Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

19639649669689691451

Comentários

  • @ederson , sim, está correto. ACP ainda é o mais indicado!

  • LuckLuck Member

    Galera, pra fazer o cartão do cidadão e meu passaporte, eu preciso fazer a transcrição do meu casamento antes? Tenho impressão de ter lido em algum lugar que precisava estar atualizado o estado civil mas não tenho certeza...

  • @Luck não é obrigatório.

  • LuckLuck Member

    @Vlad Pen meu marido vai fazer o processo de cidadania depois também, então a gente vai transcrever o casamento daqui uns meses, mas não por agora. Quando ele fizer isso eu vou precisar mudar algo no cartão do cidadão ou passaporte pra atualizar ou nem tem problema? Se não eu já faço eles agora quando a minha terminar

  • @Luck...Se vai fazer processo do cônjuge a transcrição é obrigatória...

    Faça já...!!!

  • LuckLuck Member

    @Nilton Hessel siim, isso eu sei. Mas o processo dele não vamos fazer ainda, é mais pra frente, agora eu quero fazer meu cartão do cidadão e passaporte. A dúvida é se depois que fizermos a transcrição eu vou precisar refazer um dos dois pra atualizar ou se não tem problemas e já posso fazer eles agora :)

  • Oi grupo: olhei a planilha e acho que vou mandar o processo das minhas filhas para o ACP mesmo. Assim vou trabalhando em paralelo no casamento.

    Poderiam confirmar o endereço? Visconde de Setubal 328?

  • Bom dia!

    Solicitei a cidadania do meu pai pelo ACP Porto em março de 2019 e ele conseguiu em setembro de 2019. Meu pai é filho de português. Gostaria de dar entrada na minha cidadania agora, mas como já tem tempo que fizemos a do meu pai, não lembro como proceder. Sou casada e uso nome de casada, quais documentos eu teria que enviar para dar entrada na minha cidadania via correio, pagando no cartão como fiz do meu pai?

    Obrigada!

  • LuckLuck Member
    editado March 2021

    Boa tarde gente!

    Sobre o despacho dos processos aprovados, vi que até uns meses atrás os que foram concluídos demoraram entre um e dois meses nessa fase do despacho (até a bolinha 7 que tá marrom ficar verde). Meu processo tava com previsão de conclusão em Maio. Agora fui ver e a previsão passou pra Agosto, e todos os que estão em despacho tem uma previsão de 6 meses. Teve alguma alteração nesse tempo do despacho pra criação do registro?

    Desculpa se eu tiver fazendo alguma confusão, é que eu realmente assustei da previsão dos processos mais recentes subir tantos meses :(

  • Olá, 2 atualizações. Enviei 2 processos de menores de idade para o ACP na quarta-feira via DHL. Chegou lá hoje pela manhã e já recebi a numeração dos dois via e-mail. Os dois são 32xxx/21.

    Estão no sistema com a bolinha 1 verde. Também temos planilha para o ACP? Eu recebi essa semana a certidão depois da conclusão do processo do pai que fizemos por Almada e a planilha era muito precisa!

  • Boa noite! Mandei todos os documentos para minha filha que faz faculdade em Portugal para ela dar entrada por lá, mas a bichinha tem déficit de atenção (puxou ao pai hahaha) e enviou o vale postal para ACP e não IRN, claro que devolveram todo o processo e o vale informando que o processo estava "malpassado". A minha dúvida é: como ela havia colocado o número do vale postal no requerimento 1C, ela deve fazer outro requerimento com o número do novo vale postal e registrar novamente ou pode só acrescentar o novo vale embaixo do número antigo? Alguém já passou por esse perrengue?

  • Boa tarde pessoal!

    Enviei documentos da minha avó no fim de janeiro pra ACP, mas ainda não recebi nenhum e-mail com a numeração do processo. Devo me preocupar?

    E será que tudo bem enviar um e-mail pedindo informações?

