Nome errado nas certidões brasileiras.

Boa tarde gente.


Dia 26 de abril, a Conservatória enviou a certidão de nascimento da minha bisavó. Dia 15 de maio, ontem, a certidão chegou aqui em casa.

Na certidão de nascimento dela está "Blandina Correia", mas nas certidões de nascimento da filha e da neta dela está "Blandina Vieira Corrêa". Perguntei em grupo de cidadania portuguesa, me perguntaram se a pessoa, na certidão, é realmente minha bisavó. Respondi que sim, pois todas as informações estão corretas. Me disseram que: preciso enviar a certidão à PGR para que eles possam apostilar e, aqui no Brasil, retificar o nome dela no cartório. Está certo? Se sim, quanto custa o apostilamento de haia em Portugal?


Obrigado.

Comentários

  • @GuilhermeAlmeida , o apostilamento custa 10,20 euros.

  • Tem como pagar por vale-postal?

  • @Leticialele Tenho o mesmo problema, na certidão de nascimento da minha mãe os nomes dos meus bisavós estão Aurélio Augusto Dias e Antonia dos Prazeres Dias, mas na certidão de batismo do meu avô os nomes estão Aurélio Augusto Dias Serôdio e Antónia dos Prazeres Pereira Seixas. Preciso retificar a certidão de nascimento da minha mãe? Na pesquisa de passaportes no Cepese tem os nomes dos meus bisavós. Já solicitei o passaporte.

    ID 239932 Nome Augusto José Dias Naturalidade São João da Pesqueira Concelho Porto Pai Aurélio Augusto Dias Serôdio Mãe Antónia Dos Prazeres Pereira Seixas Profissão Negociante Idade 46 Destino Rio de Janeiro Estado Cívil Casado.

    Para retificar no cartório do Brasil será que eles vão aceitar a certidão de batismo apostilada do meu avô que só tem o primeiro nome dele?

  • @SilviaLopes , a certidão de batismo do bisavô só tem o primeiro nome , correto?

    Pode usar a certidão de batismo do avô para retificar a certidão de nascimento de sua mãe.

  • @Leticialele A certidão de batismo é do meu avô, vou precisar apostilar em Portugal?

  • @SilviaLopes , seu avô era português?

    Se era, sim, precisa ser apostilada em Portugal.

  • Boa noite, passando aqui para falar que amanhã ou depois de amanhã o assento da minha bisavó deve chegar aqui em casa, já apostilado. Dia 5, ele chegou em Curitiba e amanhã deve chegar aqui no Rio. Fiz o pagamento dos 10,20 euros pela Remessa Online(com taxas e impostos deu R$85,22).

  • Olá @GuilhermeAlmeida, eu tentei fazer um pagamento de certidão pelo remessa online, mas para PJ eles pedem invoice. Poderia explicar como procedeu? Obrigada!

  • @GuilhermeAlmeida , pode, por favor, explicar como você fez o pagamento pelo Remessa online? Pediram invoice?

  • editado June 2021

    @Regiani Scharlack , obrigada!!!

    Tomei a liberdade e fixei seu post no em Roteiro para pedir certidões nos Arquivos Distritais.

  • @Leticialele bom saber que ajuda! Obrigada!

  • Olá, eles pediram invoice. Como não tinha nenhum papel de cobrança da PGR, tomei a liberdade e fiz no próprio word. Vi o que precisaria conter para colocar como invoice e digitei.


    Ex: (como fiz)

    APOSTILA DE HAIA EM PORTUGAL

    Requerente ao serviço

    NOME:

    EMAIL:

    RG:

    ENDEREÇO COMPLETO:

    Beneficiário

    NOME:

    ENDEREÇO COMPLETO:

    SERVIÇO:

    VALOR DO SERVIÇO:

  • Pessoal,

    Boa tarde,

    Segue dúvida a respeito de um erro em sobrenome de certidoes brasileiras. Poderiam me auxiliar?


    Na certidão de batismo do Português, consta o nome da mãe como "ELISA DA CONCEIÇÃO CORREIA"

    Na certidão de casamento do Português (Brasil - Fruto do casamento com uma brasileira), consta o nome da mãe como "ELISA CONCEIÇÃO"

    Na certidão de nascimento do filho do português, consta o nome da avó materna como "ELISA DA CONCEIÇÃO".


    Dúvida 1:

    Esta divergência entre os sobrenomes pode implicar na "recusa" do processo pela conservatória de Lisboa?

    Dúvida 2:

    Para corrigir, será necessário solicitar uma nova certidão de batismo do Português, correto?

    Qual tipo de certidão devo solicitar?

    A certidão deve ser apostilada em Portugal antes do envio ao Brasil?

    Obs.: O registro do português está na universidade de Coimbra.

  • @rcsalgueiro

    Na certidão de batismo do Português, consta o nome da mãe como "ELISA DA CONCEIÇÃO CORREIA".

    Esse CORREIA veio do marido ou de algum dos pais?

    Seria interessante vc buscar pelo casamento dos pais ou pelo batismo de cada um deles para verificar se aparece um CORREIA.

