Certidão Nascimento Ou Casamento - Retificacao Judicial

Prezados amigos do fórum.

Preciso de uma ajuda para localizar o registro de nascimento e casamento da mãe de meu bisavô português.

Pois preciso fazer uma retificação judicial na ordem do sobrenome dela em um registro nascimento brasileiro esta trocada ,vale lembra que a retificação administrativa me foi negada, com isso a defensoria pública do meu estado me solicitou esses dois registros para proceder com uma ação .

Os dados que possuo são

[x] faleceu aos [x] de 1896 na freguesia de cidadelhe ,conselho de Mesao Frio , no estado de casada com [x] .

Filhos de [x] :

[x]

De acordo com registro de batismo do filho [x] , [x] nasceu na mesma freguesia que ele , conforme transcrição do batismo de [x] abaixo .


" [x] – filho de [x] ► “Aos [x] dias do mês de Novembro do ano de mil oitocentos e sessenta e nove nesta igreja parochia de S. Vicente de Cidadelhe, concelho de Messão frio, Diocese do Porto, batizei e solenemente um indivíduo do sexo masculino a quem dei o nome de [x] que nasceu nesta freguesia ás nove horas da noite de vinte e dois de Outubro do sobredito ano, filho legítimo o primeiro deste nome de [x], carpinteiro e de [x], costureira, naturais desta freguesia, nela recebidos paroquianos e moradores no lugar da Lage, neto paterno de [x] e [x] e materno de [x] e [x]. Foram padrinhos [x] e sua mulher [x], padeiros, os quais todos (…….) próprios. E para constar lavrei em duplicado este assento que depois de ser lido e conferido perante os padrinhos o assinei e não o assinaram estes por não saberem escrever. Erant supra.

Parocho João Augusto dos Santos Mello.”"


Agradeço quem me ajuda localizar casamento da [x] , nascimento dela .

Muito obrigado .

Comentários

  • editado April 2021

    No óbito não tem a idade de sua trisavó?

  • editado April 2021

    @Guilherme Moreira opa Boa tarde .

    Então, não tenho o óbito da [x] , e no óbito do filho [x], não aparece nada sobre óbito dela .

    Complicado ,nem uma data consigo estipular ,pior que já procurei nos livros também, porém sou muito ruim nas leituras dos livros às vezes escapou de meus olhos .

  • editado April 2021

    [x]

    @Guilherme Moreira veja se tem uma lógica no meu raciocínio.. se quando [x] faleceu em 1896 o filho mais velho tinha 27 anos , então podemos presumir que ela nasceu em

    1896-27= 1869 ?

    Abraços

  • editado April 2021

    Não. Precisa retroceder uns 16 anos. Se tivesse nascido em 1869 seria irmã gêmea. Rsrs

    Mas por que não pede a cópia simples do óbito? Vai custar 1 euro ou menos.

  • @Guilherme Moreira kkk ,

    não sei como solicitar esse documento , como faço,? Mais lá vai conter informação da data nascimento dela ? Pois preciso mesmo do casamento e nascimento pra retificar rs

  • @solenir

    No óbito deve ter a idade. Para solicitar:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/17071/roteiro-para-solicitar-certidoes-nos-arquivos-distritais

    Assento de óbito, descarga pela web e não marque cópia certificada.

  • @Guilherme Moreira certo , vou tentar pedir agora , qual arquivo distrital faço, Porto ou Vila Real?

    Obrigado

    Abracos

  • editado April 2021

    Pessoal preciso de ajuda , fiz o pedido no arquivo distrital de Vila real e obtive a seguinte resposta .

    " Ex.mo(a) Senhor(a)


    Informamos que o Arquivo Distrital de Vila Real só possui registos de óbitos da paróquia de Cidadelhe até ao ano de 1894.

    Mais informamos que deverá solicitar o registo à Conservatória do registo Civil de Mesão Frio.


    Com os melhores cumprimentos,

    Paulo Mesquita Guimarães

    (Diretor) "


    Com isso enviei e-mail para a conservatoria de mesao frio, porém faz 10 dias hoje e não obtive nenhuma resposta deles .

    Enviei para os e-mail: crcpcom.mesao-frio@dgm.mj.pt e para registos.mfrio@irn.mj.pt

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.