Certidão Nascimento ou Batismo 1885

2»

Comentários

  • Guilherme Moreira e Leticialele vocês são FANTÁSTICOS!!!

    Muito obrigada pela ajuda. Vou repassar para minha amiga verificar se os dados estão corretos. Valeu!!!!

  • editado October 2022

    Olá, @gsilvestreGalera!

    Tudo bem?

    Meu processo de cidadania está caminhando... Minha mãe já conseguiu sua cidadania. Vocês fizeram parte de tudo isso... Obrigada!

    Mas, estou novamente aqui para mais uma missão impossível.

    Um amigo, depois que consegui encontrar o assento de batismo do meu avô, me procurou pedindo ajuda para encontrar o assento de batismo do seu avô Sr. Domingos Teixeira Bastos, nascido em 27/01/1866, Trás-os-Matos, Leiria, Portugal. Tentei encontrar o arquivo de Trás-os-Matos e não consegui.

    Desde já, te agradeço pela atenção e colaboração!

    Guilherme Moreira, @gsilvestre, por favor, me ajudem!

  • @ILCIANE_RODRIGUES Leiria não fica em Trás Os Montes. Trás os Montes é uma região bem grande, que abrange os distritos de Vila Real, Bragança e Guarda. Talvez com mais dados do avô seja possível encontrar, como o nome dos pais e da mulher. Convém também saber onde consta Leiria, porque leiria fica na beira, e tem um arquivo distrital

  • editado October 2022

    Olá!

    nunogomes j agradeço tua ajuda, mas não é Trás os Montes é TRÁS-OS-MATOS e fica na Leiria mesmo.

    Obrigada, mas a procura continua...

  • guimossguimoss Beta
    editado October 2022

    @ILCIANE_RODRIGUES

    Olhe o guia da menção de foristas acima da janela de mensagens.

    O @nunogomes e o @Guilherme Moreira não receberão a mensagem, se vc não marcá-los adequadamente.

    ===

    Informe o nome dos pais do Domingo, cônjuge, filhos e onde ele fixou residência no Brasil.

    Isso ajudará nas buscas.

    Abraços

  • @guimoss Obrigada pelas orientações e desculpa a ignorância...

    Bora lá, novamente...

    Tudo bem?

    Estou novamente aqui para mais uma missão impossível.

    Um amigo, depois que consegui encontrar o assento de batismo do meu avô, me procurou pedindo ajuda para encontrar o assento de batismo do seu avô Sr. Domingos Teixeira Bastos, nascido em 27/01/1866, Trás-os-Matos, Leiria, Portugal. Tentei encontrar o arquivo de Trás-os-Matos e não consegui.

    Casamento 1889 - Cataguases, Minas Gerais, Brasil - Cônjuge Maria Vieira Rosa

    Filiação Narciso Teixeira Bastos e Joaquina

    Desde já, te agradeço pela atenção e colaboração!

    Por favor, @gsilvestre, @guimoss, @nunogomes, @Guilherme Moreira , me ajudem!

  • @ILCIANE_RODRIGUES

    A marcação apareceu, agora.

    ===

    O casamento é civil ou religioso?

    De qualquer modo, eu procuraria pelo registro religioso, pois este costuma ter mais dados.

    Por fim, só resta uma busca no AD de Leiria.

    Abraços

  • Eu já tentei encontrar no Ad de Leiria, mas não consegui encontrar.

    Por favor, @gsilvestre@Guilherme Moreira , me ajudem! 

  • editado October 2022

    @ILCIANE_RODRIGUES

    contatos do arquivo distrital de leiria https://adlra.dglab.gov.pt/contactos/

  • Olá, Galera!

    Meu processo encerrou. Estou com meu cartão cidadão e meu passaporte. Vocês foram IMPRESCINDÍVEIS! Muito obrigada!

    Estou novamente aqui para mais uma difícil busca.

    Depois que consegui minha cidadania vários amigos tem me procurado para encontrar seus ancestrais.

    Dessa vez trago informações sobre a saída de uma viúva de Portugal e necessito do assento de batismo de um dos seus filhos. Tentei fazer pesquisa de diversas formas, mas não foi bem sucedida.

