Certidão Nascimento ou Batismo 1885

Olá!

Necessito encontrar a certidão de nascimento e/ou batismo do meu avô, vocês poderiam me ajudar?

NASCIMENTO: 11/11/1885

NATURAL: VISEU - PORTUGAL

FILIAÇÃO: ANTONIO RODRIGUES e ADELAIDE DA CONCEIÇÃO

Os demais documentos emitidos no Brasil, tais como: carteira de trabalho, certidão de casamento e certidão de óbito já possuo.

«1

Comentários

  • @ILCIANE_RODRIGUES qual o nome dele?

  • Desculpa. O nome do meu avô é o mesmo do meu bisavô: ANTONIO RODRIGUES

  • @gsilvestre Desculpa. O nome do meu avô é o mesmo do meu bisavô: ANTONIO RODRIGUES

  • gsilvestregsilvestre Member
    editado July 2021

    @ILCIANE_RODRIGUES https://digitarq.advis.arquivos.pt/details?id=1351295 - esse é um pedido de passaporte de José Rodrigues, filho de Antonio Rodrigues e Adelaide da Conceição. Ele é da Freguesia de Alcafache, Concelho: Mangualde. O pedido é de 1905, quando ele tinha 26 anos, ou seja, nasceu por volta de 1879. Será que pode ser um irmão do seu avô?

  • gsilvestregsilvestre Member
    editado July 2021

    @ILCIANE_RODRIGUES acredito ter encontrado

    Registo nº 48, Antonio, filho de Antonio Rodrigues e Adelaide da Conceição, nascido em 11/11/1885 - https://digitarq.advis.arquivos.pt/viewer?id=1056757 (na lista à esquerda, selecione o arquivo "PT-ADVIS-PRQ-PMGL02-001-0008_m0007.tif"). Nasceu no mesmo local que o irmão, freguesia de alcafache.

    Para pedir a cópia certificada ao AD de Viseu:https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/17071/roteiro-para-solicitar-certidoes-nos-arquivos-distritais/p1

  • Nossa, que bela informação você me deu @gsilvestre.

    Hoje, 20/07, comemoramos no Brasil, o Dia Internacional do Amigo, que bela data para receber tal notícia.

    Necessito do documento impresso. Segui as orientações, mas fiquei com dúvidas no preenchimento de duas informações: nº do assento e nº da página. Você poderia continuar me ajudando? Agradeço muito a tua atenção, compreensão e disponibilidade. Muito obriga

  • @ILCIANE_RODRIGUES o assento é nº 48/1885. Não tem número de folha (e acho que esse campo não é obrigatório). Se for, coloque 0...

    Em "informações adicionais" coloque o link e o nome do arquivo em que o registro está, assim eles localizam certinho. https://digitarq.advis.arquivos.pt/viewer?id=1056757 (arquivo "PT-ADVIS-PRQ-PMGL02-001-0008_m0007.tif")

  • Muito obrigada! Fiz a solicitação e agora só nos resta aguardar. Muita paz, saúde e amor!

  • Olá, @gsilvestre!

    Solicitei a transcrição do assento de batismo do meu avô como você me orientou e ela veio com erro no nome da minha bisavó. O nome dela é Adelaide da Conceição e na transcrição veio Adelaide Conceição. 

    Realmente o "da" não está muito legível no livro, pois a letra "g" da palavra "legítimo" na linha acima atrapalhou se sobrepondo a letra "a".

    Como todos os documentos do meu avô no Brasil o nome da minha bisavó está escrito como Adelaide da Conceição, necessito que o seu assento de batismo em Portugal esteja igual. 

    Vou anexar dados que comprovam tudo o que escrevi.

    Não sei o que fazer agora. Por favor, me ajude.

  • @ILCIANE_RODRIGUES Adelaide da Conceição e Adelaide Conceição não constitui divergência... não vai dar problema no processo de nacionalidade, mas você pode escrever ao Arquivo Distrital e ver se corrigem... mas não acho que você precise se preocupar

  • Muito obrigada. Escrevi para o email: advis@adviseu.iantt.pt, mas deu erro. Escrevi para o email:

    dc@dglab.gov.pt e não deu erro. Como a variante delta da COVID-19 está visitando nossas terras, não arrisco ir até a agência dos Correios para enviar um manuscrito.

  • @ILCIANE_RODRIGUES acho que o e-mail é mail@advis.dglab.gov.pt

  • editado August 2021

    Olá, @gsilvestre!

    Mais uma vez te agradeço a ajuda. Apesar de ler reclamações sobre o ADVIS, consegui obter a informação que necessitava e solicitar o acerto. Vou repassar a orientação que recebi para quem precisar fazer contato com o ADVIS.

