Documentos necessários para atribuição

Olá pessoal,

Vou entrar com o processo de atribuição para meu pai ( filho de português) e posteriormente para mim e para minha irmã. Poderiam me ajudar com os documentos necessários, cada lugar diz uma coisa e estou bem confusa. Outra dúvida que tenho e em relação a como mandar diretamente o pedido para a conservatória da guarda, pois meu avô é de lá e tenho parentes que podem me ajudar, tenho que enviar os documentos e o comprovante de pagamento da taxa como?

«1

Comentários

  • @FernandaFonseca , não sabemos se a Conservatória da Guarda aceita processos pelos Correios.

    Vá pelo mais rápido e seguro - faça pelo Arquivo Central do Porto.

    Verifique se foi seu avô português o declarante do nascimento de seu pai até que ele tenha completado 1 ano de idade. Se foi um terceiro, terá que transcrever o casamento dos avós. Se foi o pai português, não precisa.

    Tem que mandar:

    Certidão do pai português, cópia simples, obtida pelo civil online ou número da Certidão e conservatória que emitiu;

    Certidão por cópia reprográfica do requerente, apostilada;

    Cópia autenticada e apostilada do RG, CNH ou passaporte que contenha filiação (do requerente)

    Formulário 1C impresso colorido, frente e verso, preenchido sem rasuras, com a assinatura reconhecida por autenticidade, no cartório (assina na frente do funcionário);

    Pagamento de emolumentos no valor de 175 euros, preferencialmente por cartão de crédito (use o virtual, do app do seu banco ou tipo Nubank) https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1C Pode usar o cartão de qualquer pessoa, colocando o nome do seu pai como Requerente.

    Após a confirmação do pagamento, receberá o Formulário 1C com o recibo no cabeçalho. Use-o para imprimir e preencher conforme acima.

    Mande, preferencialmente, por DHL para:

    Arquivo Central do Porto

    Rua Visconde de Setúbal, nº 328

    4200-498 – Porto

    Em uns 6 meses, seu pai será português. Repita o processo para você e sua irmã. Os dois processos podem ir juntos no mesmo envelope de envio, MAS NÃO PODEM COMPARTILHER DOCUMENTOS. Cada processo tem que ir completo.

    Boa sorte!!

  • Boa Noite, @Leticialele

    Uma dúvida, eu vou dar entrada no meu processo de atribuição de ciadadania e estou com algumas dúvidas:

    1- Preciso enviar a minha certidão de nascimento em inteiro teor digitada e também repográfica?

    Ou posso enviar apenas de um modo: digitada ou repográfica?

    Como eu casei, adotei o sobrenome do meu esposo. Eu preciso enviar a minha certidão de casamento também, para justificar a mudança do meu nome de solteira? Posso enviar apenas uma cópia simples da certidão de casamento?

    Vou pedir para fazerem a averbação do meu casamento na certidão de nascimento de inteiro teor.

    Se puderem me ajudar com essas dúvidas, agradeço.

    Att,

    Camila

  • @CAMILA_ACCIOLI , a certidão do Requerente é sempre por cópia reprográfica do livro, apostilada.

    Como houve troca de nome com o casamento, mande uma certidão de casamento inteiro teor, original (não precisa apostilar) apenas para justificar .

  • Bom dia, @Leticialele

    Quando você diz certidão de casamento inteiro teor, original... é a repográfica ou a digitada?

    Fiquei com essa dúvida.

    Sendo que na minha certidão de nascimento já pedi para averbarem meu casamento, então a repográfica já vem com essa averbação.

    Ai inicialmente estava pensando em enviar mesmo uma cópia simples autenticada da mimha certidão de casamento, não servia?

    Att,

  • @CAMILA_ACCIOLI , falei original porque não serve cópia!! A certidão pode ser inteiro teor digitada.

  • Olá

    Estou querendo fazer a minha nacionalidade como filha de português ( mãe)

    Olhei o site do irn hj ( 22/04/21) e os documentos que vi sao:

    Certidão de nascimento do progenitor; ( mas se eu tiver a conservatória do registo, não preciso??

    Certidão de nascimento do requerente inteiro teor e cópia reprografica;

    Procuração se for por representante,

    Tem mais alguma coisa que eu tenha que apresentar?

    • Fiquei com dúvida nisso, que diz la:
    • O interessado deve, ainda, apresentar documento de identificação (passaporte ou outro documento de identificação equivalente, emitido pela autoridade competente de um dos países da União Europeia, título ou autorização de residência).

    Vou tirar a minha cidadania, como viu apresentar um documento emitido pela UE? Só tenho documentos brasileiros

    Agradeço muito se puderem me ajudar.

