Ajuda para encontrar certidão de nascimento do meu Trisavô
Olá a todos! Espero que estejam bem =)
Estou fazendo o processo pelo meu avô que é o neto de português, e SOMENTE falta a certidão de nascimento do português (avô do meu avô) para dar entrada no processo de cidadania, todos os outros documentos eu já tenho. Assim peço encarecidamente a ajuda vocês.
Nome do português: Manoel Monteiro de Souza
Nascimento: 15/12/1882
Pai: Fortunato Antonio Mendes de Almeida
Mãe: Josephina Candida Monteiro
Local de Nascimento: Santo Ildefonso, Porto.
Passaporte: foi feito em Aveiro e ele tinha 13 anos de idade
Tenho a identidade brasileira dele, certidão de casamento e óbito brasileiras, e seu passaporte português que foi feito Aveiro e menciona que ele é natural de Santo ildefonso.
Já pesquisei os livros de batismo no Tombo.pt de Dez/1882 até Mar/1883 de todas as freguesias do Porto e nada. Apenas encontrei uma certidão de batismo em Santo Ildefonso de 15/12/1881 de um "Manoel" com pais icógnitos.
Comentários
Boa tarde @LucasMartins_
Eu te aconselho a olhar mais alguns livros de Santo Ildefonso, o máximo que conseguir, há registros de nascimento feitos meses ou até anos depois , isso é bem comum...
O Manoel teve irmãos? Se sim, informe o nome deles também.
Olá Ferpirj, boa noite!
Obrigado pela dica, irei considerar esta estratégia em minhas buscas!
Infelizmente não tenho o conhecimento se ele teve irmãos.
@LucasMartins_ , você encontrou o processo de passaporte?
Peça para descarregar pela web, nesses processos há uma transcrição do assento de batismo!
Olá @Leticialele!
O que seria "descarregar pela web"?
Eu encontrei o registro do passaporte dele na base de dados do CEPSE só.
Como eu poderia fazer o que você falou?
@LucasMartins_ , qual o número do passaporte dele? Em que data foi emitido?
Se você tiver esses dados, posso procurar para você
Pode pedir ao Arquivo Distrital de Aveiro o processo de passaporte, para "descarregar pela web", porque sai bem barato!
@Leticialele , boa tarde!
Seguem as informações que pediu e mais ainda rsr
Passaporte: 1931
Arquivo: Arquivo Distrital de Aveiro
Livro: 19
Data Passaporte: 1895/10/04
Tipo: Sem Indicação
Nome: Manoel Monteiro De Sousa
Apelido: Sem Indicação
Concelho: Porto
Naturalidade: Santo Ildefonso
Pai: Fortunato António Mendes de Almeida
Mae: Josefa Candeda Monteiro
Civil: Solteiro
Destino: Rio de Janeiro
Pais: Brasil
Profissão: Estudante
Escreve: Sem Indicação
Observações: Sem Indicação
@LucasMartins_ , o link desse passaporte é https://digitarq.adavr.arquivos.pt/viewer?id=1314168 m0650.tif
Pode pedir o processo ao Arquivo Distrital de Aveiro, no processo tem cópia da certidão de batismo
Haaaaaa agora entendi @Leticialele ! Eu achei que tinha o registro do passaporte e o processo disponibilizados na internet, mas no meu caso somente o registro. Muitíssimo obrigado!!!
Eu revirei o site do Arquivo de Aveiro não achei onde posso requerer o processo do passaporte. Você saberia me dizer por gentileza?
@LucasMartins_ . cadastre-se no Arquivo Distrital de Aveiro, vá em Serviços em Linha
Novo Pedido
Outros
Nome do Fundo - PT/ADAVR/AC/GCAVR/H-D/001
Título - REGISTO DE PROCESSOS DE EMISSÃO DE PASSAPORTES
Nome - Manoel Monteiro de Souza
Documento pretendido - Processo de passaporte
Data do documento - 1895 abril 10
Informações adicionais - https://digitarq.adavr.arquivos.pt/viewer?id=1314168 m0650.tif
Passaporte número 1931
SEGUINTE
Tipo de reprodução - reprodução digital
Certificada - Não
Tipo de cópia - Total
Finalidade- investigação
Método de entrega - Descarregar a partir da web
SEGUINTE
@Leticialele , acabei de fazer o pedido com suas instruções. Muitíssimo obrigado mesmo! Assim que tiver resposta eu atualizo aqui \o/
Eu achei que tivesse que pagar, mas não apareceu nada até agora de cobrança de taxa ou algo tipo.
@LucasMartins_ , eles vão fazer um orçamento. Olhe amanhã.
Você tem que validar o orçamento e pagar com cartão de crédito.
Depois, eles validam o pagamento e mandam para o seu email.