    Será necessário formalizar a solicitação de informação a partir do Balcão virtual – CRAV, disponível em http://digitarq.advis.arquivos.pt .

    Após se registrar, entre para fazer um "NOVO PEDIDO", em seguida você terá uma página com várias opções. Clique na opção "PEDIDO DE INFORMAÇÃO". Na próxima tela escreva sua dúvida e registre. A resposta se dará posteriormente na mesma página. É só aguardar o dia seguinte.

    "Correio Oficial AD Viseu" <mail.advis@advis.dglab.gov.pt>

  • Olá, @gsilvestre!

    Tudo bem?

    Estou novamente aqui para mais uma missão impossível.

    Meu companheiro decidiu buscar informações sobre sua família portuguesa para também pedir sua "nacionalização independente". rsrs

    Ele me passou os dados que possuía. Já tentei fazer buscas, mas, não fui bem sucedida. Por isso peço novamente a ajuda de vocês.

    O nome do avô dele é:

    MIGUEL JOSÉ DOS SANTOS, nasceu em 1886, Coimbra, Portugal, Filho de Francisco José dos Santos e Maria Barbara Sobral.

    Agradeço muito a atenção, colaboração e compreensão de todos vocês.

  • Olá, @gsilvestre!

    Consegui encontrar o pedido de passaporte do MIGUEL JOSÉ DOS SANTOS, nasceu em 1886, Coimbra, Portugal, Filho de Francisco José dos Santos e Maria Barbara Sobral. No arquivo distrital de Vila Real.

    REGISTO DE PASSAPORTE

    NÍVEL DE DESCRIÇÃO

    Documento simples Documento simples

    CÓDIGO DE REFERÊNCIA

    PT/ADVRL/AC/GCVR/H-D/010/32/533

    TIPO DE TÍTULO

    original

    DATAS DE PRODUÇÃO

    1896-07-01 A data é certa a 1896-07-01 A data é certa

    DATAS DESCRITIVAS

    Vila Real, 01/07/1896

    DIMENSÃO E SUPORTE

    160x210 mm.; Papel

    ÂMBITO E CONTEÚDO

    Requerente: Francisco José dos Santos

    Idade: 32 anos

    Freguesia: Murça

    Concelho: Murça

    Distrito: Vila Real

    Acompanhantes: Maria Bárbara Sobral (esposa, 37 anos), Miguel (filho, 9 anos), Manuel (filho, 6 anos), Albertino (filho, 4 anos), Deolinda (enteada, 16 anos) e Maurício (enteado, 13 anos)

    Destino: Brasil

    COTA ATUAL

    F. 134

    COTA ORIGINAL

    817

    IDIOMA E ESCRITA

    Português

    DATA DE CRIAÇÃO

    29/12/2010 0:00:00

    ÚLTIMA MODIFICAÇÃO

    3/1/2014 12:04:32

  • @ILCIANE_RODRIGUES dei uma olhada em murça nos livros de 1885 a 1887 e não achei o registo dele... você pode tentar procurar por aqui https://tombo.pt/f/mur05

    uma possibilidade é você perguntar ao Arquivo Distrital de Vila Real se eles têm o processo do passaporte que você localizou, pois nele pode conter documentos que auxiliem na busca https://digitarq.advrl.arquivos.pt/oservices

  • Olá, @gsilvestre!

    Solidário como sempre. Muito obrigada pela tua ajuda. Vou tentar contato com o Arquivo Distrital de Vila Real.

  • @ILCIANE_RODRIGUES

    @gsilvestre

    Os processos de passaporte de Vila Real anteriores à 1927 não estão disponíveis ou foram extraviados.

  • Olá, @gsilvestre e @Guilherme Nogueira!

    Graças a pessoas solidárias como vocês já consegui o assento. Fiz a solicitação conforme  @gsilvestre informou e enviaram o link do arquivo onde estava o assento de batismo. Muito obrigada!

  • @ILCIANE_RODRIGUES que bom! era de Murça mesmo?

  • Olá, @gsilvestre!

    Era de Vila Real, mas da freguesia de São Christovão do Douro, Concelho de Sabrosa.

    Mais uma vez te agradeço a ajuda. Muito obrigada.

  • Olá, @gsilvestre!

    Tudo bem contigo?

    Estou com algumas dificuldades com os nomes da família do avô materno português, certidões com nomes de solteiro...

    Meu avô paterno também é português, daí resolvi pesquisar um pouco sobre ele para ter um Plano B.