  • editado April 2021

    @fscarite

    Veja sua resposta nesse tópico: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/243425/#Comment_243425

    A Certidão de nascimento do progenitor pode ser cópia simples se foi posterior a 1911 obtida pelo civilonline, ou a certidão de batismo original em papel obtida no Arquivo Distrital correspondente se foi anterior a essa data.

  • fscaritefscarite Member
    editado April 2021

    @gandalf

    Então, não preciso apresentar documento europeu, pelo que li lá.

    Quem vai apresentar meu pedido é minha irmã que vive em Portugal.

    Basta o formulário 1c, ou ainda preciso de procuração?

    Obrigada pela ajuda.

  • fscaritefscarite Member
    editado April 2021

    Ahh

    @gandalf

    Tenho a certidão de nascimento da minha mãe e tenho a transcriçao de casamento.

    Envio tb a transcrição de casamento dela?

    A certidão de nascimento não está atualizada com a transcrição.

  • editado April 2021

    @fscarite

    Procuração somente pode ser feita para um advogado. Ou o requerente assina, ou seu advogado que seja seu procurador.

    Incluir sua irmã complica o processo e muito provavelmente violará a lei 49/2004.

    Sua irmã não traz nenhum benefício. Gera uma consulta adicional ao SEF, e atrasa 30+ dias. Ela poderia no máximo entregar na conservatória por você, mas como está fechado, terá que enviar pelo correio. Portanto, você enviar por DHL dá no mesmo e chega em 4 dias.

  • @gandalf

    Uau...não sabia disso, achei que poderia enviar os documentos pra ela, e ela apresentava, pq ela já tem a cidadania.

    Pra eu fazer o pagamento dos emolumentos, enviando pela DHL, eles recebem o dinheiro? E pagam qdo chega em Portugal?

    E o formulário, é só pegar na Internet, certo?

    Obrigada mesmo

  • @fscarite

    Por que você não migrou suas perguntas para o outro tópico? (não precisa responder)

    Primeiro você busca o assento do português. Depois você pede suas certidões brasileiras.

    Confere tudo, se não há divergências de nomes e datas (se for o caso, tem que retificar as certidões)

    Depois você faz o pagamento, e recebe o form-1C por e-mail.

    Preenche o form, e leva pra assinar presencialmente no cartório para certificar por autenticidade. Aproveite a viagem e faça a cópia certificada do RG e mande apostilar. Mande apostilar também todas as certidões brasileiras (se não mandou ainda).

    Confira os documentos, faça uma cópia de tudo, grampeie e guarde pra você. Mande os originais para o ACP por DHL.

  • @gandalf

    Me desculpe

    Quando fiz a cidadania da minha mãe foi tudo por vale postal...correio.

    Não sabia que tinha mudado.

    Meu banco é Itau.

    Estou procurando nos tópicos sobre isso agora.

    Como faço esse pagamento e eles me enviam o formulário.

    Enfim...obrigada, desculpa qquer coisa.

  • @fscarite , com o cartão físico do Itaú você não vai conseguir pagar!!

    Tem que usar um cartão virtual (do app do Banco OU algum tipo Nubank). O sistema de segurança que i IRN usa não e compatível com o da maioria dos bancos brasileiros.

    Para pagar: https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1C

    Pode usar o cartão de qualquer pessoa, colocando o nome do requerente no local apropriado. Confirmado o pagamento, vai receber o Formulário 1C com o recibo no cabeçalho. Use-o para imprimir colorido, frente e verso, preencher sem rasuras e reconhecer a assinatura por autenticidade, em Cartório.

  • Boa tarde, pessoal

    Comecei o processo de documentação para enviar a Portugal, primeiro para meu pai, filho de portugueses. Meu tio, há 10 anos, já transcreveu o casamento dos meus avós e tem sua cidadania. Eu tenho em mãos uma cópia simples do registro de nascimento dos meus avós enviado de Portugal na época, no qual consta, ao lado, o registro de averbação de casamento transcrito. Minha dúvida é a seguinte: eu preciso retirar outra certidão de nascimento dos meus avós? (obs: é a partir de 1911)

    Outra dúvida é em relação a mim. Meus pais não foram casados. Na minha certidão consta que o declarante foi "os pais". Isso pode influenciar no meu processo, haja vista que minha mãe é brasileira?

    Agradeço desde já.

  • @Matheushen , não precisa pedir outra certidão ao civil online.

    Se já está informatizada, basta mandar cópia simples.

    Quanto a você, se os pais constam como solteiros e os dois foram os declarantes na sua certidão, não terá problemas.

