Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

1111011111113111511161452

Comentários

  • editado January 2022

    @gandalf eu não estou me aguentando de ansiedade kkkkk vamos esperar a proxima segunda com fé em Deus e muito suco de maracujá.

  • @Rachel_nunes76 assim que sair a transcrição do seu casamento e se vc não tiver sido a declarante da sua filha, ela pode iniciar o processo dela = no processo dela, deve estar a transcrição do seu casamento e a sua certidão averbada com o casamento.

    Caso vc tenha sido a declarante, pode enviar (mas alguém deve confirmar essa informação)

  • Bom dia hoje o processo do meu avô foi da bolinha 2 para a 7 marrom! Agora apenas esperar o Registro de cidadão! Processo iniciado 17/09.

    Saberiam dizer o tempo para esse registro e se após o registro já é possível dar entrada no processo do meu pai?

    Desde já agradeço muito as informações compartilharas por aqui.

  • O meu ainda está na bolinha 01 kkk processo 100x, chegou na ACP dia 24/09 e a senha dia 30/09.

  • @IgorMolina

    Olha na planilha, tem uma coluna com a estimativa dessa previsão, coluna 'O'

    Aproveita e atualiza a planilha;)

  • editado January 2022

    @Carloskw79 igual ao meu, sendo que o meu está igual ao seu outro processo. Bolinha 2 há um tempo já.

  • @Destefano será que é hoje? Hahahaha

  • Foram 149 dias desde que os documentos foram entregues no ACP.

    Processo de Filho (Art. 1C)

    N° 91xxx/2021

    31/08/2021 - Documentos chegaram no ACP.

    02/09/2021 - Senha recebida, bolinha 1.

    05/01/2022 - Bolinha 2.

    07/01/2022 - Bolinha 6 verde, aguardando o registro.

    27/01/2022 - Bolinha 7 concluída.


    Muito obrigado a todos que ajudaram. Agora partir para o proximo processo.

  • @Rogeriof, o @gandalf falou que era! É só conferir... Já conferiu agora o seu?

  • Galera, meu processo e o da minha irmã na bolinha 4 (marron) válido.

  • @Destefano conferi só 3949 vezes:)

  • Falei para o @gandalf que tava de boa, nenhum pouco ansioso. Tá seguindo. kkkkkk

  • @Destefano meu processo ainda na bolinha 01 mas o da minha irmã foi para a bolinha 04 "O seu pedido foi verificado, está completo e válido, e irá agora ser avaliado se cumpre os requisitos legais para lhe ser concedida a nacionalidade Portuguesa."

  • @Carloskw79 igual ao da sua irmã aqui também. Só não entendo como eles trabalham esses processos.

  • editado January 2022

    @Rachel_nunes76

    Fazendo como filha pelo ACP, tem demorado menos de 180 dias desde a chegada dos documentos na Conservatória.

    Se a transcrição estiver completa quando forem analisar daqui a 5 meses, não precisa mandar nada. Se quiser pode colocar até uma folha em branco escrito que a transcrição de casamento já foi feita pelo consulado XX, iniciada em dd/mm/aa.

    Saindo a transcrição, ela fica anotada no assento de nascimento, e eles verão quando forem analisar.

    Eu não gosto de correr as duas coisas em paralelo, porque pode ter algum erro na transcrição. Você não quer que o erro se propague, e vá ficando cada vez mais difícil de corrigir. Mas se mandar os dois em paralelo funciona sim (com esse pequeno risco). A da minha mãe teve 6 erros e tive que corrigir, mas é raro acontecer. Mas é contar com o ovo que a galinha ainda não botou.

    A transcrição você deve fazer pelo consulado da área onde mora. Os melhores são o do Rio (RJ e ES), o de Santos (SP e MS), e Brasília (DF), e fica pronto em 30 dias. Em BH (MG) fica pronto na hora, só aceitam pessoalmente, e você sai com ela na mão, mas tem que agendar.

