Transcrição casamento

Bom dia

preciso de ajuda. Meu processo caiu em exigência. Pedi a nacionalidade por parte dos avós e foi solicitado a transcrição do casamento. Não sei como proceder. Tem taxa pra pagar? Como fazer? Manda formulário. Estou bem assustada

«1

Comentários

  • @Cinthia Mercante

    ambos eram portugueses? quando nasceram?

    em geral, vai precisar de: certidão de casamento inteiro teor apostilada; assento de nascimento dos nubentes (se português e nascido antes de 1911: assento de baptismo certificado pelo arquivo distrital; se português e nascido após 1911: assento de nascimento obtido no civilonline; se brasileiro: certidão de nascimento inteiro teor apostilada); cópia autenticada do seu RG e sua certidão de nascimento inteiro teor para provar que você é neta deles. A taxa é de 120 euros. Tem um formulário a preencher, que vai depender do local em que você vai requerer a transcrição do casamento.

    Se você morar em SP ou MS, vale fazer pelo Escritório Consular de Santos (pelos Correios). Se morar no RJ ou ES, no Consulado do RJ (Correios). Em Brasília, na Embaixada (precisa ir presencialmente). Se morar em outro estado, tem que verificar a velocidade que estão para transcrever. No fórum, caso vc não seja de um dos estados anteriores, recomenda-se fazer pela Conservatória de Ponta Delgada (aqui tem o modelo do formulário para lá: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/9210/requerimentos-para-transcricao-de-casamento-em-ponta-delgada-e-tondela-modelos-e-preenchimento/p1 - OBS: o pagamento em Ponta Delgada não é mais feito por vale postal, mas sim por cartão de crédito em um link que eles enviam cerca de 2 meses após receberem os documentos)

  • @gsilvestre eu já dei entrada no processo por lisboa e caiu em exigência. Sou do RJ. Vou precisar enviar novamente outra certidão de casamento dos meus avós? Sim antecedem 1912. Meu Deus, já vi que perdi esse dinheiro que gastei

  • @Cinthia Mercante

    Calma. Vai dar certo. Faz a transcrição do casamento pelo consulado do Rio de Janeiro, que é bem rápido para isso. Você corre agora atrás da documentação. Manda email avisando dos prazos, para que eles tenham noção de que você está fazendo tudo para resolver a exigência, mas só faça isso após ter os documentos. Se preocupe em conseguir os documentos.

  • gsilvestregsilvestre Member
    editado September 2021

    @Cinthia Mercante como disse o @Destefano, pode ficar tranquila que vai dar tudo certo.

    Faça a transcrição de casamento deles pelo Consulado do RJ, que conclui em menos de 30 dias. Vai precisar dos assentos de baptismo certificados deles. Mas vai dar certo! É só reunir os documentos etc e mandar pelos Correios ao Consulado ou deixar la na recepção! não precisa agendar.

    Aqui tem maiores detalhes/instruções: https://riodejaneiro.consuladoportugal.mne.gov.pt/pt/assuntos-consulares/informacao-geral/lista-de-atos-consulares/registo-civil-nacionalidade#transcri%C3%A7%C3%A3o-de-casamento-entre-dois-cidad%C3%A3os-portugueses (OBS.: apesar de falar que serve cópia simples do assento de nascimento, como seus avós nasceram antes de 1911 precisa mandar as certidões certificadas pelo arquivo distrital!)

    Depois que for concluída a transcrição, você encaminha o assento que o consulado vai te enviar para a CRC Lisboa!

  • @gsilvestre e@Destefano obrigada. Vou 2ªf no consulado ver o que consigo fazer. Vocês me deram animo

  • @Destefano ele é português e ela brasileira. Muda alguma coisa?

  • @Cinthia Mercante , o português foi declarante do nascimento do filho até que ele tivesse completado 1 ano de idade?

  • @Leticialele não, quem registrou foi um terceiro, era um funcionário da fazenda

  • @Cinthia Mercante , obrigada por relatar. Como foi um terceiro o declarante, a transcrição de casamento é que irá estabelecer, juridicamente, a paternidade/maternidade portuguesa.