  • Ola boa tarde, tenho uma dúvida, o número de assento da minha mãe já saiu, agora eu quero dar entrada nos meus documentos, a questão è que eu sou casada, nesse caso eles pedem a certidão de nascimento e eu só tenho a de casada, como se procede ? Alguém que já passou por isso pode me ajudar ?

  • @Thailin2 Amaral ...

    Fui dar uma olhada em suas postagens anteriores pois vejo que você tem um bom tempo de Fórum...

    Duas peculiaridades me chamaram a atenção...

    1...Você já teve inúmeras dúvidas esclarecidas...Mas não tem o hábito de retornar para compartilhar as informações sobre o encaminhamento desses processos...Isso lhe ajudaria a obter respostas mais objetivas...

    2...Também não tem o hábito de agradecer pela ajuda recebida aqui...

    Isto posto...:

    1...Se sua irmã...(Cujo processo parece já ter sido concluído)...For casada...Siga o mesmo roteiro para seu processo...

    2...Certidão é um documento emitido onde são apresentadas as informações acerca de um Documento Original/Registro Original...

    O Registro original jamais sofre alteração...Será sempre o mesmo...As únicas mudanças feitas nesse registro são acrescidas ao documento original...Entram por meio de Averbações...Não alterando o teor do Registro original...

    Os documentos a serem juntados para a instrução de processos de Nacionalidade Portuguesa devem estar atualizados com todas as Averbações dos Atos de Registro Civil ocorridos na vida do Registrado até a data da solicitação da Certidão...

    Portanto...

    "...eu sou casada, nesse caso eles pedem a certidão de nascimento e eu só tenho a de casada, como se procede ?..."

    R...Junte CERTIDÃO DE NASCIMENTO REPROGRÁFICA ATUALIZADA APOSTILADA... E...Se alterou seu nome ao se casar... CERTIDÃO DE CASAMENTO INTEIRO TEOR DIGITADA APOSTILADA...

  • Boa tarde a todos,

    Conforme orientação da @Leticialele encaminhei correio eletrônico para rcentrais.admin@irn.mj.pt solicitando o código para acompanhamento do andamento do meu processo de atribuição. Obrigado Leticia pela orientação.

    Tentei atualizar a planilha com as informações mas por incompetência técnica com a tecnologia não consegui atualizar a planilha. Toda forma compartilho aqui o andamento do processo até o momento para auxiliar os colegas.

    Processo pago com cartão de crédito e encaminhado em 08/Janeiro. Processo foi recebido na ACP em 14/Janeiro conforme informação da DHL.

    Recebi a senha por email em 21/Fevereiro (num domingo é normal?), após ter solicitado por email, e até o momento o processo 79xx/2021 se encontra na fase 1 "Os serviços estão a preparar a documentação e informação para a análise do seu pedido".


    Aproveitando a oportunidade, gostaria de fazer uma consulta sobre a vossa opinião. Meus sobrinhos estão iniciando os processos de atribuição, estão ainda a levantar a documentação necessária, o que pode demorar já que precisam solicitar certidões de outros estados.

    Tendo em vista as recentes mudanças que podem em algum momento aumentar os custos do processo de atribuição, meus sobrinhos já deveriam fazer o pagamento com cartão de crédito para receber o formulário 1C enquanto solicitam as declarações antes desse aumento de valor ou existe um prazo para dar entrada após o pagamento? Ou tendo aumento de valor correm o risco de complicar o processo?


    Mais uma vez agradeço pela colaboração e opinião.

  • @Sandro_Correia ...

    Obrigado por compartilhar as informações aqui...

    Sobre valores...Não vi nenhuma informação concreta sobre reajustes da tabela de emolumentos do IRN...Você tem alguma informação recente sobre...???

    Aparentemente o pagamento com cartão de crédito não expira...Mas creio que o ideal seria pelo menos ter as Certidões em mãos antes de realizar o pagamento...

