Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

1995996998100010011451

Comentários

  • @brunands , sim. Pedi uma certidão do meu sobrinho em um cartório no interior de Goiás, que só tem um escrevente, que não iria reconhecer a própria firma. Levei a um Cartório em Ipanema, Rio de Janeiro, onde a firma dele foi reconhecida e o documento apostilado. Há um sistema nacional, informatizado, com a assinatura de todos os escreventes.

  • @Leticialele o processo de meu pai e tia foram recebidos hoje.

    Enviei pela DHL e achei super rápido, exatos 7 dias! Vale muito a pena pagar um pouco mais.

    Agora é esperar a tal chave, rezar para que ande depressa e dê tudo certo.

    O difícil é segurar a ansiedade... Senhor!

    Obrigada por tudo!

  • @Nandalobao , boa sorte!!

    Mais uns 6 meses, teremos mais dois portugueses!!

  • @marianamcozza

    "Estou montando o meu processo, do meu irmão e do meu primo"

    Atenção: O link de pagamento que você mencionou é para filhos de portugueses, pelo art-1C. Para netos seria outro link.

    As páginas do passaporte são as que têm a filiação, geralmente pags 2-3. Tem que incluir a costura da página, sempre aos pares.

    Se o passaporte tiver sido emitido no exterior, haverá um selo com a assinatura do cônsul, e portanto as pags 2-3,4-5.

  • Prezada @Leticialele , solicitei a chave do processo de atribuição do meu filho (maior) pelo email rcentrais.admin@irn.mj.pt, como você sugeriu, no dia 22/06. Hoje, dia 24/06, já me responderam, informando a chave de acesso. Já atualizei a planilha, só deixei lá na parte de baixo pois não sei editar, para colocar na parte de cima.

    Mais uma vez, muito obrigado!!

  • marianamcozzamarianamcozza Member
    editado June 2021

    @Leticialele Muito obrigada pelas respostas! Irão me ajudar muito !!!

    @gandalf obrigada pela preocupação. Mas nós fomos fazendo em etapas. Fizemos da avó primeiro, depois dos nossos pais, eles já são portugueses com a transcrição do casamento feita. E agora faremos da nossa geração. Por isso faremos como filhos e não como netos.

    Amo esse fórum! Tudo que fiz até hoje foi com a ajuda de vocês!

  • @marianamcozza

    Tudo bem. Quando você escreveu "primo", não necessariamente o tio/tia está feito. :-)

  • @gandalf sim sim! Faz total sentido! Tenho um caso aqui depois de uns parentes distantes que preciso ver o que fazer... porque talvez vai ter que ser como neto! Mas OBRIGADA de verdade por se preocupar e responder!

  • Boa tarde,

    Uma dúvida, processo de pai para filho português, nosso avô tem 83 anos, e necessário enviar a prova de vida junto?

    Somos de Curitiba, e tentei agendar a assinatura no formulário 1C aqui no consulado, porém, a pessoa que me atendeu, colocou vários obstáculos, disse que só atende com agendamento, que era melhor assinar no cartório, é necessário agendamento para assinatura ou a pessoa esta tentando dificultar?

  • @Lopes_alvs , se é processo pelo art. 1C, mande para Tondela. Demora um pouco mais que o ACP, mas não exige prova de vida prévia.

  • @Leticialele sabe dizer a média do tempo que esta saindo por Tondela?

    O casamento dos pais não esta transcrito.

  • @Lopes_alvs , se foi o(a) português(a) declarante do nascimento do filho até que este tenha completado 1 ano de idade, não precisa transcrever o casamento.

    Eu diria que tondela está levando de 8 a 10 meses.

  • @Leticialele 

    Sim, o pai foi o declarante do casamento antes de 1 ano de vida, aonde encontro o modelo de prova de vida? Ela precisa ser apostilada?

  • @Lopes_alvs , não tem modelo. Tem que ir ao Consulado, no horário de funcionamento para fazer. O ideal, neste caso, é levar o Formulário 1C para reconhecer lá.

  • Boa tarde!

    Vi que alguém já adicionou meus dados na planilha, obrigada :)

    Mas acho que minha pergunta passou despercebida. Eu enviei o formulário 1C com meu endereço incompleto e receio não receber o assento. Ainda tenho como corrigir? Por e-mail, talvez? Alguém sabe me informar o e-mail ?

    Mais uma vez obrigada!

  • @RaquelChaves , mande um email para rcentrais.admin@irn.mj.pt, dizendo nome, número do processo e local em que se encontra.

    Explique que o endereço está incompleto, coloque o correto e peça para mandarem a informação à Conservatória.

  • Boa tarde! Meus primos vão enviar os processos de Atribuição deles, será que eles podem enviar em um envelope os dois processos?

  • @Mayara Cruz , sim. Mas os dois processos têm que ir completos, sem compartilhar documentos. Coloque cada um em um envelope e os dois no envelope de envio.

  • @Mayara Cruz

    SIM. Ponha cada processo com seu pagamento, e todos os documentos necessários dentro de um envelope (plástico ou amarelo) escrito por fora o nome do requerente e a modalidade do processo de nacionalidade.

