Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

19619629649669671452

Comentários

  • @elima1975

    Interessada.

  • @Mauri muito obrigada

  • @Nilton Hessel o documento pode ser CNH ou passaporte? Meu RG tem mais de 10 anos.

  • Boa noite, meu processo foi aprovado hoje!

    Processo chegou na ACP no dia 04.11.2020, durou 4 meses até a aprovação, nunca pensei que seria tão rápido.

    Obrigada a todos do Fórum, vocês são sensacionais!!

    processo 76XXX/2020

    Abraços.

  • @JulianaGarciaVaz...

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/238420/#Comment_238420

    De acordo com essa postagem da @Leticialele de algumas páginas atrás...Aceita...

    Mas se você ler algumas páginas do Fórum encontrará algumas postagens do @gandalf orientando vários foristas que fizeram exatamente o mesmo questionamento que o seu...Ou seja...Com RG vencido..,Para providenciarem um novo documento de identidade...No que eu concordo plenamente...Afinal...Pode ser que não agora...Mas em algum momento possa vir a precisar de um RG válido...!!!

    Além do que...Não custa lembrar que manter seus documentos em ordem não é nada além de obrigação de todo cidadão...

    Boa sorte,,,!!!

  • @joannebarreto...

    Muito rápido mesmo...!!! Já concluiu...Ou falta criar o Registo de Nascimento Português...???

    Mesmo se faltar o Registo...Tudo leva a crer que os prazos no ACP continuam com tendência de diminuir mais ainda...!!!

    Quem sabe logo voltamos a ver o ACP voltar a concluir processos em menos de Um Mês...Como ocorria em 2018...!!!

  • @Nilton Hessel

    Está na bolinha 7: “foi aprovado e aguarda a criação do registro”. Pela tabela, a ACP está levando de 15 a 30 dias para criar o registro, ainda assim o prazo está muito bom!!

    Fui surpreendida, pois estava esperando sair minha cidadania lá para maio ou junho.

    Já abri meu vinho Purrttuguês para comemorar =)

  • O meu tem 31 dias e já estou maluco esperando o meu registro ser criado kkkk tá fogo.

  • @Pessoal ,

    Só para efeito de informação.

    Estava ajudando uma amiga a tirar a cidadania como filha. Data da chegada ao Porto, 07/08/2020, data da aprovação 22/01/2021, data da criação do registro 05/03/2021. Número do processo 52xxx/20, Ao todo 210 dias. Pagamento por cartão e envio por DHL.

  • @Nilton Hessel obrigada pela resposta.

    Agora fiquei com dúvida.

    Meu RG não tem validade e no meu entendimento para o Brasil ele está válido, o documento de identificação exigido para o processo em Portugal é que precisa ter sido emitido no máximo há 10 anos, não é isso?

  • @JulianaGarciaVaz...

    RGs não tem prazo de validade impresso no documento...Mas de conhecimento geral que qualquer órgão no Brasil pode se negar a aceitar a apresentação de um RG velho...Nomeadamente quando esse documento tem Dez anos ou mais de expedição...

    Ou seja...O RG não tem data de validade...Como Passaporte ou CNH...Mas o entendimento do pessoal do órgão ao qual você vai apresentar esse RG e o seu entendimento podem ser diferentes...Especialmente se você apresentar um documento com mais de Dez anos...

    Já para processos de Nacionalidade Portuguesa a orientação é clara...Se não quer correr riscos de receber uma notificação de exigência...Mande cópia autenticada e Apostilada de um documento recente...QUANTO MAIS NOVO...MELHOR...!!!

    Para RGs a serem enviados para compor processos de Nacionalidade Portuguesa...Dez anos de expedição é o LIMITE...!!!

    Para os processos de meus familiares...Se quiserem minha ajuda na montagem do processo...Vou logo pedindo para me enviarem uma foto do RG...Se o documento já tiver 7 Anos...Eu já mando fazer outro...Ou então eu não participo da montagem do processo...Vai ter que fazer por sua conta e risco...

    Muita gente acha excesso de zelo...Mas próximo de completar 30 processos concluídos...Eu nunca tive uma única exigência nos processos da família nos quais participei...

    Mas como quem bate o martelo é o Sr. Conservador do Registo Civil...Pode até acontecer de mandar um RG com 12 Anos e ele deixar passar...Quem quiser arriscar não há qualquer impedimento...!!!

