Não consigo achar a certidão de nascimento do meus bisavós portugueses, só falta essas certidões.

2»

Comentários

  • @Giorgio , para processo de netos? Se for, sim, a certidão do filho do português tem que ser inteiro teor, apostilada.

  • @Leticialele

    ah que bom, pois estou aqui no cartório agora. E eu trouxe a de inteiro teor, pois lá em cima vc não mencionou que tinha que ser. Kkkk ainda bem que eu trouxe ela é perguntei aqui no grupo, quase que eu volto pra casa na dúvida.

  • @Giorgio , desculpe. Me referi apenas às certidões que você teria que providenciar, sem precisar de advogado.

    Por isso, não entrei no detalhe

    A certidão do português é certificada pelo Arquivo Distrital, em papel;

    A do filho, inteiro teor, apostilada;

    A do neto (requerente), por cópia reprográfica do livro, apostilada

  • @Leticialele

    Essa certidão do português é certificada pelo Arquivo Distrital, em papel é aquela que chegou de Portugal pra mim que pedi certificada correto?

  • @Giorgio , sim, exatamente.

  • AnaPSMAnaPSM Member

    Boa noite, gente, tudo bem?

    Podem me ajudar, por favor?

    Eu encontrei a certidão de nascimento do meu bisavô em Portugal, mas não achei a da minha bisavó. Eles se casam no Brasil.

    O meu pai, neto de português, pode dar entrada no processo de cidadania só com a certidão dela (que foi justamente a que não achei)? Não quero usar a do meu bisavô, pois precisarei retificar toda a documentação da minha avó, do meu pai e dos meus tios para poder dar entrada (passaram o nome dele Melchior para Belchior em todos os documentos brasileiros!).

    Se puderem me ajudar com essas questões, eu agradeço muito!

    1 - achar a certidão de nascimento da minha bisa.

    Nome: Albertina de Souza Costa

    Natural de Virgem, Portugal

    Filha de Luiz de Souza e Maria Rita dos Santos

    De acordo com as minhas contas, ela nasceu em 1891.

    2 - é possível dar entrada no pedido de neto de postuguês somente com a certidão dela? Fazendo a transcrição do casamento realizado no Brasil.

    Acho que é isso, por enquanto. Muito obrigada!

  • deve ser a emigração da Albertina

    ID 103579 / Albertina De Sousa Costa / Arcos / Tabuaço / Luis de Sousa / Maria Rita / Sem Indicação / 42 / Pará / Sem Indicação https://tombo.pt/f/tbc02 os registros vão até 1890

    se naceu em 1891... verifique com AD de Viseu se possuem os registros https://digitarq.advis.arquivos.pt/oservices , caso contrario verifique com a CRC de Tabuaço

  • Bom dia pessoal, estou levantando toda documentação do meu bisavô para dar entrada no meu processo de dupla cidadania portuguesa. Hoje não possuo todos os dados necessários, por esse motivo solicito encarecidamente o apoio para localizar mais informações para emissão de 2° via de certidão de nascimento.


    Seguem os dados que eu possuo até o presente momento:


    Nome: ANTONIO BAPTISTA (pode apresentar alguma divergência em termo de acentuação)

    Nascido em Portugal. Acredito que na região conhecida como "trás-os-montes"

    Data de nascimento: 06/03/1898

    Pais: ARNALDO BAPTISTA / LAURA PRECIOSA

    Data de casamento: 24/12/1919 - Realizado no Rio de Janeiro - BRASIL.


    Cônjuge: FLORIPES DUQUE

    Nascida no Rio de Janeiro - Brasil.

    Data de nascimento: 05/12/1989

    Pais: SEBASTIÃO DUQUE / MARIAD ASSUNPÇÃO DUQUE


    Não tenho noção de data e não sei por onde ele saiu de Portugal ou entrou no Brasil.


    Qualquer informação ou dica para ajudar na busca será de grande valia.

    Agradeço desde já a colaboração de todos.

    Att: Diego Pinheiro Batista

  • @Diego_Pinheiro

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/249856/#Comment_249856

    Já imaginou que o sobrenome Pereira da trisavó deve ser uma leitura equivocada de Preciosa?

