Acompanhamento de processo

@Leticialele

Boa tarde Leticia, como faço para rastrear meu processo?

«1

Comentários

  • @helenice , mande um email para rcentrais.admin@irn.mj.pt, dando seu nome, filiação, data de nascimento e Conservatória onde se encontra o processo e pedindo o número do processo e a chave de acesso ao site da nacionalidade.

    Em que Conservatória está seu processo? Se for na CRCentrais, têm levado de 3 a 4 meses para numerarem.

  • Boa tarde!

    @Leticialele

    Enviei processo para aquisição de nacionalidade por atribuição de minha mãe para Arquivo Central do Porto via DHL, o processo foi entregue ao ACP agora dia 10/1/2022.

    Devo fazer o mesmo procedimento acima enviando e-mail para rcentrais.admin@irn.mj.pt, dando nome, filiação, data de nascimento e informando que o processo deu entrada pelo ACP, pedindo o número do processo e chave de acesso ao site da nacionalidade?

    Poderia informar qual é o site de acesso da nacionalidade portuguesa?

    Grato pela atenção

  • @joaocbhorta , aguarde o e-mail do ACP. Eles levam uns 10 dias.

    O site da nacionalidade é https://nacionalidade.justica.gov.pt/

  • Boa tarde!

    @Leticialele

    Recebi hoje pela manhã o e-mail com o número do processo e chave de acesso, isso no quarto dia após a ACP receber a documentação, estou muito contente.

    Mas as previsões dadas no site da nacionalidade.justica.gov.pt é de duração total do processo entre 24 e 29 meses, caso a documentação esteja completa.

    Leticia, pela sua experiência, o processo na ACP poderá vir a ser concluído em menos tempo?

    Grato pela atenção.

  • @joaocbhorta , não se impressione com os prazos que constam no site. Não são cumpridos...

    Os processos no Arquivo Central do Porto têm levado uns 6 meses, mais ou menos. Ficam meses na bolinha 1 e, de repente, se tudo estiver correto, pulam da 2 para a 6 e, após, mais uns 30 dias para sair a certidão portuguesa.

    Boa sorte!!

  • Olá Leticia!

    Boa noite,

    Meu processo caiu em exigência, ( Pai para filho) no qual foi recebido de volta junto com a exigência pedida em 26/11/2021

    Minha pergunta e; Depois de recebido quando tempo leva para a Bolinha 04 sair da marrom?

    estou preocupado, pois a exigência era só para enviar uma certidão de óbito, apostilei e reconheci firma do escrevente para ficar mais garantido.

    mandei e-mail para a ACP, eles me responderam dizendo que havia recebido e seria entregue a conservadora.

    Será que demora para a mudança do status?

    grato!

  • @Ubiraci1976 , não costuma demorar muito, atrasa o processo em aproximadamente 1 mês.

  • Que bom,estava preocupado!

    Agora e segurar a ansiedade para a mudança do status e conclusão do processo.

    Pela planilha era para ter sido concluído em dezembro.

    Obrigado!

  • Boa tarde!

    Em 31/08/2021 a CRC de Lisboa recebeu toda a documentação relativa ao pedido de nacionalidade de meu pai que é neto de portugueses.

    Até hoje não foi recebida nenhuma informação, vendo os comentários acima enviei um e-mail pedindo informações sobre o processo, bem como o número e chave.

    Pergunto se o prazo sem nenhuma informação está normal?

    Obrigada

  • Boa tarde, por favor informar o que significa ACP?

  • @ROGERIACPS , sim, Lisboa demora muito para numerar os processos! Meses!

    ACP significa Arquivo Central do Porto, uma das Conservatórias em Portugal. Atualmente, a mais rápida para o processo de filhos.

  • Meu processo está na CRC de Lisboa, entrou agora na segunda bolinha. Depois disso o prazo está em quanto tempo, para o termino?

    Alguém tem essa informação?

  • @Leticialele boa tarde!

    Enviei e-mail ontem à tarde e hoje recebi resposta com o número do processo e chave de acesso (depois de 5 meses!).

    Um amigo me disse que mesmo não havendo prioridade para idoso, houve alguns processos que foram concluídos rapidamente, conforme dados da planilha.

    Como faço para acessar os dados da planilha que esse meu amigo mencionou?

    Obrigada

  • Boa tarde, por favor

    Vi o comentário acima, e minha situação é igual de RGERIACPS. Já mandei o processo para Lisboa mas até agora não tive retorno.

