Cartão cidadão e passaporte

13468931

Comentários

  • @Daniel B em Santos está mais demorado q SP.

  • @Daniel B , bom dia!

    Meu sogro esteve no Consulado de SP hoje pela manhã para renovar passaporte (ele fez com urgência) e o prazo informado para envio do mesmo foi de 10 dias corridos.

  • Boa tarde, pessoal! Solicitei o CC+PASSAPORT no Consulado SP e vou fazer uma transcrição de casamento minha, não interfere em nada né? (Digo de ser feito antes ou depois)

  • Boa tarde!!

    Sabem se pode renovar o cartão cidadão e passaporte mesmo sem ter transcrito o casamento?

    Eles vencem em novembro e eu estou morando em Dublin (casei no Brasil e nao tenho os documentos aqui), estou tentando agendar a renovação online, mas nao sei se vao permitir sem a atualização do status civil.

    Obrigada


  • @dyana... É de conhecimento geral que a orientação do IRN é para que todo cidadão Português mantenha seu Registo/Documento/Estado Civil atualizado...!!!

    Contudo...Respondendo sua questão...Me parece que se o casamento não foi transcrito em Portugal...Ninguém tem conhecimento dele por lá...Ou seja...Em Portugal você é solteira...Portanto...Salvo engano...Creio não haver impedimento para renovar seus documentos Portugueses...

  • Alguém sabe se o cartão cidadão solicitado no consulado português é entregue em casa ou se temos que ir buscá-lo. Se não for entregue, eles te notificam?

  • @Pedro Martins Albernaz ...

    Cada Consulado tem um "Modus Operandi"...Mas...Regra geral na maioria deles...CC tem que retirar no Consulado...PEP é enviado para a morada do solicitante...

    Se você acessar o site específico do Consulado da sua região vai descobrir fácil fácil...!!!

  • @m_ferreira consegui agendar o cartão cidadão para maio aqui em Curitiba. Vi que você fez o seu recentemente. Você pode confirmar se bastou a cópia simples do assento, por favor? Obrigada.

  • Ainda, alguém que tenha feito agendamento para pedido de cartão cidadão em Curitiba recentemente conseguiu marcar para mais de um pessoa no mesmo dia?

  • Boa tarde, grupo.

    Tudo bem com todos?

    Estou com dúvidas sobre os documentos pra CC e Passp, para agendamento em SP.

    No site do consulado para o CC, basta assento e foto 3x4 recente, é isso mesmo? E para passaporte nada mais?

    Podem compartilhar a experiência de alguém por favor. Obrigado!

  • @Daniel B siga as instruções no site do consulado.

  • @Daniel B , se for no Consulado de SP deve levar o requerimento preenchido impresso, 1 foto 3X4, cópia simples do assento de nascimento Português ou mesmo o NR do assento e envelope Sedex plástico prenchido com os dados do destinatário para envio do passaporte (mesmo que vc vá uma 2a vez para colher os dados biometricos leve o envelope na 1a visita).

    Boa sorte!

  • Passando pra informar que meu cartão de cidadão chegou na quinta-feira, dia 25 de Fevereiro de 2021. Chegou na minha residência e não precisei ir ao consulado para buscá-lo. Eu queria solicitar passaporte, mas infelizmente, no consulado da minha área de residência não tem horário disponível esse ano devido a pandemia, a não ser que alguém desmarque, segundo eles. Alguém sabe como solicitar um passaporte?

  • Pessoal, boa noite! deixa eu entender o fluxo, eu solicitei meu CC + PASSAPORTE com agendamento para o dia 24/04, eles irão pegar meus dados para emitir o cartão cidadão e posteriormente o passaporte, quanto tempo demora normalmente para isso ficar pronto? Depois de pronto e notificado via e-mail eu tenho que agendar uma nova visita e entrar novamente para a ~briga~ dos agendamentos? Att.

  • @drakunder

    É assim mesmo. Dois agendamentos:

    • Um para fazer biometria e solicitar o CC.
    • Outra para ativar e retirar o CC 45+ dias depois, e nessa segunda ida, que tem que ser pessoalmente, já solicita o passaporte.
    • Depois eles mandam o passaporte pelo correio em uns 20 dias.

