Documentos para transcrição de casamento

Boa tarde!

Fiquei com uma dúvida: eu tenho as fotocópias do Registro Nacional de Estrangeiros do meu bisavô e da minha bisavó, ambos portugueses. Para transcrição do casamento, devo apenas enviar as duas fotocópias do RE e a certidão de casamento em inteiro teor apostilada? Ou eu precisaria de algum documento português deles?

Comentários

  • @renataquadros_ para transcrição de casamento é preciso da certidão de nascimento ou assento de batismo de ambos os portugueses.

  • Para pedir apenas com o assento de ambos portugueses, sem a certidão, eu coloco em um word ou tem algum documento específico?

  • @renataquadros_ , você tem que pedir o assento de batismo certificado pelo Arquivo Distrital (se nasceram antes de 1911) ou a certidão de nascimento pedida pelo civil online (se nasceram após 1911) e mandar no processo, junto com a certidão de casamento

  • Entendi, muito obrigada! Eu posso pedir o assento de batismo com certificação digital e imprimir ou ele precisa ser entregue aqui?

  • @renataquadros_ , nem todo Arquivo Distrital emite a certidão com certificação digital! Vão mandar para você, pelos Correios.

  • Prezados, vou fazer a transcrição do casamento do meu pai no Consulado de Belo Horizonte. Dentre os documentos consta a seguinte informação no site (https://www.consuladoportugalbh.org.br/subitem2.asp?idmenu=&idsubitem=4&idsubitem2=7):

    "1. Requerimento para transcrição do casamento devidamente preenchido e sem rasuras...

    2. Original da certidão de casamento de inteiro teor emitida há emitida há menos de um ano certificada pelo Oficial do Registo Civil, do(a) interessado(a) e devidamente legalizada com a Apostila de Haia a ser obtida junto aos cartórios brasileiros.

    Para obter mais informações sobre Apostila de Haia (saiba mais aqui).

    certidão de inteiro teor traz todas as informações do registro de casamento. No título do documento está escrito “CERTIDÃO DE NASCIMENTO – INTEIRO TEOR”. Certifique-se que o documento entregue pelo cartório corresponde a uma Certidão de Inteiro Teor.

    3. Original da certidão de nascimento do(a) nubente estrangeiro(a) emitida há menos de um ano e com firma reconhecida em Cartório Notarial e na sequência efetuar o apostilhamento;

    4. Cópia simples da certidão de nascimento portuguesa dos nubentes, caso não possua trazer qualquer documento emitido pelas autoridades portuguesas, para localização da certidão de nascimento.

    5. Cópia do comprovante de residência do último mês (água, luz ou telefone)

    6. Cópia simples do CPF do(a) requerente ou procurador;"


    Assim, tenho duas dúvidas:

    a) Vi que aqui no forum várias pessoas indicaram que a Certidão de nascimento do nubente estrangeiro deve ser de inteiro teor, mas no site do Consulado de BH não tem essa exigência. Algum de vocês já fizeram pelo Consulado de BH e podem confirmar se, de fato, não precisa ser de inteiro teor?

    b) A cópia da certidão de nascimento do meu pai que é o português por atribuição (em virtude da nacionalidade portuguesa da minha avó) precisa ser a certidão de inteiro teor do Brasil, devidamente apostilada, ou serve o Assento de Nascimento da Conservatória de Portugal?


    Tenho um agendamento no final de abril no consulado e preciso estar com a documentação correta até essa data.


    @Vlad Pen me socorre? rsrs

    Obrigada a todos!

  • @carolina_pcastro...

