Mito ou verdade (prova de vida)

editado February 2022 em Tenho como conseguir?

Pessoal, bom dia, tudo bem? Preciso saber se é VERDADE ou MITO, sobre minha dúvida:


Realmente é necessário prova de vida para pessoas acima de 80 anos no processo 1C? Estamos para enviar o Formulário da minha Bisavó qie tem 89 anos, porém me falaram em um fórum que seria necessário, procurei em diversos artigos ou até mesmo nas regras das Conservatórias e não encontrei. A mesma tem um RG de 10/2021, super atualizado, além de ter assinado o formulário presencialmente e reconhecido firma por autenticidade, seria necessário?

Comentários

  • @Samuel_Barcala_Nunes , não está escrito em local algum, mas será objeto de exigência se não for mandada! A única Conservatória que não exigia prova de vida era Tondela, quando a Conservadora antiga estava lá.

  • @Leticialele sabe como eu faço essa prova de vida? Deve ser feita como? Pois isso é algo que ainda tenho dúvida, é difícil ficar levando minha Bisavó pra cima e pra baixo. Pode ser feita em cartório? Consulado? Agência bancária? Sabe me dizer?

  • @Samuel_Barcala_Nunes , há duas maneiras: Levando-a para assinar o Formulário no Consulado de Portugal que atenda à região em que você mora, OU fazendo um documento , em cartório, atestando que ela está viva.

  • editado December 2021

    @Leticialele esse documento em cartório como funciona? Eu entrei em contato com 3 para perguntar se faziam prova de vida e os mesmos disseram que não. Sabe me dizer? Falei com os melhores cartórios de SP.

    Esse documento para comprovar vida é difícil fazer em cartório? Pois já falei com esses 3 e nenhum faz.

  • @Samuel_Barcala_Nunes , eles podem emitir uma certidão dizendo que a pessoa esteve lá no dia tal, aparentando estar bem de saúde física e mental. É algo bem simples!

  • editado December 2021

    @Samuel_Barcala_Nunes

    Eu lhe mandei os links de posts que relatam que é VERDADE. Não é mito. Passou a ser exigido no ACP a partir de 2018.

    Lhe mandei uma carta de exigência do ACP (tem várias), e a resposta da Conservatória.

    Mas depende de interpretação do conservador. Um pode pedir, e outro não.

    Nesse momento é trivial fazer em cartório, e apostilar. Eles sabem como fazer isso. Você não ia querer cair em exigência por causa disso, e gastar muito mais depois, mas pode ser sua escolha correr o risco. Quem já passou por exigências sabe a amolação, custo e stress que isso representa.

  • @gandalf do céu e @Leticialele, eu acabei de ir no cartório, mais um cartório e eles não sabem que protocolo é esse, vocês tem algum modelo ou link? Estou tendo dificuldade quanto a como requerer isso...

  • editado December 2021

    @Samuel_Barcala_Nunes , não é protocolo!!

    Peça para falar com um escrevente. Explique que precisa de uma prova de vida de uma pessoa idosa.

    Basta escrever que a Sra Fulana de Tal, identidade XXX, residente na Rua Tal, bairro, cidade, estado, compareceu a este Cartório em XX/XX/XXXX, aparentando estar bem de saúde e lúcida.

    O referido é verdade e dou fé.

    Data, assina.

    Reconhece a firma e apostila.

    Para não sair zanzando com sua avó para lá e para cá, vá ao Cartório antes e combine tudo. Alguns até comparecem na residencia!!

  • @Leticialele quem assina é o responsável do cartório ou a minha bisavó?


    Estou fazendo esse modelo, o que acha?

  • @gandalf o que acha do modelo? Serve?

  • editado December 2021

    @Samuel_Barcala_Nunes

    Quem declara e assina é só o tabelião, e depois faz o apostilamento da assinatura dele. (apague linhas pra assinar o nome dela)

    Tem um modelo aqui: http://www.spprev.sp.gov.br/arquivo_download/modelo_de_declaracao_de_vida_e_estado_civil.pdf

    O formato é livre, e o que a Leticialele passou é suficiente. O documento apenas tem que dizer que ela esteve presente no cartório, e que está lúcida.

    Isso cumpre o requisito de estar viva, e "manifestar a vontade", para se tornar portuguesa.

  • @gandalf e @Leticialele muito obrigado mesmo pelas dicas, amanhã estarei levando a mesma no cartório, além disso, deixa eu perguntar, no documento que o tabelião vai escrever, tem que constar algum coisa escrita tipo "Onde a mesma demonstra interesse em se tornar uma Cidadã Portuguesa"? Isso se faz necessário?

  • @Samuel_Barcala_Nunes , não é necessário. Isso ela já fez quando assinou o Formulário!

  • @Leticialele e @gandalf uma dúvida que me veio a cabeça, uma Declaração ou um Atestado de um Médico serve? Pois aí faríamos o Atestado virar uma Ata Notarial ou algo do tipo e conseguiriamos apostilar, será que funciona?

  • @Samuel_Barcala_Nunes , eu usaria isso como último recurso, se não conseguisse a certidão no Cartório.

    Vá vestido de azul, seja bastante gentil e simpático e peça para falar com o escrevente. Tenho certeza de que vai conseguir.

  • @Samuel_Barcala_Nunes eu estou enfrentando o mesmo problema nos cartórios de notas na minha região. O tabelião diz que não pode fazer declaração desse tipo. Ele diz que o tabelião não pode participar do ato e tem o dever apenas de registrar.

    @Leticialele e @gandalf

    E agora, José?@LeticiaJ

  • @Samuel_Barcala_Nunes  e @Bentinho vocês conseguiram fazer a prova de vida no cartório? Eu fui em três e nenhum aceitou fazer. Agendei para fazer no consulado, mesmo no site do consulado dizendo que não faz prova de vida sem solicitação da conservatória. Vou tentar sorte.

  • @ReSampaio Lhe respondi por Mensagem Privada.

  • editado February 2022

    Boa tarde,

    Como também estarei necessitando fazer uma prova de vida para o processo da minha avó, fiquei interessado na resolução do caso desse tópico.

    Algum de vocês conseguiu realizar a PV em cartório?

    @Samuel_Barcala_Nunes @Bentinho @ReSampaio

  • MInha experiencia quando fiz o processo de minha mae de neto ela estava com 90 anos nao fiz prova de vida so que a identidade dela era recente talvez essa seja a prova de vida .. MINHA EXPERIENCIA

  • @Samuel_Barcala_Nunes

    @luis_andrada

    @ReSampaio

    Olhem o caso do @Jonvasques , que fez recentemente uma PV:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/277413/#Comment_277413

    Vcs podem usar esse modelo.

    Leiam o tópico, a partir da msg acima.

    Nesse tópico, dá bastantes detalhes.

    Liguem para os cartórios primeiro.

    Os de Notas fazem sem problemas.

  • @Bentinho

    Olhe a msg anterior a esta.

    Pode te ajudar.

  • @luis_andrada

    De nada.

    Se precisar, basta pedir.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.