Não consigo achar a certidão de nascimento do meus bisavós portugueses, só falta essas certidões.

GiorgioGiorgio Member

Pessoal, Boa tarde,

Estou tirando a cidadania da minha mãe, para depois tirar a minha e o advogado está me pedindo esses documentos.

Estou a procura da certidão de nascimento do meu bisavô, no caso avô da minha mãe, e também da certidão de nascimento da minha bisavó, no caso avó da minha mãe, eles são de Marmeleira do Botão, possuo a certidão óbito deles aqui no brasil, aonde consta que são portugueses e de onde são, que informa ser Marmeleira do Botão, eles estavam morando no Brasil quando faleceram. Vi que o @Guilherme Moreira já ajudou muita gente, espero que alguém do grupo possa me ajudar, pois já estou em desespero, pois só falta esse documento e não consigo achar em lugar algum.

Esses são os dados que eu tenho deles, se caso precisar de mais alguma informação, pode pedir que tentarei descobrir.

Pode ser qualquer coisa referente deles em vida em Portugal, ate casamento entre eles.


Dados dos portugueses:

Luiz Nogueira, / / 1863

Filiação: José Nogueira e Marianna da Luz

Botão, Coimbra, Coimbra, Portugal

 

Felismina Lopes Nogueira, / / 1867

Filiação: Antonio Rodrigues Silvestre e Thereza Lopes

Botão, Coimbra, Coimbra, Portugal

Casados em Botão, Coimbra, Coimbra, Portugal

«1

Comentários

  • Boa tarde @Giorgio

    Você já fez a busca no site do tombo? https://tombo.pt/f/cbr08

    lá tem os livros disponíveis da data que deseja, veja cada um deles e em ultimo caso, já tendo os dados, entre em contato com o Arquivo Distrital de Coimbra.

  • Boa tarde @Ferpirj

    Eu não cheguei a olhar nesse site não, Obrigado, vou tentar achar.

    O único problema é que não consigo entender a escrita, no caso a letra. Se alguém pudesse me ajudar que tenha experiência com esse tipo de escrita, seria de grande ajuda.

  • @Giorgio

    Qual a função do advogado?

  • GiorgioGiorgio Member
    editado June 2021

    @Guilherme Moreira

    So pra dar entrada mesmo, pois estou tentando achar todas os documentos sozinho sem custo, a grande maioria eu já achei, só esses que preciso por que ele pediu.

  • @Giorgio , você está tendo todo o trabalho, o advogado vai se limitar a enviar os documentos... Ganhar dinheiro assim é fantástico!!

  • @Leticialele

    Isso é verdade, posso até não fazer com ele, mas não sei os caminhos das pedras, preciso de ajuda. Inclusive com esses documentos. :(

  • @Giorgio , o mais difícil é coletar os documentos.

    Depois, basta descrever a situação, o tipo do processo e podemos ensinar o "caminho das pedras". Não é complicado, aliás, é bem fácil a montagem do processo!!

  • editado June 2021

    @Giorgio , Marmeleira do Botão é um lugar da Freguesia de Souselas, Concelho de Coimbra, Distrito de Coimbra.

    Pode pedir a certidão do Luiz Nogueira - https://pesquisa.auc.uc.pt/viewer?id=34622&FileID=435123, página número 6, assento número 10. Nasceu no dia 4 de março de 1864; CBR26-002-0006_m0005.tif

    Felismina era gêmea de Roza, nasceram no dia 15 de junho de 1866 - https://pesquisa.auc.uc.pt/viewer?id=34623&FileID=435153, página 7, assento número 15. CBR26-002-0007_m0006.tif

    Casamento de Luiz Nogueira e Felismina Lopes - 28 de junho de 1890 - https://pesquisa.auc.uc.pt/viewer?id=51320&FileID=903422 página 12 registo número 8. PT-AUC-PAR-CBR26-003-0031_m0012.tif

  • GiorgioGiorgio Member
    editado June 2021

    @Leticialele

    Meu deus, estou até assustado, como vocês acham tão rápido, gloria a deus por pessoas ainda nesse mundo de bom coração para poder ajudar.

    Sou eternamente grato.

    Sinceramente não sei nem como te agradecer.

    Vou tentar fazer tudo sozinho mesmo sem advogado, vc conseguiria me dar o caminho das pedras agora? com isso que vc achou eu já possuo todos os documentos acredito eu.

    Preciso pedir isso lá no site mesmo do auc.uc? Como faço pra pedir isso?

  • @Giorgio , você tem que pedir o assento de batismo do Luiz Nogueira e o de casamento ao Arquivo da Universidade de Coimbra (AUC):

    E-mail: auc-geral@auc.uc.pt

    Mande todas as informações das duas certidões. Peça as certidões certificadas. Eles vão mandar um orçamento e instruções de pagamento.

