Busca de certidão de nascimento de brasileira

Boa tarde,

Há meses venho procurando pela certidão de nascimento da minha avó. No entanto, não consigo localizá-la em lugar algum. Poderiam, por favor, me auxiliar?

Nome: Antonia Viegas da Costa (Antonia Viegas da Costa Bicudo após o casamento)

Data de nascimento: 12/06/1929

Pai: Epaminondas José da Costa

Mãe: Octavia dos Anjos Costa

Cônjuge: Julio Bicudo Neto

Minha avó nasceu em Lajão/MG. No entanto, a cidade mudou de nome e passou a se chamar Itanhomi e depois Conselheiro Pena. Pelo que pude perceber, atualmente existem as duas cidades em MG. Ela veio pro RJ muito pequena e, por este motivo, não sabe com exatidão o local de seu nascimento. Imagino que seja possível que o seu registro tenha sido realizado aqui no Rio.

Possuo a certidão de casamento e posso informar os dados caso necessário.

Muito obrigado!

Comentários

  • editado October 2021

    Há 2 registros no Rio de Janeiro de nascimento de irmãos (José e Antonio) feitos em 1939. Ambos são registros tardios feitos bem após os nascimentos. E ambos indicam o local de nascimento deles como São Gonçalo (RJ).

    Esses registros foram feitos na antiga terceira freguesia, que é o atual 3RCPN. Eu pediria uma busca lá, mas vai ter que ser por um período mais amplo por haver indicações de a família registrar com muito atraso: José nasceu em 1928 e Antonio em 1929.

    Há um dado que chamou atenção: esse Antonio aparece como nascido exatamente em 12/06/1929. Ou ele é gêmeo de sua avó (e por que razão não a teriam registrado no mesmo dia, já que fizeram 2 registros tardios de José e Antonio no mesmo dia?), ou há algo de errado na data que você tem. Antonio e Antonia pode ter confundido as coisas.

    Aqui estão os 2 registros:


    Como há essa informação de São Gonçalo para os irmãos, pode ser um lugar para procurar se não estiver no 3RCPN.

  • @CarlosASP, bom dia!

    Nossa, você não tem ideia de como isso me ajudou. Muito obrigado, de verdade!!!

    Então, Antonio na verdade seria Antonia. O registro muito provavelmente foi feito errado. Basta solicitar a retificação nesse caso?

    Obrigado mais uma vez.

  • @cesaraiva @CarlosASP @Leticialele

    O registro tardio é aceito para pedidos de nacionalidade?

    Não seria melhor fazer uma busca nos rcpns dos locais mencionados?

    Dê uma olhada nesse relato da @belle3 , pois acho que ele será de ajuda para localizar essas certidões:

    "https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/248614/#Comment_248614"

    Boa sorte!

  • @guimoss

    Bem, certamente o registro foi feito de forma equivocada. Perguntei a ela e, de fato, não existe Antonio, apenas Antonia.

    No caso, além do nome e do sexo estarem errados, a naturalidade também está, visto que ela nasceu em MG, conforme o próprio RG. O restante está de acordo. Desta forma, questiono se isso é comum e se trará grandes problemas.

    Pelo que li, Portugal não aceita registro tardio, mas como sou inexperiente no assunto posso estar equivocado.

    De todo modo, já solicitei a busca no cartório mencionado.

    Obrigado!

  • Em tempo, o cartório rejeitou o pedido por "problemas na localização do assento". Creio que seja necessário entrar em contato com a Corregedoria, portanto. Neste meio tempo, há alguma providência a ser tomada?

    Obrigado.

    Att.,

    Carlos Eduardo Saraiva

  • guimossguimoss Beta
    editado October 2021

    @cesaraiva

    Você fez o pedido pelo cartório ou pelo site do relato que te mencionei?

    Se usou o cartorio, eu sugiro a tentativa pelo site nas localidades de MG.

    Acredito não ser possível pelo registro tardio.