  • @Nilton Hessel Obrigada pelos esclarecimentos.

    Com certeza vou renovar meu RG, não quero correr risco.

    Minha pergunta foi mais para entender mesmo.

    Obrigada mais uma vez.

  • Olé pessoal, um amigo meu conseguiu a nacionalidade portuguesa e gostaria, agora, de passar para os filhos. Ele teve um primeiro casamento, onde teve 3 filhos homens, os quais foi ele quem declarou. Depois se divorciou e teve um 2º relacionamento, no qual teve uma filha, que ele também declarou. Desse 2º relacionamento, ele só veio se casar há poucos anos. Nesse caso dele:

    • fazendo pela ACP de Porto o processo desses filhos ele terá que fazer averbamento do divórcio e 2º casamento? Já que foi ele, que agora é português, que declarou os filhos?
  • @Nilton Hessel

    Vi aqui sobre o RG ter uma validade de 10 anos de emissão para ser aceito nas Conservatórios.

    Estou montando os processos de minhas filhas e uma tem 17 anos. O RG dela é de 2010 com validade até os 18 anos a partir de quando poderei solicitar o novo. O meu e de meu marido tem menos de 5 anos. Como proceder ? É necessário tb no caso de menores que o RG tenha menos de 10 anos de emissão? Agradeço desde já a atenção

  • @Claudia Baptista ...

    Não tenho conhecimento de que o RG de menor tenha validade impressa no documento...Até consultei aqui os RGs dos meus sobrinhos e não vi qualquer diferença de configuração entre os RGs deles e o meu...

    Talvez o de sua filha seja diferente...Precisa ver direitinho...

    Também fui verificar o que seria necessário para solicitar segunda via do RG de menor de idade e não encontrei nenhuma informação de que o titular menor só poderia solicitar uma 2ª via do documento após completar 18 anos...

    Fui pesquisar porque achei estranha sua afirmação...Senão vejamos...Um jovem que perdesse ou tivesse seu RG furtado estaria condenado a andar sem documentos até completar 18 anos...(???)...

    Recomendo que você providencie um novo RG para sua filha...Até porque...Se ela tem 17 anos...E o RG dela é de 2010...Ela deve estar com cara de bebê na foto do documento...Justificando plenamente a emissão de um documento novo...!!!

  • @Nilton Hessel Moro no Rio de Janeiro aqui os RG são emitidos pelo DETRAN e no site deles informa que só pode ser solicitada nova via, 30.dias antes de expirar a validade do documento que no caso dela é na data do aniversário de 18 anos... não sei como é em outros estados...

    Será que vale a pena enviar o passaporte junto com esta informação do site.

    Mandei o print da tela do site do DETRAN

  • @Claudia Baptista


    No site, onde fala sobre o prazo, fica realmente dúbio, mas refere-se somente ao pagamento da taxa. Ou seja, caso falte 30 dias para vencer, não há necessidade de pagar. Caso não esteja dentro deste prazo, pode ser feita nova identidade, porém com pagamento de taxa. Esta informação está nas perguntas frequentes do site do DETRAN RJ.



    Espero ter ajudado :)

  • Meu entendimento é o mesmo @lcvitoria...

    Além disso @Claudia Baptista...Não identifiquei no link enviado a informação de que tem data certa para solicitar 2ª Via...

    Independente do Estado onde o documento for emitido...Não acredito que haja impedimento para solicitação de 2ª Via do RG em qualquer momento...Independente da idade do titular...Ou da data de emissão do documento...

    Repito a questão...Se assim fosse...Qualquer jovem que perdesse ou tivesse seu documento furtado seria obrigado a aguardar até completar 18 Anos para fazer um novo...???

    Seria inacreditável...

    Mas vamos pedir a opinião da colega @Leticialele...Ela é do Rio e deve saber como é que isso funciona por esses lados...

  • É com grande satisfação que o processo da mãe da minha esposa foi finalizado, com o assento criado em fevereiro de 2021.

    Eu vi na planilha que, em comparação com outros processos, o da minha sogra demorou mais que o da maioria.

    O processo foi recebido na ACP em 25/07/2019 e numeração 605XX.

    Meus sinceros agradecimentos pelas uteis informações.

    Agora vou partir para a transcrição do casamento dela para depois partir para a atribuição da minha esposa.

