Documentação e prazo

2»

Comentários

  • @Jorge Cardoso :

    Documentos:

    1 - Cópia carteira de identidade autenticada e apostilada. Correto. Emitida há menos de 10 anos. Para o ACP, serve também CNH ou passaporte que contenha filiação.

    2 - Certidão de nascimento de inteiro teor, apostilada. Certidão de nascimento por cópia reprográfica do livro, apostilada.

    3 - Formulario 1C preenchido com reconhecimento de firma na frente do funcionário. A firma pode ser reconhecida por AUTENTICIDADE em qualquer cartório de notas

    4 - Certidão de nascimento do meu pai (emitida em 2019) Cópia simples

    5 - Pagamento da taxa nos correios (colocar o comprovante no envelope). Pague com cartão de crédito, não vence! Cpnfirmado o pagamento, vai receber o formulário 1C com o recibo no cabeçalho - https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1C

    A dúvida que surgiu nesse tempo foi quando a minha irmã (que fará também o processo) me falou que precisa que o casamento do meu pai e minha mão precisa ser averbado antes de enviar o nosso processo. (Isso procede, ou podemos enviar sem a averbação). Meu pai foi o declarante nas duas certidões. Se o pai português foi o declarante do nascimento até que vocês tenham completado 1 ano de idade, não precisa transcrever o casamento.

    Mande para o Arquivo Central do porto, preferencialmente por DHL.

    Os dois processos podem ir juntos, no mesmo envelope, ambos completos, sem compartilhar documentos.

    Boa sorte!!

  • @Leticialele

    Muito bom dia e te parabenizar pela velocidade na resposta. Quando comecei, quem me ajudou muito foi o @Vlad Pen e a @Maria Nélida e sempre as respostas foram muito rápida. Meus parabéns a todos vocês.

    Vamos as dúvidas que surgiram depois que você respondeu.

    2 - Certidão de nascimento de inteiro teor, apostilada. Certidão de nascimento por cópia reprográfica do livro, apostilada.

    No passado era somente a de inteiro teor, agora precisa ser por cópia reprográfica? Se não estiver legível, ai sim tem que pegar a de inteiro teor certo?

    5 - Pagamento da taxa nos correios (colocar o comprovante no envelope). Pague com cartão de crédito, não vence! Confirmado o pagamento, vai receber o formulário 1C com o recibo no cabeçalho - https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1C

    Neste item 5, se pagar no cartão, será cobrado outras taxas como IOF e o valor da conversão será no ato do fechamento da fatura certo? Pagando por vale postal, isso não ocorre. Está certo? Neste caso, porque seria melhor pagar no cartão?

    Mande para o Arquivo Central do porto, preferencialmente por DHL.

    Entendo que por DHL é muito mais rápido mas é bem mais caro. Neste caso porque não o correio?

    Entendo que são dúvidas básicas, mas tem tanta informação neste fórum que fiquei um pouco perdido.

    Mais uma vez, muito obrigado!

  • @Jorge Cardoso

    Sim, no momento, a certidão do Requerente tem que ser por cópia reprográfica do livro, apostilada. A inteiro teor digitada só é mandada se a cópia reprográfica estiver de difícil leitura!

    O pagamento por vale postal está em desuso porque tem prazo de validade, enquanto o pagamento por cartão não vence! O valor em reais agora é o da data da compra.

    Várias pessoas relatam problemas, quando mandam pelos Correios, especialmente com relação ao desembaraço alfandegário. O preço da DHL é em torno de 40 reais maior que o da EMS. Pelo prazo de entrega e desembaraço alfandegário é que recomendamos a DHL. Mas mandar pelos Correios é uma opção válida!!

    Se ainda restar alguma dúvida, fique à vontade.

  • Ola a todos,

    Aproveitando o mesmo tópico aqui. 

    Meu tio é filho de português e irá começar a saga dele.

    O pai dele é natural de Portugal e casou no Brasil. (já falecido)

    O Português foi o declarante do nascimento do filho (meu tio) e com bem menos de 1 ano. Neste caso, precisa fazer a transcrição do casamento do português que aconteceu no Brasil?

    Se alguém puder tirar esta dúvida para que ele possa dar o pontapé inicial. Obrigado!

  • @EduardoScutti , não precisa transcrever o casamento.

  • @Leticialele

    Boa tarde. Surgiu uma dúvida agora.

    Consegui toda a documentação, e na hora de tirar cópia do RG, fiquei na dúvida se é frente e verso (mostrando o QR CODE) ou somente dos dados.

    Agora com relação ao envio, fiz uma cotação na DHL e ficou R$ 264,00. É isso mesmo o valor para vocês ou tive sorte com esse valor astronômico?

    Muito obrigado.