@Leticialele , bom dia!!
Eles acabaram de me responder: "Informamos que não possuímos em arquivo os processos relativos ao passaporte pretendido."
Voltei à estaca zero kkk =/
@LucasMartins_ , inacreditável!!
Voltando à busca em 3, 2...
@Leticialele , triste mas é a verdade.
Se você tiver mais alguma luz abençoada que consiga pelo menos dar um norte, me fala por favor!
Por que voltarei a jogar o jogo conforme as antigas regras, procurar nos registros de Batismos de Santo Ildefonso.
@LucasMartins_ , vou ajudar a procurar.
Desistir não é uma opção.
@Leticialele , boa tarde!
Obrigado pela força!
Eu encontrei uma possível certidão dele, em Santo Ildefonso - Porto, mesmo nome (Manonel), e mesmo aniversário (15/12/1881) apenas 1 ano antes que seria 1882, porém consta que os pais são desconhecidos.
https://pesquisa.adporto.arquivos.pt/viewer?id=1241531 (arquivo 253)
@LucasMartins_ , será difícil provar que são a mesma pessoa!!!
E esse que você encontrou nasceu na Freguesia de Mathosinhos, Concelho de Bouças - https://pesquisa.adporto.arquivos.pt/viewer?id=830728 m0024.tif
@Leticialele será que existe algum registro de adoção para linkar os nomes dos pais?
@LucasMartins_ , não sei, vou procurar!!
Você tem algum outro documento com o ano de nascimento dele?
@Leticialele tenho sim!
15/12/1882.
Segue a identidade brasileira dele que tem a data de nascimento.
@LucasMartins_ , em que Freguesias do Porto você já procurou?
@Leticialele todas kkk
Sem exceção, de 1882 a 1883.
Em Santo Ildefosno, pesquisei de 1978 a 1886 e nada também.
Eu estou começando a considerar a procurar o outro trisavô meu que tbm é português. Não tenho tantas informações dele, vc acredita que seria viável fazer a busca dele?
-Nome: Luiz de Almeida Macário
-Nascimento: 07/09/1869
-Pai: Manoel de Almeida Macário
-Mãe: Leonor de Almeida Macário
-Certidão de nascimento portuguesa do Pai (Vila Maior, São Pedro do Sul - Viseu)
-Certidão de óbito portuguesa do Avô (Vila Maior, São Pedro do Sul - Viseu)
-As certidões que tenho dele brasileira, não mencionam do local de Portugal.
Procurei em São Pedro do Sul se Set/1869 à Dez/1870 e nada =/.
@LucasMartins_
deve ser o registro do Luíz nº21 de 25/07/1868 nascido a 16/07/1868 https://digitarq.advis.arquivos.pt/viewer?id=1201311 ...m0170.tif freguesia de Lordosa / Viseu / Viseu
@LucasMartins_ , olha só o que eu encontrei - https://digitarq.arquivos.pt/viewer?id=4819870 m0170.tif
Casamento do Fortunato António Mendes de Almeida com Virginia Vaz Monteiro, em 1896, em Lisboa!
Ele era capitão de cavalaria e tinha 44 anos, era solteiro e morava em Vera Cruz de Aveiro.
Será o Manoel Monteiro de Souza um filho ilegítimo?
@Kleber Silva Aguiar , muitíssimo obrigado pela ajuda que me deu, de coração!
Realmente deve ser a certidão de batismo do Luiz, eu só fiquei preocupado pela ausência do último sobre nome "Macário" e com a diferença de datas de nascimento. Será que consigo comprovar que é a mesma?
@Leticialele , realmente está parecendo que o Manoel foi um filho ilegítimo, ainda mais que seu passaporte foi tirado com 13 anos em 1895, um ano antes deste casamento.
Achei o registro das informações do Fortunato no site do exército de Portugal: https://ahmgermil-exercito.defesa.gov.pt/details?id=6156
Eu procurei nos registros de batismo do Manoel em Vera Cruz de 1881 a 1883 e não encontrei nada =/
@LucasMartins_ , o avô paterno se chamava Macário de Almeida.
@Leticialele tem razão é Macário!!! Deve ser ele mesmo então.
Eu tentei achar o passaporte dele, mas não consegui =/
@Leticialele e @Kleber Silva Aguiar quero agradecer vocês do fundo do coração! A ajuda que me deram vai mudar a vida de uma família inteira!
Obrigado pela atenção, tempo e empatia que tiveram comigo, Deus os abençoe!
Boa noite,
Alguém pode me orientar busco a certidão de nascimento do meu trisavô que nasceu em 1850 em Lisboa e veio para o Brasil/Fortaleza por volta de 1870....No tombo as certidões iniciam em 1863. Agradeço desde já