    Ponha os envelopes (plástico ou amarelo) dentro do envelope da DHL somente para remessa.

    Não deixe de fazer antes uma cópia xerox de tudo que está mandando em cada envelope, grampear e guardar com você para referência.

  • @Leticialele , muito obrigada!

  • Pessoal!

    Eu sou tuga, meu filho maior reside na Holanda e ele vai enviar para a ACP o pedido de atribuição de filho maior.

    Ele vai assinar o requerimento por autenticidade no consulado do Brasil de lá. Tem que apostilar? Como ele fará isso lá?

    E ele fará uma cópia certificada do documento de identificação dele com foto e filiação no Consulado tb. Como apostilar esta cópia lá?

    Quais são as instruções e a forma de apresentação dos documentos dele, brasileiro pela DHL da Holanda para a ACP?

    Já temos a certidão de nascimento do filho reprográfica apostilada e com firma reconhecida do funcionário, transcrição do casamento do pai português, assento de nascimento do pai português.

    Obrigado.

  • editado June 2021

    @guilhermepaiva1958

    A assinatura tem que ser feita no consulado português, e certificada. (não precisa apostilar)

    Ele tem que apresentar o passaporte brasileiro quando assinar, e pedir para fazer uma cópia certificada do passaporte com filiação.

    Passaportes de maiores emitidos no exterior não trazem a filiação na pag.2. Tem que olhar no passaporte dele.

    Nada que for feito no consulado português precisa apostilar.

    Essa certidão de nascimento reprográfica dele é brasileira? (tem que ser apostilada, e vale por 1 ano da emissão)

  • @gandalf Obrigado. Ele vive muito longe do consulado PT...se ele for ao consulado de PT na Holanda, ele pode requerer a atribuição neste mesmo consulado e aí não precisaria enviar para a ACP. Então, ele faria pessoalmente no consulado de PT de lá, HAIA e tb a certificação do documento de identificação brasileiro dele, o passaporte, assinaria o requerimento lá etc...

  • @guilhermepaiva1958

    Nada na Holanda é muito longe... Talvez seja se ele for de bicicleta. :-)

    Eu já mandei documentos para PT pela DHL que chegaram na Espanha, e passearam pela França, Holanda, Alemanha, Espanha, e só então chegaram em Portugal.

    Se der entrada pelo consulado, é outra modalidade. Faz por inscrição no registo, e pode demorar muito, e não tem como acompanhar. Entrega, e só fica sabendo quando estiver pronto. Nada de acompanhamento online nem por telefone. Escute o que digo. Não invente.

    Seria melhor você fazer exatamente como eu lhe disse: certificações no consulado português (ou em Portugal no balcão de nacionalidade). O processo pela Conservatória do ACP mandando por DHL.

  • AlsrAlsr Member

    Olá, tudo bem?

    Meu pai, eu e meus irmãos conseguimos a cidadania portuguesa por atribuição através da minha avó, processo todo demorou 2 anos. A minha pergunta é: nós ainda não solicitamos nem o cartão cidadão e nem o passaporte, tem prazo para solicitar esses documentos após a conclusão do processo? Existe a possibilidade de perder a cidadania? ( essa segunda pergunta fiz, por que vi um jogador comentando que tinha que renovar o passaporte espanhol senão perderia a cidadania espanhola, acredito que por ser jogador, recebeu essa cidadania não por ter descendentes espanhóis e sim por alguma excessão!!!)

  • Olá a todos, há uns 15 dias atrás eu pedi ajuda ao fórum comentando que meu assento havia saído com a data de nascimento errado. Como orientado por alguém aqui no fórum, enviei uma solicitação à CRC centrais retificações para corrigí-lo e este encaminhou para ACP para atender à minha solicitação. E desde então não tenho mais resposta. Alguém sabe me dizer quanto tempo será que eles devem levar para me dar um retorno com o documento correto? E quanto tempo devo esperar para entrar em contato e/ou reencaminhar a solicitação? Obrigada

  • Mauro PortoMauro Porto Member
    editado June 2021

    Bom dia,tenho uma dúvida?...enviei os documentos para atribuição de filho do meu pai para ACP-Porto na sexta pessoalmente na DHL em Icaraí-Niterói e acompanhei pelo rastreio e o envelope saiu do RJ>SP>Espanha>Leipsig(Alemanha)>Espanha e hoje já chegou no Porto,total de 3 dias corridos,foi assinado por Ana Santos.

    Aparece no email de confirmação de entrega em OPORTO,PORTUGAL,assinado por Ana Santos.

    Poderiam me dizer se é isso mesmo?

    Aguardo resposta e muitíssimo obrigado.

  • @Alsr , não tem problema ter ou não o cartão cidadão e o passaporte. Basta a certidão de nascimento portuguesa. Você não perderá a cidadania por não fazer os documentos. Peça apenas quando precisar e desejar.

  • @tatimns , eles costumam responder, por email, para você. Se está demorando tanto, mande outro email para rcentrais.retificacoes@irn.mj.pt , perguntando se alguma providência foi tomada.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.