    Ele faleceu quando meu pai tinha cerca de oito anos de idade o que dificultou bastante para obter informações...

    Consegui encontrar, no Brasil, na base de dados de entrada de Estrangeiros uma referência sobre a sua chegada.

    O nome do meu avô é MANOEL GONÇALVES NUNES, ele nasceu em 30/11/1889, filho de João Gonçalves Nunes e Anna Augusta Nunes (como consta na certidão de casamento).

    Chegou de Lisboa no Rio de Janeiro, no Vapor Thames, com apenas 01 ano de idade em 05/01/1891.

    Pergunto: Com apenas esses dados como consigo descobrir em qual distrito, concelho e freguesia ele nasceu para buscar seu assento de batismo? Em todos os documentos que possui no Brasil consta apenas que nasceu em Portugal.

  • gsilvestregsilvestre Member
    editado September 2021

    @ILCIANE_RODRIGUES não sei... não sou familiarizado com os registros de chegada... talvez algum outro colega do fórum consiga te ajudar

    existe algum motivo para querer ter um "plano b"? alguma inconsistência nos documentos?

  • @ILCIANE_RODRIGUES

    Com o nome do navio e data de chegada, você pode buscar no Arquivo Nacional o manifesto de passageiros, onde tem vários detalhes, por família. Foi de onde saiu essa ficha simplificada que você localizou, mas tem muito mais.

    Também sabendo o porto onde o português embarcou, (pode ser de onde partiu o navio, ou uma escala), você pode buscar pelo passaporte, geralmente emitido 0-3 meses antes. Para o passaporte eles apresentaram documentos, que podem ser solicitados a imagem.

    Nenhum dos dois é um documento válido para a nacionalidade, mas fornecem informações suplementares que podem auxiliar a localizar a certidão de batismo. Ajudam a construir o quadro geral.

  • Olá, @gandalf!

    Tudo bem.

    Consegui encontrar a listagem original do Vapor Thames e nela consta apenas o que já divulguei anteriormente.

    Essa lista foi de chegada ao Brasil. Como posso ter acesso a lista de saída de Lisboa?

  • Olá, @gsilvestre!

    Tudo bem contigo?

    Respondendo sobre plano B: Observei que em alguns documentos minha avó materna está com o nome de solteira. Como o pedido de atribuição de nacionalidade será do meu avô, ainda tenho esperanças de não indeferirem, mas preciso estar preparada.

  • @ILCIANE_RODRIGUES

    Esse é o manifesto de passageiros, assinado pelo comandante do navio, e entregue às autoridades brasileiras de imigração. Não tem outro. Alguns desses manifestos tem bem mais informação. Esse extrato não traz a página do lado direito, nem o número do passaporte, que pode estar nela. Tente achar a página da direita, com os detalhes sobre os passageiros. Mas não é muito mais do que isso que já tem.

    Seria pelo passaporte que você pediria em Lisboa para desarquivarem os documentos apresentados. Você pode buscar o passaporte da família, emitido em Lisboa, dessa data pra trás. Geralmente entre 1 e 3 meses antes, mas pode estender a busca um pouco mais.

    Pode pedir ao AN se consegue localizar o RNE (Registro Nacional de Estrangeiros) dessa família, que tem o mesmo efeito da certidão.

    Seu highlight amarelo, dependendo de como se visualiza o PDF, mascara totalmente o nome, e não se consegue ler nada. Faça apenas uma pequena marca na lateral, sem cobrir nenhum texto, como um risco vertical, ou um colchete "[", destacando a família toda.

  • Olá, @gsilvestre!

    Tudo bem?

    Nosso processo de cidadania está caminhando... Minha mãe já conseguiu sua cidadania. Estou organizando meus documentos para dar entrada na minha. Espero consegui-la ainda este ano. Tudo isso só foi possível com a ajuda de vocês. Muito, muito obrigada!

    Estou novamente aqui para mais uma missão impossível.

    Sou professora e uma amiga, depois que consegui encontrar o assento de batismo do meu avô, me procurou pedindo ajuda para encontrar o assento de batismo do seu sogro Sr. Manoel Ferreira da Silva, nascido em 18/04/1900, entretanto não conseguimos identificar o local do seu nascimento. Vou anexar o único documento que seu esposo possui do pai.

    Desde já, te agradeço pela atenção e colaboração!


  • @ILCIANE_RODRIGUES

    Assento no. 14, de 1901, freguesia Troviscal, concelho Oliveira do Bairro, distrito de Aveiro (clica no tif 15 ):

    https://digitarq.adavr.arquivos.pt/viewer?id=1094881

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.