  • @Guilherme Moreira, não sabia que os registros podem apresentar divergências nesse nível. Estou iniciando o processo de buscas agora, e não possuo conhecimento das ferramentas e habilidades necessárias para seguir nas buscas. O que me recomendam como próximos passos com base nesses dados retornados na pesquisa abaixo:



    Atenciosamente.

  • @Diego_Pinheiro , peça o passaporte ao CEPESE - o primeiro custa 10 euros e os demais, 8 cada

  • guimossguimoss Beta
    editado July 2021

    @Giorgio

    Boa tarde,

    Acredito que você nao precise pedir todas essas certidoes que a @Leticialele achou para você.

    Como todos os assentos se encontram no mesmo AD, basta vc pedir a anotação do casamento no assento de batismo que você irá utilizar no seu pedido de nacionalidade.

    Isso é feito de maneira gratuita, por email. Basta você mabdar todos as imagens dos assentos em anexo, que eles anotam para você.

    E na hora do pedido, você menciona que quer o assento com a anotação do casamento.

    Boa sorte!

  • Oi pessoal! Mesmo depois de ler muitas mensagens aqui no fórum ainda estou com algumas dúvidas sobre a solicitação de neto que irei iniciar para o meu pai.

    • Sua avó (Antonia) é portuguesa e se casou com o um espanhol (Felippe) aqui no Brasil. Neste caso, pelo que entendi preciso primeiro verificar junto a Universidade de Coimbra se no assento de nascimento dela já atualizaram que ela se casou com ele, certo? Como ela nasceu em 1895 o documento de nascimento é uma página do livro de registros de Vila Real, desta forma como eles irão atualizar essa informação nos registros dela? Eles irão emitir um documento como se fosse uma certidão de nascimento atualizada com esses dados? Desculpe a pergunta porém não estou conseguindo visualizar como será esse documento;
    • Além disso também estou em dúvida se preciso da certidão de nascimento do marido dela espanhol (Fellipe), já que se casarama qui no Brasil;
    • Por último, na certidão de nascimento do filho da portuguesa (pai do requerente), não consta quem foi responsável pelas informações. Pelo que entendi é necessário que tenha sido o português, correto? Porém nesse caso o registro foi feito pelo pai dele que era espanhol. Preciso acrescentar algum documento adicional por esse motivo? Possuo a certidão de nascimento do filho onde consta a filiação dos pais e o nome dos avós, entretanto não sei se essa informação é o suficiente. Na filiação não fala que os pai é espanhol e a mãe portuguesa, porém no campo dos avós possui essa informação.

    Muito obrigada desde já e parabéns a todos que colaboram com o forúm.

    O post inicial explicando o passo-a-passo com todos os documentos necessários, para onde enviar e todos os detalhes sobre o processo foi muito útil para mim :)


    Abraço!

  • @kesteves

    1- não entendi pq você mencionou Universidade de Coimbra, se o assento de baptismo da sua avó é de Vila Real. Se não existe anotação à margem do registro, provavelmente não foi feita a transcrição. A única possibilidade seria se algum parente seu fez essa transcrição mais recentemente e, nesse caso, o casamento não é averbado no assento de baptismo, sendo gerado apenas o assento de casamento, via de regra;

    2- para transcrição do casamento precisa de certidão de nascimento do nubente estrangeiro, portanto, precisa da certidão do espanhol;

    3- como o pai espanhol que foi o declarante, a transcrição de casamento é obrigatória e suficiente para estabelecer a filiação com a mãe.

  • Olá, estou bem perdida, se alguém puder ajudar :)

    Busco certidão (nascimento/batismo) do meu avô português, para pedir minha cidadania!

    nome dele: Ernesto Augusto Baptista

    Nasceu na região de Trás-os-Montes (o que na internet diz ser distrito de Bragança ou Vila Real)

    data de nascimento: 22 de julho de 1893

    filiação: Antônio Augusto Baptista e Maria dos Prazeres Cardoso.

    ele veio pro Brasil antes de 1920. Isso é tudo que sei :(

  • @gsilvestre

    Super obrigada!!

