Ajuda para encontrar qualquer documento da minha Bisavó

Olá a todos!

Gostaria de pedir uma ajuda aos amigos para encontrar alguma dica na busca dos documentos da minha bisavó.

Consegui encontrar o documento de batismo e obito do meu bisavô, da minha bisavó tenho apenas a cert de óbito. Vou tentar incluir todas as pistas que tenho. Desde já agradeço muito.

Florinda Nogueira (florinda francisca branca) No documento de obito de um filho o nome consta como Florinda Francisca Branca nogueira júnior

Data de nascimento: 16/02/1894 (na cert de obito: tinha 75 anos 9meses e 28 dias no dia 15/12/1969) mas provavelmente não está correta pois nas certidoes de nascimento dos filhos consta que é mais nova 1 ano que o marido antonio.

Filiação: Felism(b)ina Francisca / Francisco Martins

Freguesia ---   , Concelho --

Marido:

tiveram uma filha em portugal, Ana

em 1918 já estavamo no brasil, onde tiveram os outros filhos.

Marido: Antonio Nogueira Júnior – 19/10/1894. - 9 Mar 1980 Rio de Janeiro > 01ª Circunscrição > Óbitos 1979, Dez-1980, Maio > image 170 of 321; Corregedor Geral da Justicia (Inspector General of Justice Offices), Rio de Janeiro.

Filiação: Manoel Nogueira Junior e Maria Moreira Lopes

Freguesia de Paraíso, Concelho de Castelo de Paiva

Registo nº21

«13

Comentários

  • Descobrimos que vieram pro brasil por volta de 1912/1913. Provavelmente pro Rio de Janeiro.

  • @RLEME

    Pelo seu relato, os seus bisavós se casaram em Portugal.

    Se foi o caso, você pode pedir a nacionalidade pelo seu bisavô, não precisando procurar pela bisavó.

    Abraços

  • @guimoss

    Pois é tb achava... mas eu não tenho nenhum documento desse casamento, fui orientado a buscar o assento e casamento dos 2 avós portugueses....

  • @RLEME se achar o assento de casamento, não vai precisar do assento dela

  • editado October 2021

    @gsilvestre

    Interessante! Infelizmente por enquanto não temos nada dela...

  • guimossguimoss Beta
    editado October 2021

    @RLEME @gsilvestre

    Nesse caso, como vc sabe a data da viagem, há as seguintes sugestões:

    1) Procurar pelo passaporte português do seu bisavô, no site da torre do tombo, no Distrito de Aveiro na data possível da viagem (1912/1913). No passaporte vem o estado civil do bisavô;

    2) Procurar pelo casamento, bem como pelo batismo da bisavó, na freguesia dele e as vizinhas desta, da data em que ele fez 16 anos até a data da viagem;

    3) Procurar pela filha do seus bisavós (ana - vc sabe quando ela nasceu?), nascida em Portugal, no intervalo de 2) ou no Familysearch, seção Imagens (na freguesia do pai), pois lá tem batismos de depois de 1911, que servirão para vc pedir o assento pelo civilonline;

    4) Fazer pedidos de buscas dos itens 1) a 3) no Arquivo Distrital de Aveiro. Já houve relatos que as pesquisas somente são cobradas, se eles acharem o documento procurado.

    Aqui, vc pode fazer uma busca mais ampla, como por exemplo, de 1912/13 até 1918, quando vc tem a certeza de que estavam no Brasil.

    5) Procurar no site do SIAN do Arquivo Nacional, o seu bisavô no periodo mencionado na lista de imigrantes da ilha de flores ou na entrada de navios pelo porto do Rio (aqui, acho que só há até 1910,mas sugiro conferir).

    Obs: vc está fazendo uma marcação de forma equivocada dos foristas. Somente está certo quando o @ e o apelido estão coloridos. No seu caso, só o apelido ficou colorido. Desse jeito, o sistema não avisa que há uma mensagem nova, atrasando a sua resposta.

    Boa busca!

  • @guimoss @gsilvestre

    Muito obrigado pelas dicas!

    1) Procurar pelo passaporte português do seu bisavô, no site da torre do tombo, no Distrito de Aveiro na data possível da viagem (1912/1913). No passaporte vem o estado civil do bisavô;

    Estamos quase terminando todas as paginas de 1912/1913... ainda nada.

    2) Procurar pelo casamento, bem como pelo batismo da bisavó, na freguesia dele e as vizinhas desta, da data em que ele fez 16 anos até a data da viagem;

    Conseguimos procurar o casamento até 1911, 1912 e 1913 não estão disponíveis pra consulta, mas é possivel que seja bem nessas datas.

