Ajuda para encontrar qualquer documento da minha Bisavó

2

Comentários

  • @RLEME

    Também sugiro "aumentar o leque" da busca, presumindo que a data que você está errada.

    Faça as buscas com 1 ano, depois 2 e assim por diante, para mais ou para menos, a título de margem de erro.

    Talvez vc já tenha achado o local, mas não o "Quando".

    Boa busca!

  • @guimoss Nem sei como agradecer por toda essa ajuda!

    acho que encontrei o casamento!

    agora é traduzir a letrinha de médico...


  • @guimoss

    Acho que fui comemorar muito cedo... Acho que é outro joaquim antunes.

  • guimossguimoss Beta
    editado October 2021

    @RLEME

    Vc tem razão. Não é o assento correto, pois o nome da esposa parece ser Maria.

    O seraphim foi testemunha no casamento da ana. Isso implica que as familias dos bisavós eram próximas.

    Talvez os nubentes do irmãos do bisavô eram parentes da bisavó. Isso acontecia muito.

    Você achou o casamento desses irmãos? Onde ele aconteceu?

    Se quiser, deixe os dados dos nubentes, pais e testemunhas das certidões e a imagem. Pode ser que você não tenha notado alguma coisa.

    Obs: nos casamentos, repare nas testeminhas e nos nascimentos, os declarantes.

    Procure os descendentes dos irmãos.

    Pode ser que os bisavós apareçam.

  • @RLEME

    Voce sabe se a florinda tinha irmãos?

    No familysearch, faça uma busca a respeito, colocxndo somente o nome dos pais e o local de residencia, ou seja, o Rio de Janeiro.

  • editado October 2021

    @RLEME

    Florinda, registro nº3 https://digitarq.advrl.arquivos.pt/viewer?id=1067912 ...m0002.tif freguesia de Reigoso / Montalegre / Vila Real

    http://pesquisa.adb.uminho.pt/details?id=1232920&ht= passaporte nº159 de 25/03/1915 http://pesquisa.adb.uminho.pt/viewer?id=1194987&FileID=525991 consta solteira, residente em São Lazaro concelho de Braga

    outra emigração https://digitarq.advrl.arquivos.pt/details?id=1095046 passaporte nº361 https://digitarq.advrl.arquivos.pt/viewer?id=1093447 ...m0213.tif

  • @Kleber Silva Aguiar @RLEME

    Eu ja ia apelar para você, o @Guilherme Moreira e a @Leticialele .

    Que bom que você achou!!!

    Vc é um craque nisso!!!

  • @RLEME

    As instruções para pedir os assentos:

    "https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/17071/roteiro-para-solicitar-certidoes-nos-arquivos-distritais/p1"

    Agora é descobrir se os seus bisavós se casaram no Brasil ou em Portugal.

    Que bom que o assento foi achado!!!

  • @RLEME

    No pedido de passaporte de Vila Real de 1921, encontrado pelo Kleber, o ADVila Real entendeu o sobrenome como "Fonseca", mas na verdade está escrito "Florinda Francisca Branca" e o estado civil também é solteira.

  • @guimoss @Kleber Silva Aguiar @Guilherme Moreira

    Gente!! Nem acredito!! Não sei como agradecer essa ajuda toda. Não conseguiria nem perto disso sem vocês.

    No primeiro passaporte, de 3/1915 a ana teria 6/7 meses que bate certinho com a história. Já o segundo teria sido uma visita a portugal, voces acham que seria isso? Pq em 1921 eles já seriam casados, pois já tinham ate tido outro filho, o francisco em 1918. Existe a possibilidade nessa época deles nunca terem se casado?

  • guimossguimoss Beta
    editado October 2021

    @RLEME

    Ou nunca se casaram ou se casaram no Brasil.

    A segunda hipótese parece ser mais provável, pois se estivessem casados no Brasil, em Portugal o Estado Civil seria solteira.

    Especialmente em uma data (1921) posterior ao nascimento de um filho no Brasil (1918).

    E também, Aveiro e Braga/Vila Real não são próximos.

    Na certidão de nascimento do seu avô ou avó, qual o estado civil dos bisavós? E na dos demais filhos?

    Dfixe aqui, as imagens dos nascimentos dos filhos, se vc quiser.

    Em algumas certidões, há a menção da pretória do casamento, isto é, a mesma do nascimento do filho ou alguma outra.

    Pode haver a menção de "casados" ou "casados em Portugal".

    Mais uma vez, parabéns!

