Ajuda para encontrar certidão de nascimento do meu Trisavô

Olá a todos! Espero que estejam bem =)

Estou fazendo o processo pelo meu avô que é o neto de português, e SOMENTE falta a certidão de nascimento do português (avô do meu avô) para dar entrada no processo de cidadania, todos os outros documentos eu já tenho. Assim peço encarecidamente a ajuda vocês.

Nome do português: Manoel Monteiro de Souza

Nascimento: 15/12/1882

Pai: Fortunato Antonio Mendes de Almeida

Mãe: Josephina Candida Monteiro

Local de Nascimento: Santo Ildefonso, Porto.

Passaporte: foi feito em Aveiro e ele tinha 13 anos de idade

Tenho a identidade brasileira dele, certidão de casamento e óbito brasileiras, e seu passaporte português que foi feito Aveiro e menciona que ele é natural de Santo ildefonso.

Já pesquisei os livros de batismo no Tombo.pt de Dez/1882 até Mar/1883 de todas as freguesias do Porto e nada. Apenas encontrei uma certidão de batismo em Santo Ildefonso de 15/12/1881 de um "Manoel" com pais icógnitos.

«1

Comentários

  • Boa tarde @LucasMartins_

    Eu te aconselho a olhar mais alguns livros de Santo Ildefonso, o máximo que conseguir, há registros de nascimento feitos meses ou até anos depois , isso é bem comum...

    O Manoel teve irmãos? Se sim, informe o nome deles também.

  • Olá Ferpirj, boa noite!


    Obrigado pela dica, irei considerar esta estratégia em minhas buscas!

    Infelizmente não tenho o conhecimento se ele teve irmãos.

  • @LucasMartins_ , você encontrou o processo de passaporte?

    Peça para descarregar pela web, nesses processos há uma transcrição do assento de batismo!

  • Olá @Leticialele!

    O que seria "descarregar pela web"?

    Eu encontrei o registro do passaporte dele na base de dados do CEPSE só.

    Como eu poderia fazer o que você falou?

  • @LucasMartins_ , qual o número do passaporte dele? Em que data foi emitido?

    Se você tiver esses dados, posso procurar para você

    Pode pedir ao Arquivo Distrital de Aveiro o processo de passaporte, para "descarregar pela web", porque sai bem barato!

  • @Leticialele , boa tarde!

    Seguem as informações que pediu e mais ainda rsr


    Passaporte: 1931

    Arquivo: Arquivo Distrital de Aveiro

    Livro: 19

    Data Passaporte: 1895/10/04

    Tipo: Sem Indicação

    Nome: Manoel Monteiro De Sousa

    Apelido: Sem Indicação

    Concelho: Porto

    Naturalidade: Santo Ildefonso

    Pai: Fortunato António Mendes de Almeida

    Mae: Josefa Candeda Monteiro

    Sexo: Masculino

    Civil: Solteiro

    Destino: Rio de Janeiro

    Pais: Brasil

    Idade: 13

    Profissão: Estudante

    Escreve: Sem Indicação

    Observações: Sem Indicação

  • @LucasMartins_ , o link desse passaporte é https://digitarq.adavr.arquivos.pt/viewer?id=1314168 m0650.tif

    Pode pedir o processo ao Arquivo Distrital de Aveiro, no processo tem cópia da certidão de batismo

  • Haaaaaa agora entendi @Leticialele ! Eu achei que tinha o registro do passaporte e o processo disponibilizados na internet, mas no meu caso somente o registro. Muitíssimo obrigado!!!

    Eu revirei o site do Arquivo de Aveiro não achei onde posso requerer o processo do passaporte. Você saberia me dizer por gentileza?



  • @LucasMartins_ . cadastre-se no Arquivo Distrital de Aveiro, vá em Serviços em Linha

    Novo Pedido

    Outros

    Nome do Fundo - PT/ADAVR/AC/GCAVR/H-D/001

    Título - REGISTO DE PROCESSOS DE EMISSÃO DE PASSAPORTES

    Nome - Manoel Monteiro de Souza

    Documento pretendido - Processo de passaporte

    Data do documento - 1895 abril 10

    Informações adicionais - https://digitarq.adavr.arquivos.pt/viewer?id=1314168 m0650.tif

    Passaporte número 1931

    SEGUINTE

    Tipo de reprodução - reprodução digital

    Certificada - Não

    Tipo de cópia - Total

    Finalidade- investigação

    Método de entrega - Descarregar a partir da web

    SEGUINTE

  • @Leticialele , acabei de fazer o pedido com suas instruções. Muitíssimo obrigado mesmo! Assim que tiver resposta eu atualizo aqui \o/

    Eu achei que tivesse que pagar, mas não apareceu nada até agora de cobrança de taxa ou algo tipo.

  • @LucasMartins_ , eles vão fazer um orçamento. Olhe amanhã.

    Você tem que validar o orçamento e pagar com cartão de crédito.

    Depois, eles validam o pagamento e mandam para o seu email.