    O segundo agendamento é mais complicado, porque tem que confirmar que eles receberam a carta-PIN, e então agendar. Ou agendar para 45 a 60 dias depois, e torcer para que recebam a carta-PIN, e se não acontecer, remarcar. Podem ser mais de duas "brigas pra agendar".

  • @drakunder , aqui no Rio, você avisa que quer o passaporte no dia em que vai fazer o pedido do cartão -cidadão. O atendente já marca dia e horário para você pegar o cartão e coletar os dados biométricos para o passaporte, que, depois, chega pela dhl.

  • @gandalf @Leticialele Obrigado pessoal! Vamos pra mais uma aventura...

  • Pessoal, finalmente consegui marcar para fazer meu passaporte no consulado amanhã. Eu recebi meu cartão de cidadão e a carta-PIN em casa. O cartão de cidadão foi enviado pelo consulado daqui e a carta-PIN foi enviada por Lisboa. Eu não preciso que o cartão de cidadão seja levantado (ativado) no consulado?

  • @Pedro Martins Albernaz

    Não precisa necessariamente ativar no consulado, se você tiver um leitor de cartão com SIM.

    Como provavelmente não tem, ativar no consulado o CC, de posse da carta-pin amanhã é o mais simples. Mesmo porque se não ativar, não conseguirá fazer o passaporte.

  • Pessoal, bom dia! Hoje meu pai não conseguiu fazer o cartão de cidadão no consulado do RJ, por um problema na certidão de nascimento dele, que não constava os sobrenomes do pai dele (português), meu avô.

    Meu avô nasceu em Portugal em 1903. Em 2020 eu fiz a transcrição do casamento dele em Ponta Delgada com a ajuda do fórum, para fixar o sobrenome dele.

    Meu pai nasceu no Brasil e portanto faz parte da primeira geração que obteve a nacionalidade por atribuição (processo concluído em novembro de 2020 na conservatória de Almada, também com ajuda do fórum). Estranhamente, na certidão de nascimento portuguesa do meu pai não consta os sobrenomes do meu avô, apenas dois asteriscos, embora esteja descrito que meu avô é casado (meu avô português sem sobrenomes e minha avó brasileira, esta sim com todos os sobrenomes constando na certidão). Alguém saberia do que se trata? O consulado informou que devemos corrigir isso em Portugal.

    Obrigado!

  • @apcarvalho

    Quem foi o declarante na certidão de seu pai, e com que idade? ele fez a nacionalidade baseado no pai ou na mãe? Quem foi o declarante na certidão dele? Os pais dele eram casados antes do nascimento?

    Aparentemente não foi possível estabelecer a paternidade pelos documentos que ele enviou (se fez nacionalidade pela mãe).

    Pode ter sido mesmo um erro da Conservatória, e seu pai deverá questionar e entender o motivo antes de prosseguir com outras nacionalidades de seus filhos.

    Sugiro ligar na LR para que leiam o processo, e ver se há alguma instrução ou anotação da Conservadora que justifique o fato. Na LR peça instruções de como sanar o problema.

    • Via Embratel: 0021 351 211 950 500 em seguida disque 1 e 1 (informações, nacionalidade)
    • Via Skype pré-pago: +351 211 950 500 em seguida disque 1 e 1

    Lembrando que o atendimento da LR é das 9h as 17h, horário de Lisboa. (Atualmente das 6h às 12h, horário de Brasília), e demora 1,5h

  • Cidadão Português no estrangeiro já pode receber o cartão cidadão em casa, uma ótima notícia https://www.dn.pt/sociedade/portugueses-no-estrangeiro-ja-podem-receber-o-cartao-de-cidadao-em-casa-13419077.html

  • @SandraP

    Alguns já estão recebendo. https://forum.cidadaniaportuguesa.com/profile/Pedro%20Martins%20Albernaz

    O cartão terá que vir sem ser ativado. A pessoa recebe a carta-PIN separado. Como na prática pessoas normais não têm leitor de cartão de SIM, vai ter que ir ao consulado ou balcão para ativar o CC.

