Apostilamento nos EUA

2»

Comentários

  • @gandalf , nem precisa responder ja encontrei a resposta no site da embaixada em washington para pedido de nacionalidade de filhos.

    "All documents that are in a language besides French, Spanish and English must be officially translated into Portuguese."

    Peco desculpas a @ManuelaP e @marianaponte , pois nao sabia que ja nao era mais necesaria a traducao.

    Obrigada mais uma vez @gandalf por me corrigir.

  • @texaslady

    Ele não precisa traduzir se mandar para alguma conservatória que dispensa. CRCentrais, e Ovar. Pode ser que Viana do Castelo e Paredes faça, mas não estão listadas como habilitados para nacionalidade. Apenas para Registo.

    Se ele for filho (1C), e quiser mandar por uma conservatória mais rápida como ACP, terá que traduzir.

    Pelo consulado quando não precisa traduzir, é porque eles apenas coletam os processos e enviam para a CRCentrais.

  • Obrigada pela informacao @gandalf . Entao no caso dele seja melhor mesmo traduzir e enviar para ACP.

  • Olá ...alguém já pensou no consulado??Ja tentaram?? Alguma Info?

  • gsilvestregsilvestre Member
    editado November 2021

    @fmprio em relação a que serviço? apostilamento ou tradução?

    se for apostilamento: consulados não fazem

    se for tradução: pode procurar o consulado de portugal que eles têm uma lista de tradutores, via de regra

  • Pessoal, o amigo que estou ajudando a tirar a cidadania mora atualmente nos EUA e vai precisar dos antecedentes criminais de lá. Como tudo eu busco aqui no fórum, estou vendo o passo a passo seguido por vocês. A questão é: quanto tempo está levando para conseguir isso ? Ele vai precisar providenciar isso e me enviar aqui pro Brasil, pois todo o resto está aqui comigo para enviar para a CRC.... Já até pensei em sugerir a ele pedir duas certidões: pede uma e me manda para enviar para Portugal sem apostilar. Quando o processo for numerado ele pede outra, apostila e fazemos novo envio pedindo para incluir no processo.... Vai encarecer o processo, mas talvez seja uma solução....

  • @clarissemartins

    Faça certo da primeira vez. Uma vez só.

    Se ele mora nos EUA, ele tem que centralizar tudo nele, porque o prazo do atestado de antecedentes é curto (90 dias), e ainda tem que certificar no DOS (Dept. of State). Tudo é feito pelo correio. Se é de neto, e estiver mandando para a CRCentrais não precisa traduzir.

    Mande todos os documentos que ele precisa. Certidões brasileiras já apostiladas (porque só apostila no país de origem), que valem 1 ano.

    Xerox simples do assento informatizado, ou original se for certidão de batismo do português, com carimbo em relevo. Não vencem.

    Ele junta todos os documentos, faz o pedido ao FBI, recebe pelo correio, manda de volta para apostilar, recebe pelo correio. A certidão vale por 90 dias, e só essa maratona de FBI-correio-DoS-correio leva uns 2 meses. Assim que receber o doc apostilado, imprime o atestado brasileiro do site da PF e autentica no verso (faz de casa mesmo), e manda tudo imediatamente por DHL.

    Se ele mora nos EUA, ele terá que assinar o formulário no consulado português da área onde mora. Também vai fazer a cópia certificada do documento de identidade com filiação no consulado português. Passaportes brasileiros emitidos no exterior não têm o campo de filiação. RG só é emitido em solo brasileiro. Tem que estar válido e emitido há menos de 10 anos. Ele já resolveu essa parte?

  • @gandalf Sua sugestão é perfeita! O processo dele é de neto sim. Assim que eu receber as certidões daqui, eu envio para ele pedir os atestados de antecedentes criminais, do Brasil e dos EUA. Estou aguardando o assento de batismo que vem de Portugal. Quanto ao passaporte, ele renovou aqui no Brasil há menos de 10 anos, com certeza, então está dentro da validade necessária. Vou orientá-lo sobre o preenchimento do formulário e quanto a ida ao consulado para assinar e apostilar o passaporte. Muitíssimo obrigada pela ajuda!!!

