Preciso de certidão de nascimento e de casamento da minha avó e não sei o cartório no RJ.

Boa tarde, alguém poderia me auxiliar na procura da certidão de nascimento da minha avó materna, natural do RJ, pois não sei o cartório onde ela foi registrada. Preciso também da certidão de casamento da minha avó brasileira com meu avô português, mas também não sei qual foi o cartório onde foi realizado esse registro.

DADOS QUE TENHO:

Nome da minha avó brasileira: IRACEMA BUCHEMI DIAS

Filiação: MÃE: LUCILA SERPA BUCHEMI PAI: ANGELO BUCHEMI

Data de Nascimento: 29/06/1916

Nome do meu avô português: JOSÉ PEREIRA DIAS

Filiação: MÃE: MARIA VICTORIA DE FARIAS PAI: JOÃO PEREIRA SALGUEIRO

Data de Nascimento: 19/08/1905

Agradeço por qualquer ajuda, pois com a pandemia não consegui nada no Arquivo Nacional, onde me indicaram para procurar pelos registros em cartório.

Grata de coração! Maria Helena

Comentários

  • Bem, quando ela faleceu, ela morava em Magalhães Bastos - Rua Metalúrgico Jorge Alves da Silva - Qd. 09 Lote 11, segundo sua certidão de óbito.

    Na certidão de casamento não traz nenhum dado diferente do que vc já postou, mas indica que foi em Nilópolis.

    O óbito da Lucila tb foi em Nilópolis.

  • editado September 2021

    @viniciusmrocha . @Lenadias , na certidão de casamento fala que ela morava em Itaguaí

    A habilitação para o casamento está no Arquivo Nacional - 1934 Nº 12762; maço 2940; gal.A

  • Tem toda a razão @Leticialele , não sei onde eu vi Nilópolis, desculpe. E olha que lembro de ter visto em vários documentos, mas não encontro a referência agora.

    Agora, olhando com atenção, até consegui encontrar a referencia a Itaguaí, mas como vc encontrou o lugar onde a habilitação esta arquivada, como vc conseguiu? É magia?

  • editado September 2021

    @viniciusmrocha , não é magia! É pesquisa!!

    Vou mandar o link - http://www.an.gov.br/Basedocjud/MenuDocJud/MenuDocJud.php

    Clique em "Pesquisa livre"

    Preencha "sobrenome que contenha" Buchemi

    "Nome que contenha" Iracema

    E, voilà - chegará ao resultado da habilitação de casamento!!

  • Bom dia amigos!

    Muito obrigada Letícia e Vinícius, vcs me ajudaram bastante.

    Vou tentar achar a certidão de nascimento, mas já me deu um rumo.

    Agradeço de coração!

    Tenham um excelente dia!

    Maria Helena

  • Bom dia amigos!

    Não consegui ainda descobrir o cartório aonde está o registro de nascimento da minha avó.

    Preciso saber o cartório para poder pedir uma 2ª via.

    Nome da minha avó: IRACEMA BUCHEMI DIAS

    Filiação:

    MÃE: LUCILA SERPA BUCHEMI

    PAI: ANGELO BUCHEMI

    Data de Nascimento: 29/06/1916

    Local: Rio de Janeiro


    Obrigada por qualquer ajuda!


    Maria Helena

  • @Lenadias , pela Certidão de Casamento informada pela @Leticialele , da 6ª Pretoria Cível Freguesia São Cristóvão, atualmente 9ºRCPN São Cristóvão, Rua São Cristóvão, 489 - Loja B - São Cristóvão, tel: 3295-0972.

    Livro 57, Folha 93 V, Termo 1.556, de 06/09/1934.

    José Pereira Dias (Nascido RJ - 29/10/1906) - Filiação: João Pereira Salgueiro(Portugal) e de Maria Victoria(Portugal).

    Iracema Buchemi (Nascida RJ - 19/08/1916) - Filiação: Angelo Buchemi(Brasil) e de Lucilia Serpa Buchemi(Brasil).

    Com o casamento nome: Iracema Buchemi Dias, residia em Itaguaí na época do casamento, ele em São Cristóvão.

    Os pais do seu avô é que seriam pela certidão de casamento, portugueses.




    Mauriceia.

  • @Lenadias , na página do Arquivo Nacional os dados seriam os informados acima:

    Na página Reprográfica do Livro:

    Ele 19/08/1905, nascido em Portugal.

    Ela 29/10/1916, nascida no Rio de Janeiro.


  • Bom dia amigos!


    Muito obrigada Mauri!

    Sua ajuda foi muito importante.

    Atenciosamente,


    Maria Helena Dias

  • Boa noite!

    Agora venho pedir ajuda para eu achar os documentos de minha trisavó na cidade do Rio de Janeiro. Estou há mais de 1 ano procurando e nada.

    Eu só possuo a certidão de casamento dela e no cartório me falaram que incineraram os documentos. acessei o link que vocês colocaram, mas

    não encontro a habilitação do casamento de meus bisavós.

    Joaquim Abel dos Santos e Laurinda Machado (não há data de nascimento no registro de casamento). OBS: eu já consegui a certidão de meu trisavô (a neta é viva)

    Referência do registro:

    "Brasil, Rio de Janeiro, Registro Civil, 1829-2012," database with images, FamilySearch (https://familysearch.org/ark:/61903/1:1:QGJR-DD4M : 9 April 2020), Joaquim Abel dos Samtos and Laurenda Machado, ; citing p. 158, Rio de Janeiro, Brasil, Corregedor Geral da Justicia (Inspector General of Justice Offices), Rio de Janeiro; FHL microfilm 1,286,568.

    Agradeço a ajuda de vocês.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.