assentamento de batismo

Boa tarde

Estou a procura da certidão de batismo da minha avó para iniciar a cidadania da minha mãe

Nome: Preciosa da Conceição (avó portuguesa)

nascimento; 09/04/1908

filiação: Antonio Martinho e Ana Joaquina

Natural: Murça

Concelho: Porto

Com essas informações será possível localizar a certidão de batismo. A quem puder ajudar agradeço.

Marli

«1

Comentários

  • @mfareas

    registro nº 7 https://digitarq.advrl.arquivos.pt/viewer?id=1070631 ...m0005.tif freguesia de Fiolhoso / Murça / Vila Real

  • Boa noite. Kleber, muito, muito obrigado. Que Deus te abençoe.

    Marli

  • Mais uma vez obrigada

    Marli

  • Boa tarde

    Estou a procura da certidão de batismo do meu bisavô para iniciar a cidadania do meu pai

    Nome: Urbano do Couto (portugues)

    nascimento; 15/02/1900

    filiação: Joã do Couto e Maria da Conceição

    Natural: Viseu - Nelas

    Com essas informações será possível localizar a certidão de batismo. A quem puder ajudar agradeço.

  • gsilvestregsilvestre Member
    editado June 2021

    @ArielMacedo Registo nº 32 de 1900 - https://digitarq.advis.arquivos.pt/viewer?id=1256548 tif 209

    Tem um casamento averbado de 12/12/1925 com Maria Francelina (acho que é isso rs)

  • @ArielMacedo , assento nº 32 - https://digitarq.advis.arquivos.pt/viewer?id=1256548 m.0209.tif

    Freguesia e Concelho de nelas, Viseu.

    Tem um casamento averbado à margem, com Maria Francelina, em 12 de dezembro de 1925

  • @gsilvestre , estamos em sintonia!! hahaha

  • muito obrigadaa! sem palavras para agradeçer, quero dar um abraço em vocês!!! muito obrigada

    Que Deus os abençoe ❤️

    o nome da minha bisavó era maria francelina

  • @gsilvestre estou com mais uma dúvida rs

    meu bisavô nasceu em 1900, logo o assento é anterior a 1911, então devo providenciar a Certidão atualizada e de inteiro teor do casamento ou óbito dele? se sim, como faço isso?

  • @ArielMacedo , tem que pedir um assento de batismo certificado ao Arquivo Distrital do Viseu. https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/17071/roteiro-para-solicitar-certidoes-nos-arquivos-distritais/p1

    A certidão de casamento ou óbito têm que ser pedidas ao Cartório onde houve o registro.

  • @Leticialele entendi

    Tenhho a certidão de obito dele, mas é no Brasil (serve também? devo apostilar?)

    e sobre a certidão de casamento,s não sei qual cartório houve o registro. só sei a data do casamento que foi em 1925 e uns numeros que não entendo

    O que você me indica, vou com a certidão de obito brasileira ou busco a de casamento?


  • @ArielMacedo se sua bisavó era a Maria Francelina, não precisa se preocupar, pois o casamento já está averbado e ocorreu em 1925.

    Assim, a conservatória pode consultar o assento de casamento se entender necessário. Não acho que você tenha que pedir o assento de casamento para enviar.

    Quando fiz a atribuição do meu avô, não enviei qualquer documento adicional do meu bisavô além do assento de baptismo, pois nele estava averbado o casamento e isso já era suficiente para "fixar" o nome. Não tive nenhum problema e foi assim que fui orientado à época aqui no fórum...

  • editado July 2021

    @ArielMacedo , o @gsilvestre está certo! A certidão de casamento já está digitalizada.

    Na averbação, está escrito: "Contrahiu casamento com Maria Francelina, em 12-12-1925, como consta do registro fls 113 do mesmo anno".

  • @gsilvestre @Leticialele obrigada mesmo, agora entendi vou solicitar deste jeito que vocês me orientaram

    Eu peço a certidão no destrito de Viseu mesmo né? Não precisa ir na à Universidade de Coimbra né?

  • @ArielMacedo sim, no Arquivo Distrital de Viseu

  • @ArielMacedo , sim, vai fazer o pedido ao Arquivo Distrital de Viseu

    Quando preencher o formulário:

    Freguesia - Nelas

    Concelho - Nelas

    Em informação adicional, escreva: assento nº 32 - https://digitarq.advis.arquivos.pt/viewer?id=1256548 m.0209.tif

    Isso vai facilitar a localização do assento.

    Vão fazer um orçamento, que você tem que aprovar e pagar.

    Confirmado o pagamento, mandarão a certidão certificada pelos Correios.

  • @Leticia54 @gsilvestre

    Obrigada gente, acabei de solicitar, muito obrigada mesmo


  • @ArielMacedo , agora fique de olho, pois vão fazer um orçamento, que você deverá aceitar e pagar.

    Depois, eles vão confirmar o pagamento e remeter a certidão pelos Correios.

    Mais uma vez, desculpado por ter trocado meu nome... rsrsrsrssr

  • @Leticialele perdão, acabo sempre digitando seu nome errado rs

    Obrigada, sabe me informar se esse pagamento pode ser feito por vale postal?