  • Obrigada pela ajuda. Vou tentar

  • jutucajutuca Member
    editado March 2021

    pessoal, boa tarde

    estou com todos os documentos prontos. poderiam me confirmar se a ACP do porto aceita pagamento pelo cartao de credito online e se o endereço é esse?

    • Arquivo Central do Porto (somente Atribuição)

    Rua Visconde de Setubal, nº 328

    4200-498 – Porto


    a ajuda de vcs até aqui foi fundamental, mt obg

  • Pessoal,

    Depois de conseguir a convolação em nacionalidade originária para minha mãe, consegui a minha nacionalidade, transcrevi o meu casamento e acabei de enviar um envelope com o pedido para meus dois filhos menores (tudo com a ajuda de vocês, obrigado!!).

    Fiquei com uma dúvida: mandei o envelope pela DHL com dois "kits" separados por clips, cada um com sua documentação (sem compartilhar documentos), mas tudo em um mesmo envelope... será que pode dar problema?

    Os documentos foram recebidos na ACP, hoje às 11:26 do Porto, pela funcionária LUISA VALENTE.

    Quanto tempo devo esperar para verificar se criaram os dois processos corretamente? Haveria alguma alternativa à LR, um e-mail direto talvez? Obrigado!

  • @phpcbio eu também enviei o processo de atribuição da minha mãe semana passada (03.03.21) para a ACP, receberam ontem (08.03.21) e estou com a mesma dúvida. Quanto tempo em média eles levam para retornar e também se tem alguma planilha de acompanhamento de processos da ACP aqui do grupo. Já vi algo parecido mas não consegui identificar.

    De qualquer forma, aviso aqui quando receber algo.

  • fnignaciofnignacio Member
    editado March 2021


  • fnignaciofnignacio Member
    editado March 2021

    @jutuca que eu saiba você precisa pagar antes a atribuição - que pode ser por cartão de crédito e somente depois enviar pois você tem que preencher o formulário 1C (Atribuição) - Isso se for usar cartão de crédito. Não sei se é possível pagar de outra forma. O endereço está correto.

  • @phpcbio , @fnignacio , ACP leva de 4 a 6 semanas para numerar. Tem que ter calma.

    @jutuca , pague com cartão de crédito (de preferência virtual) e, depois, receba o Formulário 1c.

    Também pode pagar por vale postal, mas tem que tomar cuidado e enviar apenas por DHL, pois o vale postal tem prazo para ser sacado.

  • editado March 2021

    @jutuca

    O que o @fnignacio está tentando lhe dizer é isso:

    Quando diz que tem todos os documentos, você inclui o form-1C preenchido e assinado em frente ao tabelião e certificado por autenticidade?

    Quando paga por C.Credito, eles lhe enviam por e-mail um form-1C com seu nome para ser preenchido assinado e certificado. Esse form-1C tem o recibo do pagamento.

    Se você já certificou o form-1C genérico, ele não tem o número do recibo de pagamento. Nesse caso imprima o form-1C com o recibo, e uma cópia do e-mail que recebeu, e junte os três com um clips: Um assinado, um em branco com o recibo, o e-mail. Aassim também funciona.

    O link para o pagamento é esse: https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1C

    Pode ser o cartão de qualquer pessoa. Sempre sai em nome das CRCentrais, mas pode ser enviado ao ACP ou qualquer outra conservatória.

  • @gandalf @Leticialele @fnignacio não, não autentiquei o formulário! paguei pelo cartão de crédito e recebi o modelo (que já preenchi). tava esperando ter certeza se a ACP aceitava pra enviar pra lá e poder assinar por autenticidade no cartório. Sabendo que ela recebe, amanhã farei a assinatura e vou num posto do da DHL enviar. Obrigado pelos esclarecimentos!

  • Boa noite, gente!

    Alguém sabe me dizer quanto tempo demora pra sair da bolinha 1 pra 2 mais ou menos?

    Recebi minha chave de acesso dia 25.11.2020 e até agora segue na bolinha 1.

  • Boa noite.


    o processo do meu filho menor foi aprovado hoje.

    Ja alterei na planilha.


    Enviado de São Paulo por DHL em: 22/02/2021

    Recebido em: 25/02/2021

    Numerado em: 26/02/2021

    Alterou para a bolinha 2 em: 02/03/2021

    Aprovado em: 09/03/2021



    Alguém sabe por favor dizer se nos casos dos menores de idade também tem levado de 4 a 6 semanas pra sair o registro?


    Obrigada!!!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.