Neto de Portugues

Bom dia pessoal,


Sou novo na comunidade, meu avô ja falecido veio de portugal e eu gostaria de saber se consigo tirar a cidadania portuguesa, primeiro acredito que minha mãe vai precisar tirar e após ela eu, correto ?


Tenho documentos do meu avô, inclusive o passaporte dele quando veio para o Brasil e o RG dele tirado em Portugal.


Poderia me ajudar? Existe algum grupo de WhatsApp para conversarmos e termos dicas?

Comentários

  • @Caio_Guerra , pode tirar todas as suas dúvidas por aqui.

    Pedindo a nacionalidade de sua mãe como filha, o processo é muito mais simples e rápido. Leva uns 6 meses

    Só precisa de

    Cópia simples do nascimento do português;

    Certidão por cópia reprográfica, apostilada, da Requerente;

    Cópia autenticada e apostilada do RG, CNH ou passaporte que tenha a filiação, da requerente; e

    Formulário 1C impresso colorido, frente e verso, preenchido sem rasuras e levado a qualquer Cartório de Notas par asinar e reconhecer a firma por autenticidade.

    Obtenha o Formulário aqui, após o pagamento dos emolumentos no valor de 175 euros - https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1C

    Enviar os documentos para

    ARQUIVO CENTRAL DO PORTO

    Rua Visconde de Setúbal, nº 328

    4200-498 – Porto

  • editado August 2021

    @Caio_Guerra

    Exatamente assim.

    • Primeiro sua mãe como filha de português tem a nacionalidade atribuída. Se torna portuguesa. (€175, 6 meses)
    • Faz a transcrição do casamento dela realizado no BR com o seu pai (se houve casamento, claro). (€120, 1 mês)
    • Faz a sua nacionalidade como filho de sua mãe portuguesa. (€175, 6 meses)

    Não pense como neto (que é outra categoria de nacionalidade, e no seu caso não vale a pena. leva 3 anos e tem restrições).

    Pense em sua mãe, filha de português, e em seguida você, filho dessa (futura) portuguesa. E seu tópico no fórum será esse: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/2437/atribuicao-pelo-acp-porto-informacoes-e-processos#latest

  • Obrigado pelas respostas pessoal, mas o ideal não seria enviar para o consulado aqui de SP ? @Leticialele como consigo esses documentos apostilados ? Outra coisa é, eu tenho o ARQUIVO de IDENTIFICAÇÂO, PASSAPORTE, CEDULA DE IDENTIDADE DE ESTRANGEIRO, REGISTRO CIVIL (quando ele casou) e tenho a carteira de trabalho dele aqui do Brasil.

  • editado August 2021

    @Caio_Guerra , mandar para o Arquivo Central do Porto é o melhor que você tem que fazer.

    Do seu avô, você só precisa da certidão do civil online OU do número da certidão.

    A certidão de sua mãe você pede no Cartório em que ela foi registrada, por cópia reprográfica

    Paga o formulário pela Internet, com um cartão de crédito virtual - do app do seu banco ou algum tipo Nubank. Pode usar qualquer cartão, colocando o nome de sua mãe como Requerente.

    Confirmado o pagamento, vai receber, pelo email cadastrado, o Formulário 1C. Imprime colorido, frente e verso, preenche sem rasuras.

    Vai com sua mãe a um Cartório de Notas e autentica a cópia do RG ou CNH e pede para apostilarem a certidão de nascimento e a cópia autenticada da identidade. Leva o Formulário 1C para que ela assine na frente do funcionário do cartório para reconhecer a assinatura por autenticidade.

    Vai a uma loja da DHL mais próxima de você e remete os documentos para o Arquivo Central do Porto. https://locator.dhl.com/

    Em 6 meses, sua mãe será portuguesa!!

    Depois, vc volta aqui e ensinamos a transcrever o casamento dela.

    Para o seu processo, vai repetir o que fez para sua mãe.

  • Olá, a todos!

    Sou novata por aqui e apelo, se for possível , que alguém mais experiente me ajude a encontrar o assento

    de batismo do meu bisavô português do sec. XIX.

    Muito grata pela atenção que derem a minha solicitação.

  • @rxaviernelo , coloque todos os dados de que dispõe!!

    Nome completo, nome dos pais, data do nascimento, nome da esposa, filhos, etc.

  • @Leticialele João José de Abreu, José Joaquim de Abreu e Maria Rosa da Costa( nascidos na Comarca de Braga), 21/01/1864(aproximado), Elvira Dias de Abreu(casaram em Pernambuco-1892), José Joaquim Dias de Abreu(primogênito).

  • @Leticialele a certidão de casamento do meu avô ? Ou precisa ser a certidão de nascimento? Você consegue verificar o assento dele tambem, por favor ?

    Dados:

    Nome: José Pinto Guerra

    Pai:Francisco Ferreira Guerra

    Mãe: Ana do Patrocinio Pinto

    Data Nascimento: 10/11/1938 - Aldeia Viçosa - Guarda

  • Boa tarde, galera! Tudo bem?