  • @clarissemartins

    Ponha o endereço dele nos EUA para entrega da certidão. Chegará em 1 semana. No BR, se não extraviar, chegará em 3-4 semanas. E depois terá que mandar pra ele por FEDEx, lá vai mais 1 semana.

  • @gandalf infelizmente eu já havia solicitado o envio aqui pro BR. Mas será melhor, pq aí eu monto todo o processo aqui, desenho o q ele terá q fazer por lá, preparo tudo certinho, pq se deixar por conta dele isso não sairá nunca... hahahhaha.... vai dar tudo certo!!! E a ajuda de vocês aqui do fórum é sempre espetacular!!! Obrigada mais uma vez!!!

  • editado January 2022

    @clarissemartins

    Sim, mas ele apenas receberia o documento. Os dados da certidão você já deve ter. Ou ele poderia tomar uma foto e lhe mandar.

    Ganharia algumas semanas no mínimo. Que pena.

    Quando eu fiz, pedi duas cópias em endereços diferentes. Minha filha queria guardar uma. Tive que usar a da minha filha. A minha certidão eu já tinha dado por perdida. Quando apareceu o processo já estava na conservatória há 2 meses. Por sorte eu tinha pedido 2. Na época a única opção de pagamento para mim era swift bancário, que me custava o dobro das certidões, e exigia um valor mínimo.

  • @gandalf apenas para posicionar sobre a certidão de antecedentes criminais nos EUA: meu amigo foi aos correios (USPS) da cidade dele, coletou as impressões digitais e ao final do dia recebeu por email a certidão. No mesmo dia!!!! Agora precisa mandar pro Depto Estado para certificar... mas tudo está correndo bem!! Ele já está agendado no Consulado Português lá para assinar o formulário e apostilar o passaporte! Obrigada por sua ajuda!

  • editado April 2022

    @clarissemartins

    Que bom. Parece que mudaram alguns procedimentos então. Antes só a aplicação era online, onde se informava os dados. Todo o restante era por USPS, e levava um tempo era enorme. Não tinha nada de documento chegar por e-mail. :-)

  • Eu tenho que apostilar em USA o FBI Criminal Record ?!E posso apostilar em Portugal e tenho que traduzir ??

    estou perdida em tudo isso….

    me disseram q eu teria que autenticar em US e não apostilar … alguem aí me ajuda se puder, obrigada

  • editado April 2022

    @AdrianeMonteiro

    Todo apostilamento só é feito no país de origem do documento.

    O atestado de antecedentes criminais do FBI só pode ser autenticado no Department of State (DoS). vale por 90 dias.

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/282832/#Comment_282832

    A coleta de fingerprint você faz na PF. O pagamento eles só aceitam Vale Postal do USPS, mas os correios têm um convênio com USPS. Comece com o fingerprint, depois resolva o pagamento (que vale por 30 dias), depois preencha o formulário online. Receberá o e-mail com o certificado em PDF. Imprima e mande para o DoS por EMS/USPS. Receberá de volta já pertinho de vencer os 90 dias do FBI.

    Parece que eles melhoraram um pouco os procedimentos. Mesmo assim, quando receber tem que mandar imediatamente para PT por DHL junto com os seus documentos, porque se ao chegar lá estiver vencido, mandarão fazer outro.

    As modalidades que exigem esse atestado em geral só faz na CRCentrais, então não será problema. Só a CRCentrais dispensa a tradução do inglês, francês, ou espanhol. Mesmo que o ACP fosse uma opção (como para Sefarditas) se tivesse que traduzir e apostilar a tradução, não daria tempo.

    Eu assumi que você mora no BR. Se mora em PT, terá que ver onde faz o fingerprint, provavelmente no SEF, se ainda existir. Também precisa verificar sobre convênios com o USPS para o pagamento por Vale Postal, ou pedir a algum amigo que resida nos EUA para fazer o Vale Postal no USPS para você. O pagamento pode ser por cartão de crédito, caso tenha um.

  • Bom dia pessoal.

    Alguém já usou o serviço de apostilamento via empresa americana? Não tenho ninguem nos EUA no momento.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.