    ===

    Na certidão de casamento do Português (Brasil - Fruto do casamento com uma brasileira), consta o nome da mãe como "ELISA CONCEIÇÃO"

    Na certidão de nascimento do filho do português, consta o nome da avó materna como "ELISA DA CONCEIÇÃO".

    Entre essas duas, não há problema, pois a partícula DA não é considerada divergência em processos de transcrições e nacionalidade.

    O problema maior é do CORREIA que deve estar presente em alguns dos casos que mencionei antes.

    ===

    Esta divergência entre os sobrenomes pode implicar na "recusa" do processo pela conservatória de Lisboa?

    Recusa não pode gerar, mas pode gerar uma exigência (requerimento para suprir alguma falha no pedido) e se vc precisar retificar, esse procedimento não é rápido.

    Dessa forma, é melhor deixar tudo pronto antes do envio.

    ===

    Para corrigir, será necessário solicitar uma nova certidão de batismo do Português, correto?

    Sim, é o mais barato.

    Mas verifique a origem do CORREIA antes de fazer o pedido.

    ===

    Qual tipo de certidão devo solicitar?

    É uma Reprodução Narrativa Certificada.

    Cuidado, pois em Coimbra as Reproduções são um pouco diferentes.

    Olhe o guia:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/17071/roteiro-para-solicitar-certidoes-nos-arquivos-distritais/p1

    ===

    A certidão deve ser apostilada em Portugal antes do envio ao Brasil?

    Os requisitos são determinados pelo cartório onde se encontra a certidão a ser retificada.

    Vc tem que verificar com o cartório em questão.

    Geralmente é a apostila em PT + o registro no cartório de RTD.

    vc envia a certidão diretamente do AD para a PGR da sua escolha (Coimbra tem uma, mas eu recomendo a do Porto).

    O procedimento completo, do AD até a PGR e desta para a sua casa está no tópico da apostila.

    Mande um email para a PGR da sua escolha sobre o recebimento de assentos diretamente do AD.

    O custo é 10,20 euros por apostila

    Leia tudo com atenção, pois se houver erros, pode haver uma cobrança adicional.

    O tópico (leia tudo com atenção, em especial as últimas 5 páginas):

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/9608/guia-pratico-apostilhamento-de-docs-portugueses-atraves-da-procuradoria-geral-da-republica/p14

    Obs: Para marcar alguém, é só digitar "@"+letras do apelido até a pessoa que você deseja ficar em 1° na lista que irá aparecer. Clique nela e se a combinação "@"+apelido ficar colorida, estará certo.

    Desse jeito, o sistema avisa que há uma msg nova.

    Abraços

  • @guimoss ,

    Bom dia,

    Obrigado pelos esclarecimentos.


    Sobre o ponto "vc envia a certidão diretamente do AD para a PGR da sua escolha (Coimbra tem uma, mas eu recomendo a do Porto)."

    Enviei e-mail para PGR de Porto, mas parece que algo mudou... Terei que fazer por Coimbra. Já enviei e-mail para Irene (contato que a Ana Areias me passou).


  • @rcsalgueiro @pedrotpa

    Esse é um relato importante.

    Até anexei o seu caso no tópico das apostilas.

    Mande um email para a PGR de Coimbra. Lá no tópico, eu deixei o email.

    Vc tb pode perguntar a Senhora Ana a respeito dessa comunicação:

    Em regra, atos públicos provenientes de entidades sediadas na área do respetivo distrito judicial; nas condições previstas no Regulamento do Serviço de Apostila (artigo 4.º/2), podem ser apostilados atos provenientes de entidades sediadas noutra circunscrição.

    A minha leitura desse texto (que está na pagina do MP português) é de que outras PGRs fazem o apostilamento de documentos emitidos por outra localidade.

    Veja os requisitos de Coimbra e se eles enviam para o Brasil (Guimarães, aparentemente não envia).

    Em caso de problemas, faça por Lisboa, que apostila documentos de todo território português.

    No tópico, há todo o procedimento de Lisboa e os formulários.

    Se puder, deixe la no tópico da apostila os procedimentos de Coimbra, bem como o formulário dessa PGR (lá só tem o de Lisboa e do Porto).

    E também a sua experiência.

    Obrigado por compartilhar o seu caso.

  • @rcsalgueiro

    Desculpa o abuso, mas bas suas perguntas para a Senhora Ana, vc poderia perguntar qual é a area territorial da PGR do Porto pada fins de apostilamento de documentos?

    Muito obrigado mais uma vez.

  • @guimoss

    Pode deixar que assim que eu tiver o retorno desse trâmite, trago aqui a experiência e o passo-a-passo, custos e etc :)


    uma coisa posso adiantar.. o retorno por email é bem demorado (na verdade ainda não recebi). Entrei em contato via telefone hoje para obter os detalhes, valores, e etc…


    espero que de tudo certo. Trago a experiência em breve.

  • @rcsalgueiro

    Os relatos indicam que o primeiro contato é um pouco demorado (1 semana + ou -).

    Mas as comunicações posteriores são bem rápidas.

    A não ser que tenha mudado tb.

    Abraços

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.