Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

19629639659679681452

Comentários

  • editado March 2021

    Boa noite

    Gostaria de tirar uma dúvida

    Quando o português é o pai, é preciso fazer transcrição de casamento para passar a cidadania para os filhos?

    Obrigada

  • @Fernanda Cavallari , se ele foi o declarante do nascimento até o filho completar 1 ano de idade, não precisa.

  • editado March 2021

    @Fernanda Cavallari

    Quando o pai é o português, mãe não é portuguesa, se o pai foi o declarante do nascimento antes do filho completar 1 ano de idade, e o pai não mudou de nome no casamento, não precisa fazer transcrição de casamento para a cidadania para dos filhos por artigo-1C.

    Se houver dúvidas nos nomes dos pais ou avós, o conservador sempre pode exigir a transcrição, a seu próprio critério.

    Essa é a versão completa dos requisitos para dispensa da transcrição. :-)

  • @Heloiza Coelho

    Para menores, o ACP tel levado entre 40 e 70 dias desde a chegada do processo. Está muito rápido.

    Se o de seu filho acompanhar a média, mais 4-6 semanas. Há poucos casos de menores concluídos nos últimos 90 dias pra se fazer uma boa previsão (apenas 2).

  • Bom dia!! Essa planilha que vcs estão falando, como faz pra preencher? Já conclui do meu casamento e mandei das minhas meninas, uma maior e outr menor. Queria preencher...

  • Boa tarde

    Tenho mais uma dúvida, que esqueci de relatar junto com a pergunta anterior...

    Quando fiz minha nacionalidade pela ACP Porto, eu prenchi o Formulário 1C , na versão computador (para não correr risco de entenderem algo errado ), fiz o reconhecimento de firma e , para não correr riscos, mandei junto o 1C escrito a mão, que vem o comprovante de pagamento do cartão internacional....

    Ainda é permitido fazer assim ? Apenas por questão de ter certeza que não vão devolver por não entender algo....

    abs

  • @MayseDuarte

    São planilhas separadas para cada tipo de processo.

    Casamento é uma. ACP é outra. Qual você quer?

  • Boa tarde, gente!

    Alguém sabe me dizer quanto tempo demora pra sair da bolinha 1 pra 2 mais ou menos?

    Recebi minha chave de acesso dia 25.11.2020 e até agora segue na bolinha 1.

  • editado March 2021

    @joanabarbosa

    Não se preocupe com as bolinhas intermediárias. Elas sö servem pra você ver que algo está andando.

    Se você conseguiu ver as bolinhas, significa que seu processo já foi numerado, e está em Análise, que é a parte mais demorada. Sempre leia o texto abaixo delas, que são mais explicativos.

    Seu processo é de filhos art-1C. Acompanhe pela planilha do ACP. Verá que os processos a partir da recepção, levam 130 dias para receber o Despacho de aprovação. E a Conclusão com o assento sai em 180 dias. Esses são os prazos que lhe interessam.

    Você está na linha 48 da planilha, com 107 dias. Em menos de 4 semanas provavelmente receberá o Despacho de aprovação, se não houver exigência em seu processo.

    aqui: https://docs.google.com/spreadsheets/d/1-Qyaqk9HuqDe8mENmXKJu8jh5iKoZ25rgq088eCCIdk/edit#gid=979081908

  • pmrodpmrod Member

    Pessoal, boa tarde.

    Estou realizando processo de atribuição de 3 filhos maiores de idade para pessoas da minha família e temos auxílio de um advogado em Portugal.

    Solicitei que o local de trâmite seja Acp-Porto e eles me retornaram indicando que Braga, Guimaraes e Ovar são mais céleres.

    Tenho receio dessa informação estar desatualizada e então penso em insistir para que seja no Porto. Alguém do fórum tem alguma sugestão do que fazer nesse caso?

    obrigada!

  • Boa tarde

    Fiz minha nacionalidade, com as informações aqui do Forum e foi tudo bem.

    Peguei minha Nacionalidade em 2019 e recebi minha certidão pelo correrio depois de uns 15 dias.

    Meu filho, maior de idade, vai fazer a Nacionalidade dele agora. Eu fui o declarante no nascimento dele e foi feito antes dele completar 1 ano.

    Minha dúvida...

    Seria necessário eu pedir uma certidão de nascimento minha atualizada pelo Civil On line, para juntar na documentação do meu filho, ou, somente informar o numero do assento, já é suficiente ( se for o caso, até mandar uma copia da certidão antiga, apenas para confirmar ).

    Obrigado

  • @JCCS , pode mandar uma cópia simples da certidão antiga.

    Se você foi o declarante do nascimento até ele completar 1 ano, nem precisaria ter transcrito o casamento para pedir a atribuição dele.

    Mande o processo para o ACP

  • @pmrod

    Aqui no fórum tentamos ajudar as pessoas que queiram fazer por conta própria, enviando por DHL. Raramente há motivo que requeira usar um advogado como intermediário para simplesmente receber seus documentos, colocar num envelope, e mandar pra conservatória. Mas há pessoas que não acreditam que pode ser tão simples assim.

    Advogados têm suas próprias preferências, baseado na maior facilidade que têm para entrega nessa ou naquela conservatória. Uma vez que você coloca um advogado, você tem que confiar nele e deixar que ele faça do jeito dele. Você está passando pra ele todo o controle do seu processo.

    Pode haver grande diferença entre um processo entregue pessoalmente e um processo enviado por DHL (ou correio).

    Não é incomum haver casos de terror em que o advogado não fez o acompanhamento devido, deixou passar prazos da exigência, e agora não tem como tomar de volta o controle do processo. Ou o advogado entrou com o processo por inscrição e agora não tem nem como saber o estado do processo nem online, nem por telefone na Linha de Registos. E os advogados gostam desse modelo, em que o cliente fica em sua total dependência.

