Certidão/batismo

Bom dia, 

Tenho realizado pesquisas por alguns sites, mas sem sucesso por não ter a freguesia de onde meu bisavó nasceu.

Por favor, será que poderiam me orientar ?

Bisavô: Manoel Duarte (de Beira Alta, nascido em 17/07/1891, filho de Rosa Duarte, pai incognito)

Obrigado,

Marcelo

Comentários

  • Boa tarde Marcelo

    Pelo o que pude entender nas minhas pesquisas, a região de Beira Alta hoje seria equivalente aos distritos de Guarda e Viseu.

    Você tem informação sobre quando ele veio para o Brasil? Pois poderia pesquisar as listas de passageiros e ver se la consta mais alguma informação.

  • Boa tarde,

    Ele chegou no Brasil em 22-2-1914 , Porto do RJ navio vapor Zeelandia número de passaporte 371, dado em Vizeu em 5-2-1914


    obrigado

    Marcelo

  • guimossguimoss Beta
    editado April 2021

    @mtorrano

    Bisavô?

    São passaportes de Viseu e a mãe se chama Rosa Duarte. O nome do titular tem um "paiva" e um "de paiva".

    Se ele nasceu em 1891 (ou em um ano próximo) e entrou aqui em 1914, a idade de 22 anos é muito próxima para você ignorar.

    Eu procuraria nas freguesias citadas em 1891 e 1892. Acredito que seja o seu antepassado.

    Se quiser pedir os passaportes abaixo, pode pedir para o seguinte email:

    cepese@cepese.pt, indicando o n.º de ID do(s) registo(s) pretendido(s).

    Um passaporte custa 10 euros e, a partir do segundo, 8 euros cada. O pagamento é por transferencia bancária.

    ID Nome Naturalidade Concelho Pai Mãe Profissão Idade Destino Estado Cívil

    13331Manuel Duarte Paiva Parada Castro Daire Sem Indicação Rosa Duarte Sem Indicação 22 Rio de Janeiro Sem Indicação

    45552 Manuel Duarte De Paiva Meã - Parada Castro Daire Sem Indicação Rosa Duarte Operário Agrícola 22 Rio de Janeiro Casado.

    Trisavó?

    302908 Rosa Duarte Parada Carregal do Sal Sem Indicação Sem Indicação Sem Indicação 27 Rio de Janeiro Solteiro

    Boa sorte!

  • @mtorrano

    Se você tem o passaporte do seu bisavô, vc pode busca-lo na torre no tombo e, com os dados confirmados (idade, concelho e freguesia), você pode buscar pelo batismo também na torre do tombo.

    Se você sabe o nome do navio, você pode pesquisar no SIAN do Arquivo Nacional em dois lugares: no registro de imigrantes da ilha das flores e dos navios que aportaram no porto do Rio de Janeiro.

    Boa busca!

  • Boa tarde, Estou em busca da certidão da avo do meu marido, preciso de uma ajuda a encontrar a certidão de batismo ,encontrei bastante coisas

    Encontrei o passaporte da família feito na Guarda em 1912 n 1640 . Eles embarcaram ao brasil em 1913 no vapor La gascogne

    Encontrei casamento dos pais que foi no distrito da Guarda na freguesia Alverca da Beira em 1904.

    Avó se chama Maria De Jesus - o batismo pode ter sido em 1906-1907

    Seus pais Jose Joaquim/Oliveira- Amélia de jesus

    Ate realizei um pagamento a uma pessoa e os dados estava incorreto.

    Se alguém poder me orientar agradeço

  • @naedepoti

    os arquivos no período citado não estão online, terá que solicitar pesquisa em https://digitarq.adgrd.arquivos.pt/oservices

  • @naedepoti , tem que pedir ao Arquivo Distrital da Guarda. os registros de 1906 e 1907 não estão online

    Distrito - Guarda

    Concelho - Pinhel

    Freguesia - Alverca da Beira

  • ja fiz o pedido na alverca da beira aonde me cobraram 20 euros ,paguei e nao tive resposta,pois na alverca da beira nao se encontra o registro de batismo

  • @naedepoti , você pagou pela busca ou pela certidão?

    Qual foi a resposta do Arquivo Distrital da Guarda? Quando não encontram, eles avisam e não cobram pela certidão.

  • paguei, Eles me mandaram uma Maria do ano 1904 o nome do pai estava certo Jose Joaquim, O da mãe estava errado e o ano de batismo estava errado.

  • @naedepoti , qual a diferença no nome da mãe? O ano de batismo é comum estar errado

  • O nome da mãe e Amélia De Jesus --E no Arquivo que encontraram era Maximina Cândida

  • editado August 2021

    @naedepoti , realmente não é a mesma!!

    Mande um email para eles dizendo que enviaram a certidão errada!! registos.pinhel@irn.mj.pt

  • boa tarde peço a quem puder me ajudar a encontrar a certidao de batismo da minha avo,ela nascida em guarda no conselho de pinhel,freguesia da alverca da beira em 1906 seu nome maria seu pai jose de oliveira e a mae amelia de jesus desde ja agradeço

  • editado November 2021

    @naedepoti

    os registros deste ano não estão online https://digitarq.adgrd.arquivos.pt/details?id=1202747 terá que solicitar pesquisa em https://digitarq.adgrd.arquivos.pt/oservices

    ou já solicitou e não encontraram?

    casamento dos pais nº6 https://digitarq.adgrd.arquivos.pt/viewer?id=1202810 ...m0006.tif

  • Já solicitei ,mais não foi encontrado

    O casamento dos pais eu tinha achado, achei o casamento a certidão dos pais o vapor que a família veio o passaporte tbm

    O único documento que não acho e o batismo de maria

    Segundo uma tia falou q foi em pinhel no ano 1906

    Mais eu não sei se estou colocando tudo certo no distrito da guarda para obter a documentação

    Por isso solicitei a ajuda de vcs

    Obrigada pela atenção @Kleber Silva Aguiar

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.