    Muitas vezes não sabemos exatamente o que consta no Interior Teor de um Registro de Nascimento...Eu já vi pessoas que acreditavam não haver divergências em seus documentos terem que iniciar processos de retificação judicial de Registros de Nascimento antes de poderem usar as respectivas Certidões em processos de Nacionalidade Portuguesa...

    Essas possíveis retificações podem demorar consideravelmente...

    Oriente seus sobrinhos a solicitarem as Certidões...Se estiver tudo certinho...Eles realizam o pagamento e ninguém corre o risco de ter surpresas desagradáveis...

  • Ola a todos, enviei meus documentos no dia 8 de Fevereiro e ainda nao recebi email com numero de processo... A ultima atualização do rastreamento foi que o envelope chegou a Lisboa no dia 5 de marco... Devo me preocupar? Ha alguma forma de entrar em contato com eles para saber se foi recebido?

  • Obrigado @Nilton Hessel

    Penso o mesmo. Se em mais de 20 anos não deram entrada nos documentos não serão alguns meses que farão diferença agora. A informação sobre possível modificação dos valores são conforme pesquisa online de meu sobrinho, mas baseada apenas em especulação.


    @linatet a informação que recebi foi para aguardar pelo menos 30 a 45 dias e não recebendo email com numero do processo depois desse prazo encaminhar correio para rcentrais.admin@irn.mj.pt com as informações do seu processo (colocando nome, data de nascimento, nome dos pais e Conservatória em que se encontra, solicite o número do processo e a chave de acesso). Toda forma se já foi recebido será numerado e o tempo para o andamento continua o mesmo, não adiantar te o número do processo e ele ficar parado na fase inicial mais 3 meses. Boa sorte para nós, que os processos sejam os mais breves.

  • @Nilton Hessel Sim, já tirei algumas dúvidas aqui, e já agradeci por elas, eu tentei encontrar os meus posts antigos, mas não os encontrei, peço desculpas por perguntar novamente a mesma questão.. e sim eu já consegui dar entrada na documentação da minha mãe, ela foi toda feita pela ACP do Porto, foi concluída o ano passado, demorou 8 meses, o cartão cidadão+passaporte fizemos no consulado em São Paulo realizamos o pagamento e o cartão cidadão+passaporte foram entreguem menos de 2 meses em casa. Obrigada por esclarecer novamente a minha questão.

  • editado March 2021

    @Thailin2 Amaral ...

    Tem esse processo de sua irmã ao qual você se referiu aqui...:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/212148/#Comment_212148

    Sua irmã era casada quando fez esse processo...? Pergunto pois procurei em suas postagens anteriores e não encontrei detalhes...(Por isso é relevante voltar para compartilhar os detalhes após a conclusão dos processos)...

    Compartilhar informações sobre processos concluídos...Seu e/ou de seus familiares...Ajuda os colegas aqui do Fórum a te ajudar...Pois isso permite ter uma visão mais abrangente sobre a descendência Portuguesa em sua família...O que já foi feito e o que ainda está por fazer...

    Sobre a sua dúvida acerca da Certidão de Nascimento para seu processo...Se sua irmã era casada...Basta seguir o mesmo roteiro...Caso contrário solicite as Certidões conforme orientei acima...:


    R...Junte CERTIDÃO DE NASCIMENTO REPROGRÁFICA ATUALIZADA APOSTILADA... E...Se alterou seu nome ao se casar... CERTIDÃO DE CASAMENTO INTEIRO TEOR DIGITADA APOSTILADA...


    ***Para ver suas postagens anteriores basta acessar seu perfil clicando na parte superior da página...Na barra verde...E clicar em comentários...

    Ou

    Clicar em seu nome em qualquer uma de suas postagens que também chega nos comentários anteriores...

    Boa sorte...

    EDITADO...

    Você tem razão...Já agradeceu sim...Encontrei esse agradecimento seu...Não tinha visto antes...Peço desculpas...

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/157381/#Comment_157381

    Aliás...Fiquei confuso com essa postagem...Você não conseguiu dar início em seu processo em 2018...???