    Pensei que a Universidade de Coimbra teria acesso a todas as informações. Entendi agora, obrigada.

    1. No assento de batismo não possui nenhuma informação na margem, porém sei de um primo que já conseguiu emitir o cartão cidadão para a mãe dele, então acredito que já tenha sido solicitada a valildação do casamento da minha bisavó aqui no Brasil. Se for esse caso, você sabe aonde encontro o assento de casamento, já que foi realizado aqui no Brasil? Também estará registrado em Vila Real?
    2. Ok, obrigada! Vou verificar como consigo a certidão de nascimento dele;
    3. Que ótimo! Obrigada!! :)
  • @kesteves , se o casamento já foi transcrito, pode pedir uma certidão de casamento ao civil online. Não aparece averbação porque não se escreve mais nada nos livros que se encontram nos Arquivos Distritais. https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/10973/como-solicitar-certidoes-pelo-civilonline-guia/p1

    Custa 10 euros.

  • @gsilvestre e @Leticialele

    Oi pessoal, retorno depois de seguir com as buscas da documentação, sem sucesso.

    A averbação do casamento dela em Portugal ainda não foi feita e não encontro o registro de nascimento nem de morte do marido Felippe, que é o espanhol. Sem isso não consigo seguir com o processo, né? Ou vocês acreditam que seja possível utilizando o registro de batismo dos filhos, onde consta que os dois são os pais e também a nacionalidade de cada um (ela portuguesa e ele espanhol).


    Muito obrigada pela ajuda de sempre <3

  • Bom dia, @Leticialele, @CarlosASP , @Kleber Silva Aguiar , @Guilherme Moreira , @guimoss

    Meus caros, venho por meio deste como última alternativa, pois não gostaria de dar trabalho aos senhores.

    Meu sogro é neto de português, e na busca primeiramente pela certidão do português, não consigo encontrar nada no familysearch. Na busca pelo pai dele (filho do português), também não consigo achar sua certidão de nascimento, pois ele nasceu em 1932, e todas as circunscrições do RJ vão até 1931 no familysearch. Consegui achar a do tio dele (filho também do portugues) mas é impossível de aproveitar alguma coisa dali, pois a escrita está impossível.

    Portanto, venho de pedir-lhes uma ajuda sobre qualquer direcionamento que possam me dar pra que eu consiga achar de outra forma a certidão de batismo do português.

    As informações que possuo são:

    1 - O português é Seraphim Bernardes de Magalhães;

    2 - Ele se casou com Dulce de Mello Magalhães (brasileira);

    3 - Tiveram 2 filhos:

    3.1 - Walter de Mello Magalhães, nascido em 03/10/1929, no Rio de Janeiro - 10ª circunscrição;

    3.2 - Ítalo de Mello Magalhães, nascido em 14/10/1932, no Rio de Janeiro, não sei a circunscrição, mas é provável que tenha sido na 10ª, pois eles moravam no meier. Ítalo é o pai do meu sogro, que é o requerente. Ele se casou com a Gina Ferretti Magalhães em 13/01/1956. Ela nasceu em 05/09/1934, em são paulo. O casamento teve como testemunhas José Salvador Iberê Giglio e Humberto Ferretti - 1° RCPN. Os pais dela são Ferretti Delfino e Rosa Zanellati Ferretti.

    4 - Neto do português é Mauro Ferretti Magalhães (há também 2 irmãos - Márcio e Maurício). Ele nasceu em 06/03/1960, no Rio de Janeiro.


    Desde já, agradeço qualquer orientação e também pela paciência com que sempre tratam todos aqui no fórum.

    Valeu!

  • @Kleber Silva Aguiar , primeiramente muito obrigado por ter conseguido os documentos que tanto precisávamos. O senhor não tem noção da nossa felicidade aqui, de poder enxergar uma luz no fim do túnel. Obrigado mesmo.

