Ajuda em registro de casamento

Boa noite, estou buscando a quase 1 mês os dados dos meus avós.

Sei que eles são de Aboadela Amarantes.

Minha vó Ana Gonçalves Teixeira, nasceu em 1908.

Mas não encontro os registros, alguém pode me ajudar?

Ela casou com meu avô Avelino Teixeira lá em Aboadela.

Desde já muito obrigado

«1

Comentários

  • gsilvestregsilvestre Member
    editado September 2021

    @Clayton o Arquivo Distrital do Porto tem os livros de baptismo de Aboadela somente até 1892 https://pesquisa.adporto.arquivos.pt/details?id=537087

    Você já tentou entrar em contato com eles para saber o que houve com os livros de 1893 a 1911? Pode ser que ainda estejam na Conservatória de Amarantes..

    Ps.: você pode fornecer outros dados dos seus avós? Como nome dos pais, possível data de nascimento (não tem a do avô), etc...? Pq, por exemplo, tem um passaporte no cepese de um avelino teixeira que era de Ansiães Amarantes... 27956Avelino TeixeiraAnciãesAmaranteAlbino Ribeiro BorgesMaria TeixeiraPedreiro25S. PauloCasado

    Pode ser que eles se casaram em Aboadela, mas nasceram em outra freguesia próxima... de qualquer forma, os livros de Ansiães também só vai até 1892 no AD Porto...

    O casamento deles com certeza ocorreu após 1911, considerando que sua avó nasceu em 1908, então você consegue pedir o assento de casamento pelo Civilonline - https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/10973/como-solicitar-certidoes-pelo-civilonline-guia/p1

  • Boa tarde! Obrigado pela ajuda. Vou entrar em contato com eles, para vê sobre os livros.

    Os dados do meu avô, eu não tenho.

    Porém seguindo o que vc falou, eu não conhecia o site do cepese, buscando pelo nome.

    Descobri que tem 2 deles que saíram Amarante e que desembarcaram no Rio de Janeiro, só que apenas 1 deles casado.

    E como procurei tbm da minha vó, ela tbm desembarcou no Rio, saiu de Amarante e tbm casada.


    Qual próximo passo, para saber se esse realmente é o meu avô e os nomes dos Bisavós estão corretos?

    Mais uma vez, muito, muito obrigado!

  • gsilvestregsilvestre Member
    editado September 2021

    @Clayton primeiro, eu verificaria essa questão de onde estão os livros de baptismo de Ansiães e Aboadela. Você pode mandar um e-mail à conservatória de amarantes, pois podem te responder mais rápido que o Arquivo Distrital. Aproveite e pergunte se eles localizam o assento de casamento dos seus avós (dê um ano estimado do casamento... deve ter sido pouco antes de virem ao BR, imagino...) registos.amarante@irn.mj.pt

  • @gsilvestre muito obrigado.

    Já vou enviar o e-mail hoje.

    Obrigado pelo seu tempo e ajuda.

  • @Clayton utilize os dados que o @Kleber Silva Aguiar achou!!

  • @Kleber Silva Aguiar amigos muito obrigado!!!

    Muito legal e emocionante, acha os passaportes.

    Se não for abuso, pode me ajudar a achar do meu avô? Sr Avelino Teixeira, tbm de Amarantes.

    Se me ensinar como fazer eu procuro.

    E mais uma vez muito obrigado! Que Deus te abençoe!!

  • @Clayton

    a emigração do Avelino

    ID 73166 / Avelino Teixeira / Amarante / Amarante / Arnaldo Teixeira / Emília Ribeiro / Lavrador / 28 / Rio de Janeiro / Casado

    se quiser pesquisar pelo passaporte https://tombo.pt/d/porto#J-E/026 , se nasceu "1908" e emigrou com 28 anos ...


    Porque a busca pelo casamento? Já possui os registros de nascimento do Avelino e Ana?

