Impossível agendamento!!!!!!

editado October 2021 em Consulados

Pessoal, irritabilidade no último!!!!

I-M-P-O-S-S-Í-V-E-L de agendar no consulado do RJ.

Essa história de que abrem vagas todo dia não pode ser verdade, não procede!

Ontem eu passei o dia das 9h às 14h sem sair da pagina do Serviços Online, atualizando para ver abria horário para agendamento, pois por telefone foi o horário que a funcionária do consulado me informou como janela de horarios que são disponibilizados os horarios. Mas é IMPOSSIVEL!!!! IMPOSSIVEL!!!!!!

Estou irritadíssima, porque são 2 cartões cidadãos dos meus filhos e o passaporte da minha mãe, pois ela perdeu o prazo do retorno dela já que no dia que era pra buscar o cartão cidadao dela e dar entrada no passaporte dela, ela estava com sintomas de gripe e acabou não indo por precaução. Isso foi em 8 de junho.

Desde então, NAO CONSIGO AGENDAR!!!!!Não é possível!!!

Alguém tem alguma dica pra me dar??? ME ajudem, por favor!!!!

«13

Comentários

  • @gsilvestre

    Obrigada pelo retorno. Não estava sabendo dessa nova modalidade.

    Incrível como o maldito jeitinho brasileiro atrapalha tudo. Vi pessoas que não são do Rio querendo agendar no consulado daqui, e pronto, começa o problema, a burocratização, dificultam a vida de todo mundo.

    Me diz uma coisa, por favor... Li no link que mandou que não pode marcar por terceiros. Mas no caso eu quero agendar para meus filhos, menores. Devo levá-los mesmo assim?? Acha que é possível conseguir atendimento na hora ou realmente só o agendamento pra fila de espera mesmo?

  • Minha mãe perdeu a data da emissão do passaporte dela pois na data estava com sintomas de gripe/covid. E por bom senso não foi.

    Agora ela não pegou o cartão cidadão dela que não foi enviado pra residência e nem consegue uma segunda data pro passaporte.

    Será que chegando lá, ela consegue resolver a situação dela?

  • @catherineplata , mande um email para a ouvidoria do Consulado do Rio, relate o problema e peça uma data para pegar o CC e pedir o passaporte: ouvidoria.cgrio@mne.pt

    Mencione também seus filhos menores, que terão que ir obrigatoriamente acompanhados por você.

  • Oi @Leticialele


    Após muita insistência acabei conseguindo um horario pela manhã no inicio de agosto para meus filhos.

    Estranhamente na mesma sequencia, em fração de segundos, os demais horarios sumiram e nao consegui agendar para minha mae.

  • @catherineplata , a ouvidoria não respondeu a questão da sua mãe?

  • Pessoal


    Vagas abertas para 26/08 em São Carlos, presença consular ainda não confirmada, mas já liberaram o agendamento.

  • @patimartin @Leticialele Vi que em Campinas está marcado para o final do mês 08 a presença consultar tenho algumas dúvidas :

    Posso fazer a transcrição de casamento, passaporte e Cartão cidadão com eles na hora ?

    Como agendamos ?

    Como enviamos os documentos ?

    Ou entregamos na hora ?

    Sei que e cobrado 15% a mais pelo o serviço .E quanto tempo demora para chegar os documentos?

  • @plz

    infelizmente vou na presença consular dia 26/8 e ainda não tenho essas respostas, até gostaria de saber disso do valor ser mais caro, pq eu paguei por boleto a transcrição do casamento (minha mãe com meu pai) em Santos + óbito do meu pai e CC , tudo junto…. Então não sei como essa cobrança a maior é feita ainda.

    como eu agendei:

    entrava no site de presenças consulares de 10/10 minutos rs até que atualizou para este semestre com as datas.

    entao, tendo as datas eu ficava entrando no agendamento a todo instante tb, liberaram o agendamento pra São Carlos antes mesmo da presença consular ficar verde no site (quando confirma a data).


    no site do consulado quando vai agendar a data eu achava que tinha que clicar em dia por dia pra achar uma data disponível, mas na verdade, quando vc clicar no calendário pra escolher a data, a cor cinza é que não tem horário no dia e quando está meio azul é que tem horário, pela manhã é quando tem mais vagas, cheguei a achar vaga em São Paulo para março de 2022, mas eu queria algo mais perto de onde eu moro no interior para não ter que ir até São Paulo e deu certo. Então, veja a data da presença consular que vc quer e fique entrando naquele calendário de 10/10 minutos.


    eu só consegui a liberação do agendamento após fazer a transcrição via correio por Santos e demorou míseros 4 dias úteis, enviei na sexta, chegou lá na segunda e na mesma sexta já estava em casa o assento transcrito.


    assim que eu souber mais da presença eu conto aqui.