    Sou novo no fórum e estou ajudando minha noiva com o processo de cidadania da família dela. O objetivo seria fazer uso da nova lei e pedir atribuição para o pai dela a partir do avó dele, dado que sua mãe não era portuguesa e já é falecida. Temos algumas dúvidas pontuais, quais sejam:

    1. Pelo que vimos, apenas precisaríamos apostilar a certidão de nascimento da filha do português que seria a mãe do meu sogro e a dele também. Está correto?
    2. Como o português teria nascido antes de 1911, precisamos da fotocópia do assento de batismo e da certidão narrativa. Inclusive já até temos, a fotocópia é de setembro do ano passado e a certidão narrativa precisamos pedir o envio, pois só temos a digital. Precisamos de uma nova fotocópia ou a data não implica em nada? Além disso, nas certidões de óbito do português e de nascimento da filha dele - mãe do meu sogro - o nome dele está com W, assim como em todos os documentos dele no Brasil. No entanto, na certidão narrativa, puseram com V. O problema é que na fotocópia é até difícil de identificar se a letra é um W ou V. Há algo a ser feito? Além disso, o nome da mãe na certidão de óbito dele está diferente do que consta na certidão narrativa do batismo.
    3. Em suma, precisaríamos, além do formulário preenchido e antecedentes criminais, apenas da fotocópia mais certidão narrativa do batismo e óbito do português, nascimento apostilada da filha dele, bem como a de nascimento apostilada do neto. Nenhuma de casamento se faz necessária?
    4. Alguém que já tenha tentado a partir desta lei de novembro de 2020 já conseguiu? Quanto tempo levou?


    De antemão, obrigado por qualquer contribuição, galera!

  • @Leticialele Olá! Letícia, você precisa de mais algum dado? Eu possuo algumas pesquisas , ok?

  • @rxaviernelo , diz tudo o que você sabe!!

    Se ele veio sozinho para o Brasil, se veio com os pais, em que ano chegaram, tudo !

    É como se fosse uma investigação policial!! Só comarca de Braga é muito vago, e os nomes são muito comuns!!

  • @gandalf , boa tarde! Tudo bem?

    Não pense como neto (que é outra categoria de nacionalidade, e no seu caso não vale a pena. leva 3 anos e tem restrições).

    Por motivos pessoais, rompi meus laços com meu pai. Porém, meu avô (já falecido) é português nato. Gostaria de saber quais são as restrições às quais você faz menção. Poderia me explicar? Ingressarei nas próximas semanas com o processo. Gostaria de fazer mestrado em Portugual e as condições são melhores para quem possui a cidadania.

    A propósito, esse prazo de 3 anos se baseia em algum regulamento específico? Ou se trata de estimativa a partir das informações que você coletou?

    Muito obrigado! :)

  • @rafaelr1

    • Como neto depende da aprovação do MJ, que recentemente (a partir de 15/Set/2020) se faz automaticamente, bastando a aprovação pelo conservador. Continua existindo, mas é automática.
    • Precisa levantar antecedentes criminais de todos os países onde morou após os 16 anos.
    • Não pode ser militar de carreira, nem alguns tipos de funcionários públicos não técnicos, como juízes, procuradores, desembargadores, ministros de Estado, etc. Cargos que podem causar conflito de interesse.
    • Processos de netos somente tramitam pela CRCentrais de Lisboa, que para netos demora 3 anos.
    • Os processos concluídos nos últimos 90 dias, têm levado 990 dias. Como se faz por ordem de chegada, tem um backlog de processos pendentes para os próximos 3 anos aguardando na sua frente. Mesmo que comecem a limpar o backlog, só refletiria para quem entrar daqui a 2 anos. Mas não conte com isso. A demanda tem é aumentado, e os tempos podem subir.

    Como filho não tem nada disso, e pode ser feito no ACP que demora 6 meses para maiores, e 2 para menores (e o tempo está reduzindo).

    Se você tiver feito a matrícula numa universidade, pode pedir urgência no processamento. Esses tempos mencionados são para processamento normal. Se for aprovado o pedido de urgência, pode sair em poucos meses, mesmo para netos, Para estudar tem prazos a cumprir. Aplicação em Novembro, aceitação, matrícula, enviar pedido de urgência, para dar entrada na universidade em agosto do ano seguinte.

  • Boa tarde a todos.

    Dei entrada na solicitação de cidadania portuguesa, por ser neta de portuguesa.

    Minha solicitado está desde o dia 27 de Julho.

    estou na primeira bolinha verde como recebido. Alguém sabe quanto tempo demora para ser registrado e mudar de bolinha?

    obrigada

  • @Denise Mello não se preocupe com o tempo entre as bolinhas, pois não há uma uniformidade... o processo de netos demora, ao todo, cerca de 24 meses.

  • @gsilvestre @Denise Mello

    Atualmente, ao todo são 990 dias, ou 32 meses da chegada em PT e a conclusão, é o tempo normal.

    A bolinha pode mudar de cor nesse tempo, em consultas externas, análise, etc. Mas a próxima etapa essencial, (bolinha-6 verde, ou exigência) só daqui a 2 anos ou mais.

  • @gandalf muitos meses... haja maracugina kkkk

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.