    Mande o processo do seu pai para o Arquivo Central do Porto, está levando uns 6 meses para concluir, se tudo estiver correto.

    Boa sorte!!

  • @Leticialele , Obrigado.

    No caso, Portugal enviou uma cópia simples do livro de nascimento dos meus avós. É tudo manuscrito! Não tem problema?

    Como meu avó foi o declarante do meu pai, só envio do meu avó?

    Agradeço.

  • @Matheushen , as certidões são anteriores a 1911? Não estão informatizadas? Se estão manuscritas, têm que estar certificadas!

  • @Leticialele , as certidões são de 1935.

    Como eu sei se estão informatizadas?

    As que vieram de Portugal possui um carimbo em alto relevo. Eu ia enviar uma cópia simples dessa. Não é o suficiente?

  • @Matheushen , se são de 1935, estão informatizadas. Pode mandar cópia simples.

  • editado May 2021

    @Matheushen

    Informatizadas são uma página (às vezes tem anotações no verso), com os dados impressos na frente, e o número do assento 12345/1943. Parece mais uma página que você mesmo formatou no Word. Pode ser que tenha o carimbo ou não. Após 1911.

    Quando vem do Arquivo Distrital, geralmente é manuscrita, uma cópia reprográfica do livro da igreja, com mais algumas páginas do Arquivo para autenticação do documento original com um carimbo em relevo. Não tem número do assento como mencionado acima. Antes de 1911.

  • @gandalf e @Leticialele, este é o registro que eu tenho. Esta é uma cópia da original, a qual apresenta o carimbo em relevo.

    Essa serve? Seria melhor enviar a com o carimbo?

    Obrigado.

  • Bom dia, pessoal. Gostaria confirmar a relação dos documentos a serem enviados a Portugal com vocês.

    Pois bem, meu caso é que estou tirando primeiro para meu pai, filho de ambos portugueses. Meu tio já transcreveu o casamento dos meus avós e está tudo certo. Ele já tem sua cidadania! Os docs que estou arrumando são:

    • RG do meu pai, emitida este ano, apostilada;
    • Certidão do meu pai em inteiro teor por cópia reprográfica, apostilada;
    • Certidão do meu avô, emitida pelo Civil online, com a presença da averbação de casamento;
    • Formulário 1C pago com cartão de crédito enviada no meu e-mail com comprovante no cabeçalho, autenticada por assinatura em cartório;
    • Envio para a ACP, via DHL;

    Pessoal, o envio é em envelope comum? Pensei em informar o endereço de e-mail no exterior do envelope....

    Agradeço desde já.

  • @Matheushen , a DHL tem envelope próprio para documentos, que já está incluído no preço do envio.

  • Desculpem postar aqui, está dando erro na postagem no outro tópico.

    Estou preenchendo o formulário 1C, e meu endereço é grande, não deu pra colocar o número da minha residência.

    Nesse caso eu completo a informação em outro formulário?

    @Leticialele @Vlad @gandalf

  • @CAMILA_ACCIOLI , tente abreviar alguma coisa! Tem o espaço da linha e ao lado do Código Postal!!

  • Boa noite!

    Enviarei meu processo de cidadania para ACP e gostaria de saber se é necessário apostilar o RG, ou posso enviar apenas autenticado. Ele foi expedido há 3 anos. Posso utilizá-lo ou deve ser mais recente?

    Também estou com dúvidas quanto ao cartão de crédito... tenho um internacional físico da Caixa mas não estou conseguindo utilizá-lo para pagar os 10 Euros no civil online. O pagto é recusado quando eu envio os dados. Será que é por falta de compatibilidade com o sistema brasileiro?

    Agradeço desde já a atenção e ajuda.

  • @Milla Marletta

    SIM, o RG está bom (vale com menos de 10 anos). SIM precisa ser certificado e apostilado.

    São poucos os bancos no BR que já usam o mecanismo de validação do pagamento mais novo implementado pelo IRN. Uma opção que sempre funciona é instalar o App do NuBank no celular, cadastrar, e fazer o pagamento por ele.

    Para maiores detalhes, escreva NuBank na caixinha de busca no canto direito da pagina. Verá as explicações ali, e histórias de sucesso. Todos os que usaram conseguiram. Lembre-se de deixar o app aberto no celular, exatamente para essa última validação.

    O IRN já usa 3DS2, mas os bancos brasileiros ainda estão atrasados. Já deveriam ter feito, mas a pandemia atrapalhou. O cartão da Caixa não funciona. Do BB funciona ás vezes. Nubank funciona sempre.

  • @gandalf obrigada pelos esclarecimentos!

    Vou tentar aqui e espero obter êxito.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.