    Os documentos que você tem que mandar para a Conservatória dos Registos Centrais - Lisboa são:

    As certidões que vai obter no AUC;

    Certidão de nascimento do(a) filho(a) dos portugueses, apostilada;

    Certidão de nascimento, por cópia reprográfica apostilada, da Requerente (sua mãe);

    Cópia autenticada e apostilada do RG ou passaporte que tenha a filiação, da Requerente;

    Certidão de antecedentes criminais de todos os países em que morou após os 16 anos. No Brasil, no site da Polícia Federal. Imprima a certidão e a validação no verso - http://www.pf.gov.br/servicos-pf/antecedentes-criminais/antecedentes-criminais-1;

    Pagamento de emolumentos no valor de 175 euros, com cartão de crédito virtual (do app do seu banco ou algum tipo Nubank, em que o último passo, pelo menos, seja feito pelo celular) Pode ser o cartão de qualquer pessoa, prestando atenção para colocar o nome de sua mãe como Requerente - https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1D

    Em até 24h após a confirmação do pagamento, vai receber o Formulário 1D, por email.

    Formulário 1D, impresso colorido, frente e verso, preenchido sem rasuras, levado ao Cartório para ser assinado na frente do funcionário e reconhecer a firma POR AUTENTICIDADE.

    E-mail que encaminhou o formulário, impresso

    Junte todos os documentos e envie, de preferência pela DHL (mais rápida e segura nesses tempos de pandemia) para

    Conservatória dos Registros Centrais

    Rua Rodrigo da Fonseca, 200

    1099-003 - Lisboa

    O processo tem levado de 24 a 30 meses.

    Aqui no Fórum você pode tirar todas as dúvidas que tiver.

    Boa sorte!!

  • @Leticialele

    Muito Obrigado, irei fazer isso ainda hoje.

    Me tira uma duvida por gentileza, a certidão da minha bisavó não irei precisar pedir? Somente precisarei do de nascimento dele e o de casamento?

  • @Giorgio , como se casaram em Portugal, não importa quem foi o declarante do nascimento do filho, Tanto a paternidade quanto a maternidade portuguesas estão estabelecidas. Pode mandar o assento de batismo certificado de qualquer um dos dois.

  • @Leticialele


    Perfeito, muito Obrigado!

    Já mandei o e-mail pra eles, vou aguardando pra poder iniciar o processo do resto.

    Gratidão por me ajudar!

  • @Leticialele , tenho certidão de casamento e óbito da minha avó espanhola casada com o português, mas não tenho a de nascimento dela, porque não sei o dia e o local do seu nascimento na Espanha. Você teria alguma sugestão para eu localizar?

  • @waniats , não conheço sites de buscas espanhóis. Sei que no Family Search tem vários registros!

  • @waniats

    junte o máximo que puder de informações sobre a espanhola, fazendo o mesmo trabalho que se faria com portugueses... por exemplo, para uma espanhola que se casou com um antepassado, achei o navio que a família veio, e a entrada na hospedaria de imigrantes etc... numa dessas, apareceu a cidade de origem na Espanha, a idade etc (nem sempre tem). com isso deu para estimar data de nascimento,

    onde seus avós casaram? peça o desarquivamento da habilitação do casamento, onde aparece que documentos ela apresentou para casar. se foi no Rio, infelizmente no Rio se queimou muito disso, mas funciona na maioria dos outros lugares (mesmo no Rio tentaria, não custa).

    a espanhola se naturalizou? tente achar esse processo. se não, morreu em que ano e com que idade? tinha RNE (a identidade para estrangeiros, às vezes chamavam de Modelo 19)? se tinha. pode pedir cópia do processo de RNE também. para um outro antepassado que se naturalizou, consegui o processo todo, veio até cópia da certidão de batismo dele. o RNE passou a ser obrigatório a partir de 1938 para os estrangeiros com menos de 60 anos na época.

    tudo isso pode levar tempo, mas é assim mesmo, uns tem mais sorte e acham tudo rápido, outros levam anos. uns nunca acham.

    com isso, procure grupos de cidadania espanhola parecidos com esse (na internet, facebook etc) e peça ajuda como conseguir a certidão da espanhola. a Espanha tem um site centralizado para isso, mas vai pedir um mínimo de informações. parece que o site está sendo reformulado - mas vão saber melhor nesses grupos específicos para Espanha.

  • editado June 2021

    @CarlosASP , meu processo de cidadania caiu em exigência, porque não foi o meu avô português o declarante do meu pai. Vou ter que fazer a transcrição do casamento do meu avô português com a minha avó espanhola. Casaram-se em Manaus, em em junho de 1914. Ela estava com 15 anos.

  • @Leticialele tenho lido bastante o fórum e vejo que você é um anjo! Só queria desejar uma excelente semana!

  • @fgpires , de anjo não tenho nada, mas agradeço!!!! Boa semana para você, também!!

