Cartão cidadão e passaporte

1679111231

Comentários

  • JaddeJadde Member

    Boa tarde pessoal!

    Sobre o cartão do cidadão, no site do consulado fala que precisa levar um envelope de plástico, que não é um saco plástico. O que exatamente é isso? Estou marcada para dia 05/08/2021 e estou com medo de levar coisa errada.

    Obrigada!!

  • @Jadde , em que Consulado é?

    O envelope plástico é aquele vendido nos Correios, de Sedex.

  • JaddeJadde Member

    Oi Lê, consulado de São Paulo. Mas vende em papelaria parecido?

  • @Jadde , eu nunca vi em papelaria, aqui no Rio! Só nas agências dos Correios.

    Mas procure um envelope plástico para correspondência.

  • JaddeJadde Member

    Muito obrigada Lele e Rafa!!

  • jonattanjonattan Member
    editado July 2021

    @Leonardo Prado Jr. , bom dia..

    sabe me informar quantos dias demorou para chegar seu Cartão Cidadão no vice consulado de Curitiba?

  • Boa tarde,

    consegui agendar agora (13:50h do dia 28 de julho de 2021) uma data para o consulado de SP. Havia datas disponíveis para abril de 2022. Por falta de coisa melhor eu agendei e vou ficar tentando antecipar.

    abç

  • Pessoal boa tarde o cartão cidadão é obrigatório no meu caso pois vou requerer a nacionalidade portuguesa pelo meu pai português já falecido e a minha mãe é portuguesa e não possui esse documento, como vou fazer a transcrição de casamento deles pelo escritorio consular em Santos devo pedir o cartão cidadão junto. Ela terá que ir para lá colher alguma digital !

    agradeço desde já as informações !

  • @Norton_Castro1973 o cartão de cidadão não é necessário para o processo de nacionalidade

  • @Norton_Castro1973 , se seu pai português foi o declarante do seu nascimento até que você tenha completado 1 ano de idade, não precisa transcrever o casamento deles.

    Mande seu processo para o ACP

  • JaddeJadde Member

    Boa noite, pessoal.

    Semana que vem, vou no Consulado pedir o Cartão do Cidadão e Passaporte para mim e para minha mãe. Eu transcrevi o casamento dela em Portugal há um tempo já, mas ela é divorciada aqui no Brasil e não averbei o divórcio em Portugal. Vi no site do consulado que não precisava. Porém, no requerimento que temos que preencher, pede o nome e mais abaixo tenho que selecionar o estado civil dela. Qual é o certo nesse caso: preencho o nome de casada (como está no assento português) e seleciono CASADA ou preencho o nome de solteira (como no Brasil) e seleciono DIVORCIADA?

    Obrigada!!

  • Bom dia

    Alguém sabe como está o funcionamento do Consulado Português de Curitiba e como faço o agendamento para fazer o cartão cidadão e passaporte?

  • Boa tarde pessoal


    Breve relato sobre tirar passaporte e cartao cidadao posto consular Araraquara

    2021-08-09 15:34:28Documentos enviados, processo concluído

    2021-07-14 17:25:42Liberado para agendamento

    Estive em Araraquara em 14.07.2021 onde foi colhida a foto , assinatura e digitais estou aguardando chegar os docs

  • danielleandrodanielleandro Member
    editado August 2021

    Bom dia, pessoal. Eu procurei pela informação, mas não encontrei nada relacionado nos posts anteriores. Eu tenho agendamento para amanhã de manhã no Consulado de SP para emissão do cartão cidadão (fiz a solicitação com cartão cidadão urgente + passaporte), pois trabalho para uma empresa portuguesa daqui do Brasil e me questionaram a respeito do CC e do NISS (Número de Identificação de Segurança Social) para fazer um cadastro para poder atender um cliente e eu nunca possuí nenhum dos dois, fiz apenas o processo de atribuição de nacionalidade / transcrição de casamento e possuo o assento. No formulário há uma lista de documentos que marquei "não" em todos, pois não os possuo e está escrito que no dia irão questionar se desejo me inscrever (frase reproduzida abaixo):

    "Se já tiver possuído um dos documentos portugueses abaixo, informe o seu número. Se acha que já o teve, ou não sabe o número, ou perdeu, informe que "não sabe". Se não for inscrito, informe que "não", durante o atendimento será indagado se deseja inscrever-se: Cartão de Finanças, Cartão de Segurança Social, Serviço Nacional de Saúde, Recenseamento Eleitoral, Bilhete de Identidade."

    Como é algo importante em relação ao meu trabalho, pois é requerido pelo cliente e também está difícil conseguir o agendamento (estou a semana toda tentando alterar para horário da tarde, mas não vejo mais nenhuma disponibilidade), gostaria de confirmar se isso procede, ou seja, amanhã além do CC eu também poderei solicitar o NISS de fato? Preciso levar algum documento a mais além do que está no site (que no meu caso sendo maior de idade entendo que seriam os abaixo)?