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/157363/#Comment_157363

    Você menciona nessa postagem acima que já tinha todos os documentos...

  • Processo do meu pai dúvida : minha vó(portuguesa por atribuição) l, mudou o nome no casamento posso enviar somente a transcrição?

  • Oi pessoal que recentemente perguntou sobre numeração @linatet e @beatrizagpp

    voltei para explicar que meus dois processos são de crianças e que eles possuem certa prioridade de atendimento. Normalmente a numeração de processos de adultos demora mesmo. Eu já fiz 2 processos de adultos e em nenhum deles a numeração levou menos de 60 dias: o mais recente levou 90 dias. Por isso tenham calma. Os processos caminham mais ou menos de acordo com o recebimento mesmo que você não tenha esse código de acompanhamento.

    Acompanha pela planilha e se atrasar, vc pede por e-mail. Assim evita sobrecarregar os serviços. Ter a senha não faz o processo andar mais rápido-só cria mais expectativa na minha opinião. Se eu tenho a senha, toda semana olho! Se não tenho, eu fico muito tranquila e até esqueço e quando vem, logo termina.

  • Que bom, muito obrigada a todos pela ajuda! Como sabemos se o processo foi recebido ou nao? De acordo com o rastreamento, o envelope foi visto por ultimo em Lisboa dia 5 de marco, por isso tenho duvidas se chegou. Seria péssimo esperar 90 dias pela senha para soh entao saber que o envelope nunca chegou ao destino e eh preciso refazer todos os documentos.

  • @linatet

    A paciência é uma virtude. Aprenda a usá-la, porque vai ter que exercitar sua paciência durante dois anos.

    Você mandou por DHL? Se sim, vai receber seu e-mail com a senha pra clicar todos os dias, e ver que não muda tão rápido quanto deseja.

    Se mandou pelo correio, é porque não se importou com prazos, nem com a segurança da entrega, mas também receberá seu e-mail. :-)

  • @Projeto bigode

    Agradeço a resposta!

    Eu acho que ainda não entendi muito bem a planilha.. Não coloquei meu envio lá ainda, pois achei que só deveria colocar quando recebesse um número de processo ou o código para acompanhar. Como não tenho nada ainda (só o comprovante de entrega da DHL), ainda não acessei a planilha.

    Vou verificar com mais atenção! Obrigada mais uma vez!

  • @beatrizagpp

    Você pode colocar na planilha a qualquer tempo.

    Se ainda não tem o número de processo e a data de chegada na conservatória, ponha ao final abaixo da linha amarela, em qualquer ordem. Quando tiver os dados vai preenchendo. Tendo o nome, num.processo e data, em algum momento alguém vai mover o processo para a ordem correta, por data.

  • Eu também não coloquei na planilha porque acesso o fórum pelo celular. O @gandalf já sabe que vou atualizando no texto mesmo. Se eu não precisasse baixar app para editar eu até arriscava. Mas eu olho os outros processos e vejo que demora entre receber e numerar, uso as experiências de outras pessoas como base e, lógico, exercito todo dia a paciência! Detestei já ter as senhas porque agora sofro com ele no passo 1. Antes a senha chegava quando já estava no passo 3. E era bom o tempo que nem tinha senha...um dia vc ia lá na caixa do correio e surpresa: certidão de nascimento!

    Em tese todos que enviam via DHL tem certeza que chegou lá e quem recebeu (sempre os mesmos funcionários). Já vi que a Carla sempre recebe então estou de boas :)

  • editado March 2021

    Boa noite a todos,

    Em meados do ano passado, recebi a ajuda de vocês aqui no fórum para entrar com o processo de atribuição da minha mãe que possui pai português. E trago boas notícias, o processo foi finalizado com sucesso depois de 8 meses do envio da documentação (por DHL) para o ACP e recebi hoje a carta com o registro dela. Gostaria de agradecer imensamente a todos que me ajudaram, vocês são sensacionais.