  • @Kleber Silva Aguiar amigo, mais uma vez muito obrigado!

    Estava sumido, pq estava trabalhando sem parar.

    Mas sobre a sua pergunta, não tenho os registros de nascimento deles.

    Como faço para achar? Vc consegue me ajudar?

    Tô tentando fazer tudo, para quando for dar entrada na minha cidadania, conseguir uma empresa que me cobre o menos possível!

    E mais uma vez MUITO obrigado!

  • @Clayton , você está fazendo a parte difícil - juntar a documentação.

    Para que contratar uma empresa, que só vai juntar seus documentos e fazer o envio?? Não jogue dinheiro fora! Faça sozinho!

    Aqui, podemos ajudar, se você precisar!!

  • @Leticialele obrigado! Então não preciso de empresa né? Ate agora vcs já me ajudaram muito! Todos vcs!! Será que vcs conseguem me ajudar a achar a certidão de nascimento do meu avô?

    Já tenho todos os dados dele, só preciso saber como achar essa certidão de nascimento!

    E mais uma vez, muito, muito obrigado!

  • editado November 2021

    @Clayton , contratar empresa e você que tem todo o trabalho de juntar os documentos!!

    chegou a pedir o processo de passaporte?

    Os registos de 1908 de Amarante não estão online

  • @Leticialele, não pedi.

    Esse processo é para conseguir o passaporte do meu avô? Como faço isso?

    Eu consigo tbm, solicitar a certidão de nascimento dele?

    Porque só falta os documentos do meu avô.

  • @Clayton , peça uma busca ao Arquivo Distrital do Porto.

    Pode indicar o link do passaporte que o @Kleber Silva Aguiar encontrou - https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/261814/#Comment_261814

    Os registos de Amarante não estão online.

  • @Leticialele, boa noite! Desculpe incomodar mais uma vez!

    Estava vendo a sua explicação aqui no fórum de como solicitar uma busca nos arquivo distrital do porto.

    A minha dúvida é se paga para fazer a busca.

    Porque tenho medo de pagar 25 euros e não ser encontrada a certidão de nascimento do meu avô.

    O que vc acha?

    E mais uma vez obrigado pela ajuda e atenção.

  • @Clayton , eles cobram quando a busca leva mais de 30 minutos.

    Como você tem as informações, nada deve ser cobrado, a não ser a certidão, se encontrarem.

  • Pessoal, estava dando uma olhada nos comentários aqui e me identifiquei com o do @Clayton, porque também estou suando aqui para conseguir as informações para enviar ao escritório iniciar o processo para mim. Porém essa aqui me parece a parte mais difícil, que é a que estamos fazendo rs e estão querendo me cobrar mais de R$ 5k para isso.

    Vocês conseguem me indicar algum link do próprio fórum para que eu faça a transcrição de casamento dos meus bisavós daqui do Brasil para Portugal e que outro que eu consiga fazer a solicitação da dupla cidadania do meu pai, tudo por conta própria, por favor?

    Estou um pouco perdida quanto a quais documentos preciso solicitar os oficiais a Portugal, o que preciso pedir de inteiro teor aqui do Brasil, etc.

    Agradeço demaissss desde já pela ajuda :)

  • @biduarte , se você mora em SP ou MS, faça a transcrição do casamento pelo Consulado de Portugal em Santos;

    No RJ ou ES, pelo Consulado do Rio.

    Ambos são bem rápidos.

    Seu processo é de neta ou de filha?

    Esclareça seu caso e poderemos ajuda-la.

    O maior trabalho é coletar os documentos, e fica tudo por sua conta. A "assessoria" só faz o envio... que custa uns 40 euros pela DHL e pode conter até 5 processos!!

  • @Clayton

    Como informado anteriormente, os livros de batismo da freguesia de Aboadela de 1908 não estão no ADPorto.

