Posso enviar direto pra conservatória de Penalva do Castelo?

Olá.

Estou na fase de envio do processo para atribuição de nacionalidade pra minha mãe, filha de portuguesa.

Minha dúvida é se posso enviar o processo para a Conservatória de Penalva do Castelo (onde localizaram o registro de nascimento da minha avó) ou se obrigatoriamente tenho que enviar o processo pra Lisboa?

No site do IRN, não fica claro se posso enviar direto pra conservatória ou não...

Caso seja possível, os documentos são exatamente os mesmos?

Obrigada.

Comentários

  • @samantharj3 , não conhecemos essa Conservatória aqui, se recebe documentos pelos correios ou os praos de andamento.

    Recomendamos que os processos pelo art. 1C sejam enviados para o Arquivo Central do Porto, que é, no momento, a Conservatória mais rápida. Os processos levam 6 meses.

    Para todas as Conservatórias os documentos exigidos são os mesmos.

  • @Leticialele, MUITO obrigada. Sem querer abusar, você consegue me passar o endereço?

    Outra coisa... Tive que transcrever o casamento da minha avó aqui no Brasil...

    Para preencher o formulário C1, uso o nome de nascimento em Portugal ou de casada no Brasil?

  • @samantharj3 , marque um X em "mãe portuguesa" e mande uma cópia simples da certidão de nascimento de sua avó, com o casamento averbado.

    O endereço é:

     Arquivo Central do Porto

    Rua Visconde de Setúbal, nº 328

    4200-498 – Porto

    Mande, preferencialmente, por DHL, mais rápida e segura nesses tempos de pandemia

  • Se enviar pra Porto é preciso informar alguma coisa diferente no pagamento? Pois os pagamentos são feitos todos pelo IRN.

  • @samantharj3 , sim, pode mandar o processo de filho (art 1C) para qualquer Conservatória. Recomendamos o porto por ser a mais rápida, atualmente.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.