    Cada consulado tem uma maneira ligeiramente diferente, e você deve verificar o website do seu consulado.

    Se mora fora da área de cobertura desses mencionados, explique.

  • @Rachel_nunes76 , assim que a transcrição for concluída, pode mandar o processo de atribuição de sua filha.

    Para economizar 10 euros, mande uma cópia simples do seu assento português e uma cópia simples da certidão de casamento portuguesa emitida após a transcrição.

  • Processo do meu Pai "R Castro" concluído. Já alterei na planilha.

    Processo de Filho (Art. 1C)

    N° 91xxx/2021

    31/08/2021 - Documentos chegaram no ACP.

    03/09/2021 - Senha recebida, bolinha 1.

    05/01/2022 - Bolinha 2.

    10/01/2022 - Bolinha 6 verde, aguardando o registro.

    27/01/2022 - Bolinha 7 concluída e e-mail do registro recebido por volta de 13:40 Hs. (horário de Brasília).


    O número do processo de registro 8.xxx/22 e o assento ficou na casa dos 6.xxx/22.


    Obrigado a todos, em especial ao @gandalf e a @Leticialele.

    A minha tia que conseguiu a aprovação e o registro em 9 dias no mês de setembro faleceu ontem e hoje foi o enterro, no mesmo dia em que meu pai recebeu o assento de nascimento dele.

    Ela tinha uma doença neurodegenerativa incurável e a nacionalidade portuguesa foi um fator que proporcionou momentos de felicidade e alguma esperança nesses poucos meses desde o deferimento.

    Também gostaria de externar minha gratidão a todos por terem contribuído para esses momentos e possibilitar ao filho dela a ingressar com o processo dele.

  • @Damasceno_de_Castro

    Parabéns pela conquista

    Meus sentimentos pela passagem de sua tia.

  • @Damasceno_de_Castro , parabéns a seu pai!

    Lamento pelo falecimento de sua tia, mas, pelo menos, ela teve alguns meses de felicidade por deixar um legado para seus descendentes - a cidadania portuguesa!

  • @Damasceno_de_Castro

    É uma história bonita, e de múltiplas conquistas. Sinto muito pela perda de sua tia.

  • Senhores, bom dia!

    No dia 24 chegaram os documentos para a transcrição no consulado do Rio, no dia 25 eles me enviaram a conta para transferência, o assento ficou pronto no dia 26 e chegou aqui em casa ontem dia 27. Estou impressionado com a rapidez do processo. Agora darei entrada na minha cidadania

  • @Damasceno_de_Castro linda história. Uma história real. Histórias reais nem sempre são só de alegrias. Força.

  • Senhores, bom dia!

    O assento de nascimento substitui a certidão de nascimento brasileira para o requerimento de filho? Tenho que mandar a certidão e o assento do meu pai ou só o assento? Grato

  • Bom dia,

    Vocês acham que existe a possibilidade de pedido de urgência na cidadania, pelo casamento, tendo em vista a intenção da filha iniciar a faculdade em Portugal em 2024?

    Claudia.

  • editado January 2022

    @Claufam dificilmente dariam essa urgência, até porque urgência não há. O processo de nacionalidade pelo casamento já está aberto? Acredito que daqui a 1 ano e meio, talvez se consiga essa urgência. De toda forma, eu não entendi bem... Como ela conseguiria essa nacionalidade, ela filha do casal, onde um está buscando essa nacionalidade pelo casamento?

  • editado January 2022

    @Zinho , para o processo do filho, basta uma cópia simples da sua certidão portuguesa.

    A certidão dele (seu filho) tem que ser por cópia reprográfica do livro, apostilada.

  • @Destefano, o pai já tem a cidadania, a criança já deu entrada no pedido de cidadania.

    Eu estou aguardando sair a transcrição do casamento para dar entrada no pedido da minha cidadania pelo casamento.

    Minha filha vai iniciar a faculdade em 2024 e pretendemos que ela estude em Portugal.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.