    Arquivo do passaporte de TERESA DE JESUS ALVES: PT/ADBGC/AC/GCBGC/PAS/077/1149D/000346

    26/03/1909 - 54 anos - viúva com destino ao Brasil

    Natural de Bragança-Maçores-Maçores-Torre de Moncorvo

    Acompanhada dos filhos Cândida Augusta - 27 anos, Albano Augusto - 21 anos, Maria dos Santos - 16 anos e Antonio Augusto - 13 anos

    Necessito do ASSENTO DE BATISMO de ALBANO AUGUSTO GASPAR filho de FRANCISCO MANOEL GASPAR E TERESA DE JESUS ALVES

    Desde já, agradeço a atenção e colaboração!

    Por favor, @gsilvestre@guimoss@nunogomes@Guilherme Moreira , me ajudem!

  • @ILCIANE_RODRIGUES

    Os livros de Maçores desse período parece que não estão on line: https://tombo.pt/f/tmc12

    Sugiro que peça informações ou pesquisa através do CRAV: https://crav.arquivos.pt/

  • editado May 2023

    Olá!

    Quero mais uma vez agradecer a ajuda e informar que já estou com meu cartão cidadão e passaporte. 😀

    Estou com mais uma missão impossível... Procuro pelo bisavô de duas grandes amigas que ficaram interessadas em buscar seus ancestrais depois que contei a minha história pra elas.

    A primeira amiga não tinha informação alguma, mas consegui pesquisando o nome da mãe do seu bisavô o pedido de passaporte de saída de Portugal para o Brasil. Encontramos os documentos no Brasil (casamento e óbito) e verificamos divergência em relação a idade o que faz que o ano do seu nascimento esteja entre 1887 a 1890. O nome do bisavô que precisamos encontrar o assento de batismo é ALBANO AUGUSTO GASPAR, filho de Francisco Manoel Gaspar e Teresa de Jesus Alves. Quando veio para o Brasil por volta de 26/03/1909 seu pai era falecido.

    Os dados do passaporte que consegui são; SAÍDA DE PORTUGAL PT/ADBGC/AC/GCBGC/PAS/077/1149D/000346 Teresa de Jesus Alves, Filha de Manuel Antônio Alves e Marcellina Cândida Passaporte: 26/03/1909 Natural de Bragança-Maçores-Maçores-Torre de Moncorvo Idade: 54 anos Estado Civil: Viúva Destino: Brasil Filhos: Cândida Augusta, Albano Augusto, Maria dos Santos, Antônio Augusto.

    A segunda amiga também não tinha informação alguma, mas conseguimos encontrar o pedido de passaporte de um dos seus bisavôs para o Brasil.

    Pedido de Passaporte: 10/03/1906 com 21 anos https://digitarq.adavr.arquivos.pt/details?id=1903363 Cod Referência: PT/ADAVR/AC/GCAVR/H-D/001/0017/001769 Cota atual: Livro 0017, Reg. Nº 1764, fl; 295v Manuel Tavares Coutinho, 21 anos solteiro, filho de Estevam Tavares Coutinho e de Mariana Fernandes, da freguesia de Couto Esteves, concelho de Sever do Vouga e residente na freguesia de Cepelos, concelho de Vale de Cambra. Passaporte para o Rio de Janeiro.” – 10/03/1906.

    O nome do bisavô dessa minha segunda amiga e que precisamos encontrar o assento de batismo é MANUEL TAVARES COUTINHO, filho de Estevam Tavares Coutinho e de Mariana Fernandes, da freguesia de Couto Esteves, concelho de Sever do Vouga e residente na freguesia de Cepelos, concelho de Vale de Cambra.

    O outro bisavô só temos o que ele dizia pra família que tinha nascido em Poço do Couto . Pelos documento no Brasil (casamento) ele teria nascido entre 1881 e 1882. Seu pai se chamava Antonio Joaquim Lopes e sua mãe Henriqueta Joaquina Lopes. Seu nome é LUIZ ALBINO LOPES.

