Aquisição - é só isso (documentos)

Pessoal, boa noite. Gostaria da ajuda de vcs.
Meu pai é Português por Aquisição (pai e mãe portugueses).
Resolvi tirar a minha.
Meu pai me reconheceu no cartório quando eu nasci.
Só gostaria de confirmar se o que estou mandando está correto. Se é só isso mesmo.

- Assento de nascimento de meu pai
- minha certidão de nascimento (inteiro teor / emitida recente / firma do oficial reconhecida / foto cópia
- cópia do meu RG e passaporte (autenticados em cartório)
- formulário 1C - assinado e reconhecida por AUTENTICIDADE no cartorio
- vale postal

Minha dúvida é, meu pai casado com minha mãe (brasileira) preciso transcrever o casamento deles ?

Mando para Lisboa ? E o melhor lugar ?

Desde já agradeço a ajuda.
Todos falaram que era tão difícil, talvez esteja deixando algo passar.

Obrigada
Paula

Comentários

  • @PaulaTaveira,

    Lisboa é o pior lugar para envio, demora muito a conclusão por causa da grande quantidade de processo por lá. Mande pro Arquivo Central do Porto que é o melhor local atualmente.
    Caso queira pode fazer o pagamento por cartão de crédito internacional https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1C
    Nesse caso utilize o formulário que vai receber por e-mail após a confirmação do pagamento, os dados de pagamento virão no cabeçalho.

    Se fizer pelo ACP não precisa transcrever o casamento caso seu pai conste como declarante na sua certidão de nascimento, por Lisboa precisa.

    Os documentos são esses mesmo com as seguintes observações:
    Cópia autenticada e apostilada do RG (emitido há menos de 10 anos), CNH ou Passaporte dentro da validade. Só precisa de um, não mande vários. ACP aceita CNH, não são todas conservatórias que aceitam.

    Se você casou e teve alteração do nome por conta do casamento tem que enviar também sua certidão de casamento inteiro teor apostilada para comprovar a alteração no nome.

    ENDEREÇOS
    Para o vale postal, caso opte por ele:
    IRN, IP
    Rua Visconde de Setubal, nº 328
    4200-498 – Porto
    Portugal

    Para o envio dos documentos:
    Arquivo Central do Porto
    Rua Visconde de Setubal, nº 328
    4200-498 – Porto
    Portugal
  • @Daniel Henriques ,

    Já posso solicitar minha transcrição de casamento no mesmo pedido ?
    Pago os dois vales postais e mando todos os documentos.
    Já que vou ter que mandar minha certidão de casamento, já podia fazer os dois.
  • @PaulaTaveira, ACP não faz transcrição de casamento. Espero o processo terminar e depois faça a transcrição por Ponta Delgada. Veja nas duas primeiras postagens a documentação necessária e as instruções para transcrição http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/9210/requerimentos-para-transcricao-de-casamento-em-ponta-delgada-modelos-e-preenchimento/p1
    Infelizmente essa exigência da certidão de casamento é nova, agora terá que utilizar 2 vias dela, uma para a nacionalidade e outra pra transcrição de casamento. Não podem ser compartilhados documentos entre processos.
  • Obrigada @Daniel Henriques
  • @PaulaTaveira,
    Desculpe, acabei esquecendo de escrever quando postei a mensagem e um colega do fórum me avisou
    A sua certidão de nascimento tem que ser a modelo reprográfico e apostilada e seu documento de identidade (qualquer um dos 3 conforme te passei) xerox autenticada e apostilada.
  • @Daniel Henriques

    E quando o requerente é filha de mãe e pai portugueses (não sei se foi averbado ou não, a irmã da requerente fez o processo em 2006 e não lembra de ter averbado), se divorciou mas manteve o nome do marido no divórcio.

    Devo pedir qual dos documentos abaixo?
    Certidão de Nascimento em Inteiro Teor por Cópia Reprográfica apostilada ou
    Certidão de Casamento ou
    A do Divorcio.

    Sobre o documento de identificação ela possui uma CNH emitida em 2015 e um passaporte emitido em 2016. Qual devo usar?
  • @Lara Alonso Moreira, te respondi em http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/196235/#Comment_196235

    Solicite uma certidão de nascimento de algum dos pais para ver se está averbado o casamento ou não. Se não estiver terá que transcrever o casamento dos pais primeiro.
    Se nasceu após 1911 (que acredito ser o caso) pode solicitar a certidão pelo civilonline http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/10973/como-solicitar-certidoes-pelo-civilonline-guia/p1
  • Pessoal, boa tarde.

    estou com uma dúvida. A certidão de nascimento foi feita a menos de um ano. Ok.

    troquei de nome, a certidão de casamento tb precisa ter menos de 1 ano ?

    a cópia do passaporte tb ? Ou só precisa estar com o passaporte válido ?

    todos estão autenticados, reconhecidos etc.

  • @PaulaTaveira

    Todas as certidões brasileiras valem por 1 ano entre a emissão e a numeração do processo. Como a numeração pode levar mais de 30 dias, se a certidão ja tem mais de 10 meses, recomenda-se fazer uma nova, sob o risco de ter exigência, atraso, e pagar outra remessa de €40.

    O RG deve ter menos de 10 anos de emissão, certificado e apostilado. Se for usar o passaporte, veja que tem a filiação, e esteja válido. Tem que certificar e apostilar o passaporte e é mais difícil, porque são várias paginas e não sobra espaço. Considere em atualizar seu RG enquanto está no país.

    Essas coisas devem ser feitas num curto espaço de tempo. Documentos velhos levantam suspeita de fraude e são mais sujeitos a exigências.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.