    Se fosse inexistência de registros, acredito que o caso seria diferente. Você precisaria de certidões negativas dos rcpns das localidades mencionadas (domicilio dos pais).

    E, me parece que a retificação mencionada é muito complexa para a via administrativa. É mais provável que seja pela judicial.

    Se for caso de gemeos, os registros estariam próximos, com a menção de que são gêmeos.

    Obs: marquei a @Leticialele que é craque nesses assuntos.

    Abraços

  • editado October 2021

    @cesaraiva , @guimoss , trocar o nome e o sexo? Só por via judicial! Terá que provar que o Antonio da certidão é a Antonia do casamento!! Foi o próprio pai que fez a declaração! Ou, se são gêmeos, achar a certidão da Antonia verdadeira.

    Acho difícil que o cartório do casamento tenha aceito essa certidão com nome e sexo errados!

  • Havia pensado nessa possibilidade de Antonio ser Antonia (e ser um erro na escrita só do prenome), mas o registro fala em criança do sexo masculino, aí pensei na possibilidade de gêmeos.

    Como dito, a @Leticialele é a craque em retificações; espere para ver o que ela diz sobre um caso onde até corrigir o sexo será necessário. Começaria a pensar em como provar para o cartório ou juiz que Antonio sempre foi Antonia. Não tenho ideia de como fazer isso. Quais outros documentos ela teve durante toda a vida?

    Sobre a naturalidade, foi o pai dela que declarou São Gonçalo como local de nascimento (dela e do irmão). Pelo que entendo, os registros mais antigos tem precedência sobre os mais novos. Como provar que ela nasceu em MG, se não há registro de nascimento lá? Batismo talvez? Como o colega disse acima, me parece uma retificação complexa no seu todo.

    Com a imagem que anexei, não tem como o 3RCPN "não achar" o assento de Antonio/Antonia. Mande esse PDF para eles (ou leve a cópia se for pessoalmente) pois ali está a data, o livro, a folha e o número do registro. Melhor ainda, mande só a segunda página do PDF, só a do registro de Antonio... Cartório sendo cartório, é capaz de eles olharem a primeira página e não chegar a ver a segunda.

  • Olá, estou em buscar da certidão de nascimento do meu avô que nasceu em Aracajú - Sergipe

    Nome: João Fernandes Dias

    Pais: João Fernandes e Antônia Rosa de Jezuz

    Data de Nascimento: 15/05/1908

  • Olá, estou em buscar da certidão de nascimento do meu avô que nasceu em Aracajú - Sergipe

    Nome:João Fernandes Dias

    Pais: João Fernandes e Antônia Rosa de Jezuz

    Data de nascimento : 15/05/1908

  • @Leticialele @guimoss Pessoal, boa tarde,

    Consegui localizar a certidão de casamento da minha avó Antonia, que havia sido registrado como Antonio equivocadamente.

    Diante disso, indago se seria possível uma busca por alguma retificação em seu registro que eventualmente tenha sido feita entre 1939 e 1948, ano do casamento, visto que todos os seus documentos estão como Antonia, do sexo feminino.

    A certidão de casamento também consta seu nascimento sendo em Minas Gerais, então creio que deva ter havido alguma retificação posterior ao registro tardio. Seria possível ir por este caminho ou estou equivocado?

    Se possível peço que me indiquem um caminho para realizar esta busca, para que eu consiga encontrar a alteração. A única documentação que falta é a certidão de nascimento da minha avó e gostaria de agilizar isto, já que ela está com 92 anos...

    Em anexo, certidão de nascimento da minha avó.

    Mais uma vez, muito obrigado pela ajuda e pela paciência!

    Att.,


  • @cesaraiva

    A sua avó é filha de um português?

    Vc não mencionou o parentesco com algum português.

    Essa questão do sexo teria que ser retificada pela via judicial, se for mesmo o registro da sua avó.

    Use todos os documentos atuais da sua avó.

    Se houvw alguma Retificação, esta estará anotada no livro em que o registro se encontra.

