

    Penso que uma vez que o casamento já não existe mais não há a necessidade de fazer qualquer transcrição. Correto?

    Mas como fica essa questão dos sobrenomes? Há necessidade de atualizar isso para emitir o CC +Passaporte ou segue normal considerando os sobrenomes de solteira? Em algum momento é obrigatório informar a Portugal que tive alteração de sobrenome?

    Os processos são tão morosos e o consulado aqui em São Paulo é de difícil acesso que eu queria ter essa informação para não perder a oportunidade de fazer tudo corretamente no dia que agendei lá.

    Se alguém puder esclarecer eu agradeço imenso

    Aguardo

  • @CarolinaVieira , para ficar com o mesmo nome que usa no Brasil, terá que transcrever seu casamento em Portugal.

    Não sei qual a data do seu agendamento, mas o Consulado de Santos tem feito a transcrição com rapidez.

    Depois, se e quando você quiser, homologa seu divórcio em Portugal.

  • Não faço questão de ficar com o mesmo nome que uso no Brasil. A não ser a isso seja mandatório.

    Desculpe ainda fiquei com dúvida. É possível emitir o CC + Passaporte nos nomes de solteira e fazer a transcrição posteriormente apenas para atualizar status em Portugal ou obrigatoriamente tenho q fazer a mudança?

    Dependendo da sua resposta talvez valha apenas voltar para o nome de solteira no Brasil… :)

    Agradeço antecipadamente a atenção

  • @CarolinaVieira , o correto é registrar todos os atos de sua vida civil em Portugal.

    Se você fizer o CC e o passaporte antes de transcrever o casamento, ficará com o nome de solteira em Portugal.

    Não sei se você pretende casar novamente, se não faz diferença ter um nome em cada país... Veja qual sua situação específica antes de fazer a escolha. Se desejar, me avise e eu mando uma mensagem privada e você tira suas dúvidas por lá. Envelope no canto superior direito, ao lado do sino de notificações.

  • Olá Leticia, muito obrigada pela atenção.

    Minha intenção é fazer tudo corretamente porque a conquista da cidadania foi um processo exaustivo e custoso. Essa noticia da transcrição do casamento me pegou de surpresa....Se puder me mandar uma mensagem eu te agradeço, seria uma forma de te contar um pouco melhor e em particular sobre o caso. Te aguardo e agradeço antecipadamente.

  • @CarolinaVieira , já mandei a mensagem privada.

  • @rodriguesrd

    Entendi que quando você escreveu BSB, você se referia ao escritório consular anexo à embaixada em Brasília, e não Buenos Aires.

    Ao fazer o seu CC, você fixa o endereço eleitoral. É pra onde vão mandar a correspondência em tempos de eleição, para você votar pelo correio. (eu sei que não foi isso que perguntou, mas estou acrescentando esse ingrediente). Esse endereço pode ser mudado depois. Pessoas mudam de endereço todo o tempo, e não precisa refazer o CC por isso. Mas tenha isso em mente.

    Já o cartão não terá NIF e Utente ao ser emitido, nem em Brasília, nem no IRN. Para isso, você tem que ter um endereço fixo em PT, e tem que ter a figura de um "representante fiscal", que atesta por você. Essas coisas demoram uns 6 meses para ser estabelecidas.

    Me parece que terá que trocar o CC quando tiver, não pode apenas acrescentar, mas não tenho certeza disso. Ter o CC antes é condição necessária para depois pedir e incluir o NIF e Utente.

  • @Brunicos

    Para fazer seu CC e Passaporte (PEP) em Portugal, basta se dirigir pessoalmente com algum documento e o seu assento ao Campus da Justiça, no Parque das Nações em Lisboa, e fazem o CC pela manhã, retira no mesmo dia à tarde, pede o PEP (tira a foto e assina o documento) e pode retirar o PEP no dia seguinte na loja do aeroporto, ou optar por receber pelo correio em menos de 1 semana. https://irn.justica.gov.pt/Contactos-do-Registo/Departamento-de-Identificacao-Civil-Campus-de-Justica-Parque-das-Nacoes

    Faz em outros lugares, mas não é tão eficiente como lá. https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/284301/#Comment_284301

  • Muito obrigado @gandalf

  • Boa tarde, pessoal. @gandalf te marco, pois vi que tem mais conhecimento sobre o assunto.


    É possível fazer o pedido de cartão cidadão na loja do cidadão estando no Brasil? Seja enviando os documentos diretamente para lá (tal qual na cidadania, ao enviar documentos para o ACP) ou por procuração para um amigo meu que reside em Portugal?

    Quero fazer meu cartão cidadão e meu passaporte. Caso não seja possível das maneiras que mencionei irei fazer pessoalmente em Portugal em setembro. A ideia seria adiantar para já poder entrar em Portugal com esses documentos.

    Muito obrigado!

  • @MatheusSSM , não é possível pedir à distância!! Tem que tirar foto e fazer a biometria (colheita de digitais, inclusive)

  • @Leticialele , muito obrigado pela resposta. Vou solicitar quando estiver por lá então! Era só para não ter que ficar parado em algum lugar esperando o documento (principalmente o passaporte que demora mais). Valeu!

  • Olá, bom dia! Apenas para trazer uma informação para vocês... Eu fui até o Consulado de Santos para tirar o CC e PEP no dia 25/03, ontem dia 27/04, os documentos chegaram na minha casa, praticamente 1 mês depois...