    Qual e-mail devo mandar? Se tiver alguma numero de telefone também.

    Aguardo

  • @Leticialele boa tarde!

    obrigada pelo envio da planilha

  • @FlavioSerrano boa tarde!

    enviei e-mail para : rcentrais.admin@irn.mj.pt - informei o nome completo, data de nascimento e filiação

  • Muito obrigado. Tenha um bom final de semana.

  • @ROGERIACPS

    A tal "prioridade para idosos" em processos de netos parece ter desacelerado muito nos últimos meses.

    Na planilha tem uns poucos que foram muito rápidos - mas eram processos com urgências bem específicas relatadas aqui no fórum.

    Já os idosos "sem urgência", vai ver que na planilha há processos que vão completar um ano desde a chegada (e agora parados na fase 4 há meses). E os que foram numerados nos últimos 6 meses não se moveram desde a numeração.

    Como Lisboa tem levado uns 4 meses para numerar os processos e ,antes disso nem se sabe que é de idoso, acho melhor recalibrar suas expectativas para ver alguma movimentação ainda em 2022, Se vier algo, será lucro.

  • @CarlosASP agradeço sua resposta, mas eu não nada do que me falaram na tabela, por isso lancei a pergunta.

    Como meu pai completará 80 anos, a cabecinha dele está começando a falhar e temo que na hora X ele nem entenda mais nada.

  • LEO48LEO48 Member

    Boa noite pessoal!


    Consegui cumprir a exigência da bolinha 4 laranja com a certidão original certificada do meu avô graças a ajuda da leticialele e gandalf.

    Agora passou para bolinha 6 marrom, aguardando a decisão final do conservador. Pergunto: como a exigência foi cumprida, ainda existe a possibilidade de indeferimento do processo por algum outro motivo?

  • @LEO48 , não é provável que surja outra exigência.

  • @Leticialele boa noite minha amiga! Essa lista q vc colocou consigo ver o andamento do meu processo? Pelo nome? O meu estar na bolinha 7 aguardando o assento .

  • @Fernandobjj , a planilha é iniciativa do Fórum, e é alimentada pelos próprios foristas! Cada um coloca os dados de seu processo e informações sobre o andamento!

  • LEO48LEO48 Member

    Boa noite!

    Vou aguardar, muito obrigado Leticialele!

  • Bom dia pessoal,

    Enviei meu processo de atribuição de neta para Lisboa por DHL em 13/04/22 e foi recebido no dia 22/04/22 às 15h07. Levou alguns dias a mais para chegar em Portugal devido a greve na Receita Federal aqui no Brasil. Como não tenho ainda o nr. Processo, já devo incluir os dados na planilha?

    Obrigada!

  • @Leticialele

    Meu processo na ACP - Arquivo Central do Porto estava caminhando bem desde o seu recebimento em 14/01/2022.

    Em 30/05 último cheguei ao nível 4 Verificação de Documentos com a esfera na cor marrom, com a seguinte informação: "seu pedido foi verificado, está completo e válido, e irá agora ser avaliado se cumpre os requisitos legais para lhe ser concedida a nacionalidade Portuguesa".

    Hoje 11/06 consultei novamente e o processo continua no mesmo nível 4, mas com a seguinte mudança na informação: "O seu processo não está completo, tal como foi notificado. O seu pedido estará nesta fase até à receção e registo pelos nossos serviços da documentação em falta. Se no prazo indicado ainda estiver incompleto, será objecto de indeferimento".

    Contudo, até o momento não recebi nenhuma notificação do motivo pelo qual o processo que antes estava completo passou a estar incompleto.

    Como devo proceder já que não fui notificado?

    Grato pela atenção.




  • editado June 2022

    @joaocbhorta , ligue para a Linha de Registos (terça feira, segunda é feriado em Portugal), às 5 da manhã (horário de Brasília) para perguntar o que está faltando.

    Deve ser alguma bobagem (selo do cartório, por exemplo)

    LR: +351 211 950 500 opção 1 opção 1

    Coloque 20 reiais no Skype, dá e sobra!

    Boa sorte!!

  • @Leticialele

    Só pra confirmar, a resposta que você deu acima é pra @joaocbhorta sobre a questão postada às 12:28 correto?

    Grato pela atenção.

  • @joaocbhorta , sim, desculpe!!!

    Cliquei errado, vou editar!!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.