    Não entendi muito bem o benefício de receber o cartão em casa.

    Introduziu uma vulnerabilidade do cartão for ser furtado junto com a carta-PIN, e ser ativado sem que o dono saiba. Quem fez a lei não pensou bem nas consequências nem na logística.

    Mas todo mundo recebe cartão bancário e cartão de crédito, e ativa por telefone. Deverão implementar um sistema semelhante no futuro.

  • @gandalf

    com relação a vir desativado, acho que não é uma boa idéia. Acredito que deverão instruir os usuários a comprarem o leitor para poder ativa-lo. Pelo menos é assim que funciona aqui.

    Para fazer qualquer alteração tem que ter o leitor e os aplicativos para executar o comando.

  • Oi, @gandalf

    Copiei sua mensagem abaixo e respondi logo em seguida. Muito obrigado pela ajuda.


    Quem foi o declarante na certidão de seu pai, e com que idade? O pai dele, logo após o nascimento.

    Ele fez a nacionalidade baseado no pai ou na mãe? No pai.

    Quem foi o declarante na certidão dele? O pai.

    Os pais dele eram casados antes do nascimento? Sim.

    Aparentemente não foi possível estabelecer a paternidade pelos documentos que ele enviou (se fez nacionalidade pela mãe). Não foi o caso, conforme informei acima.

    Pode ter sido mesmo um erro da Conservatória, e seu pai deverá questionar e entender o motivo antes de prosseguir com outras nacionalidades de seus filhos. Certo.

    Sugiro ligar na LR para que leiam o processo, e ver se há alguma instrução ou anotação da Conservadora que justifique o fato. Na LR peça instruções de como sanar o problema.

    • Via Embratel: 0021 351 211 950 500 em seguida disque 1 e 1 (informações, nacionalidade)
    • Via Skype pré-pago: +351 211 950 500 em seguida disque 1 e 1

    Lembrando que o atendimento da LR é das 9h as 17h, horário de Lisboa. (Atualmente das 6h às 12h, horário de Brasília), e demora 1,5h. A respeito da LR, se ligar às 9h (horário de Lisboa) a espera é consideravelmente menor. Mas eu tenho preferência por email, pois gostaria de ter o registro (escrito) da comunicação. Acredita que seria possível?

    Uma última dúvida: isso deveria ser corrigido junto a conservatória que fez a transcrição do casamento do meu avô ou junto a conservatória que fez o registro do nascimento do meu pai?

    Obrigado novamente!

  • @apcarvalho

    No momento você precisa saber o que aconteceu e por que. A LR será sua melhor fonte e a mais rápida e segura. Esqueci de dizer: somente informam ao requerente ou ao seu procurador, fazendo perguntas sobre o que está no form-1D pra saber se é a pessoa no telefone.

    Depois você tenta confirmar por e-mail e terá isso documentado.

    Colocar o ** é típico de não poder preencher mais nada depois disso. Deve haver algum impedimento, e você precisa saber qual foi.

    Sim, eu concordo que está muito estranho. Se houvesse algum impedimento deveria aparecer já na transcrição. Tem que ser alguma coisa que não impede a transcrição, mas impede o estabelecimento da paternidade. Tem que ligar e perguntar. Na LR.

  • apcarvalhoapcarvalho Member
    editado March 2021

    Entendi @gandalf

    Muito obrigado!

    Estranho também é que esse erro não foi impedimento para a transcrição do casamento do meu pai no consulado do RJ, em janeiro.

  • Alguém conseguiu recentemente agendar o cartão e o passaporte?

    datas disponíveis aparecem de cores diferentes ou em negrito para facilitar? Ou temos que clicar data a data?! Estou há 3 dias tentando e nada...

  • Consulado de Santos**

  • Alguem sabe informar para quando mais ou menos estão agendando para solicitação do CC e PEP em SP? ou Curitiba?

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.