    Também gostaria de pedir desculpas, pois na época eu disse que ajudaria atualizando as fases e datas do processo da minha mãe na planilha que vocês possuem. No entanto, acabei me atolando com trabalho e faculdade e não acompanhei muito o processo no site que eles fornecem para consulta, e quando olhei ele já estava como finalizado. Se ainda for útil, eu posso preencher a planilha com as datas que enviei os documentos pelo DHL, e a data de que foi finalizado.

    Bom, dito isso, agora vou precisar novamente da ajuda de vocês... ahahah.

    Como falei acima o processo de atribuição da minha mãe, que possui pai português foi finalizado, e agora eu gostaria de fazer o mesmo para mim. Queria saber se houve alguma alteração na documentação que preciso enviar, e se o ACP ainda é o mais indicado. Preciso também saber novamente qual era essa documentação, por que não estou conseguindo encontrar esses meus posts antigos aqui nesse tópico (sei que foi em julho de 2020).

    Observações:

    • Minha mãe (agora portuguesa) não é a declarante na minha certidão de nascimento, mas sim meu pai (brasileiro)
    • Minha mãe nunca foi casada com meu pai, nem com nenhuma outra pessoa, porém desde uns 2 anos atrás ela está em união estável com meu padrasto (é necessário averbamento de união estável?)
    • Como recebi hoje a carta da conclusão do processo da minha mãe, ela ainda não possui o cartão cidadão (não sei se iria precisar)
    • Lembro que um dos documentos necessários era a certidão do pai/mãe português, que podíamos retirar no civilonline. Essa mesma certidão, agora da minha mãe, veio junto dentro da carta de conclusão dela. No entanto, tive a infelicidade de receber todos os papéis que vieram dentro dessa carta com a impressão falhada (dá para ler, só que está bem falhado mesmo). Vou anexar a foto para vocês verem como está (Não é o reflexo da câmera. O documento está assim mesmo). Não sei se no meu processo posso utilizar esse papel da certidão da minha mãe que veio, ou se precisaria tirar outro no civilonline.


  • @Matheus_Schueler , se quiser uma cópia decente da certidão, basta pedir no civil online.

    Mas se o número do Registo está legível, pode usa-lo sem mandar a cópia da certidão.

    Peça para sua mãe fazer uma declaração:

    Eu, FULANA DE TAL, portuguesa, Registo de Nascimento número XXXX/XX da CRCentrais, declaro, sob as penas das leis brasileiras e portuguesas, que nunca fui casada com Beltrano de Tal, pai de meu filho Matheus XXXX.

    Data, assina e reconhece a firma por autenticidade e apostila!

    Manda junto com os seguintes documentos:

    Sua certidão de nascimento por cópia reprográfica do livro, apostilada;

    Cópia autenticada e apostilada do RG, CNH ou passaporte que contenha filiação;

    Formulário 1C impresso colorido, preenchido sem rasuras, com assinatura reconhecida por autenticidade; e

    Pagamento, preferencialmente por cartão de crédito virtual, dos emolumentos no valor de 175 euros.

    Mande para o ACP, está levando uns 6 meses.

  • Boa noite @Leticialele, muito obrigado novamente pelas informações!

    Estava digitando essa declaração que você indicou aqui no meu Word, mas como nunca digitei uma declaração assim "do zero", estou com medo de ter feito algo errado (vou anexar uma imagem abaixo). Preciso colocar algum título específico nessa declaração, ou só escrevo "declaração" em cima mesmo? Pergunto isso por que não sei qual nome colocar na parte de "Outros documentos" do Quadro 4 do formulário 1c. Outra dúvida que tenho é se preciso colocar algum dado meu e do meu pai nessa declaração, como RG/CPF.


    Outra coisa também, que falei acima já, mas ainda estou inseguro, é sobre a união estável que minha mãe possui com meu padrasto. Essa união pode dar algum problema no meu processo, pedindo para averbar a mesma, ou posso enviar os docs tranquilo?

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.