  • Olá @Mayara Cruz, obrigado pelo relato! Mas, só para tirar a dúvida, o documento que chegou ontem foi apenas o CC e agora você terá que ir ao Consulado novamente para colher dados para o PEP, é isso? Porque sempre nos relatos vejo que, mesmo que tenha pedido os dois, a pessoa sempre recebe primeiro o CC, porque ter o CC é obrigatório para solicitar o PEP, se não me engano. É isso mesmo, ou você realmente colheu os dados para os dois em uma visita só ao Consulado e recebeu os dois juntos?

    Outra dúvida, você fez pelo Consulado de Santos, mas, você é de Santos mesmo ou de São Paulo capital, ou outra cidade do estado de SP?

  • Oi @PedroGaspar, foi uma única visita e recebi os dois juntos também. Moro na Capital mesmo e não tive problema em solicitar por Santos.

  • editado April 2022

    Bom saber @Mayara Cruz, obrigado pelas respostas!

    E foi tranquilo para agendar a visita ao Consulado, ou só tinha vaga lá pra frente, como no Consulado de SP?

  • @PedroGaspar, você sabe enviar mensagem no particular? Ai, eu te explico...

  • Olá boa noite,

    Alguém poderia me tirar uma dúvida ? Eu estou me organizando para ir a Lisboa e gostaria de saber se eu conseguiria solicitar meu cartão cidadão e meu passaporte por lá.

    Não moro e não estou indo para morar, vou somente para conhecer e ficar uns 20 dias.

    Eu tenho meu registro de nascimento conquistado por atribuição e também tenho minha transcrição de casamento.

    Alguém saberia me dizer se com somente esses documentos eu consigo ?

    Eu preciso agendar um horário ? Ou posso ir direto no DEPARTAMENTO DE IDENTIFICAÇÃO CIVIL - CAMPUS DE JUSTIÇA (PARQUE DAS NAÇÕES)

  • @Leticialele Bom dia, Leticia, você tem ideia de quanto tempo está demorando para chegar o passaporte (sem urgência) feito no consulado do Rio de Janeiro (entregue pela DHL)?

    obrigado!

  • @Rogeralv , deve levar uns 15, 20 dias.

  • Obrigado @Leticialele

    ainda está neste prazo o meu.

  • Alguém conseguiu fazer agendamento no Consulado de SP para tirar Cartão Cidadão e Passaporte? Estou tentando faz uns 15 dias, em horários diferentes e nunca tem vagas.

    "De momento não existem vagas disponíveis, por favor tente mais tarde."

  • @Nilton Hessel vi seu comentario sobre o novo site e realmente ele esta um pouco confuso, o agendamento de CC e Passaporte por exemplo, no inicio do cadastro você escolher Santos, esse será o unico lugar que conseguira ver a agenda, ele não te da a opção de escolher entre Santos e SP, eu acabei fazendo dois cadastros um com a opção Santos e outro SP, só que infelizmente nunca tem vaga disponivel. Sabe me informar algo a respeito? tem um dia especifico que abre a agenda deles? Obrigada.

  • @isabelfontinha ...

    Realmente...As tratativas com os Consulados parecem sempre estar envoltas em uma atmosfera de dificuldade extrema...Tem que se ter muita perseverança...Paciência...E uma boa dose de sorte para conseguir resolver as coisas com eles sem arrancar os cabelos...

    Em relação ao novo site...Confesso que eu ainda estou "Tateando no escuro"...Estou aprendendo junto com vocês...

    Não posso porém ter certezas sobre o sistema do novo site...Isso porque ainda não fiz nenhuma solicitação...E me parece que só seguindo adiante no agendamento/solicitação até o fim será possível compreender o processo como um todo...

    No meu caso...Como já tenho documentos Portugueses desde 2016...E fiz a renovação pelo CGPSP recentemente...Quando eu tento agendar...Só aparece a opção de fazer pelo Consulado Geral em São Paulo...

    Mas algumas questões parecem estar já estabelecidas...Como o preenchimento do requerimento á mão e pagamento por transferência bancária...Tanto para SP/SP quanto para SANTOS/SP...

    Sobre os agendamentos para os documentos...

    Renovei meus documentos...(CC e PEP)...No final de 2021...Na época a dificuldade de agendamento era semelhante ao que estamos vendo hoje...Como percebi que tinha gente conseguindo...Cheguei a conclusão que precisava continuar tentando...Foi oque fiz...Eu ficava acessando o site várias vezes por dia...Todos os dias...Até conseguir...

    Voltando aos dias atuais...Como recentemente pessoas relataram que conseguiram agendar...Como é possível ver aqui...:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/287041/#Comment_287041

    Creio que o jeito é se "pendurar no site" até conseguir uma vaga...

    Tem que insistir...

    Boa sorte...!!!

    Ah...Não sei se você leu esse comentário aqui...:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/287472/#Comment_287472

    É uma reflexão sobre os agendamentos que por alguma razão precisam ser cancelados...Podemos deduzir que essas datas sejam disponibilizadas pelo Consulado de imediato...Caso contrário seriam perdidas...

    Se eu precisasse de um agendamento para CC e/ou PEP hoje...Eu acessaria o site 800 vezes durante o dia...Rssss...

  • @Leticialele boa tarde, Letícia. De novo em relação ao passaporte, você sabe se existe algum local onde possamos acompanhar a entrega pela DHL dos passaportes feitos no consulado do Rio de Janeiro. Obrigado!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.