    Se vai fazer pelo Consulado...Deve seguir o que está no site do Consulado...Sendo assim...Por não mencionarem textualmente no site que a Certidão deve ser IT...Pode até ser que passe uma Certidão em Breve Relato...Contudo...Você deve se perguntar se a diferença de valor entre as duas configurações de Certidão vale o risco...

    a) Se não quer ter nenhuma surpresa desagradável...Recomendo firmemente que mande TODAS as Certidões em Inteiro Teor...Inclusive a do Nubente Estrangeiro...

    b) O "Papel" de seu Pai nesse processo é o de Cidadão Português...O documento dele a ser enviado também deve ser o Português..."...4. Cópia simples da certidão de nascimento portuguesa dos nubentes..."

  • Prezados boa tarde!

    Vou pedir minha cidadania como filho de Português, na conservatória de Guimarães, cidade de meus parentes. Minha mãe é Portuguesa e tem todos os documentos rigorosamente atualizados, certidão, cartão cidadão, passaporte.... Sabem me informar se no processo de pedido de cidadania em Guimarães PT, poderei pedir a transcrição de meu casamento no Brasil?

  • @kggfranca , o casamento de sua mãe tem que estar transcrito em Portugal.

    Após receber sua nacionalidade, você poderá transcrever seu casamento em um Consulado de Portugal no Brasil ou em Ponta Delgada, nos Açores.

  • @carolina_pcastro eu enviaria a certidão por fotocópia apostilada.

  • @kggfranca

    Pode fazer a transcrição por Guimarães (ou qualquer conservatória), mas somente entregando pessoalmente.

    Já a nacionalidade, se for entregar pessoalmente lá, provavelmente será feita por inscrição, e não tem como acompanhar online nem por telefone na LR. Dá entrada, e eles lhe comunicam quando estiver pronto. Quando manda pelo correio o processo é feito por declaração.

    São duas modalidades de nacionalidade distintas, e entenda como funcionam antes de começar. Depois que começa não tem como mudar.

  • @Vlad Pen vc diz certidão por fotocópia apostilada em relação à certidão de nascimento do português ou certidão de nascimento do nubente estrangeiro?

  • @carolina_pcastro...

    A Certidão do Registo de Nascimento do Português basta uma cópia simples...Os Registos dos Cidadãos Portugueses estão integrados em um sistema que permite ao pessoal do IRN acessar o Registo apenas digitando o número do assento de Nascimento no teclado do computador...As informações estão digitalizadas...Então...A não ser que seu Pai tenha nascido antes de 1911...Basta enviar uma cópia simples da Certidão de Nascimento Portuguesa dele...!!!

    As Certidões Brasileiras devem ser 2ª Via original em Inteiro Teor com Apostila de Haia...A Via recomendada será a Reprográfica porque é um tipo de Certidão mais difícil de fraudar...Portanto...Se enviar uma Certidão de Nascimento do Nubente estrangeiro com essa configuração e que esteja 100% legível...A chance de ter problemas é Nenhuma...

  • Entendi @Nilton Hessel muito obrigada pelos esclarecimentos! Melhor eu não arriscar!

  • Veja dessa forma @carolina_pcastro...

    Um processo desses só é feito uma vez na vida...!!!

    As orientações passadas aqui no Fórum dão às pessoas que pretendem montar seus processos sem intermediários todo o necessário para que alcancem êxito nessa empreitada...

    Acredite...Não vale a pena arriscar...!!!

  • Pessoal, um dúvida sobre TRANSCRIÇÃO DE CASAMENTO:

    O meu AVÔ português se casou 3 x no Brasil, com brasileiras. Nunca foi divorciado. Este dado consta em sua CERTIDÃO DE ÓBITO.

    Preciso TRANSCREVER todos os casamentos? Reforço que somente o primeiro casamento diz respeito à minha linhagem que irá pedir cidadania posteriormente.

    Obrigado

  • Verdade verdadeira @Nilton Hessel Inclusive aproveito para registrar o quanto esse Forum e os participantes têm sido fantásticos no meu processo de nacionalidade! Por causa das dicas aqui fiz todo o processo de nacionalidade do meu Pai e enviei para a Conservatória de Ovar e foi concluído com sucesso! Sem falhas! Obrigada a todos!

