Ajuda para localizar certidão de nascimento portuguesa

Boa tarde,

Tenho buscado a certidão de nascimento portuguesa, da bisavó da minha esposa, porém sem sucesso. Alguém pode me ajudar ?

NOME: DEOLINDA AUGUSTA DE ARAUJO

NOME DA MÃE: PERFEITA AUGUSTA DANTAS

NOME DO PAI: ANIBAL AUGUSTO DE ARAUJO

DATA DE NASCIMENTO: 29/06/1924

CONCELHO: PONTE DE LIMA

DATA ENTRADA NO BRASIL: 10/11/1929

OBS: pelo FamilySearch encontrei a certidão de casamento aqui do Brasil, que consta PONTE DE LIMA como naturalidade, porém não sei a freguesia.


Desde já agradeço

Comentários

  • @fgraca , com esses dados, peça uma certidão pelo civil online

    Distrito - Viana do Castelo

    Concelho - Ponte de Lima

    Freguesia - Ponte de Lina

    Em "Informações adicionais", escreva que não tem certeza da Freguesia.

    Custa 10 euros e você recebe o arquivo pelo e-mail! https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/10973/como-solicitar-certidoes-pelo-civilonline-guia/p1

  • fgracafgraca Member

    Muito obrigado @Leticialele . Cheguei a preencher tudo lá mas travei na hora de preencher a freguesia pois não tenho essa informação. Caso eles não encontrem, o dinheiro é devolvido ? E caso encontrem, essa certidão serve para dar início ao processo de cidadania da minha sogra, ou teria que ser original ?

  • @fgraca , se ela é portuguesa, difícil não encontrarem, com todos os dados que você tem.

    Sim, se não encontram, o dinheiro é devolvido. Demora muito, mas devolvem.

    Sim, o documento (ou apenas o número do assento informatizado) serve para o processo de cidadania. Pode imprimir quantas cópias quiser. Não espere uma certidão em papel moeda, cheio de carimbos, selos, QR code... É uma simples folha de papel A4, impressa em casa.

  • fgracafgraca Member

    Bom dia @Leticialele ! Primeiramente obrigado pela dica. A certidão foi encontrada e já fiz o download. Porém, a mãe da portuguesa está com o nome PERFEITA AUGUSTA PEREIRA ao invés de PERFEITA AUGUSTA DANTAS e a data de nascimento também também está divergente, na certidão portuguesa. Em suma, na certidão de casamento da DEOLINDA AUGUSTA DE ARAUJO, aqui do Brasil, consta a data de nascimento 29/06/1924 (na certidão portuguesa: 28/06/1924) e o nome da mãe PERFEITA AUGUSTA DANTAS (na certidão portuguesa: Perfeita Augusta Pereira). Porém, as informações do pai estão corretas. Nesse caso, eu colocando somente a certidão de casamento da DEOLINDA não entraria em exigência por essas divergências ?

  • @fgraca , qual o tipo de processo de sua esposa?

    Que documentos vocês têm?

  • fgracafgraca Member

    @Leticialele, na verdade eu já sou português e estou tirando para minha sogra. Minha esposa consegue por mim.

    Descobri que a Perfeita casou-se no brasil novamente e por isso mudou o nome para Perfeita Augusta Dantas. Sendo, a Perfeita a mãe da avó portuguesa (ou seja, bisavó da minha sogra), seria necessário anexar no processo a certidão de casamento da Perfeita que caracteriza a mudança de nome de PERFEITA AUGUSTA PEREIRA para PERFEITA AUGUSTA DANTAS ? Lembrando que a certidão de casamento da DEOLINDA AUGUSTA menciona a mãe como PERFEITA AUGUSTA DANTAS e a certidão de nascimento portuguesa dela PERFEITA AUGUSTA PEREIRA.


    Sobre os documentos:


    1. Certidão de nascimento da neta, a requerente, emitida por fotocópia do livro de registos de nascimento emitida há menos de um ano e devidamente apostilada
    2. Certidão de nascimento do pai da neta, filho da cidadã portuguesa, em Inteiro Teor, emitida há menos de um ano e devidamente apostilhada
    3. Certidão de nascimento do pai da neta, filho da cidadã portuguesa, emitida por fotocópia do livro de registos de nascimento, emitida há menos de um ano e devidamente apostilada;
    4. Atestado de antecedentes criminais brasileiro certificado Imprima na frente o atestado da PF e, no verso, a autenticação. Não precisa apostilar.
    5. Cópia autenticada e apostilada do passaporte (somente as página das quais conste assinatura, foto e identificação) OU do RG da Requerente.
    6. Certidão nascimento da avó portuguesa (emitida pelo Civil Online).
    7. Certidão de casamento em Inteiro Teor digitada da avó portuguesa casada no Brasil, para comprovar o nome dela no Brasil, já que houve alteração após o casamento


  • @fgraca , sendo a avó a portuguesa, a não ser que ela tenha sido a declarante do nascimento do filho, precisará transcrever o casamento.

  • fgracafgraca Member

    @Leticialele , não entendi direito. Transcrever qual casamento ? Seria a transcrição em Portugal por PD?

  • @fgraca , o casamento dos avós.

    Pelo que entendi, a avó portuguesa era casada com um brasileiro.

    Se ela foi a declarante do nascimento do filho, tudo bem

    Se foi o avô brasileiro o declarante, terá que transcrever o casamento dos dois. Pode ser por Ponta Delgada

  • fgracafgraca Member

    @Leticialele , minha dúvida é com relação a certidão de casamento da bisavó portuguesa que casou no Brasil e mudou o nome. Pois a certidão de casamento da avó portuguesa consta o nome da bisavó após o casamento no Brasil. E a certidão de nascimento portuguesa da avó portuguesa consta o nome da bisavó antes de mudar o nome aqui no Brasil.

  • @fgraca , sim, desculpe! Mande a certidão de casamento dela, inteiro teor. Não precisa apostilar, servirá apenas para justificar a troca de nome pelo casamento!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.