    Solicite a certidão do seu avô Avelino Teixeira, filho de Arnaldo Teixeira e Emília Ribeiro, nascido em 09/03/1908, na freguesia de Aboadela, concelho de Amarante, distrito do Porto; no site do civilonline.

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/10973/como-solicitar-certidoes-pelo-civilonline-guia/p1

    No campo "Informação adicional", peça para verificarem se consta averbado o casamento com Ana Gonçalves Teixeira. E se não estiver, pergunte se seria possível averbar o casamento que deve ter acontecido entre 1926 e 1928, na mesma freguesia de Aboadela.

    Acho que dessa forma vai conseguir o documento inicial e principal para o pedido de cidadania.

    Em tempo: Acho que já está claro que vc não precisa contratar ninguém para dar o andamento a esse processo. Correto?

  • biduartebiduarte Member
    editado December 2021

    @Leticialele

    Oie, moro em São Paulo, na capital mesmo então o de Santos seria indicado. Perfeito, vou explicar um pouco melhor:

    Meus bisavós eram portugueses, vieram para o Brasil ainda pequenos com a família (pelas infos que levantei) e se casaram aqui no Brasil em 1905. Então primeiramente, imagino que eu preciso fazer a transcrição do casamento deles para Portugal e entrar com a solicitação de cidadania para o meu pai, que é o neto dos portugueses, uma vez que meu avô já é falecido.

    De documentos, o que tenho comigo em mãos é:

    • Certidão de casamento de inteiro teor dos meus bisavós - Brasil (Arthur Duarte e Luiza da Conceição)
    • Certidão de casamento original dos meus avós (caindo aos pedaços rs)

    Com esses documentos, consegui obter as informações do nome completo dos portugueses, nome completo dos pais dos portugueses e ideia do ano que nasceram, porque consta a idade deles na certidão de casamento. Aqui pelo fórum, conseguiram identificar alguns registros também e consegui algumas informações a mais, então tenho:

    Bisavô: Arthur Duarte - filiação: José Duarte e Marianna Abadessa (me informaram aqui que pode ser Abadesso, porque encontraram um registro que pode ser de algum parente: https://digitarq.adptg.arquivos.pt/details?id=1053297) - Nascimento: 1877 (casou-se aos 28 anos em 1905)

    Bisavó: Luiza da Conceição Duarte - filiação: João de Araujo Carvalho e Theresa da Conceição - Nascimento: 13/10/1889 - Freguesia: Sanhoane - Concelho: Santa Marta de Penaguião - Distrito: Vila Real (aqui os links que o Clayton encontrou e me passou para as infos da minha bisavó: Passaporte https://digitarq.advrl.arquivos.pt/details?id=1026101 / Chegada em SP http://www.inci.org.br/acervodigital/upload/livros/pdfs/L038_096.pdf / Registro nascimento https://digitarq.advrl.arquivos.pt/viewer?id=1082115 )


    Ainda não consegui encontrar o registro de nascimento do Arthur Duarte para saber data de nascimento, Freguesia e Concelho e dessas informações que passei aqui em cima, ainda não solicitei nenhum documento formal ou algo assim, justamente por que preciso entender o que preciso solicitar para iniciar esse processo.

    Muitíssimooo obrigada desde já por toda ajuda, vocês estão me ajudando de uma forma incrível.

  • @biduarte

    Para transcrever o casamento em Santos: https://consuladoportugalsp.org.br/transcricao-de-casamento-sem-alteracao-dos-dados-do-cartao-do-cidadao/

    Mande para

    Av. Ana Costa, 25 - 5º Andar - CEP: 11.060-001 - Santos - SP

    Tel: (13) 3223-6674 / 3221-2337 - Fax: (13) 3221-3503

    Email: consulado@santos.dgaccp.pt

  • @Leticialele

    maravilhoso! E sabe se seria melhor eu encontrar as demais informações do meu bisavô antes de fazer a transcrição de casamento?