  • @Jorge Cardoso , não precisa tirar cópia do verso, com o QRCode.

    Quanto ao valor da DEH, deve ser uns 40 reais mais caro que o SEDEX.

    Você fez a cotação pelo site ou em uma loja?

    Há dois dias, o envio, pela DHL, do Rio para Lisboa estava a 225 reais, mais 18 reais de seguro.

  • @Leticialele , fiz a cotação pelo site da DHL mesmo. O problema é que quando fiz, só aparecia o valor maior, fiz hoje mais cedo e ficou o mesmo valor que você informou.

    Muito obrigado!

  • Apenas para confirmar o endereço do ACP de Porto:

    • IRN, IP

    Rua Visconde de Setubal, nº 328

    4200-498 – Porto

    Obrigado!

  • @Jorge Cardoso , o endereço está correto!

    Talvez inicialmente você tenha cotado o valor para pegarem o envelope na sua casa.

    Perto de onde moro, tem uma loja da DHL, é lá que posto os documentos.

  • @Leticialele muito bom dia.

    Enviei toda a documentação minha e da minha irmã pela DHL. Os documentos fizeram uma pequena viagem pela europa, saindo da Espanha, indo para Alemanha, voltando para Espanha e somente depois chegando em Portugal no dia 11/04/2022.

    Andei lendo alguns casos aqui de pessoas com mais de 4 meses esperando os dados para acesso a documentação. Em outros casos, esse tempo está em 1 mês.

    Você sabe como está o prazo para receber os dados de acesso por e-mail?

    OBS: O que precisa para lançar os dados desse processo na tabela? Cheguei a dar uma olhada nela, mas fiquei com receio de fazer algo errado e resolvi não fazer nada.

    Obrigado!

  • mandei os documentos de transcrisão e óbito para, o consulado alguem sabe como acompnhar esse preocesso?

  • @Leticialele

    Acabei vendo com mais calma a planilha e consegui lançar os dados do envio.

    E pela planilha também pude perceber que não demora muito para o processo receber a numeração.

    Obrigado!

  • @Jorge Cardoso , sim, o ACP costuma numerar o processo em 1 semana!

    Fique de olho no email, tanto na caixa de entrada quanto no spam!!

    Boa sorte!!

  • Uma advogada esta vendo a certidao do meu bisavô em portugal, ela disse que achou o assento e que para o processo da minha mae (neta) nao iria precisar pegar a certidao dele, apenas informar o numero do assento na hora do processo. Estou bem receosa quanto a isso pq vejo que precisa sim encaminha a certidao junto con os outros documentos. Estou com medo de ser golpe da advogada. Alguem sabe me dizer se so o numero do assento do portugues serve para entrar com o pedido para neto ou precisa da certidao impressa?

  • @Flaviajj , depende do ano que seu bisavô nasceu. Se foi antes de 1911, terá que mandar o assento de batismo certificado pelo Arquivo Distrital.

  • @Leticialele entao ele nasceu em 1909, porem a advogada falou que o dele ja esta digiralizada e nao precisa pegar.. somente o numero do assento ja serve. Mas nao sei se esta certo e tb nao sei como buscar essa certidao por minha conta. Ja tentei pelo tombo, porem nao achei nenhum dado.

  • @Flaviajj , se já está informatizada, peça a certidão pelo civil online, ao custo de 10 euros. - https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/10973/como-solicitar-certidoes-pelo-civilonline-guia/p1

    Você não precisa de advogado para montar o processo. Faça sozinha.

  • Prezados,

    Desculpem-me se o post não está em local correto.

    Solicitei certidões ao CRAV em formato registado e as mesmas deixaram Portugal e chegaram ao Brasil há 5 dias. Há alguns dias o rastreio deixou de constar no site da CTT e ainda não as recebi. Tanto o sumiço no rastreio da CTT quanto a demora na entrega são normais?

  • @ALMIR CARDOSO tenta usar o código de rastreio no site dos correios brasileiro.

  • @LeoSantos Usei, por isso sei que está há 5 dias aqui. Hoje recebi mensagem do correio dizendo que foi recepcionado em Curitiba. Por que foi pra Curitiba se é apenas carta?

  • @ALMIR CARDOSO isso é absolutamente normal. Quando uma correspondência vem do exterior, a partir do momento que ela ingressa no país, ela passa a ser responsabilidade dos correios, que detém o monopólio no país.

    O Correios tem 3 centros de tratamento internacional (Curitiba, São Paulo e Rio de Janeiro). Toda correspondência que vem do exterior tem que passar por um deles, sendo que SP só recebe compras expressas e RJ encomendas acima de 1Kg.

  • @LeoSantos Nunca é tarde pra aprender. Muito obrigado.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.