    DESDE JÁ, AGRADEÇO A COLABORAÇÃO, COMPREENSÃO E AJUDA DE TODOS E TODAS.

  • @ILCIANE_RODRIGUES

    vc já tem todas as informações.

    Se os livros não estão online, sugiro que peça informações ou pesquisa através do CRAV: 

    https://crav.arquivos.pt/

    (como sugeriu o @AlanNogueira)

  • Olá!

    Tentei, mas não fui muito bem sucedida. Fui no link e não encontrei nada.


  • @mabego muito obrigada pela sua ajuda. As informações que passei na sua maioria consegui através das certidões que achei no Brasil, como por exemplo essa que você informou no link. Mesmo assim te agradeço a atenção.

  • @ILCIANE_RODRIGUES

    vc sabe o que é habilitação de casamento?

  • @mabego estamos planejando ir ao cartório, aqui no Brasil, para tentar encontrar algum documento com pelo menos a data de nascimento do Sr. Albano. Por enquanto, de Portugal, temos apenas o pedido de passaporte da sua mãe vindo para o Rio de Janeiro/Brasil. Já no Brasil temos a certidão de Casamento que aconteceu em 11/06/1915 e a de Óbito: 05/06/1974. 

  • editado July 2023

    Bom dia, @mabego!

    Tentamos buscar no cartório, mas foi em vão. Não havia nenhum outro documento do Albano no processo de casamento. Creio que na época valia o que o nubente informava. Descobrimos que os livros de batismo anteriores a 1891 não estão disponíveis para consulta digital. Encontrei a irmã Maria - 01/11/1892 (PT_ADBGC_TMC12_001_00013_m0011). Encontrei o irmão Antonio Augusto - 22/08/1895 (PT_ADBGC_TMC12_001_00016_m0009). Não tenho a data exata de nascimento do ALBANO AUGUSTO. No passaporte de sua mãe que saiu de Portugal com destino ao Brasil ele teria nascido entre os anos de 1887 e 1888, pois possuía 21 anos em 26/03/1909 quando da data do passaporte de sua mãe. Suponho que o assento de batismo do Albano Augusto esteja na referência PT/ADBGC/PRQ/TMC12/001/00008 ou PT/ADBGC/PRQ/TMC12/001/00009. Nos assentos de batismo dos irmãos nascidos após 1890 está descrito: Parochial Egreja de Maçores, Concelho de Moncorvo, Diocese de Bragança. Já solicitei pesquisa ao CRAV várias vezes. Algumas vezes me encaminharam para fazer a pesquisa digital, outras informaram não terem encontrado. Infelizmente o fato de não estar no formato digital me deixaram de mãos atadas. Muito triste com essa situação.

  • @ILCIANE_RODRIGUES

    Veja o passaporte da mãe:

    https://digitarq.adbgc.arquivos.pt/viewer?id=1228410

    tif.89 - reg.491.


    O argumento para o arquivo distrital de Bragança é que os livros anteriores a 1891 não estão online para pesquisa.

    E vc precisa do Albano Augusto. Onde estarão estes livros? Pergunte por eles.

    Peça que busquem. E se não acharem peça um documento dizendo que o Arquivo Distrital não achou.

    Envie o link acima para que eles vejam que a família era desta freguesia.

    Tem que insistir...

  • editado July 2023

    @ILCIANE_RODRIGUES

    o casamento da Thereza:

    https://digitarq.adbgc.arquivos.pt/viewer?id=1216482

    tif.4 - reg.2


    e "talvez", indo em um CHF, vc consiga visualizar os registros destes livros para tentar encontrar o Albano:

    https://www.familysearch.org/search/catalog/384965?availability=Family%20History%20Library

  • @ILCIANE_RODRIGUES

    Você tem pedir para 1887-1888 e colocar nas observações especificamente que você foi no link enviado em resposta anterior e os livros de 1887 e 1888 não estão online e por isso não pode fazer a pesquisa. E coloque o link para o livros de batismo que cobrem 1887 e 1888:

    https://digitarq.adbgc.arquivos.pt/details?id=1216437

    https://digitarq.adbgc.arquivos.pt/details?id=1216438

    Agora, se eles falaram que procuraram nos livros de 1887 e 1888 e não acharam, aí é outra história,

    Na imagem acima de pedido de pesquisa, o pedido é para outro período (1890-92).