    Não faço a menor ideia de como encontrar as informações que faltam dele e tenho medo de não conseguir :(

  • @biduarte , o que falta do seu bisavô?

    Se for o assento de nascimento, terá que encontrar, pois ele é um dos documentos necessários à transcrição do casamento.

    Vamos dar uma procurada no site do tombo!!

  • @Leticialele

    É o assento de nascimento mesmo. Ontem dei uma folheada em alguns livros que o @guimoss compartilhou comigo em outra sala, mas não consegui identificar o registro de baptismo dele. E o @Clayton encontrou esse registro de chegada em SP que parece ser da família dele: http://www.inci.org.br/acervodigital/upload/livros/pdfs/L019_022.pdf

    Só tenho a da minha bisavó, que é essa N 31: https://digitarq.advrl.arquivos.pt/viewer?id=1082115 - mas não solicitei nada oficial para Portugal ainda.

    Se conseguir me ajudar a encontrar o assento de nascimento dele, vai ser o passo essencial pra seguir com o restante. Obrigada por todo o apoio!

  • @Leticialele muito obrigado! Vou tentar a busca, espero que consiga.

    Aí só pago o documento, porque estou economizando o máximo.

    Muito obrigado!!

  • Recebo os documentos de Portugal dos meus bisavós (assentos portugueses e foto do livro de registro, verifiquei os dados do documento com a certidão de casamento deles aqui do Brasil e encontrei divergências nas datas de nascimento e uma letra do nome. Levei essa documentação no cartório brasileiro para retificar a certidão de nascimento porem eles pediram uma declaração narrativa apostilada para fazer essa retificação, preciso realmente fazer a retificação? Solicitei essa documentação para a conservatório que me enviou os documentos, eles emitiram uma segunda via sem custo e mandaram para o tribunal de Funchal para fazer o apostilamento e me informaram que eles entrariam em contato, verifiquei que eles receberam os documentos no dia 23/11 e não estou conseguindo retorno deles. Peço que se possível me orientem do que posso fazer pois tenho medo de perder a validade dos documentos de assento de batismo que recebi.

  • @Guilherme Moreira, obrigado pela ajuda.

    Eu fui verificar e aonde vc me indicou para fazer a busca é necessário pagar, para que eles busquem.

    Eu hoje estou tentando economizar o MÁXIMO, teria algum outro site que eu consiga fazer a busca sem pagar? Ou só pagar quando for encontrado.

    Porque se eu fizer a busca e não encontrar, já vai estar pago!

    Muito obrigado pela ajuda!!

  • editado December 2021

    @Clayton , no site do civil online você paga 10 euros pela certidão. Se eles não encontrarem, devolvem o dinheiro. Demoram, mas devolvem!

    Os livros não estão online, não tem como consultar pela Internet.

  • guimossguimoss Beta
    editado December 2021

    @Joao_Paulo_Assis

    Entendi o seu caso.

    Informe as divergências, por certidão.

    A questão da data tem que ser retificada, exceto se o erro for muito pequeno.

    Se vc nao tiver algum doc brasileiro com a data correta, vc terá que apostilar em Portugal o nascimento/batismo do antepassado, cujas certidões brasileiras estejam com divergências.

    É o documento português que é o parâmetro para determinar a informação correta.

    Na questão da "letra divergente", vc tem que verificar o seguinte: elas tem o mesmo som (s/z) ou atualização gramatical (f/ph)? Em caso positivo, não precisa fazer nada.

    Com relação ao contato com a PGR de Funchal, vc deve continuar tentando.

    O mês de dezembro já teve doi feriados em Portugal, pode ser a razão da demora.

    Você pode tentar ligar para a PGR de Funchal, usando o skype. É barato e dá pra falar por um bom tempo.

    E não se preocupe. Certidões portihuesas nao têm prazo. As que têm são as brasileiras (1 ano).

    Bos sorte no seu caso!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.