Ajuda para localizar certidão de nascimento portuguesa
fgraca
Member
Boa tarde,
Tenho buscado a certidão de nascimento portuguesa, da bisavó da minha esposa, porém sem sucesso. Alguém pode me ajudar ?
NOME: DEOLINDA AUGUSTA DE ARAUJO
NOME DA MÃE: PERFEITA AUGUSTA DANTAS
NOME DO PAI: ANIBAL AUGUSTO DE ARAUJO
DATA DE NASCIMENTO: 29/06/1924
CONCELHO: PONTE DE LIMA
DATA ENTRADA NO BRASIL: 10/11/1929
OBS: pelo FamilySearch encontrei a certidão de casamento aqui do Brasil, que consta PONTE DE LIMA como naturalidade, porém não sei a freguesia.
Desde já agradeço
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@fgraca , com esses dados, peça uma certidão pelo civil online
Distrito - Viana do Castelo
Concelho - Ponte de Lima
Freguesia - Ponte de Lina
Em "Informações adicionais", escreva que não tem certeza da Freguesia.
Custa 10 euros e você recebe o arquivo pelo e-mail! https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/10973/como-solicitar-certidoes-pelo-civilonline-guia/p1
Muito obrigado @Leticialele . Cheguei a preencher tudo lá mas travei na hora de preencher a freguesia pois não tenho essa informação. Caso eles não encontrem, o dinheiro é devolvido ? E caso encontrem, essa certidão serve para dar início ao processo de cidadania da minha sogra, ou teria que ser original ?
@fgraca , se ela é portuguesa, difícil não encontrarem, com todos os dados que você tem.
Sim, se não encontram, o dinheiro é devolvido. Demora muito, mas devolvem.
Sim, o documento (ou apenas o número do assento informatizado) serve para o processo de cidadania. Pode imprimir quantas cópias quiser. Não espere uma certidão em papel moeda, cheio de carimbos, selos, QR code... É uma simples folha de papel A4, impressa em casa.
Bom dia @Leticialele ! Primeiramente obrigado pela dica. A certidão foi encontrada e já fiz o download. Porém, a mãe da portuguesa está com o nome PERFEITA AUGUSTA PEREIRA ao invés de PERFEITA AUGUSTA DANTAS e a data de nascimento também também está divergente, na certidão portuguesa. Em suma, na certidão de casamento da DEOLINDA AUGUSTA DE ARAUJO, aqui do Brasil, consta a data de nascimento 29/06/1924 (na certidão portuguesa: 28/06/1924) e o nome da mãe PERFEITA AUGUSTA DANTAS (na certidão portuguesa: Perfeita Augusta Pereira). Porém, as informações do pai estão corretas. Nesse caso, eu colocando somente a certidão de casamento da DEOLINDA não entraria em exigência por essas divergências ?
@fgraca , qual o tipo de processo de sua esposa?
Que documentos vocês têm?
@Leticialele, na verdade eu já sou português e estou tirando para minha sogra. Minha esposa consegue por mim.
Descobri que a Perfeita casou-se no brasil novamente e por isso mudou o nome para Perfeita Augusta Dantas. Sendo, a Perfeita a mãe da avó portuguesa (ou seja, bisavó da minha sogra), seria necessário anexar no processo a certidão de casamento da Perfeita que caracteriza a mudança de nome de PERFEITA AUGUSTA PEREIRA para PERFEITA AUGUSTA DANTAS ? Lembrando que a certidão de casamento da DEOLINDA AUGUSTA menciona a mãe como PERFEITA AUGUSTA DANTAS e a certidão de nascimento portuguesa dela PERFEITA AUGUSTA PEREIRA.
Sobre os documentos:
@fgraca , sendo a avó a portuguesa, a não ser que ela tenha sido a declarante do nascimento do filho, precisará transcrever o casamento.
@Leticialele , não entendi direito. Transcrever qual casamento ? Seria a transcrição em Portugal por PD?
@fgraca , o casamento dos avós.
Pelo que entendi, a avó portuguesa era casada com um brasileiro.
Se ela foi a declarante do nascimento do filho, tudo bem
Se foi o avô brasileiro o declarante, terá que transcrever o casamento dos dois. Pode ser por Ponta Delgada
@Leticialele , minha dúvida é com relação a certidão de casamento da bisavó portuguesa que casou no Brasil e mudou o nome. Pois a certidão de casamento da avó portuguesa consta o nome da bisavó após o casamento no Brasil. E a certidão de nascimento portuguesa da avó portuguesa consta o nome da bisavó antes de mudar o nome aqui no Brasil.
@fgraca , sim, desculpe! Mande a certidão de casamento dela, inteiro teor. Não precisa apostilar, servirá apenas para justificar a troca de nome pelo casamento!