    Voce menciona 16 anos pois era a idade inicial para casar? ele fez 16 em 1910.

    3) Procurar pela filha do seus bisavós (ana - vc sabe quando ela nasceu?), nascida em Portugal, no intervalo de 2) ou no Familysearch, seção Imagens (na freguesia do pai), pois lá tem batismos de depois de 1911, que servirão para vc pedir o assento pelo civilonline;

    Descobrimos que ela nasceu em 1912 e veio pro brasil com 6 meses. Mas foi registrada aqui no Brasil.

    4) Fazer pedidos de buscas dos itens 1) a 3) no Arquivo Distrital de Aveiro. Já houve relatos que as pesquisas somente são cobradas, se eles acharem o documento procurado.

    Boa ideia!

    Aqui, vc pode fazer uma busca mais ampla, como por exemplo, de 1912/13 até 1918, quando vc tem a certeza de que estavam no Brasil.

    5) Procurar no site do SIAN do Arquivo Nacional, o seu bisavô no periodo mencionado na lista de imigrantes da ilha de flores ou na entrada de navios pelo porto do Rio (aqui, acho que só há até 1910,mas sugiro conferir).

    no porto nao encontramos, vou verificar da ilha de flores.

    Obs: vc está fazendo uma marcação de forma equivocada dos foristas. Somente está certo quando o @ e o apelido estão coloridos. No seu caso, só o apelido ficou colorido. Desse jeito, o sistema não avisa que há uma mensagem nova, atrasando a sua resposta.

    Boa busca!


    Obrigado!

  • guimossguimoss Beta
    editado October 2021

    @RLEME

    Busque pela Ana no familysearch, seção imagens na freguesia do pai e nas vizinhas.

    Mesmo que tenha sido registrada mo Brasil, é possível que também tenha havido um registro civil (pelo civilonline) ou religioso (na seção imagens do fs).

    Se ele fez 16 (acredito ser a idade mínima para casamentos) em 1910, é provável que o casamento seja civil, possível de busca no civilonline. Mas eu continuaria as buscas no fs e nos ultimos livros do tombo.

    ***Se a ana nasceu em 1912 (em Portugal?) e veio para o Brasil com 6 meses, o período de buscas é 1912/1913.***

    Se não achar no Distrito de Aveiro, tente no do Porto e em seguida, no de Lisboa. Aveiro fica no centro de Portugal, então é possível a saída por ambos os lugares.

    Vc sabe a data do registro da ana no Brasil?

    Aparentemente, vc deve procurar de 01/01/1912 até a data do registro dela aqui no Brasil. É nesse periodo que deve ter ocorrido a viagem.

    Se vc não tiver paciência, pode fazer uma busca, como te informei acima nesses dois Distritos.

    Boa sorte!

  • guimossguimoss Beta
    editado October 2021

    @RLEME

    Se voce achar o casamento, e ele estiver no mesmo arquivo distrital do batismo do seu bisavô, é possivel pedir a anotação daquele neste, de forma gratuita e informal pelo email do AD.

    Com isso, vc n precisaria pedir duas certidões no AD.

    Abraços

  • @guimoss @gsilvestre

    Em aveiro Ja procurei de 1/6/12 a 1/8/13, encontrei o passaporte de 2 irmaos mais novos do Antonio, de 12 e 14 anos. Então temos a dica pelo menos que alguem da familia saiu por aveiro. Vou tentar fechar todos os dias de 12/13 e se nao encontrar partir pra Porto.

    Sim a Ana nasceu em portugal, não encontramos nada no family search dela. Estou tentando descobrir algum doc dela por aqui pra saber uma data mais precisa...

    Muito obrigado novamente pela ajuda. Fazer esse tipo de busca é uma arte. Muitas variáveis possiveis envolvidas. Torcendo pra encontrar mais alguma coisa.

  • @RLEME De quem são esses dados na historia? Não seria de seu bisavô?

    "Marido: Antonio Nogueira Júnior – 19/10/1894. Filiação: Manoel Nogueira Junior e Maria Moreira Lopes

    Freguesia de Paraíso, Concelho de Castelo de Paiva - Registo nº21"

    Se for segue o registro: https://digitarq.adavr.arquivos.pt/viewer?id=1188880 clique no tif 077. É o registro 21

  • guimossguimoss Beta
    editado October 2021

    @josianeads

    Boa tarde,

    O @RLEME já possui esse registro. Ele está buscando o batismo da bisavó ou o casamento dos bisavós, caso o processo caia em exigência.