  • @ArielMacedo , sempre paguei com cartão de crédito! mas creio que há outras formas de pagamento, incluindo vale postal.

    Primeiro, você tem que aceitar o orçamento.

    Aí, vão aparecer as formas de pagamento.

  • @Leticialele tentei pelo cartão recusou e nem apareceu no extrato dele

    não tem vale postal, basicamente é pelo cartão ou transferência

    vou tentar novamente mas usando o cartao virtual, mas se não for sabe como fazer transferencia internacional?

  • @ArielMacedo , tente o cartão virtual. A transferência internacional é muito cara!!

  • @ArielMacedo

    O cartão é o mais prático.

    Se não funcionar, faça a transferência internacional via Remessa Online. Já fiz, não é caro como nos bancos, e você pode fazer uma simulação dos custos antes de efetivar a transação.

    O único porém é que por ser para pessoa jurídica, é necessário enviar "invoice" (fatura) para a transação ser aprovada (é regra do Banco Central). Já vi casos em que as pessoas mandaram o e- mail (ou a tela onde aparece a cobrança do serviço - de preferência aparecendo seu nome e do favorecido) e foi aceito como "invoice".

  • @Leticialele @CarlosASP

    Obrigadaaa gente, tentei pelo cartão virtual da nubank, veio uma permissão no aplicativo e logo em seguida foi aprovado. Bem simples, fiz na sexta e hoje foi aprovado o pagamento, sabe se eles enviam algum código de rastreio? pq não recebi nada, apenas que foi aprovado

  • @ArielMacedo depende o valor que você pagou para o porte de envio. quando fiz esse pedido, não me deram opção de escolher e eles acabaram enviando na opção mais barata, sem nenhum rastreio rs

  • @gsilvestre nossa mas se não acharem a casa? kkkkk

    chegou em quanto tempo a sua?

    paguei 3,5 euros pelo frete

  • @gsilvestre @Leticialele

    Boa tarde gente! vocês me ajudam demaaais, muito obrigada mesmo

    estou com mais uma dúvida, enquanto a certidão não chega de portugal, estou pensando em agilizar e pedir logo as certidões do meu avô e do meu pai.

    Meu avô já falecido era brasileiro e meu pai tbm, estou a procura do cartório de meu avô (candido do couto - 8 de abril de 1939 Rio de Janeiro), com a certidão de batismo do portugues, posso pedir as certidões brasileiras que são:

    *Certidão de nascimento do meu avô  (filho do português) digitada em inteiro teor, apostilhada e autenticada com reconhecimento da firma do escrevente- que a preferencia do declarante do seu nascimento seja o próprio portugues;

    *Certidão de nascimento cópia do livro (do meu pai) – reporgráfica em inteiro teor, apostilhada e autenticada com reconhecimento da firma do escrevente; 

    *Copía do RG autenticada e apostilada

    *Certidão de Antecedentes Criminais: Não precisa apostilar. Imprima a certidão e, no verso, a autenticação. - Fazer por último, porque só tem 90 dias de validade;

    • No caso dele precisa do histórico escolar?

    Esta faltando algum documento? ou após conseguir pode fazer o pagamento de emolumentos, no valor de 175 euros

    *Formulário (qual formulário?)

    e após, enviar tudo por via DHL (é isso?)

    Obs.: No consulado diz que a validade das certidões é em menos de 1 ano e apostilada, estou pensando em fazer logo as certidões brasileiras mas com receio do tempo.

  • @ArielMacedo acho que demorou 1 mês, mas isso foi em 2018 rs

    sobre os documentos, não precisa reconhecer a firma do escrevente nas certidões de nascimento, pois o apostilamento já é um reconhecimento de firma internacional

    não precisa mais de histórico escolar

    formulário é o 1D (acho que se der uma procurada na página de processos de netos acha o link) .

    pode mandar por DHL a Lisboa

  • carolviegascarolviegas Member
    editado July 2021

    @ArielMacedo se está tirando para neto de português segue o link do pagamento do formulário 1D que vi a @Leticialele postar em outra conversa https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1D

    Também vi postarem um link para preencher o formulário 1D pelo computador mas não estou mais achando. Será que alguém aqui tem? Não estou conseguindo digitar no formulário que o IRN mandou pelo e-mail.

    Aproveitado o assunto de assentos de batismo, eu estou tirando cidadania de neto para meu pai pelo avô português dele. Tenho o assento de batismo do português, mas como sabemos não aparece o sobrenome. No assento dele está averbado o casamento lá em Portugal em 1905 com a esposa também Portuguesa. Acham que preciso mandar algum documento para fixar o sobrenome? O sobrenome dele é Valagão, mas nos documentos do meu pai e da minha avó que é filha dele, aparece sempre como Valladão, resolvi não retificar. Porém no casamento dele em Portugal e no óbito dele aqui no Brasil, aparece escrito Valagão correto. Tenho receio de mandar qualquer um dos dois documentos e a conservatória implicar. Já estou com tudo pronto para enviar. Será que tem alguma outra forma de fixar o sobrenome ou não precisa enviar nada além?

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.