Documentação e prazo

@gandalf Preciso muito de ajuda. Estou com os documentos do meu irmão pra enviar pra Lisboa e preparei a documentação de neto, minha mãe é filha de português, é viva, divorciada, porém não fizemos a dela, estou fazendo para o meu irmão, tirei os documentos a cinco meses, ou seja, no mês que vem já vencerão ( dezembro)? Quanto mais eu leio mais receosa fico de enviar..Vocês poderiam me orientar?

«1

Comentários

  • @yaratozi , as certidões têm validade de 1 ano entre a emissão e a numeração do processo.

    Seria muito mais rápido e fácil se sua mãe fizesse como filha! Tente convence-la!

  • @Leticialele obrigada pela resposta! É que ela é divorciada e teria o custo do divórcio , correto? E já autentiquei os documentos do meu irmão..

  • @yaratozi , vocês são filhos do primeiro casamento?

    Caso positivo, não precisa averbar o divórcio, apenas transcrever o casamento, após a obtenção da cidadania.

    Apenas se forem filhos do segundo casamento é que é necessário transcrever o 1º casamento, homologar o divórcio e transcrever o 2º casamento.

  • @Leticialele somos sim. Valeria a pena deixar de lado essa documentação toda que tirei e fazer a dela, pra só posteriormente enviar a dele? Em questão de tempo saberia me dizer o que é mais vantajoso?

  • editado November 2021

    @yaratozi , a atribuição de sua mãe, como filha, sairia em 6 meses pelo Arquivo Central do Porto.

    Depois, mais uns 30 dias, no máximo, para transcrever o casamento, pelo Consulado de Santos ou do Rio de Jjaneiro

    Transcrito o casamento, mais 6 meses para os processos dos filhos, também pelo ACP.

    O processo de netos leva de 24 a 30 meses e só tramita na CRCentrais -Lisboa.

  • @Leticialele Suas informacões são preciosas! Muito obrigada!

  • Pessoal, bom dia!


    Preciso da ajuda urgente de vocês, dei entrada na minha cidadania de avô para neto em agosto de 2019. Ocorre que no dia 12 de novembro deste ano, teve um despacho pedindo certidão original do meu avô artigo 41 n 1 alínea B, prazo 20 dias, pois no protocolo foi anexada somente a cópia simples da certidão. Estou sem saber o que fazer, pois por insegurança pedi que uma advogada protocolasse, acompanhasse e me fornecesse o numero do processo, o ultimo contato que tive com a advogada foi no dia do despacho, de lá pra cá não consigo mais fazer contato com a mesma, ou seja, ela não me responde e nem atende as ligações dando sempre uma desculpa e quando resolve responder via whatsapp não diz sim ou não referente o protocolo da nova certidão e pela minhas contas já passou o prazo, vocês podem me sugerir alguma alternativa??? pois não sei o que fazer uma vez que a advogada esta como minha representante legal. informo ainda que o processo esta na fase da bolinha 4 verificação de documentos. Por favor aguardo uma resposta de todos se possível??? Muito obrigado.

  • @LEO48 , não tem como você pedir a certidão de seu avô e mandar diretamente para a CRCentrais?

    Mande um email, em nome da Conservadora responsável pelo processo, colocando em assunto EXIGÊNCIA URGENTE

    Explique que está tendo problemas com a advogada e pede uma dilação de prazo.

    Providencie a documentação e mande.

    Você já pagou o total dos honorários advocatícios?

  • editado December 2021

    @LEO48

    Ligue na Linha de Registos, e peça que te passem a informação de como está a exigência, se já foi satisfeita ou ainda está pendente.

    Depois faça o que a Leticialele lhe disse. Mande o documento diretamente para a Conservatória, e esqueça essa advogada. Cut the losses. O que perdeu está perdido, e não insista no erro. Vida que segue. Se você não indicou essa advogada no processo como sua procuradora, não há muito que ela consiga fazer. Melhor pra você. Mande por DHL-express com uma cópia da exigência.