    Vc deve ligar para o cartório e conferir se há alguma anotação de Retificação.

    Vc tentou pesquisar pelo batismo dela em MG? Pode ser mais um doc para embasar o processo de Retificação.

    Lembre-se de que, por ser idosa, tem prioridade e, talvez, direito à gratuidade de Justiça.

    Boa sorte!

  • @guimoss

    Boa tarde! Minha avó é neta de português. Acredito que o registro seja de fato o da minha vó, pois o da página anterior é o de José, seu irmão falecido.

    Já tentei buscar em MG, através do registro civil, sem sucesso, no entanto. Já até liguei pro cartório de onde ela teria nascido e não conseguiram localizar.

    Vou tentar buscar pela retificação junto ao cartório então e postarei o resultado.

    Muito obrigado!

  • @PatDantas

    Vc conseguiu achar a certidão de nascimento do seu avô?

    A partir de quem vc irá fazer o pedido de nacionalidade?

  • @cesaraiva

    Voce já tem todos os documentos necessários para o processo da sua avó como neta?

    Os seus trisavós eram ambos portugueses?

    Como por exemplo, o casamento dos trisavós, se ocorrido no Brasil, pois vc terá que transcrever o casamento deles, nessa hipótese.

    Deixe aqui um resumo até os seus trisavós.

    O processo de neta da sua avó deve ter prioridade por idade e vc terá que fazer uma PV dela.

    Boa sorte!

  • @PatDantas

    Infelizmente, os registros civis de Sergipe estão bloqueados no Familysearch.

    Os religiosos estão disponíveis, se não me engano.

    A consulta é só pelos centros históricos da família.

    Ou você pode fazer uma busca nos cartórios de onde o seu antepassado vivia.

  • @PatDantas , a Freguesia de Santo Antonio é o atual 3º RCPN - Av Graça Aranha.

    Imprima a certidão de 1939 que você tem e leve lá para eles localizarem o livro . Pode ser que haja uma retificação averbada. Acho difícil os papéis apresentados para a habilitação de casamento estarem com o sexo errado, à época!!

  • @guimoss @Leticialele

    Creio que tenha conseguido localizar todos os documentos necessários para o processo da minha avó como neta. No entanto, ainda não havia os solicitado por conta do prazo de validade. Fiquei com medo de expirar por conta dessa dificuldade na certidão de nascimento.

    Acabo de voltar do cartório e obtive a informação de que as informações no livro estão corretas, constando o nome de Antonia, do sexo feminino. Assim, basta apenas solicitar a segunda via e apostilar, correto?

    Quanto a árvore genealógica, segue:

    Carolina dos Anjos Viegas (Avó) - PORTUGUESA

    Octavia dos Anjos Costa (Mãe) - Brasileira

    Antonia Viegas da Costa - Brasileira

    Pela milésima vez, muito obrigado!!!!

  • @cesaraiva , sim, peça a certidão da Antonia (requerente) por cópia reprográfica do livro, apostilada.

    Boa sorte!!

  • @Leticialele Olá, estou em buscar da certidão de nascimento do meu avô que nasceu em Sergipe

    Nome:João Fernandes Dias

    Pais: João Fernandes e Antônia Rosa de Jezuz

    Data de nascimento : 15/05/1908

    antes do meu avô se casar com minha avô no Rio de Janeiro em 1932 ele já tinha sido casado com Maria silva, não sei se esse primeiro casamento foi em Sergipe

  • @PatDantas , sabe em que cidade? Já procurou no Family Search?

  • Gente , que loucura, um registro com nome e sexo errado.

  • Boa noite!

    Estou tentando localizar a certidão de nascimento de meu avô, único documento que falta. Manoel José Luiz Moreira, nascido em São Paulo, capital em 1912. filho de Manoel Luiz Moreira e Laurinda Moreira da Silva

    Tudo que existe no Famylisearch foi eu quem colocou, já mandei e-mail para vários cartórios existentes na época e nenhum localizou. Alguma luz para me ajudar

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.