  • @gsilvedtre, @leticialele e @destefano não vou conseguir um dos nubente para a transcrição é brasileira nascida em 1887, nem existia cartório Alda Alves Gonçalves, folha de Benjamin Rodrigues Gonçalves e Umbelina Alves Gonçalves . Foi apenas registrada em igreja no RJ

  • @Cinthia Mercante , peça uma certidão de batismo inteiro teor com a assinatura do padre reconhecida, apostile e mande para a transcrição. Em 1887 não havia Registro Civil no Brasil. Não há base legal para que rejeitem a certidão de batismo.

  • Olá a todos, boa tarde

    Sou novo aqui e gostaria de saber uma coisa simples. Eu enviei por engano a certidão de casamento dos meus avós (casados no Brasil) para a conservatória sem a transcrição. Eu consigo recuperar esse documento? Para assim transcrever o mesmo devidamente e prosseguir com o processo?

    Obrigado!

  • @dbryan , as Conservatórias não devolvem documentos. Se for transcrever o casamento, terá que pedir nova certidão.

    Quem é o(a) português(a)?

  • @Leticialele Nossa, mas por que não? :s

    É minha avó materna.

  • @dbryan , não sei o motivo de as Conservatórias não devolverem os documentos! Os Consulados devolvem.

    Se é sua avó a portuguesa, terá que transcrever o casamento dela, após a aprovação do processo de cidadania, a fim de que seus filhos possam pedir a atribuição. Para isso, precisará da certidão de casamento inteiro teor, apostilada.

  • @Leticialele

    Eu recebi um e-mail da conservatória dizendo que não podem dar continuidade no processo por causa desse documento em falta.

    Parece que eu preciso primeiro fazer a transcrição para depois enviar tudo junto para lá. Besteira minha fazer o envio sem me ligar nesse detalhe..

    Mas agradeço a ajuda, abraço!

  • @dbryan , em que Estado você mora ?

    Se for no RJ ou ES, faça pelo Consulado do Rio

    Em SP ou MS, pelo Consulado de Santos;

    Em qualquer caso, pela Conservatória de Ponta Delgada (Açores)

  • Boa tarde, estou com dificuldade de encontrar a certidão de nascimento da minha mãe para fazer a transcrição de casamento. Não consigo encontrar o cartório. Me falta este documento. Paguei uma pessoa par fazer a busca nos cartórios do RJ, mas foi em vão. Poderiam me ajudar?

  • @Leticialele

    Eu moro em Lisboa. Comecei o processo aqui mesmo.

  • editado October 2021

    @dbryan , você pode ir a qualquer Conservatória de Registo Civil para fazer a transcrição. No entanto, fuja da CRCentrais - Lisboa! É muito lotada e demorada!

    Vai precisar da certidão de nascimento dos avós (a do avô brasileiro apostilada), da certidão de casamento inteiro teor apostilada e de um requerimento, além de seus documentos de identificação.

  • @gandalf / @Leticialele e demais, boa noite. Vendo os comentários aqui creio que pode acontecer algo semelhante comigo no processo de atribuição que vou iniciar para minha mãe (neta de português / pais e avós falecidos - formulário 1D). Meu bisavô (português em questão) casou-se no Brasil e na certidão de nascimento da minha avó (filha dele) consta que o declarante não foi ele. Neste caso precisarei providenciar uma transcrição do casamento dele ocorrido no Brasil?

    Se sim: eu vou providenciar uma cópia reprográfica de inteiro teor e apostilhada da certidão brasileira de casamento do meu bisavô para juntar aos documentos do processo da minha mãe (havia entendido que era preciso). Devo providenciar uma segunda cópia da certidão de casamento para o processo de transcrição ou posso pegar esta cópia que já providenciei e usar no processo de transcrição?

    Por fim: o processo de transcrição gera um documento que precisarei enviar à Conservatória também? Ou a transcrição produz o efeito e durante o processo na CRC eles já vão poder consultar? Pergunto para decidir se faço o processo aqui no Rio ou em Ponta Delgada.

    Mais uma vez agradeço!

  • @plsabino , você precisa transcrever o casamento antes de mandar o processo de sua mãe.

    Faça a transcrição no Consulado do Rio, é bem rápido e eles devolvem todos os documentos.

    Feita a transcrição, vão mandar um assento de casamento português. Mande uma cópia simples no processo de sua mãe.

  • @Leticialele , obrigado pela informação.