  • pmrodpmrod Member

    Oi Gandalf. Obrigada pela sua resposta.

    Eu acompanho o fórum pois quando chegar a minha hora (estamos fazendo o de meu pai no momento) farei por conta própria, me sinto totalmente capaz após acompanhar bastante aqui. Peguei o “bonde andando” e a minha família já havia feito atribuição de neto (de meu avô) com advogados, era um processo mais complicado que envolvia busca de documentos, retificações de certidões e tudo mais. Eles decidiram continuar, mesmo sabendo da simplicidade e da possibilidade de fazer por conta própria, então eu não quis brigar e acolhi a decisão.

    De todo modo, obrigada pelo seu esclarecimento.

    Qual a forma de dar entrada sem ser “por inscrição”, de forma que eu possa acompanhar?

    Mais uma vez, obrigada!

  • @pmrod , mandando pelos Correios, com os documentos corretos.

  • @pmrod

    Sua conversa está mudando ou é minha impressão? :-)

    Estou realizando processo de atribuição de 3 filhos maiores de idade para pessoas da minha família e temos auxílio de um advogado em Portugal.

    aqui: https://www.irn.mj.pt/IRN/sections/irn/a_registral/registos-centrais/docs-da-nacionalidade/atribuicao/atribuicao-nac-a1n1c/

    Como pode ser obtida? Neste caso, a atribuição da nacionalidade portuguesa pode ser obtida:

    • Por inscrição do nascimento no registo civil português (não permite consultas, inclui consulados)
    • Por declaração para atribuição da nacionalidade
  • Bom dia! Enviei os documentos via DHL para atribuição e foi entregue hoje no ACP, em quantos dias eles me enviam o e-mail com o código de acesso para acompanhar o andamento do processo?

  • @BrunoMendesA

    Em até três meses...

  • Pessoal, bom dia.

    Acabei de receber a numeração do processo da minha mãe, entrando na bolinha 1.

    Entrega da DHL: 08.03.2021

    Foi numerado (bolinha 1): 12.03.2021

    Depois alguém poderia me explicar como posso incluir o processo dela/como funciona a planilha de acompanhamento para que possa ajudar mais pessoas a terem uma noção de datas?

    Obrigada.

  • Oi, gente, que planilhas sao essas que vcs falam?

    Eu fiz o processo da minha mae e o meu por Tondela. Agora estou em fase de aguardar o meu cartao cidadão pelo consulado RJ e com agendamento para meu passaporte em abril. Ja transcrevi meu casamento (tbm pelo consulado aqui do Rio). E quero dar entrada no processo dos meus dois filhos de 7 e 6 anos. Pesquisando vi que é melhor manter o processo de atribuição direto pelas conservatórias do que pelo consulado, em termos de prazos e burocracia. Pesquisei aqui no forum mas nao encontrei nada que me esclarecesse mais precisamente sobre o processo para menores em termos de documentaçao, prazo e qual a melhor conservatoria no momento em termos de prazo. Mando 2 DHL diferentes? Ou posso mandar dois envelopes separados dentro do meu DHL com a documentação de ambos filhos em envelopes separados?

    Documentação que devo enviar? E qual conservatoria me indicam como mais rapida no momento para processo de menores? ACP do Porto, Tondela ou outra?

    Agradeço!

  • Bom dia a todos do Fórum Cidadania, quero informar que o processo da minha mãe, processo Base X saiu essa semana, estamos muito felizes! Agradeço muitíssimo a todos do Fórum e que sempre me ajudaram tirando dúvidas. Um bom final de semana para todos!

  • @catherineplata ...

    Lendo as 3 ou 4 últimas páginas da discussão abaixo encontrará resposta para as suas dúvidas...:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/234130/#Comment_234130

    Em tempo...Pode mandar mais de um processo em uma mesma remessa...Contanto que TODOS os documentos necessários para a instrução de cada processo estejam acondicionados em um envelope individual identificado com o nome do requerente e tipo de processo...Recomendo utilizar os serviços da DHL...

  • @elima1975...

    Felicitações pela conclusão do processo de sua Mãe...

  • Boa noite

    Poderiam informar se o Passaporte brasileiro com filiação, emitido há menos de 5 anos pode substituir o RG como documento de identidade para atribuição?

    Dei entrada num RG atualizado da minha filha, mas devido a Pandemia estão sem previsão de entrega...

    Grata

  • Muito obrigada @Vlad Pen

  • Olá, atualizando dados do meu processo (que originalmente escrevi na página 963):

    Consultei hoje, está na bolinha 7 (marrrom). Texto abaixo diz "O seu pedido de nacionalidade foi aprovado e aguarda que seja criado um Registo de Cidadão Português."

    Um detalhe - enviei cópia do RG meu (pai, brasileiro) autenticado e apostilado; da mãe (portuguesa) cópia simples do CC (dentro da validade).

  • Bom dia a todos,

    Após 118 dias:

    O seu pedido de nacionalidade foi aprovado e aguarda que seja criado um Registo de Cidadão Português.

    Agradeço o profissionalismo e seriedade desse grupo, impressionante.

    Abraço

  • Bom dia, depois de 2 anos retificando documentos enfim chegou em casa o assento da minha mae (processo de atribuição). Estou enviando hj para Ponta delgaga fazer o processo de transcrição de casamento para após finalizado a transcrição dar inicio no meu porcesso de atribuiçao.


    Esta correto essa fluxo q estou seguinto? Se sim, a ACP (foi onde eu enviei da minha mae) ainda segue o mais indicado?

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.