Transcrição de casamento em Portugal ou Consulado

2»

Comentários

  • @plsabino

    Quem respondeu foi o @Nilton Hessel mas eu posso complementar.

    A transcrição de seu avô só faz uma vez, e ele ficará como casado em PT.

    Pode mandar xerox simples do assento de transcrição do casamento do português que já foi feito.

    O primo de sua mãe vai precisar pedir outra certidão de batismo original no Arquivo Distrital do Porto para o processo.

  • Ok! Desculpe pela confusão. Obrigado, @Nilton Hessel e @gandalf !


    já estamos providenciando o novo documento do AD do Porto. Alguma sugestão sobre se seria melhor fazer o processo de transcrição em Portugal ou no Consulado do Rio (onde moramos)?


    grato!

  • @plsabino

    Certamente no Rio é um dos melhores lugares para a transcrição.

  • Bom dia, pessoal!

    Estou para enviar os documentos para fazer a transcrição de casamento dos meus avós no Consulado do RJ.

    No site, diz para enviar as originais. Meu caso se enquadra nesse texto que marquei em amarelo.

    Tenho dois tipos de certidões:

    a) Tenho as certidões digitadas apostiladas para enviar na próxima etapa que será em Portugal ( a naturalização propriamente dita)

    b) Tenho as certidões reprográficas com selo em alto relevo.

    Ideia: Pensei em mandar essas das cópias reprográficas com o selo em alto relevo e também mandar uma cópia simples das digitadas apostiladas para uma questão de compreensão mesmo, pois não sei se considerarão ilegíveis as reprográficas.

    Que tal a minha ideia? Boa ou desnecessária?


  • @Claudinha , mande apenas as digitadas, o pessoal do Consulado não lê as reprográficas.

    Coloque, junto aos documentos, um envelope do Sedex, já preenchido com seus dados como destinatário, e eles devolvem os documentos.

  • editado February 2022

    @Leticialele Morrendo de medo que não devolvam...tá tudo tão caro e tão trabalhoso... Elas estão apostiladas...Eu vou precisar delas para enviar para a Conservatória em Lisboa para o processo de naturalização propriamente dito. Mas fazer o que...vou mandar e rezar pra devolverem. :)

  • @Claudinha , eles devolvem, com certeza!! Mas não esqueça de mandar o envelope plástico do Sedex.

  • @Leticialele Obrigada pela força!

  • Estou na mesma dúvida que a @LILIA_ODT. Aliás Lília, se puder me dizer o que resolveu fazer agradeço.

    Preciso transcrever o casamento dos meus pais para tirar o documento do meu irmão menor de idade, pois foi minha mãe a declarante do nascimento. Olhei no fórum e me falaram que por Portugal está demorando muitos meses para transcrever o casamento. Pelo Brasil, meu pai mora em Curitiba agora pois mudou recentemente, mas nos documentos esta o endereço antigo dele, em Minas Gerais. Seria uma opção mandar para algum desses consulados? Ou então se alguém puder me informar alguma conservatória em Portugal mais rápida também agradeço, as certidões do meu irmão vencem em agosto, então precisava que a transcrição saísse antes desse prazo.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.