    Leia: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/270740/#Comment_270740

    Ligue, saiba qual é a situação, pergunte como pode obter uma cópia impressa da exigência (parece que vc já tem). Retome o controle, e faça você mesmo o que está sendo exigido. Você chegou a pedir uma certidão original no Arquivo Distrital? Para seu processo tem que mandar o original, com carimbo em relevo e assinada com tinta. Isso foi o que causou a exigência. https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/19965/assento-de-batismo/p1

    Vai ter que ligar na LR algumas vezes, uns 30 dias depois que receberem a certidão, e perguntar novamente. É o único jeito de saber se a exigência foi satisfeita, ou se teve uma segunda exigência. Mandando a carta, o seu processo ficará ativo. Só depois do processo ficar sem resposta por 6 meses é considerado "em deserção", e ser indeferido.

  • Boa tarde, Leticialele e Gandalf!

    Primeiramente queria agradecer vocês pelo retorno, muito obrigado!


    leticialele e Gndalf, paguei os honorários sim! 250 euros que ela me pediu para dar entrada dizendo que seria mais rápido se ela advogada o fizesse, pois o restante foi eu que fiz, ou seja, toda documentação, apostilar e etc.. meu deu um trabalho muito grande, entreguei o processo pronto para ela protocolar faltando somente a certidão original do meu avô, pois na época ela me disse que não tinha problema entrar com a certidão simples, essa foi única pendencia que não consegui resolver (certidão). O e-mail para pena pedir prorrogação do prazo na conservatória central seria este, civil.lisboa@irn.mj.pt, pois este é que está no protocolo com a listagem de documentos, ou teria outro que possa indicar???

    sinceramente tenho pesquisado na internet e pra ser sincero com vocês, não sei o caminho ao certo para solicitar esta certidão original do meu avô e enviar para conservatória de Lisboa, sabe de algum conteúdo que possa me ajudar??? Já observei muitos artigos na internet e gostaria de saber se possível, como fazer esse procedimento de solicitar a certidão e enviar para conservatória central de Lisboa.

    DADOS DO MEU AVÔ:

    Nome: Francisco da Silva

    Data de nascimento: 15/10/1903

    Data do registro: 29/10/1903

    Pai: Augusto da Silva

    Mãe: Maria Ferreira

    Freguesia: Rio Tinto

    Concelho: Gondomar

    Distrito: Porto


    Agradeço vocês de coração!

  • @LEO48

    Batismo do Francisco - https://pesquisa.adporto.arquivos.pt/viewer?id=1551765 m0170.tif. Assento número 332

    Solicite a certidão certificada ao Arquivo Distrital do Porto - https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/17071/roteiro-para-solicitar-certidoes-nos-arquivos-distritais/p1

    Assim que receber, mande, por DHL, para a CRCentrais - Lisboa, em um envelope onde escreverá

    URGENTE - EXIGÊNCIA DO PROCESSO XXXX/XX, em nome de XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

    Boa sorte!!

  • Muito Obrigado Leticialele!


    Sabe dizer se posso fazer a postagem da certidão direto do Porto para CRCENTTRAIS DE LISBOA ao invés de postar para o BRASIL???

  • @LEO48 , confesso que não sei se alguém do Arquivo Distrital faria isso.

    Melhor perguntar a eles, quando fizer o pedido. (Em Informações adicionais)

  • Muito Obrigado!

  • @LEO48

    Se for fazer assim, tentando mandar direto, peça duas cópias da certidão. Um original manda para o seu endereço, e o outro manda para o endereço da CRCentrais de Lisboa.

    Não vejo como você faria para juntar a carta de encaminhamento e/ou cópia da carta de exigência, que será necessária para que a CRCentrais identifique do que se trata essa certidão que vai receber.

    Se conseguir resolver esse problema, esse segundo original poderá ser usado para suprir a exigência do modo tradicional, caso se extravie a certidão enviada diretamente.

  • Prezados, boa noite!

    Conforme recomendado aqui no fórum, liguei para linha de registros pelo telefone numero: 351-211-950-500 essa semana depois de diversas tentativas, para saber como esta o meu processo de atribuição (NETO), uma vez que meu processo caiu em exigência. Informo que a pessoa que me atendeu não me passou qualquer informação que eu solicitei, como, exigência a ser cumprida e alteração do e-mail, etc... O atendente só me passou que o processo estava em análise de documentação, bolinha 4, no caso isso eu já sabia, e nada mais do que isso, curioso que tinha até cachorro latindo nessa ligação, parece que a ligação foi direcionada para algum outro lugar que não sei dizer ao certo, fiquei perplexo com a situação e com o atendimento... visto que o mesmo atendente não falava coisa com coisa, parecia um robô...