    Eu tenho uma pessoa indo pra Portugal agora e ela levaria todos os documentos com ela para abrir o processo para mim lá. Se eu tiver que aguardar a realização da transcrição aqui no Rio perderei esta janela. Além disso o assento de baptismo que solicitei ainda está sendo gerado e será entregue em Portugal. Logo, se o assento é necessário para o processo de transcrição não consigo iniciar imediatamente. (estou evitando ter que fazer a remessa dos documentos daqui do Brasil via DHL).

    Eu poderia abrir o pedido de atribuição, em paralelo fazer a transcrição e quando ela ficar pronta enviar a cópia à CRC pedindo inclusão no processo?

    Esta cópia simples que você indicou seria uma "xerox" simples ou uma cópia simples autenticada?


    Grato!

  • Boa tarde, estou com dificuldade de encontrar a certidão de nascimento da minha mãe para fazer a transcrição de casamento. Não consigo encontrar o cartório. Me falta este documento. Paguei uma pessoa par fazer a busca nos cartórios do RJ, mas foi em vão. Poderiam me ajudar? Dados da minha mãe: filiação: Leonardo José dos Reis/Clara do Couto Reis. Nome: Maria Ida do Couto Reis (25/04/1923) Rio de Janeiro.

  • editado October 2021

    @AcaciaBele

    As irmãs dela chamadas Idy Maria e Iná foram registradas em 1943 e 1944 na 14a circunscrição em Madureira. Eu tentaria lá. Hoje em dia é o 14RCPN.

    Olhei o registro de Idy Maria e ela nasceu 15/02/1925 mas só foi registrada em 1943. E foi ela mesma que se auto declarou. E sua mãe Maria Ida e uma outra (irmã?) Iza Reis que foram as testemunhas do auto-registro. Talvez o mesmo registro tardio tenha acontecido com sua mãe.

    Aqui está a imagem da certidão de Idy Maria; talvez você precise mostrar que é caso de auto-registro tardio para "motivar" o cartório a fazer uma busca decente. Essa irmã se auto registrou com 18 anos, talvez sua mãe tenha feito algo igual (para casar, trabalhar etc) em algum momento já na maioridade. Eu pediria uma busca para um período maior. As que foram feitas antes talvez tenham sido só para alguns anos depois do nascimento,

    A outra irmã nasceu em 1920 e só se auto-registrou (no mesmo cartório) em 1944. O pai e Iza Reis foram as testemunhas:


    Tem mais uma irmã, Dalila, com registro tardio no mesmo cartório (nasceu em 1928 e registro só em 1947):


  • @CarlosASP , poderia indicar como buscou estes dados de certidões antigas? Estou em busca da certidão de nascimento da minha bisavó para um processo de transcrição e não sei muito por onde ir. Até pedi uma busca em um cartório mas não sei se vai vingar... Se tiver uma dica, agradeço!

    Nome: Olga Pereira Bento

    Nascimento: 13/03/1900 em Niterói - RJ

    Pais: Antonio Pereira Bento e Felismina de Jesus Bento

  • @plsabino

    Infelizmente isso só funciona para o município do Rio de Janeiro. Por ter sido capital do país, uma parte dos arquivos antigos foi para o Arquivo Nacional e dá para consultar.

    Para Niteroi, eu tentaria no Family Search. Não sei se tem os livros de Niteroi. Entre em Pesquisar e depois Imagens e digite Niteroi.

    E Já tentou se aparece algo dela ano site do Detran?

    https://www.detran.rj.gov.br/_monta_aplicacoes.asp?cod=15&tipo=certidao_nascimento

  • @CarlosASP , após algumas buscas no FamilySearch descobri que minha bisavó foi batizada em São Gonçalo, e não em Niterói. E com isso após outras buscas também encontrei o registro de nascimento dela! Agora sei em qual cartório devo pedir o documento. Obrigado!


    Uma coisa: a data de nascimento dela no registro de nascimento difere da data de nascimento constante na certidão de casamento. Sabe se para fazer a transcrição do casamento isso será um problema? Não sei quão viável seria corrigir isso a essa altura...

    @Leticialele , se também puder dar uma dica sobre o ponto acima agradeço...

  • @plsabino , sim, terá que retificar a certidão de casamento!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.