    Se me permite tirar umas dúvidas ainda:

    1) O 1° link que me enviou é do familysearch, em que consta o registro do nascimento do seraphim (o português em questão) em nova iguaçu - RJ, em 1925. Sendo que lá no texto está escrito que ele nasceu em 16/01/1904 e que é português. Do que se trata um registro de nascimento no brasil de alguém que já tem seu registro no seu país de origem? Achei estranho, mas lá consta o nome de geral, o que pode ajudar nas buscas, né? Seria possível que esse fosse um registro do pai dele que não o registrou em portugal, conforme nos diz o 3° link?

    2) No 2° link, o senhor postou o passaporte dele. Acredito que seja ele mesmo. Pois ele tinha 12 anos em 1915, é filho de Maria do Carmo e diz que é natural de Vila Flor, que fica no distrito de bragança. Mas em termos de documento pra cidadania, esse passaporte não serve, né?

  • editado May 2022

    @Joao_Lima_

    Italo realmente foi registrado no 10 RCPN (que ainda era a sexta pretoria na data do registro). Aqui está a imagem da certidão:


  • editado May 2022

    @Joao_Lima_

    o registro do Family feito pelo próprio Serafim, provavelmente para prova de filiação

    aqui o passaporte do suposto pai do Serafim, José https://digitarq.adbgc.arquivos.pt/viewer?id=1289826 mas era casado com Elvira

    talvez Serafim seja fruto de uma relação extraconjugal, no registro português consta filho Ilegítimo

    passaporte não serve para o processo de nacionalidade, o obrigatório é o registro de nascimento português 3º link

  • @CarlosASP e @Kleber Silva Aguiar , muito obrigado pela boa vontade.

    Mas, @Kleber Silva Aguiar , ainda me restam dúvidas, se me permite abusar um pouquinho da sua paciência:

    1) Quais seriam então os documentos que tenho que levantar? Me corrija se eu estiver errado: Certidão de batismo do Seraphim; Registro de Nascimento do Seraphim com o nome do pai sendo adicionado; Certidão de Casamento de Seraphim com Dulce de Mello; Certidão de Nascimento de Ítalo de Mello Magalhães; Certidão de nascimento do neto requerente Mauro Ferretti Magalhães.

    2) Caso eu esteja correto, você algum problema nessa parte da certidão de batismo do seraphim sem o pai e depois no registro de nascimento dele com a adição do pai 20 anos depois?

    3) Poderia me explicar como você fez pra achar os links que postou? Porque ainda preciso achar a certidao de casamento de seraphim com dulce de mello. E não consigo achar no family search. Pelo que vi dos links que postou, eles casaram antes de 1925, pois o Seraphim ja consta como casado e deve ser pelo rio de janeiro, por volta da 6ª pretoria, algo em torno do meier ou talvez jacarepagua.

    Obrigado mais uma vez e desculpa qualquer coisa.

  • @Kleber Silva Aguiar , boa tarde.

    Poderia me dizer qual é o arquivo do link que postou? (aqui o passaporte do suposto pai do Serafim, José https://digitarq.adbgc.arquivos.pt/viewer?id=1289826 mas era casado com Elvira). É que lá tem muitos, e nao sei a qual se referiu.

    Desculpa o trabalho.

    Obrigado desde já.

  • Uma outra dúvida, @Kleber Silva Aguiar.

    Você passou nesse link  https://digitarq.adbgc.arquivos.pt/details?id=1298871 o passaporte do Seraphim Bernardo, vindo pro Brasil com 12 anos. Você conseguiria encontrar o passaporte da mãe dele, que deve ter vindo com ele no mesmo dia? Nome dela é Maria do Carmo da Motta, pelo que pude entender no assento de batismo dele.

    Desde já, me desculpa o trabalho e obrigado pela paciência.

  • editado May 2022

    @Joao_Lima_ , faça um pedido de informações ao Arquivo Distrital de Bragança. dando o número do passaporte e a data da emissão e pergunte se eles têm o processo de passaporte. Normalmente, no processo, há todos os documentos usados!

  • @Joao_Lima_

    Vc conseguiu resolver o seu caso?

    Espero que sim.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.