    Sendo assim, alguém por favor teria algum outro telefone para que eu possa entrar em contato com a conservatória??? Já enviei e-mail explicando a minha situação sendo bem claro e objetivo, já tentei agendamento no consulado e me informaram que não podem fazer nada pelo motivo do processo ter sido protocolado em Lisboa e por ultimo tentei o contato via telefone como mencionado e nada.

    Estou bem apreensivo com essa situação, se alguém puder me ajudar no sentido de como proceder eu agradeceria muito a vocês, qualquer opinião que seja.


    Muito obrigado a todos vocês!

  • @LEO48

    A pessoa está provavelmente trabalhando em home office por causa da pandemia e esqueceu do cachorro.

    Há vários relatos sobre variações no atendimento na LR. Uns atendentes são mais solícitos e passam as informações. Outros não.

    Ligar de novo que cai em outro - que pode ser mais solícito. Como sempre avisam aqui, ligar exatamente quando abre o expediente lá, para minimizar o tempo de espera, que vai aumentando exponencialmente ao longo do tempo.

  • Olá, boa noite!


    Vou tentar novamente, Muito obrigado!

  • @LEO48

    O pessoal manda direto do ADs para as PGRs portuguesas para apostilar.

    Vc poderia tentar fazer o mesmo para a Conservatória.

    Olhe os rekatos no topico da apostila e adapte para o seu caso.

    Abraços

  • editado January 2022

    @LEO48

    Se não deu certo na primeira ligação, tente de novo. Provavelmente será atendido por outra pessoa.

    Eles sempre responderam bem a tudo que precisei saber, inclusive em que consistiam exigências (as poucas que tive). Tem algumas dezenas de pessoas no atendimento. Eu já sabia como ia ser o atendimento só de ouvir o cumprimento inicial, reconhecia a voz antes da pessoa dizer o nome dela. :-)

    Recomendo ligar pelo Skype pre-pago, às 09:00 em ponto (horário de Lisboa), 06:00 horário no Brasil.

    Eu sempre liguei direto, porque tenho um plano de VoIP que me permite ligar sem custo adicional, inclusive pelo celular. A qualidade na minha operadora era melhor, mas tenho usado Skype pré-pago, por uma fração do custo, e funciona igual na maioria das vezes.

  • Presados, Boa noite!


    É PRECISO APOSTILAR A CERTIDÃO DO NACIONAL PORTUGUÊS EMITIDA EM PORTUGAL??? CONFORME RELATO GUIMMOS, NAO COMPREENDI???

  • @LEO48

    leia: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/253963/#Comment_253963

    A regra para netos é igual, e se refere à certidão do filho do português, nascido no BR. Se o português declarou ou não.

  • @LEO48 , você interpretou mal o comentário do @guimoss

    O que ele quis dizer é que, como os Arquivos Distritais costumam ser solícitos e enviam as certidões para a PGR para serem apostilada, PODERIAM fazer o mesmo mandando a certidão que você precisa para a CRCentrais - Lisboa.

    Eu NÃO faria isso. Pediria a certidão para ser entregue em minha residência , faria um requerimento dirigido ao Conservador solicitando a juntada do documento ao processo XXXXX/XX, em nome de XXXXXXXX e mandaria pela DHL. Sai mais caro, mas é muito mais garantido. Pense no processo de cidadania como um legado, um investimento no futuro de seus filhos, e, assim, o custo é bem menor que o benefício!

  • @LEO48

    A @Leticialele me interpretou de forma correta.

    Na plataforma do AD, há o "endereço de entrega".

    Basta vc colocar o endereço da Conservatória, onde tramita o seu processo.

    A pessoa que fez isso (para a PGR, no apostilamento) informou que, mesmo após o pagamento e informar o endereço na plataforma, há a confirmação do mesmo por email.

    E ela tb mandou por email um pedido para enviar junto o formulário do pedido do apostilamento.

    No seu caso, vc faria a petição da forma que a @Leticialele informou mas mandaria por email, conforme os casos abaixo:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/266280/#Comment_266280

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/267506/#Comment_267506

    Boa sorte!