  • @gomes_rt , transcreva apenas o primeiro casamento

  • Pessoal,

    Irei fazer a transcrição do casamento do meu avô português no Consulado de SP.

    Lá menciona a necessidade de levar a CERTIDÃO DE NASCIMENTO da esposa dele (brasileira). Eu encontrei somente a CERTIDÃO DE BATISMO dela somente, de 1888.

    A dúvida é: esta CERTIDÃO DE BATISMO equivale a certidão de nascimento? Pergunto porque, conforme acontence em Portugal antes de 1911, suponho que no Brasil as igrejas també tinham esse papel de registro, correto?

    Ou, mais ainda, deverei também converter a CERTIDÃO DE BATISMO do meu avô (1883) que já tenho em CERTIDÃO DE NASCIMENTO oficial (não relgioso)?

    Obrigado.

  • @gomes_rt

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Registro_civil_no_Brasil

    O Decreto 10.044 de 22 de setembro de 1888, passou a vigorar a partir de 01/01/1889.

    Houve todo um processo de adaptação a partir de 1889, e várias datas em que se permitia fazer o registo de nascimento sem penalidades. Certamente somente terá o documento da igreja.

  • @gandalf , @gomes_rt , para facilitar: https://www.arpensp.org.br/index.php?pagina_id=178

    Cronologia do Registro Civil no Brasil

  • Obrigado pelas respostas @gandalf@Leticialele

    Vocês sugerem que eu faça o pedido tanto em INTEIRO TEOR DIGITADA quanto em INTEIRO TEOR CÓPIA REPROGRÁFICA para transcrever o casamento no Consulado de SP?

  • @gomes_rt , peça inteiro teor digitada.

  • Pessoal,

    Para transcrever o casamento do português, o Consulado de SP pede a CERTIDÃO DE NASCIMENTO da esposa, no caso, uma brasileira nascida em 1888.

    Não encontrei a CERTIDÃO DE NASCIMENTO dela, somente o ASSENTO DE BATISMO brasileiro, que está anexa no seu processo de casamento em MG.

    Dúvida: o cartório - que tem esta certidão de casamento e este anexo- não quer reproduzir o ASSENTO DE BATISMO, por dizer que se trata somente um documento religioso.

    O que devo fazer para alcançar a tal CERTIDÃO DE NASCIMENTO da esposa do português?

    Obrigado.

  • @gomes_rt

    Com uma cópia da certidão de batismo, você tem o livro e folha, vai na cúria onde esse livro está guardado e pede uma cópia reprográfica do livro, certificada.

    Você não parece que quer pensar como resolve o problema. Quer que alguém resolva o problema pra você. Aqui não vai achar isso.

  • @Nilton Hessel @Vlad Pen retornei aqui neste post apenas para compartilhar minha experiência, registrar e auxiliar aos demais interessados que tiverem a mesma dúvida que a minha.

    Realizei a transcrição do casamento do meu pai (português) no Consulado de Belo Horizonte utilizando a certidão simples, digitalizada e apostilada do nubente estrangeiro. Não utilizei a de inteiro teor. Resolvi arriscar porque o site do consulado não faz exigência da certidão de inteiro teor. (https://www.consuladoportugalbh.org.br/subitem2.asp?idmenu=&idsubitem=4&idsubitem2=7).

    Mas cabe uma observação importante: eu estava apenas registrando o casamento do meu pai e não pretendia buscar a nacionalidade da ex esposa dele.

    O registro foi feito na hora.

    Outro ponto importante é que o casamento do meu pai foi feito com registro de pacto antenupcial e paguei apenas uma taxa em torno de R$850,00. Estou registrando isso porque li em alguns posts (não lembro se foi aqui no fórum) que o Consulado poderia cobrar duas taxas para estes casos em que há registro de casamento com pacto antenupcial.

    Espero ter ajudado! Boa sorte a todos!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.