  • Queridos @mabego e @CarlosASP !

    Tentei mais uma vez junto ao CRAV. Enviei as certidões dos irmãos que nasceram após 1890, disse que os livros de batismo anteriores ao ano de 1891 não estavam digitalizados e a resposta foi muito rápida e informando que não encontraram. Creio que estejam tentando procurar apenas digitalmente e, como eu, não estão encontrando.


    @mabego Não sei o que é e como ir ao CHF. Você poderia me orientar?

  • @ILCIANE_RODRIGUES

    o CHF é o Centro de História da Família...

    Eles são locais de pesquisa genealógica ligados à Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.

    Ache uma igreja, próximo ao seu endereço, e vá até lá, para desbloqueio de arquivos. Só indo presencialmente vc consegue ver esses arquivos.


  • @ILCIANE_RODRIGUES

    Há sempre a possibilidade de a família ter morado um tempo em outra freguesia e alguns dos filhos terem sido batizados lá.

  • @CarlosASP creio que diante da pobreza que viviam na época, essa possibilidade é muito remota visto que os pais nasceram e se casaram nesse local. A saída da família está associada ao óbito do patriarca,

    @mabego agradeço a orientação. Na cidade em que resido não possui o CHF, mas identifiquei numa cidade vizinha. Vou me planejar para ir.

  • @ILCIANE_RODRIGUES


    Apenas para dar um pitaco complementando o que o @CarlosASP sugeriu... havia muita mobilidade em Portugal, associada à pobreza. As famílias se mudavam com uma certa frequência, buscando qualquer oportunidade de trabalho, principalmente em atividades agrícolas. Se a pessoa que você estava procurando era "lavrador" ou "jornaleiro" (trabalhava por jornada), não descarte de imediato a possibilidade de que tenha filhos em duas ou até mais freguesias.

  • @ILCIANE_RODRIGUES

    Como dito, muitas vezes era exatamente a pobreza que fazia as pessoas se deslocarem. Não se esqueça que era essa mesma pobreza que também fazia as pessoas emigrarem para o BR - um esforço econômico muito maior do que mudar para a freguesia vizinha.

    Mas seu argumento tem um certo sentido também, pois os deslocamentos dentro de PT podiam a ser de curta distância - por isso é muito comum tentar encontrar batismos nas freguesias vizinhas. Já vi famílias que tinham 10 filhos - e apenas 2 ou 3 filhos do meio foram batizados numa freguesia diferente, indicando que a família passou um tempo em outro lugar. E a distância entre uma freguesia e outra pode ser menor que entre 2 bairros de uma cidade no BR.

    Se o AD respondeu que procurou nos livros nas datas solicitadas, não ficaria muito confiante que o batismo está mesmo nessa freguesia.

    Se for procurar em outras freguesias, sugiro que se organize bem. Monte uma planilha com as freguesias mais prováveis, com colunas para cada ano e vá marcando que freguesia e ano já procurou. Normalmente procuro por um período de 3 anos nessas mais prováveis; se não acho, depois vou aumentando o número de anos (mas no seu caso o passaporte dá uma boa indicação do ano) e das freguesias. Não se esqueça que a freguesia vizinha pode já estar em outro concelho ou mesmo outro distrito. Esse mapa ajuda a começar:

    https://geneall.net/pt/mapa/75/torre-de-moncorvo/

    https://geneall.net/pt/mapa/4/braganca/

  • @eduardo_augusto @CarlosASP e @mabego mais uma vez agradeço a todos pelos esclarecimentos e pela ajuda. Tentei novamente junto ao CRAV com os dados do Passaporte e do casamento dos pais do Albano e finalmente fui bem sucedida. Muito obrigada !

    Foi encontrado em 1909 - PT-ADBGC-PRQ-TMC12-001-00042_m0001.tif - Registo de baptismos - Arquivo Distrital de Bragança - DigitArq (arquivos.pt)

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.