Documentos necessários para atribuição

2»

Comentários

  • Boa noite, pessoal, uma dúvida rápida só por confirmação, por favor, e me desculpem por que sei que deve ser recorrente e a resposta deve estar por aí mas não encontrei exatamente assim.

    Meu pai acabou de conseguir o assento dele e agora para começar meu processo ficamos em dúvida se ele precisa fazer a transcrição de casamento dele antes. Ele é o declarante na minha certidão de nascimento, isso significa que não precisa? Eu posso começar logo o meu processo em qualquer conservatória?

    Muito obrigado

  • @ebvillela , se ele foi o declarante do seu nascimento até que você tenha completado 1 ano, não precisa transcrever o casamento.

    Sugiro que você mande seu processo para o ACP, que é a Conservatória mais rápida e eficaz, no momento. O processo lá está levando, no máximo, 6 meses.

    Boa sorte!

  • Olá,

    Estou ajudando minha mãe a solicitar a nacionalidade via atribuição, através do meu avó, que é português.

    • Já temos a certidão de nascimento por cópia reprográfica e inteiro teor (será apostilada) (foi emitida em setembro do ano passado, estamos correndo contra o tempo para que seja aproveitada)
    • RG (será apostilado)
    • Temos apenas numero de bilhete de identidade dele (1 - qual a melhor maneira de conseguir o numero de assentamento?; 2 - Outra questão é referente a transcrição de casamento, minha tia já fez isso e tirou a cidadania dela, então não é necessário enviar nenhum documento referente a isso, correto?)
    • Faremos o pagamento do formulário 1C (3 - substitui o vale postal, correto?)

    Estamos tendendo a enviar para a ACP, é a conservatória que tem tido um tempo mais razoável?

    Desde já grata pela atenção!!

  • @BrunaPin , peça uma certidão do seu avô pelo civil online. Custa 10 euros - https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/10973/como-solicitar-certidoes-pelo-civilonline-guia/p1

    O pagamento do formulário pode ser feito com cartão de crédito virtual - https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1C

    Sim, ACP é a Conservatória mais rápida, no momento.

  • Pessoal, boa noite.

    No caso da certidão do requerente. Eu pedi para emitir a reprográfica (cópia do livro).

    São duas para emitir, inteiro teor e a reprográfica ou apenas a reprográfica?

    Agradeço.

  • @Matheushen , a cópia reprográfica, apostilada, basta. A não ser que seja muito ilegível, aí, você manda junto a inteiro teor, sem apostilar, apenas para auxiliar a leitura

  • Ok, obrigado.

    Neste momento estou efetuando o pagamento do modelo 1c. neste link https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1C

    Mas o cartão é do meu irmão e o modelo é para meu pai. Eu não sei onde colocar qual nome...

    Requerente seria meu pai ou meu irmão?

    Além disso, demora a chegar no email com o form?

    Obg.

  • @Matheushen , o Requerente é seu pai. Is demais dados, do seu irmão. O email pode ser de seu irmão ou seu ou do seu pai. É para onde vão mandar o Formulário com o recibo no cabeçalho. Fique de olho no spam, também.

    Em até 24h após a confirmação do pagamento, chega a resposta.

  • Depois que enviamos os documentos por DHL como consultamos a situação do nosso processo? E alguém tem uma empresa q faça esse envio para indicar?

  • editado June 2021

    @FernandaFonseca , é possível rastrear a encomenda da DHL - https://www.dhl.com/br-pt/home/tracking.html

    Use o número do "WAY BILL", acima do segundo código de barras. Tem 10 dígitos.

    Depois que o processo chega na Conservatória, quando numeram, mandam, pelo email cadastrado o número do processo e o código de acesso ao site de consulta.

  • Boa tarde pessoal!

    Baixei a declaração de nascimento do site do Consulado e minha duvidas são as seguintes:

    A declaração é realmente colorida ou tem que imprimir em preto e branco?

    Tem também uns pontinhos, é assim mesmo ou tem que editar e tirar deixando só as linhas?

    Pergunto pq a que usei para a transcrição do casamento não assim. Desde já agradeço mais uma vez!!!


    s

  • @ThiagoFernandes87 , imprima preto e branco e tire os pontinhos

  • @Leticialele Obrigada Leticia!

  • @gandalf

    tudo bem?

    Estou com duvida em relação a essa parte: Verifique se foi seu avô português o declarante do nascimento de seu pai até que ele tenha completado 1 ano de idade. Se foi um terceiro, terá que transcrever o casamento dos avós.


    como vejo se meu avô foi declarante do nascimento do meu pai? É só ter o nome dele na certidão de nascimento do meu pai?

    obrigada.

  • @FernandaFonseca , na certidão, aparece : "em tal dia, Fulano de tal compareceu a este Cartório e declarou que no dia tal, nasceu uma criança do sexo tal, " Se o declarante foi o pai português, e na data do registro o filho tinha menos de 1 ano de idade, não precisa transcrever o casamento

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.