  • @guimoss

    no nascimento do meu avô diz que os pais eram casados 1928. Então talvez eles se casaram no Brasil depois de ter a primeira filha em Portugal em 1914… o primeiro filho do Brasil em 1918 mas nessa tô com dificuldade de entender a letra…


  • guimossguimoss Beta
    editado October 2021

    @RLEME

    Na segunda imagem, diz o seguinte:

    "...Antônio Nogueira Junior, portuguez, casado, com Trinta e Cinco anos..."

    O termo "casado" está na segunda linha abaixo da sua anotação "bisavô".

    Tente buscar pela ana em Portugal, em Vila Real e Braga. Pode ser que voce ache o assento português dela e nele conste o estado civil dos pais.

  • @RLEME

    Eu buscaria pelo casamento aqui no Brasil da data do 1o passaporte da florinda até o nascimento do 1o filho aqui no brasil, nos cartórios de nascimento dos filhos.

    Boa sorte!

  • @guimoss Sim! Estou buscando o casamento nos cartórios dos filhos. Uma ótima ideia! já eliminei alguns mas infelizmente algumas circunscrições não tem o índice de casamento disponível ou está com o índice danificado pois os Antônios ficam na primeira página, acho que nesses casos terei que ir um a um… :p

  • guimossguimoss Beta
    editado October 2021

    @RLEME

    Olhe esse relato:

    "https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/248614/#Comment_248614"

    Nele há um site para buscar certidões brasileiras, quando vc não tem a localização específica.

    E com relação aos cartórios, procure pelos endereços de residência ou trabalho dos pais ou de outros familiares.

    O município do Rio, atualmente, tem 14 RCPNs.

    Obs: Ao longo dos anos, os locais dos cartorios foram mudando. Olhe uma tabela que tem aqui no fórum ou na internet com a lista das pretórias antigas, passando pelas circunscrições (sistema usado no fs) até os RCPNs atuais.

    Boa sorte!

  • @guimoss

    Todos os filhos que encontramos os registros de nascimento (4) foram registrados na 4ta circunscrição, não encontrei nenhum casamento deles entre 1915-1918. procurei tb na segunda circunscricao pois foi onde foi o casamento do irmao Serafim onde Antonio foi testemunha.. tb nada.

    Olhei tb a 5ta circunscrição onde 2 filhos casaram. Nada por aqui ainda.

    Abs!

  • @guimoss

    Tava pensando aqui, a Anna não deveria estar como acompanhante da Florinda no Passaporte? Sera que ela veio com o pai? (nao tenho o passaporte dele)...

  • guimossguimoss Beta
    editado October 2021

    @RLEME

    Acredito ser esse o cenário, pela idade. Ou com a mãe.

    Nos passaportes da florinda, não havia algum acompanhante?

    Você usou o site do relato acima, para buscar o casamento, no Brasil?

    E também vc poderia fazer um pedido de busca no AD do pai (Aveiro) ou da mãe (Vila Real ou Braga).

    Nesse último caso, tanto pelos passaportes quanto pelo casamento.

    No site do relato, há a devolução do dinheiro e nos ADs, só há pagamento se o assento for localizado.

    Mas como disse antes, acredito que tenham se casado no Brasil,pois residiam em locais distantes um do outro.

    Boa sorte!

  • @RLEME

    Se pedir uma busca nos ADs, informe os passaportes já localizados, para não te informarem o que você já sabe.

  • @guimoss

    Agora estou mais confuso, não sei o que pode estar acontecendo.

    Encontrei esse batismo procurando pela Anna em 1914/1915, em Montalegre...


  • @RLEME

    É outra filha da florinda, que vc desconhecia.

    Mais uma evidência de que ela se casou no Brasil, pois diz que a filha é "ilegitima".

    Não sei se aí quis dizer que os pais nao eram casados (nesse caso, usava-se o termo "natural") ou se ela foi fruto de um relacionamento extraconjugal, com a mãe casada (nesse caso, usava-se "ilegitima").

    Como era um formulário pré-preenchido, não dá para saber.

    Continue olhando esses livros até 1918 (nascimento do filho no Brasil) e veja se acha mais algum filho. Busque por casamentos.

    N se esqueça de buscar em braga também.

    Boa busca

  • @guimoss

    Pois é, mas o problema é que a Maria é de 13/05/1914 e a filha Anna, de 24 de Agosto de 1914 (no registro tardio dela)

    Por isso acho que podem ser a mesma pessoa.... Se os pais fossem um casal estaria o nome do pai no batismo?

    Ou estamos com a florinda errada, mas acho dificil né considerando que florinda não é um nome comum e felisbina tb não...

    Abs!

