Posso enviar direto pra conservatória de Penalva do Castelo?
samantharj3
Member
Olá.
Estou na fase de envio do processo para atribuição de nacionalidade pra minha mãe, filha de portuguesa.
Minha dúvida é se posso enviar o processo para a Conservatória de Penalva do Castelo (onde localizaram o registro de nascimento da minha avó) ou se obrigatoriamente tenho que enviar o processo pra Lisboa?
No site do IRN, não fica claro se posso enviar direto pra conservatória ou não...
Caso seja possível, os documentos são exatamente os mesmos?
Obrigada.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@samantharj3 , não conhecemos essa Conservatória aqui, se recebe documentos pelos correios ou os praos de andamento.
Recomendamos que os processos pelo art. 1C sejam enviados para o Arquivo Central do Porto, que é, no momento, a Conservatória mais rápida. Os processos levam 6 meses.
Para todas as Conservatórias os documentos exigidos são os mesmos.
@Leticialele, MUITO obrigada. Sem querer abusar, você consegue me passar o endereço?
Outra coisa... Tive que transcrever o casamento da minha avó aqui no Brasil...
Para preencher o formulário C1, uso o nome de nascimento em Portugal ou de casada no Brasil?
@samantharj3 , marque um X em "mãe portuguesa" e mande uma cópia simples da certidão de nascimento de sua avó, com o casamento averbado.
O endereço é:
Arquivo Central do Porto
Rua Visconde de Setúbal, nº 328
4200-498 – Porto
Mande, preferencialmente, por DHL, mais rápida e segura nesses tempos de pandemia
Se enviar pra Porto é preciso informar alguma coisa diferente no pagamento? Pois os pagamentos são feitos todos pelo IRN.
@samantharj3 , sim, pode mandar o processo de filho (art 1C) para qualquer Conservatória. Recomendamos o porto por ser a mais rápida, atualmente.