  • Olá a todos, para a transcrição em Portugal do casamento dos meus avós portugueses, realizado no Brasil, pediram a certidão de nascimento de ambos. Encontrei a do meu avó com facilidade, pois tinha todas as informações (Distrito/Conselho/Freguesia). Já a da minha avó, tenho apenas a data de nascimento (03/03/1907) e a informação (obtida na certidão de casamento brasileira) que ela nasceu no Distrito da Guarda. Embora o acervo da Guarda seja geralmente útil, nem imagino as demais informações que pedem no formulário tais como Conselho e Freguesia. Alguma dica ou estou numa tarefa impossível??

  • @claufonseca crie um tópico aqui com todas as informações que você tiver da sua bisavó (nome completo, nome dos pais, data de nascimento estimada, quando chegou ao Brasil, etc.): https://forum.cidadaniaportuguesa.com/categories/certidoes-portuguesas

  • @waniats como dito, entre em contato com o cartório onde se casaram em Manaus, pode ser que consiga desarquivar o processo de habilitação de casamento. tente nas igrejas de lá também, o que tem sobre o casamento. e busque a entrada dela no Brasil.

    se ela se naturalizou brasileira, tente achar o processo no Arquivo Nacional.

    se ficou como estrangeira, ela teria menos de 60 anos em 1938 (a não ser que tenha falecido antes). Tente isso aqui:

    "O fundo “Prontuário de Registro de Estrangeiros produzido pelo Serviço de Polícia Marítima, Aérea e de Fronteiras” possui os registros de estrangeiros realizados pelo Serviço de Polícia Marítima, Aérea e de Fronteiras (SPMAF). Esses documentos estão divididos entre os acervos do Arquivo Nacional no Rio de Janeiro e em Brasília.

    A Coordenação Regional do Arquivo Nacional no Distrito Federal (COREG-DF) cuida das pesquisas relacionadas aos estados das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Os registros realizados nas regiões Sul e Sudeste encontram-se na sede do Rio de Janeiro. Nesse conjunto, o solicitante necessita informar o nome completo do estrangeiro e o estado onde o mesmo viveu no Brasil. Mas o mais importante é saber qual a região que o imigrante morou, para que o Arquivo Nacional saiba qual unidade será realizada a pesquisa de informação."

    no Family Search há poucos livros disponíveis de Manaus, só registros de cemitério a partir de 1976, não acho que ajuda:

    https://www.familysearch.org/records/images/search-results?page=1&place=2241442

  • Obrigada, @gsilvestre, está feito! Abraços

  • @CarlosASP , estamos seguindo suas orientações. Você tem nos ajudado bastante. Muito obrigada!

  • Bom dia @Leticialele

    Tudo bem?


    Preciso de uma ajuda e acho que só vc pode me ajudar.


    Já estou com toda a documentação do Brasil para entrada na retificação de nomes e posteriormente, a nacionalidade, porém, preciso do Assendo de Nascimento do meu avô português...


    Só que na certidão de óbito está um lugar e na certidao do 2º casamento, esta outro (o 1º casamento, nao foi no Brasil, nao encontrei nada aqui...foi com uma Espanhola que faleceu quando a filha era criança)


    Podes me ajudar?


    O nome dele era: MANOEL DE JESUS FONSECA

    NASCIDO EM 12/06/1894

    FILHO DE JOSÉ ANTÔNIO E MARIA JOSÉ

    LOCAL DE NASCIMENTO CERTIDÂO DE ÓBITO: OROSINHO, GUARDA

    LOCAL DE NASCIMENTO CERTIDÃO DO 2º CASAMENTO: VIZEU


    Já fiz cadastro nos sites da CI mas não aceitam pedido com mais de 100 anos... o advogado cobrou um absurdo só para emitir essa certidão... :((( me ajuda?


    Obrigada antecipadamente,


    Thatiane

  • @Thatiane

    Bom dia,

    Eu ja te forneci varias possibilidades no topico abaixo, mas você nao deu retorno.

    "https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/245341#Comment_245341"

    Por favor, nao repita a mesma indagação em um tópico diferente, pois isso pode confundir os membros do fórum e atrasar a ajuda que você precisa.

    Responda no primeiro tópico a respeito das dúvidas deixadas lá para você.

    Abraços

  • @guimoss, @Thatiane , Ourosinho é do Concelho de Penedono, Viseu. Fica bem próximo à Guarda

  • guimossguimoss Beta
    editado June 2021

    Obrigado, @Leticialele

    Nem pensei em colocar o "u" no nome.

    @Thatiane

    Com base no que @Leticialele informou, acredito que esse seja o seu antepassado:

    189880 Manuel De Jesus Fonseca Penedono Porto José Bernardino da Fonseca Luísa do Nascimento Aguiar Lavrador 22 Rio de Janeiro Solteiro

    Outras possibilidades estão na msg abaixo:

    "https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/245197/#Comment_245197"

    Você pode pedir o passaporte (1 custa 10 euros, 8 cada, a partir do segundo) ou fazer uma busca na torre do tombo.

    Boa busca!

  • @Leticialele

    boa tarde,

    A certidão de nascimento do filho do português que tem que apostilar, pode ser de inteiro teor?

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.