  • @plz , @patimartin , infelizmente, não sei como funcionam as presenças consulares.

    Já relataram aqui que solicitaram cartão cidadão e passaporte , coletaram os dados biométricos e, depois, os documentos chegaram na residência.

    Não sei se fazem transcrição de casamento na hora. Antigamente, no Rio, o Consulado fazia, agora não faz mais!!

  • @patimartin @Leticialele obrigado pelo seu relato muito bem explicado se vc puder relatar sua experiência depois aqui no fórum vai ser de grande valia .

  • Bom dia, pessoal!


    Alguém sabe como está sendo feito o agendamento no Consulado de POrtugal em São Paulo para fins de Cartão de Cidadão e Passaporte?

    Obrigada

  • @ANJOSMARLENE Pois é, está difícil mesmo, eu acabei de entrar no site e existem datas apenas para São Paulo capital e nos dias 18/19/20 de Maio apenas....estou com esperança que logo eles voltem a atender em outras cidades.

  • Existe alguma hora do dia, ou parte do dia, que essas vagas sao disponibilizadas no consulado do RJ?

    Eu tento agendamento há uns bons meses e nunca tem vaga....

    ---

    Vou ver essa lista presencial que @gsilvestre informou.

    ---

    Ontem precisando de informação recorri ao consulado de SP. Em poucos toques do telefone já me atenderam. Fiquei com uma melhor impressão do consulado de SP em relação ao do RJ.

    Já havia utilizado aquele e-mail (riojaneiro@mne.pt) para enviar dúvidas tbm que nunca responderam... tenho uma má impressão do consulado da minha cidade...

  • @plz Fui para São Carlos para ser atendida pela Presença consular, olha....rs.....me surpreendeu...


    Meu relato:

    Fui esta semana, dia 26/08/21, estava vazio, sem filas, fui atendida 20 minutos antes do tempo, deu pra perceber que daria pra eles terem atendido o dobro de pessoas.

    Fui atendida por uma mulher que fez tudo em 3 minutos, mal deixava a gente tirar duvidas rs

    Eu fiz SOMENTE o cartão cidadão, tiraram foto e coletaram assinatura digital, só, NÃO TEVE COLETA DE BIOMETRIA....o cartão chegará em casa dentro de 1 mês e já chegará ativo segundo ela.

    Não tive que pagar nada a mais, mesmo estando escrito que em presença consular é 15% mais caro, não paguei nada além do boleto que eu havia pagado para fazer o CC + transcrição de casamento + obito.

    Documentos que ela me pediu: 1) meu rg brasileiro 2) comprovante de pagamento e 3) formulário/requerimento consulado.

    O mais importante parecia que era o comprovante de pagamento, mesmo eu estando com o número do processo em mãos, e o requerimento do consulado ela só usou pra ver os dados de cadastro, o atendimento não foi ruim, mas poderia ter sido muito melhor. Sabe quando o atendimento é tão rápido que vc fica um pouco perdido? foi isso, me deixou até confusa......

    Não sei se o consul estava lá em algum lugar, tinha só uma mulher atendendo e ela dividia a tela dela com whatssweb rs e assim que ela terminou ja pegou o celular na mão rs.....por isso eu disse que o atendimento foi estranho, mas enfim, o que importa é que deu certo!

    @Jonas eles já estão atendendo em outras cidades.


    É isso!!!

  • @patimartin Sim, mas apenas para Dezembro e as vagas simplesmente evaporam. Estava cogitando fazer em Belo Horizonte, mas eles exigem comprovação de residência no Estado de MG, do contrário não fazem o serviço, não sei se algo assim é exigido em algum outro consulado. Tentei verificar no Consulado de Curitiba, mas além do site ser horrível, não havia datas.

  • Oi @Jonas

    as presenças de outubro (que estão em cor preta ainda, Araraquara, Ribeirão Preto, São José e campinas) devem liberar as vagas para agendamento agora em setembro. Eles liberam uns 10/15 dias antes (pela minha experiência). Eles liberam as vagas antes mesmo de a cor ficar verde no site (https://consuladoportugalsp.org.br/permanencias-consulares/) foi assim que eu consegui em São Carlos pra agosto, eu entrava no site o dia inteiro, agendei no começo de agosto e a cor nem estava verde ainda como eu disse, só depois que confirmaram a presença. Então vai entrando no site que da pra pegar uma vaga dessa de outubro, caso possa esperar até lá ;)

  • @patimartin obrigado por reportar sua experiência !