  • Boa noite, pessoal!


    Desculpem a má interpretação e mais uma vez, MUITO OBRIGADO A TODOS VOCÊS!

  • @LEO48 , não há do que se desculpar!!

    Boa sorte com seu processo!

  • Prezados, muito boa tarde!

    Mais uma vez venho pedir o auxilio e ajuda de vocês, como mencionei nos pots anteriores, referente ao cumprimento da exigência pendente da certidão do original português, meu avô. Solicitei a certidão de meu avô junto ao arquivo distrital do Porto e a certidão já foi reproduzida com sucesso, graças as orientações da Leticialele, Gandalf, entre outros. Pedi que enviasse para um endereço em Portugal/Lisboa, casa de um amigo de muitos anos, pois quis ganhar tempo, chegou rápido (4 dias)! A duvida é a seguinte: Vou anexar junto com a certidão, o despacho da exigência, xerox do passaporte, e a petição a ser juntada posso elaborar e assinar a mesma e enviar no formato PDF para esse amigo via e-mail , ou seja, digitalmente para que esse meu amigo possa imprimir e postar todos os documentos diretamente para CRC de Lisboa??? O endereço do remetente pode ser desse meu amigo de Lisboa no meu nome como requerente ou devo colocar o endereço aqui do Brasil??? Pergunto pois a postagem vai ser feita por Lisboa via DHL e gostaria de fazer corretamente.


    Agradeço a todos vocês fórum em especial Leticialele.

  • editado January 2022

    @LEO48

    De onde está postando não faz diferença. Mas os documentos que está mandando devem ser assinados com tinta, e muitas vezes reconhecidos por autenticidade. Na Conservatória não podem usar cópias xerox ou em PDF. Precisam do documento original.

    Em algum momento, terá que juntar todos os documentos, seja no BR ou em PT, e colocar juntos no envelope pra mandar para a conservatória.

    Você ignorou o conselho da @Leticialele Eu NÃO faria isso. Pediria a certidão para ser entregue em minha residência , faria um requerimento dirigido ao Conservador solicitando a juntada do documento ao processo XXXXX/XX, em nome de XXXXXXXX e mandaria pela DHL. Sai mais caro, mas é muito mais garantido.

    Deve ter algum plano em mente.

  • Boa noite, pessoal!


    Pois é Gandalf, me precipitei com o intuito de agilizar a certidão de forma mais rápida e acabou que não adiantou muito, ou seja, não ganhei tempo, pois não sabia que o requerimento também não poderia ser de forma digital/pdf.

    Contudo, vou enviar o requerimento assinado com tinta e firma reconhecida juntamente com o despacho da exigência a ser cumprida para Lisboa, para que de lá seja enviado os documentos via DHL para CRC.


    Muito obrigado mais uma vez!

  • Boa noite a todos. Espero que todos estejam bem.

    Após alguns anos retorno a este forum e vejo que muita coisa mudou com relação a atribuição e quanto mais eu leio, mais eu fico perdido.

    Vou explicar meu caso.

    Em 2018/2019 consegui a certidão de nascimento do meu, herdado do meu pai (pai dele). Eu já ia começar a minha, mas devido a pandemia, resolvi esperar um pouco.

    Neste tempo, todas as minhas documentações venceram o prazo de um ano, então vou ter que tirar todas novamente. Então vou colocar aqui os documentos que são exigidos para solicitar a nacionalização.

    1 - Cópia carteira de identidade autenticada e apostilada.

    2 - Certidão de nascimento de inteiro teor, apostilada.

    3 - Formulario 1C preenchido com reconhecimento de firma na frente do funcionário.

    4 - Certidão de nascimento do meu pai (emitida em 2019)

    5 - Pagamento da taxa nos correios (colocar o comprovante no envelope).

    A dúvida que surgiu nesse tempo foi quando a minha irmã (que fará também o processo) me falou que precisa que o casamento do meu pai e minha mão precisa ser averbado antes de enviar o nosso processo. (Isso procede, ou podemos enviar sem a averbação). Meu pai foi o declarante nas duas certidões.

    Acredito que seja isso.

    Muito obrigado a todos.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.