Preciso de certidão de nascimento e de casamento da minha avó e não sei o cartório no RJ.
Boa tarde, alguém poderia me auxiliar na procura da certidão de nascimento da minha avó materna, natural do RJ, pois não sei o cartório onde ela foi registrada. Preciso também da certidão de casamento da minha avó brasileira com meu avô português, mas também não sei qual foi o cartório onde foi realizado esse registro.
DADOS QUE TENHO:
Nome da minha avó brasileira: IRACEMA BUCHEMI DIAS
Filiação: MÃE: LUCILA SERPA BUCHEMI PAI: ANGELO BUCHEMI
Data de Nascimento: 29/06/1916
Nome do meu avô português: JOSÉ PEREIRA DIAS
Filiação: MÃE: MARIA VICTORIA DE FARIAS PAI: JOÃO PEREIRA SALGUEIRO
Data de Nascimento: 19/08/1905
Agradeço por qualquer ajuda, pois com a pandemia não consegui nada no Arquivo Nacional, onde me indicaram para procurar pelos registros em cartório.
Grata de coração! Maria Helena
Comentários
@Lenadias
Casamento: https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HT-DTQS-Q99?i=102&cc=1582573
Atual 9º RCPN
Livro 57 Fls 93v Termo 1556
Bem, quando ela faleceu, ela morava em Magalhães Bastos - Rua Metalúrgico Jorge Alves da Silva - Qd. 09 Lote 11, segundo sua certidão de óbito.
Na certidão de casamento não traz nenhum dado diferente do que vc já postou, mas indica que foi em Nilópolis.
O óbito da Lucila tb foi em Nilópolis.
@viniciusmrocha . @Lenadias , na certidão de casamento fala que ela morava em Itaguaí
A habilitação para o casamento está no Arquivo Nacional - 1934 Nº 12762; maço 2940; gal.A
Tem toda a razão @Leticialele , não sei onde eu vi Nilópolis, desculpe. E olha que lembro de ter visto em vários documentos, mas não encontro a referência agora.
Agora, olhando com atenção, até consegui encontrar a referencia a Itaguaí, mas como vc encontrou o lugar onde a habilitação esta arquivada, como vc conseguiu? É magia?
@viniciusmrocha , não é magia! É pesquisa!!
Vou mandar o link - http://www.an.gov.br/Basedocjud/MenuDocJud/MenuDocJud.php
Clique em "Pesquisa livre"
Preencha "sobrenome que contenha" Buchemi
"Nome que contenha" Iracema
E, voilà - chegará ao resultado da habilitação de casamento!!
Bom dia amigos!
Muito obrigada Letícia e Vinícius, vcs me ajudaram bastante.
Vou tentar achar a certidão de nascimento, mas já me deu um rumo.
Agradeço de coração!
Tenham um excelente dia!
Maria Helena
Bom dia amigos!
Não consegui ainda descobrir o cartório aonde está o registro de nascimento da minha avó.
Preciso saber o cartório para poder pedir uma 2ª via.
Nome da minha avó: IRACEMA BUCHEMI DIAS
Filiação:
MÃE: LUCILA SERPA BUCHEMI
PAI: ANGELO BUCHEMI
Data de Nascimento: 29/06/1916
Local: Rio de Janeiro
Obrigada por qualquer ajuda!
Maria Helena
@Lenadias , pela Certidão de Casamento informada pela @Leticialele , da 6ª Pretoria Cível Freguesia São Cristóvão, atualmente 9ºRCPN São Cristóvão, Rua São Cristóvão, 489 - Loja B - São Cristóvão, tel: 3295-0972.
Livro 57, Folha 93 V, Termo 1.556, de 06/09/1934.
José Pereira Dias (Nascido RJ - 29/10/1906) - Filiação: João Pereira Salgueiro(Portugal) e de Maria Victoria(Portugal).
Iracema Buchemi (Nascida RJ - 19/08/1916) - Filiação: Angelo Buchemi(Brasil) e de Lucilia Serpa Buchemi(Brasil).
Com o casamento nome: Iracema Buchemi Dias, residia em Itaguaí na época do casamento, ele em São Cristóvão.
Os pais do seu avô é que seriam pela certidão de casamento, portugueses.
Mauriceia.
@Lenadias , na página do Arquivo Nacional os dados seriam os informados acima:
Na página Reprográfica do Livro:
Ele 19/08/1905, nascido em Portugal.
Ela 29/10/1916, nascida no Rio de Janeiro.
Bom dia amigos!
Muito obrigada Mauri!
Sua ajuda foi muito importante.
Atenciosamente,
Maria Helena Dias
Boa noite!
Agora venho pedir ajuda para eu achar os documentos de minha trisavó na cidade do Rio de Janeiro. Estou há mais de 1 ano procurando e nada.
Eu só possuo a certidão de casamento dela e no cartório me falaram que incineraram os documentos. acessei o link que vocês colocaram, mas
não encontro a habilitação do casamento de meus bisavós.
Joaquim Abel dos Santos e Laurinda Machado (não há data de nascimento no registro de casamento). OBS: eu já consegui a certidão de meu trisavô (a neta é viva)
Referência do registro:
"Brasil, Rio de Janeiro, Registro Civil, 1829-2012," database with images, FamilySearch (https://familysearch.org/ark:/61903/1:1:QGJR-DD4M : 9 April 2020), Joaquim Abel dos Samtos and Laurenda Machado, ; citing p. 158, Rio de Janeiro, Brasil, Corregedor Geral da Justicia (Inspector General of Justice Offices), Rio de Janeiro; FHL microfilm 1,286,568.
Agradeço a ajuda de vocês.