  • @Leticialele , bom dia!!

    Eles acabaram de me responder: "Informamos que não possuímos em arquivo os processos relativos ao passaporte pretendido."

    Voltei à estaca zero kkk =/

  • @LucasMartins_ , inacreditável!!

    Voltando à busca em 3, 2...

  • @Leticialele , triste mas é a verdade.

    Se você tiver mais alguma luz abençoada que consiga pelo menos dar um norte, me fala por favor!

    Por que voltarei a jogar o jogo conforme as antigas regras, procurar nos registros de Batismos de Santo Ildefonso.

  • @LucasMartins_ , vou ajudar a procurar.

    Desistir não é uma opção.

  • @Leticialele , boa tarde!

    Obrigado pela força!

    Eu encontrei uma possível certidão dele, em Santo Ildefonso - Porto, mesmo nome (Manonel), e mesmo aniversário (15/12/1881) apenas 1 ano antes que seria 1882, porém consta que os pais são desconhecidos.

    https://pesquisa.adporto.arquivos.pt/viewer?id=1241531 (arquivo 253)

  • editado September 2021

    @LucasMartins_ , será difícil provar que são a mesma pessoa!!!

    E esse que você encontrou nasceu na Freguesia de Mathosinhos, Concelho de Bouças - https://pesquisa.adporto.arquivos.pt/viewer?id=830728 m0024.tif

  • @Leticialele será que existe algum registro de adoção para linkar os nomes dos pais?

  • editado September 2021

    @LucasMartins_ , não sei, vou procurar!!

    Você tem algum outro documento com o ano de nascimento dele?

  • @Leticialele tenho sim!

    15/12/1882.

    Segue a identidade brasileira dele que tem a data de nascimento.


  • @LucasMartins_ , em que Freguesias do Porto você já procurou?

  • @Leticialele todas kkk

    Sem exceção, de 1882 a 1883.

    Em Santo Ildefosno, pesquisei de 1978 a 1886 e nada também.


    Eu estou começando a considerar a procurar o outro trisavô meu que tbm é português. Não tenho tantas informações dele, vc acredita que seria viável fazer a busca dele?

    -Nome: Luiz de Almeida Macário

    -Nascimento: 07/09/1869

    -Pai: Manoel de Almeida Macário

    -Mãe: Leonor de Almeida Macário

    -Certidão de nascimento portuguesa do Pai (Vila Maior, São Pedro do Sul - Viseu)

    -Certidão de óbito portuguesa do Avô (Vila Maior, São Pedro do Sul - Viseu)

    -As certidões que tenho dele brasileira, não mencionam do local de Portugal.

    Procurei em São Pedro do Sul se Set/1869 à Dez/1870 e nada =/.

  • @LucasMartins_

    deve ser o registro do Luíz nº21 de 25/07/1868 nascido a 16/07/1868 https://digitarq.advis.arquivos.pt/viewer?id=1201311 ...m0170.tif freguesia de Lordosa / Viseu / Viseu 

  • @LucasMartins_ , olha só o que eu encontrei - https://digitarq.arquivos.pt/viewer?id=4819870 m0170.tif

    Casamento do Fortunato António Mendes de Almeida com Virginia Vaz Monteiro, em 1896, em Lisboa!

    Ele era capitão de cavalaria e tinha 44 anos, era solteiro e morava em Vera Cruz de Aveiro.

    Será o Manoel Monteiro de Souza um filho ilegítimo?

  • @Kleber Silva Aguiar , muitíssimo obrigado pela ajuda que me deu, de coração!

    Realmente deve ser a certidão de batismo do Luiz, eu só fiquei preocupado pela ausência do último sobre nome "Macário" e com a diferença de datas de nascimento. Será que consigo comprovar que é a mesma?

  • LucasMartins_LucasMartins_ Member
    editado September 2021

    @Leticialele , realmente está parecendo que o Manoel foi um filho ilegítimo, ainda mais que seu passaporte foi tirado com 13 anos em 1895, um ano antes deste casamento.

    Achei o registro das informações do Fortunato no site do exército de Portugal: https://ahmgermil-exercito.defesa.gov.pt/details?id=6156

    Eu procurei nos registros de batismo do Manoel em Vera Cruz de 1881 a 1883 e não encontrei nada =/

  • @LucasMartins_ , o avô paterno se chamava Macário de Almeida.

  • @Leticialele tem razão é Macário!!! Deve ser ele mesmo então.

    Eu tentei achar o passaporte dele, mas não consegui =/

  • @Leticialele e @Kleber Silva Aguiar quero agradecer vocês do fundo do coração! A ajuda que me deram vai mudar a vida de uma família inteira!

    Obrigado pela atenção, tempo e empatia que tiveram comigo, Deus os abençoe!

  • Boa noite,

    Alguém pode me orientar busco a certidão de nascimento do meu trisavô que nasceu em 1850 em Lisboa e veio para o Brasil/Fortaleza por volta de 1870....No tombo as certidões iniciam em 1863. Agradeço desde já

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.