    2) Se não tiver o Cartão do Cidadão, traga o RNE, o RG ou passaporte (indispensável, mesmo que seja uma criança) e uma fotocópia simples do mesmo; - vou levar meu RG

    4) Envelope para enviarmos seus documentos, já  com os dados do requerente no destinatário, tamanho médio, exemplo abaixo: - vou levar um envelope dos Correios

    6) Requerimento impresso devidamente preenchido (no final desta página encontrará o link para o requerimento); - vou imprimir o requerimento já preenchido pelo site e assinar


    Está correto o entendimento em relação ao NISS e em relação aos documentos que devo levar amanhã?


    Desde já, obrigado.


    Daniel

  • @danielleandro não sei exatamente em relação ao Consulado de SP, mas, em tese, no momento de solicitação do CC eles já fazem a solicitação do NISS, número de utente de saúde e recenseamento eleitoral. A única coisa que não é solicitada é o NIF. Não precisa levar nenhum documento adicional para que isso seja feito.

  • @gsilvestre muito obrigado pelo esclarecimento!

  • Boa tarde pessoal


    Breve relato sobre tirar passaporte e cartao cidadao posto consular Araraquara

    2021-08-09 15:34:28Documentos enviados, processo concluído

    2021-07-14 17:25:42Liberado para agendamento

    Estive em Araraquara em 14.07.2021 onde foi colhida a foto , assinatura e digitais recebi os 2 em 12.08.2021


    boa sorte

  • patimartinpatimartin Member
    editado August 2021

    @mauro cesar dos

    Irei em uma presença consular este mês (já agendada) mas agora fiquei em dúvida com a seguinte questão.

    quando preenchi o requerimento (transcrição casamento + óbito + CC) no primeiro campo aparece a seguinte indicação:


    Transcrição de Casamento e Óbito + CC

    Se você pretende ser atendido fora de São Paulo ou Santos, nas permanências consulares, verifique antes a data da próxima permanência clicando aqui. Se por acaso a data for muito distante opte por fazer em São Paulo.


    e então preenchi o local para Santos, onde fiz a transcrição e registro do óbito que chá até chegaram em casa, faltando apenas a realização do cartão cidadão do qual agendei para São Carlos.

    No seu caso vc já havia indicado para ser atendido em Araraquara?

    e a diferença de valor (15%) pagou na hora?


    questiono pq agora estou com receio de chegar na presença consular e negarem atendimento por eu ter indicado Santos


    obrigada!!!

  • Ola,

    Eu já havia agendado para São Paulo mas mandei um e-mail perguntando se tinha vaga em Araraquara que mais próximo,no primeiro momento n tinha vaga mas acho q alguém desistiu e eles me mandaram e-mail perguntando se eu tinha interesse, e pediram para enviar o código que eu tinha agendado em São Paulo não teve nenhum problema eles me mandaram um e-mail confirmando e deu tudo certo.

    Boa sorte

  • Oi esqueci outra pergunta.kk

    Na realidade ficou mais barato pq eu eles falaram q mudou o processo☘️

  • Ufa cartão débito na hora

  • Boa tarde,

    Estava com dúvidas quanto ao atendimento no Escritorio Consular de Santos, por email hoje, tive a resposta que, abrem a agenda deles toda sexta feira às 14horas.

    Vou tentar, espero que eu consiga uma vaga logo.

    ** Espero com essa informação colaborar, assim como sempre fui auxiliada por aqui.

    @Leticialele

    @gandalf

    @Vlad

    Gratidão.

  • Olá pessoal, boa tarde!

    Preciso de uma ajuda, eu fui até o consulado SP semana passada para fazer o cartão cidadão, mas solicitei o sem urgência, pois não tenho viagem marcada por agora. Pretendo viajar em Setembro/22, vocês sabem mais ou menos quanto tempo está levando para chegar o CC sem urgência? Será que vai dar tempo? Mesmo porque, depois ainda tenho que agendar a segunda visita né, que agora por exemplo só tem data para Maio, ou seja, até o CC chegar, só vou conseguir mais pro fim de 22... Será que já posso deixar agendado para Maio/22 no site?

    Obrigada desde já pela ajuda :)

  • Boa noite.

    Para fazer o cartão cidadão de menores o consulado solicita documento com foto, no caso a carteira de identidade. Isso é requisito para um bebê de 8 meses? Terei que fazer a carteira de identidade para fazer o CC, ou somente com a certidão de nascimento é possível fazer o CC?

  • @Sérgio_Costa , creio que basta a certidão de nascimento!

  • Olá!


    Alguém sabe me dizer se é possível fazer o processo de atribuição 1-C usando o cartão cidadão ou passaporte?

    Não consigo achar o assento..

  • @eduazeka , peça uma certidão pelo civil online. Custa 10 euros

  • Bem haja!

    O assento de nascimento veio com a NATURALIDADE (o local de nascimento no Brasil) errada e já foi pedimos para fazer a retificação há mais de um mês!

    Quanto tempo demora para o IRN alterar a naturalidade, o local de nascimento que está errado?

    Pode fazer o cartão de cidadão antes da retificação ?

    Pode fazer a transcrição de casamento antes da retificação?

    Pode fazer a nacionalidade dos filhos menores antes da retificação?

    Obs.: O local de nascimento na certidão de nascimento brasileira é X e no passaporte brasileiro é Y e no assento de nascimento português é Y!

    Obrigada.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.