    Abraços

  • guimossguimoss Beta
    editado October 2021

    @RLEME

    Boa tarde,

    O Concelho e a Freguesia do seu bisavô estão na fronteira com locais do Distrito do Porto (Arouca, Gondomar e Marco de Canavezes) e do Distrito de Viseu (Cinfães).

    Pode ser que a bisavó seja de um desses lugares.

    Eu sugiro olhar neles, com os mesmos parâmetros apontados anteriormente.

    Boa sorte!

  • @josianeads Obrigado! Esse doc a gente já tinha encontrado, o desafio é minha bisavó e o casamento deles.

    @guimatos28g

    Descobri que a data de nascimento da Ana é 24 ago 1914 (um pouco fora da informacao original) Não sei sé é a data real ou a que registraram aqui no brasil. Não encontrei ainda a cert de nascimento para confirmar.

    Mas isso aumenta a saida deles de portugal de 1913 a 1914..

    Vou expandir a buscas pros lugares que você sugeriu! Já pesquisei alguns deles mas não todos. muito obrigado.

  • guimossguimoss Beta
    editado October 2021

    @RLEME

    Boa tarde,

    Você me marcou errado, que nem acontece com a Letícia, rs.

    Se o ano de nascimento é 1914, eu sugiro a busca no fs, seção imagens pelo registro religioso ou um pedido pelo civilonline, colocando os dados do pai, para a emissão do registro civil.

    Mas tenha em mente que a ana pode ter nascido na freguesia da mãe, que vc desconhece.

    A freguesia dos passaportes dos irmãos é a mesma do seu bisavô?

    Se for diferente, aparece mais locais de busca.

  • @guimoss

    Pois é, vou tentar buscar mais sobre ela.

    Sim no passaporte dos irmaos, emitidos em aveiro, consta castelo de paiva também.

    Vou tentar terminar em aveiro todos os registros de passaporte, 2014 2015. Assim saberemos se eles sairam por lá ou não...

  • @RLEME

    Castelo de Paiva é o concelho. Menciona a freguesia?

    Qualquer ajuda, é só pedir.

  • @RLEME

    Talvez seja interessante vc deixar por aqui os dados completos (exceto os privados) de todos parentes do António que vc conhece, como filhos, tios, sobrinhos, etc...

    Pode te ajudar na busca da sua bisavó.

  • @guimoss Abaixo as informações mais completas!

    Antonio nogueira junior Birth 19/10/1894 Portugal castelo de paiva - paraiso // morte Rio de Janeiro 9 March 1980 (G47M-7Z7)

    Filiação: Manoel Nogueira Junior e Maria Moreira Lopes

    Irmaos: Serafim Nogueira Junior 1899 Jayme Martins do Santos 26 May 1901 – 11 April 1951 castelo de paiva - paraiso vieram pro brasil em 1913

    Esposa Florinda Nogueira (florinda francisca branca) 16 February 1894 portugal – 15 December 1969 rio de janeiro

    Filiação Florinda: Felism(b)ina Francisca Branca / Francisco Martins

    A filha mais velha deles, Ana Nogueira nasceu em portugal e foi registrada no brasil. Uma historia conta que veio com 6 meses. Por isso não sabemos de a data de nascimento que está na identidade é precisa.

    Anna Nogueira Caetano ( G8P1-X2H ) 24 August 1914 – 1 August 2000

    Eu estou colocando todas as informações e link pros documentos que estou achando lá no Family Search. Se alguém com mais experiencia puder dar uma ajuda vai ser maravilhoso. Me enrolo bastante nas buscas do family search.

    Obrigado novamente!

    Rodrigo.

  • guimossguimoss Beta
    editado October 2021

    @RLEME

    Mais uma hipótese de busca!!!

    O Distrito de Aveiro tem um Concelho chamado "Albergaria-a-velha" e neste Concelho tem uma freguesia que se chama "Branca", como a sua trisavó.

    Era comum usar sobrenomes da localidade.

    Obs: Arouca fica em Aveiro e não no Porto.

    Boa sorte!

  • @RLEME

    Você sabe se a ana se casou?

    No óbito dela, qual o estado civil?

    E qual o nome do marido?

    Dependendo do local, você pode procurar pela habilitação de casamento.

  • @guimoss

    Maravilhosa a ideia da freguesia branca! vou buscar!

    Sim a ana casou aqui no brasil. consegui ate achar o documento de casamento.