  • @RLEME

    Até pode ser, mas vc não tem como provar que se trata da mesma pessoa.

    O registro tardio pode estar equivocado ou disseram pra ela a data errada do nascimento.

    Continue com as buscas...

  • @guimoss Sim, mas to usando a Anna como referencia pra descobrir o casamento e a vinda de portugal mesmo, já que era a irma mais velha e tinha essa história de ela vir bebe de portugal.

    Pq meu avô é filho da florinda e antonio sem duvidas...

    Se a Maria for a Anna, e o antonio não for pai biologico dela, ele pode ter vindo pro brasil antes do nascimento da Anna... e terem se conhecido aqui...

    No site do relato, não estou conseguindo buscar a certidão sem uma data especifica....

  • Oi @Guilherme Moreira, tudo bem?

    @guimoss

    Pois é, nesse caso voce acha que ela era solteira tanto no brasil e em portugal, ou se tivesse casado no brasil constaria no doc de portugal solteira?

    Pq na certidão de nascimento dos irmãos meu avô começando em 1918, eles aparecem como casados...

    Obrigado!

    Em anexo o doc do meu avo e irmaos... (gracinda 1927 e Francisco 1918)

    )


  • guimossguimoss Beta
    editado October 2021

    @RLEME

    Se ela casou no Brasil, em Portugal o estado civil dela é solteira.

    Em 1921, ela era solteira em Portugal.

    Desse modo, há duas alternativas que posso ver:

    1) A já falada aqui: ela se casou no Brasil no intervalo entre a primeira viagem dela para o Brasil (que vc conheça - 1914 (batismo da maria) ou 1915 - primeiro passaporte) ou desse até o nascimento do primeiro filho (1918);

    Nesse intervalo, ela veio para o Brasil com ou sem as filhas.

    Se fosse eu, eu colocaria de 01/01/1914 a 31/12/1918. Esse é o intervalo máximo de pesquisas no Brasil e em Portugal.

    2) O pai, para evitar o estigma da ilegitimidade para o filho, disse que era casado, quando não era;

    É difícil imaginar essa hipótese. O mais provável é que você nao esteja localizando o casamento aqui no Brasil.

    ---

    Sobre o site, entre em contato com eles e peça um auxílio. Sairá bem mais barato do que fazer buscas nos 14 registros civis do Rio.

    ---

    Talvez o casamento tenha sido religioso. Olhe os registros da Igreja Católica no fs, nos locais de residência dos seus antepassados ou nas Igrejas, com os mesmos Oragos dos locais de nascimento (freguesia, concelho e freguesia) de ambos os portugueses.

    Boa sorte!

  • @guimoss @Guilherme Moreira

    Oi pessoal, só pra repassar, segue a resposta que tive do site civilonline. Nada feito por lá.

    *Só poderão ser realizadas Buscas de Registros online utilizando-se da base da Central de Informações do Registro Civil (CRC) nos seguintes estados:

    • São Paulo: registros a partir de 1967
    • Pernambuco: registros a partir de 1976

    Para os demais estados e registros com data superior ao ano de 1976, é necessário solicitar o pedido de busca de registros em uma cartório de registro civil que possua acesso ao sistema interligado CRC Nacional. 

    Se o registro que deseja localizar esteja dentro dos estados listados acima, basta seguir as instruções logo abaixo:

    Para realizar a busca de registros é bem simples, basta entrar no link abaixo e seguir as etapas preenchendo todas as informações.

    Através do nosso site: https://www.registrocivil.org.br/payed-search acesse a opção "Localizar certidão" para solicitar uma busca de registros pelos cartórios do Registro Civil.

    O resultado da busca é retornado no mesmo instante e fica disponível para ser consultado dentro do seu perfil no Registro Civil, na opção "Minhas buscas". 

    Se desejar mais informações de como realizar a busca, leia o artigo: Solicitar a busca de registros

    Para facilitar a localização forneça o máximo de dados possíveis.

    Caso solicite a busca de registros e com os dados informados o sistema não retorne nenhum resultado, o valor pago não é reembolsado  para a sua carteira virtual!

    Verifique os dados antes de realizar a busca

    Em caso de duvidas, por favor, entre em contato novamente.

    Atenciosamente,


    Rafael Mileris

    Suporte Registro Civil

  • @RLEME

    Essa é uma informação importante a respeito do relato que a @belle3 passou.

    @Admin , teria como colocar o relato da @belle3 junto com o @RLEME , no 1o tópico fixo para que as pessoas possam descobrir qual está atualizado?

    Talvez algo tenha mudado do momento em que ela fez o pedido dela.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.