    Não sabia como funcionava esse serviço .

  • Pessoal, estou tentando agendar CC aqui no consulado do RJ desde o início de agosto, sem sucesso.... alguma dica nova? tento em todos os horários, desde 5 da manhã aqui no Brasil.....

  • Pessoal, por um passe de mágica, acabei de conseguir o agendamento!!! Acho q foram as boas energias aqui do fórum.....rs

  • Olá a todos,

    Eu fiz o pagamento da taxa de emissão dos documentos sem os 15% adicionais das presenças consulares no interior de São Paulo.

    Se houver vagas, é possível fazer o agendamento em uma cidade do interior e pagar os 15% adicionais no momento da visita?

    Muito obrigado!

    Den

  • @DenF

    Eu fiz a transcrição do casamento da minha mãe com a emissão de cartão cidadão em julho para o Consulado de Santos, em agosto eu consegui uma vaga para São Carlos com a presença consular, fiquei esperando pagar esse 15% também, mas na hora ninguem falou nada disso e nao paguei nada a mais pela emissão do cartão cidadão e informaram apenas que o cartão chegará em casa......


    Comigo foi assim rs

  • DenFDenF Member
    editado October 2021

    Olá a todos,

    A página do consulado indica que a presença consular em Araraquara está aberta para agendamento e tem vaga (está com cor verde). No entanto, no menu de agendamento só aparece a cidade de São Paulo como opção.

    Não deveria aparecer também Araraquara no menu do agendamento?

    @patimartin a opção de São Carlos apareceu no seu menu de agendamento?

    Muito obrigado!

    Den

  • Oi @DenF

    Quando eu ia agendar aparecia todas as cidades (sao carlos, santos, araraquara, são paulo e etc)..... mas a data disponível só aparece para aquela cidade que esta verde.

    O seu só aparece a cidade de são paulo para agendamento?

  • @patimartin só aparece a opção de "São Paulo" no meu painel de agendamento.

    Eu moro ao lado de Araraquara. Lá tem vagas para outubro e eu não consigo agendar. :(

  • patimartinpatimartin Member
    editado October 2021

    @DenF quando chega nessa parte aqui fica só Sao Paulo?


    Quando vc preencheu o formulário indicando em qual cidade iria fazer o agendamento, vc escolheu São Paulo? (no meu caso eu escolhi Santos), será que quem escolheu Sao Paulo eles não liberam o agendamento para outras cidades ou sera que é um erro do sistema mesmo ?

    É nessa parte aqui que só aparece SP pra vc né? Pois foi exatamente ai que escolhi Sao Carlos.

    Vi que as vagas esgotaram para Araraquara, mas tem em novembro em Sao Carlos, eles abrem as vagas antes mesmo de confirmar a presença consular (quando fica verde). Enquanto isso, tenta entrar em contato (sei que é missão difícil) pra ver pq não aparece outras cidades para voce.


  • @patimartin Obrigado pelas informações! Eu escolhi São Paulo, e o sistema só me permite essa opção.

    Vou entrar em contato com o Consulado para ver se consigo alterar isso.

    Muito obrigado!

  • @Lopes_alvs vi em um post que você havia feito um agendamento no vice consulado de Curitiba. Estou tentando há um bom tempo e sempre informa que não há vagas disponíveis. Sabe me informar se tem algum dia específico que eles disponibilizam datas?

    Obrigado

  • Oi, acho que me confundiu. Não fiz nada pelo de Curitiba não. Mas com MT insistência consegui resolver tudo aqui no Rio mesmo

  • editado October 2021

    Amigos,

    estou enviando nos próximos dias o processo de meu avô (filho de português) à Portugal. Ainda não estudei muito a respeito dos próximos passos após a cidadania reconhecida, mas queria saber se para dar seguimento à cidadania de minha mãe é obrigatório tirar o CC + Passaporte de meu avô. Pergunto porque ele já é idoso e não tem pretensão de viajar ou residir em PT. Tenho medo de que essa demora que vejo relatada aqui para agendamento nos consulados atrase o inicio do processo de minha mãe. Esclarecendo, minha pergunta é: após reconhecimento da cidadania dele, é gerado uma espécie de certidão de nascimento em PT que eu possa usar para dar seguimento a solicitação de minha mãe, que dispense o CC?

    @gsilvestre

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.