    Nome do marido Antonio Caetano, na certidao de obito consta como viuva.

    abs!


  • @RLEME

    O autorregistro tardio da ana:

    Um irmã da ana:

    Repare que aparece o nome do avô no registro tardio.

  • guimossguimoss Beta
    editado October 2021

    @RLEME

    Este casamento foi celebrado em qual pretória/ freguesia/circunscrição?

    E qual foi o ano?

    Nessas varias certidões brasileiras de irmaos da ana, procure ver se os avós já estão falecidos, pois te dará um intervalo para buscas.

  • @RLEME

    Possível passaporte do trisavô JOAQUIM ANTUNES, nascido em 1858/1859?

    A idade é compativel com alguém que teve uma filha em 1894 (a sua bisavó):

    "http://digitarq.adavr.arquivos.pt/details?id=1397825"

    Menciona o município e a freguesia.

    Parece improvável que haja um erro no nome, tendo em vista que foi a neta que nomeou o avô.

    Espero que seja o trisavô.

  • Opa! @guimoss maravilha! Então ela ficou sem documento aqui no Brasil todo esse tempo?

    O casamento da Ana foi registrado no 07ª Circunscrição Matrimônios 1936, Ago-Out 

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:QGJ1-Y9P6?from=lynx1UIV8&treeref=G8P1-X2H

    Event Place Rio de Janeiro, Brasil Marriage Date 05 Sep 1936 Entry Number 6755 Page 49

  • @RLEME

    Só esqueci uma coisa:

    Com o nome dos trisavós (pais da bisavó), vc pode fazer varias buscas nas freguesias próximas da freguesia do bisavô pelo arquivo distrital de aveiro.

    Só é cobrado, se acharem a certidão procurada (confirme com o arquivo distrital essa informação, para evitar riscos).

    E pode pedir o processo do passaporte acima ou usar os dados dele para buscar a bisavó.

    ---

    Marque a data em que os trisavós aparecem como falecidos nas certidões de nascimento dos filhos dos bisavós.

    É mais uma fonte de informação na sua busca.

    Abraços

  • Oi @guimoss Por algum motivo sua mensagem inicial do passaporte não tinha aparecido pra mim. Muito Obrigado pelo achado!

    Essa fiz uma busca da Florinda em Branca e Barcouço (possível local do pai dela) mas mesmo com um impressionante quantidade de margaridas e Rozas, não encontrei nenhuma Florinda :P

    Vou dar uma estudada de como é feito esse pedido no arquivo distrital, não entendi ainda muito bem como é feito esse pedido...

    Eu teria que definir uma freguesia especifica para pedir?

    obrigado novamente!

  • guimossguimoss Beta
    editado October 2021

    @RLEME

    No canto superior direito, tem um título SERVIÇOS DISPONÍVEIS e uma das opções é "pedido de reprodução".

    Já vi relatos aqui que custaria 0,25 euro por pagina (esse passaporte só tem uma página). Você pediria para fazer o download.

    Acho que a unica serventia de pefir esse passaporte seria descobrir o estado civil do JOAQUIM ANTUNES.

    Se ele fosse solteiro, vc procuraria pelo casamento dele da data do passaporte até o nascimento estimado da florinda (se esta for a 1a filha dos seus trisavós).

    Se fosse casado, vc procuraria pelo casamento da data do passaporte para trás até o ano em que o joaquim tivesse 16 anos.

    O pedido pode ser feito, como é descrito nessa mensagem:

    "https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/262097/#Comment_262097"

    Obs1: Só lembrando que você pode procurar o passaporte "JOAQUIM ANTUNES" na data mencionada (1883-07-04, registo n.º 1150, f. 188v) no site da torre do tombo, como você vem fazendo até então..

    Quem sabe não aparece o estado civil?

    Obs2: Procure por JOAQUIM ANTUNES nos sites dos arquivos distritais (por ex, Porto, Viseu e Lisboa) digitando no google "digitarq" + nome do distrito.

    Bos sorte!

  • @RLEME

    O passaporte do JOAQUIM ANTUNES.

    O estado civil é CASADO:

    Se ele é casado, entre nos registros de casamento da torre do tombo, a partir da data do passaporte até o ano em que ele tinha 16 anos.

    Geralmente, aparece na margem do assento o nome dos nubentes, no caso, os seus trisavós (Joaquim e Felisbina).

    Se você achar o casamento, poderá conferir a naturalidade de ambos os nubentes, tendo, no máximo, dois lugares para pesquisar pela bisavó.

    Boa sorte!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.